Pular para o conteúdo

Penapolense-FPF 0x0 Corinthians, reboot à vista.

03/16/2014

Numa tarde muito quente (em Sampa choveu água fervente) e num campo muito ruim, vimos dos piores e mais chatos 1ºs tempos do Campeonato Paulista. A bola era sempre mal dominada e o jogo enfadonhamente cadenciado.

Adversário pressionou nos primeiros 10 minutos, sem nenhuma qualidade, aproveitando-se do recuo excessivo do Ralf. Quando a pressão diminuiu, Ralf adiantou-se e Corinthians dominou o resto do jogo, com adversário preferindo a retranca. Corinthians dominou, mas não fez nada com a bola. Nada. Nesse sistema de 1 volante plantado e dois meias, Ralf não pode jogar na linha de zaga e tem de ser mais agressivo (o que é ruim para ele).

O 2º tempo só muda alguma coisa quando entra Renato Augusto na posição do Bruno (eu tiraria o Ralf). Aí sim, aproveitando-se do recuo adversário, fomos mais criativos (mas nem tanto!) a ponto de criarmos 2 penais que a FPF não permite serem marcados para nós.

Isso é importante. Num dos piores inicios de temporada da sua história recente, Corinthians foi sistematicamente prejudicado pela FPF, jogo após jogo. Alertei isso aí e Gobbi não fez nada (e dizem que é tudo culpa do desapoio do Andrez ao Nero).

Voltemos ao jogo. Com RA em campo, time adiantou, Fagner jogou numa ponta e Uendel jogou na outra. Algum trabalho demos ao goleiro mas, enfim… Só nos resta esperar o reboot do Clube nesse mês de férias, pois é bem provável um 2º desmanche.

Honestamente, mesmo se o time estivesse BEM esse seria um jogo de empate. Essa é a típica seleção do interior que rouba ponto dos grandes (meteram 4×1 no SFC). Na situação atual do clube, depois da invasão do CT, já alertei para que não esperem muita coisa na temporada. Historicamente essas invasões têm resultados trágicos para o clube.

É normal também, depois de jogos assim, detonarmos nosso desafeto favorito. Minha escolha seria o Cléber, que vocês gostam tanto e eu nunca engoli.

De novo, seria perda de tempo.

Por tudo que vi neste Paulistão, concluo que Corinthians caiu por 3 ou 4 cagadas:

  • Invasão do CT;
  • Contratações de 2013 (que ninguém se responsabiliza);
  • Andrez x Nero (=arbitragem);
  • Preparação física sempre inferior a SFC, SEP e SPFC (e não é uma exclusividade de 2014, mas desta vez foi pior).

Na minha cabeça, a grande questão não é como será o novo planejamento, mas qual a chance do CUSTO-ARENA inviabilizar uma equipe de ponta nos próximos 10 ou 20 anos. A história mostra que times que investiram em estádio normalmente passam sufoco por 1 década até equacionar o custo do investimento.

Não é pouca coisa, estamos falando de algo perto de R$ 700 milhões de reais, fora juros, manutenção etc., de um clube que não arrecadada R$ 40 milhões/ano em ingressos e, lembremos, de um estádio muito mal localizado. Como bônus, o mentor financeiro da coisa, Rosemberg, não está mais no clube (e ele entende do riscado) e o cenário econômico não é nada bom para os próximos anos.

===

Ele voltou! Nosso EM TEMPO:

– Os deuses do futebol são justos. Em 2009, o Corinthians foi acusado de facilitar um jogo para o Flamengo. Depois disso, eles fizeram o Corinthians campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial. Então eles (deuses) não aceitaram essa tese… Vamos ver se aceitam a tese dos outros – disse. (MENEZES, MANO in SPFC 0x1 Ituano).

48 Comentários leave one →
  1. 03/19/2014 17:33

    http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2014/03/19/cbf-cogita-candidatura-ao-mundial-de-clubes-para-2017/

    Claro que jamais desejarei isso, mas que seria interessante ver algum de nossos rivais faturando o título sem ter passado pelo sacrossanto crivo da Cucaracha, isso seria. E, em virtude do tema, que sempre lhes é tão caro, preferencialmente, claro, a bicharad… ops, perdoem-me: os “distintos e nobres senhores” da Vila Sônia.

    Curtir

  2. Nicolau permalink
    03/18/2014 17:40

    Parece que Mano está mudando o time para entrar o Renato Augusto, mas no lugar do Bruno Henrique:
    http://www.meutimao.com.br/noticia/141057/renato_augusto_ganha_a_vaga_de_bruno_henrique_em_coletivo_corintiano

    Acho bem difícil tirar o Ralph do time hoje, mesmo com as deficiências dele na fase ofensiva. Só se fosse pra resolver problema na zaga, mas fico me perguntando se o ganho seria tão grande: o que falta na zaga é um zagueiro-central, mais técnico e com noção de posicionamento, e Ralph tem mais pinta de que viraria outro quarto-zagueiro. Pode subir o nível técnico, mas a adaptação poderia demorar e o que ia ter de gente chamando o Mando de “professor Pardal” não ia ser brincadeira.

    De resto, com RA e Fabio Santos tem chance da coisa melhorar…

    Curtir

    • 03/18/2014 17:46

      Bem observado. Mas acho que é emergência

      Como quando o Moacir foi resolver o problema da zaga há décadas…

      O Edimilson é um caso desses.

      Curtir

      • Nicolau permalink
        03/18/2014 22:29

        Essa falta de zagueiro central me fez pensar que poderia ter sido uma boa oportunidade pegar o Henrique que a porrada mandou embora.
        E pensando no Ralph, Mano tem uma chance boa de fazer essa mudança se o time ficar mesmo um mês treinando. Boa lembrança do Edmilison, bora mostrar umas fitas dele na copa pro Ralph.

        Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        03/18/2014 22:42

        Agora eu fiquei na dúvida: o Moacir resolveu mesmo o problema?

        Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    03/17/2014 19:47

    Belo texto do Citadini. Bastante elucidativo sobre o caráter dos nossos rivais.

    http://blogdocitadini.com.br/?p=4677

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    03/17/2014 19:36

    1. Não há o que reclamar. Quem não ganha da Penapolense, não pode reclamar da entregada do SP. Normal. No placar das entregadas recentes 2×1 para o SP, o que nos dá a chance de empatar o placar num futuro bem próximo.

    2. Mano Menezes foi pouco inteligente ao reclamar da entregada. Transferiu responsabilidades que não pertencem ao SPFC. De Romarinho, não dá para esperar nada.

    3. A má fase do Corinthians teve início em Oruro, sempre é bom lembrar. De lá pra cá, nada deu certo, apesar dos títulos do Paulista e Recopa, que não levaram o time a lugar algum.

    4. Por enquanto, o trabalho de Mano Menezes é ruim, embora reconheçamos que ele está fazendo uma reformulação que Tite não teve coragem de fazer. De qualquer forma, não vi mudanças significativas na forma do time atuar, exceto na extinção do segundo lateral e uma vulnerabilidade defensiva assustadora. O esquema de 3 volantes é retrógrado. Não ganha em marcação e perde em criação. Nenhum dos volantes do Corinthians têm capacidade de infiltração.

    5. Eu não traria Mano Menezes para o lugar de Tite. Eu traria Ney Franco. Mano está em péssima fase e a imprensa o critica, mesmo quando tem razão e o escracha quando está errado, como ontem. Mano só disse verdades, mas no momento inoportuno. É um péssimo perdedor.

    6. Mario Gobbi é um fiasco, não sabe nada de futebol e está isolado, politicamente, pelo Andrés e seus trutas, que se acham donos do Corinthians. Logo, o mau momento do Corinthians é uma conjunção de fatores, que começa na briga política entre Gobbi e Sanchez, passa pelo vandalismo das organizadas e termina no time, que deveria ser reformulado no ano passado, mas Tite não quis magoar suas ovelhas.

    7. A frase de Mano Menezes, adicionada pelo Dono do Boteco, é incontestável. Nossos rivais que entregaram em 2010 nunca mais ganharam nada de importante, um deles foi até para a Série B, e viram o Corinthians ganhar a Libertadores e o Mundial de forma indiscutível. Coisas dos Deuses de futebol…

    8. Para finalizar, falando em tática, Mano deve voltar ao 4231, ao menos, como possibilidade de variação.

    Curtir

    • 03/17/2014 20:06

      5. Ney Franco, ou o Oswaldo.

      Curtir

      • 03/18/2014 17:20

        Se for trocar teria de ser por um diferente dele: menos ofensivo e mais motivacional. Se não aparecer dinheiro para contratações, melhor seria um técnico barato e retranqueiro.

        Curtir

    • 03/17/2014 22:21

      6- Isso que é o pior. E existe um monte de besta fazendo campanha para a volta do cara.

      7- JK começou a campanha Fora Mano bem antes do que eu imaginava. Se bem que ele nunca abandonou essa campanha mesmo.

      8- Não vejo como, sem centroavante (o 1 ali).

      Mas Bruno e Guilherme deveriam ser os dois volantes e Ralf na zaga (ou no banco, se ele preferir).

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        03/18/2014 14:09

        6. Tite, aquele que não quis efetivar a reformulação só pode ser piada de péssimo gosto.

        7. Mano Menezes é o Luxemburgo dos tempos modernos. Nem os corintianos suportam à presença de Mano Menezes. A pecha de malnadro colocou no Mano da mesma forma que a pecha de ético e gente fina colou no Muricy, o que demonstra a força da imprensa quando quer derrubar ou elevar alguém e a falta de neurônios da maioria das pessoas que não sabe a diferença do “O com copo”, como diria minha avó.

        8. É preciso volantes mais técnicos com poder de infiltração. Ralf não dá mais, a não ser que seja zagueiro. A torcida, que o adora com razão, não percebe que a dificuldade do Ralf com a bola atravanca a transição do time. Guerrero é a esperança, no comando do ataque, o que significa, nada mais, nada menos, um feliz 2015 para todos nós ou Mano que cale a nossa boca. Há 1 mês de pré-temporada para o Brasileiro.

        Curtir

        • Cesar Augusto permalink
          03/18/2014 14:10

          Errata: A pecha de malandro colou no Mano da mesma forma que a pecha de ético colou no Muricy.

          Curtir

      • 03/19/2014 17:35

        8- Concordo.

        Curtir

      • 03/19/2014 19:38

        Para mim, Masno Meleites é arrogante e teimoso; não investe na resolução dos seus defeitos (motivação e carisma).
        Porém, a bucha não é só dele. Trocá-lo seria um erro.

        Curtir

        • 03/20/2014 10:00

          Refletindo as minhas escolhas, taí! Eu gosto de técnico arrogante!

          Mas se ele não vencer a falta de carisma que ao menos aproxime o time da torcida e beba da Fiel. Acho que o parreira fez isso.

          Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      03/18/2014 22:41

      1- Pode ser que a tal gratidão com suas “ovelhas” tenha pesado, mas me parece que promover a renovação em pleno campeonato brasileiro, com o time numa situação delicada, seria temerária. Então, o Adenô – aquele “crápula”, “desonesto”, “filho de uma ronquefuça” preferiu a experiência dos paneleiros à insegurança dos novatos. E vamos lembrar alguns detalhes: falavam tanto do Jocinei, que merecia uma chance, coisa e tal. Continua não tendo chance com o Mano. Falavam tanto que um novo técnico as cagadas do Emerçu teriam fim e, no entanto, demorou para o Mano desistir do Emerçu. 2- O Mano foi contratado exatamente para fazer esta reformulação. É tanto uma questão de coragem quanto de obrigação.

      Curtir

  5. 03/17/2014 17:20

    Vi no twitter e gostei, compartilho aqui:

    @BrunoHoffmann_ Saldo do “OOOOÔOO BICHA”: 01 derrota pro SPFC 01 eliminação pro Penapolense. Agora parem com isso.

    Curtir

  6. 03/17/2014 12:12

    O fato é que o Paulistão não leva a nada e o Corinthians tem 27 deles, então a diretoria não pensou neste titulo como uma missão e pra piorar as coisas uma fatia mínima de pessoas que se intitulam torcedores acabaram dando um impulso nisso.
    Más acreditem, o Mano Menezes é especialista em Copa do Brasil….entaum aguardem….!!!

    Curtir

  7. Raphael permalink
    03/17/2014 11:34

    O Corinthians é tão grande e complexo que uma engrenagem estragada desanda a máquina toda. No caso, temos tantas coisas para serem arrumadas que de certa forma esse mês de trabalho (espero que não seja de férias) veio bem a calhar. Vamos lá:

    – a direção do clube está completamente perdida, na figura do Mário Gobbi. Ele está isolado na presidência, não temos marketing, o clube é refém de organizadas, o estádio é algo (por enquanto um problema) a parte… e sua única ação têm sido a re-aproximação aos rivais. Ação lamentável, diga-se. A única esperança é que o tal Ronaldo Ximenes seja um cara esperto e, assim sendo, tome de fato a liderança do futebol. O Gobbi e seus patetas Roberto e Duílio (o último que sobrou foi o Edu) só fizeram cagadas.

    – na comissão técnica, o Mano McGyver terá de se virar e fazer os remendos necessários para acertar o time, mesmo que sem contratações caras. A saída, concordo com o blogueiro, seria a base… mas será que temos material humano e, mais importante, culhões para lançar a molecada? Sei não. Para mim, o trabalho do Mano até agora é medíocre.

    O Corinthians tinha de dar um jeito de se livrar do Emerson Sheik… oferece uma comissão gorda ao empresário do Lucas Luquete que aposto que ele consegue vender o nosso “herói da libertadores” para o futebol árabe.

    Outro que podia ir nessa onda de reformulação, me desculpem a franqueza, era o Ralf. A minha opinião sobre seu futebol é igual a de todos: marca(va) muito, raçudo mas pouquíssima técnica. O problema é que o vigor físico dele se foi há alguns meses (em 2013) e ele não marca mais nada. E infelizmente ele não é o líder que poderia ser no elenco.

    Pra finalizar, o time podia aproveitar que tem esse mês de trabalho forçado aí e assistir + aprender um pouco com a postura do Bayern do Guardiola. Ontem deu nos nervos a distância que os caras dão na marcação, como deixar os outros jogar de buenas, sem pressão nenhuma. Com a bola então dá mais raiva ainda, jogadores isolados, como tapa-olho-de-burro que faz com que só olhem para o gol (e não toquem vez ou outra de lado, prendam o jogo, valorizem a posse de bola). E podem me chamar de louco, mas o Corinthians hoje tem elenco para jogar num esquema doido destes do Guardiola… só precisa de cérebro e muito treino com a bola.

    Aliás, quando voltaremos a discutir tática aqui no boteco?

    Curtir

  8. Ph1910 permalink
    03/17/2014 11:12

    O jogo de ontem foi enfadonho. Não jogamos nada mesmo.

    Agora é importante reconhecer que estamos em processo de reestruturação total da equipe, e como o Álvaro bem disse, contamos com 4 fatores chaves pesando contra (Invasão, Contratações, Andrez e Preparação).

    Mesmo assim, entendo que muito trabalho já foi feito.

    1. Limpeza no elenco, que deveria ter sido feita ano passado.
    2. Sheik e Felipe na Reserva.
    3. Contratações com pouco dinheiro, ano passado foram gastos R$60kk em três jogadores, já em 2014 não tinham 1kk para comprar um jogador.
    4. MM Aceitou e assumiu a troca do Jadson pelo Pato.
    5. Defesa piorou, mas perdemos Alessandro, Fábio Santos e PA.
    6. MM teve que reformular completamente o ataque, fator INEXISTENTE em 2013.

    Curtir

    • 03/17/2014 13:33

      Estão falando em trocar Sheik por André. É troca para economizar salário, pois tecnicamente André tem história vergonhosa.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        03/17/2014 19:40

        Emerson sabe muito bem os seus direitos. Dificilmente, sairá. Ele assinou o contrato da sua vida, aqui no Brasil.

        André é piada. Fora 2010, naquele time do Santos, nunca jogou nada. E é barrigudo…

        Curtir

  9. 03/17/2014 10:11

    1. Vamos esquecer o Tite.

    2. O jogo de ontem me deixou muito desanimado. Parecia que nós é que estávamos entregando. Para coroar fechamos o dia com declarações pouco felizes do Romarinho e do Mano.

    3. Vamos esquecer os 3 primeiros meses do Mano.

    4. Não vamos esquecer a invasão. É preciso dar um sinal claro para os idiotas que isso não vai mais ser tolerado.

    5. Se conseguirmos eliminar o Bahia de Feira de Santana (quem?) na próxima quarta-feira (19-Mar) teremos mais de um mês para uma mais do que suficiente inter-temporada de treinamentos, pois só voltaremos a jogar em 20-Abr (contra o Atl-MG). Hoje o técnico já conhece bem os jogadores que tem e o que tem que fazer para tirar o máximo desse grupo. E sem choro ou desculpazinha de que o problema é o planejamento, o Uendel, o Cleber… Pode até ser parte do problema, mas não vai ser possível mudar muito não. Seja por falta de capital seja por falta de oferta de pé-de-obra. Faz parte do trabalho da comissão técnica viver com limitações. Todos os times tem problemas e limitações, talvez até maiores que as nossas, e cada um com os seu problemas.

    6. As primeiras 9 rodadas do campeonato brasileiro, antes da parada para a Copa do Mundo, servirão para saber se o Mano voltará a ser um técnico de ponta. Ou se os jogadores deixaram de entendê-lo.

    Curtir

    • 03/17/2014 10:35

      2,3,4 – este ano inteiro será uma repetição desses 3 meses. É determinismo histórico: invadiu, bateu em jogador? =Ano ruim.

      A única esperança é se da base, Corinthians conseguir tirar jogadores prontos, como tirava antigamente: Casagrande, Viola, Zé Elias, Silvinho, Marcelo Dj., Marques, MARQUINHOS… Todos jogadores que subiram e já estavam prontos para jogar no profissional.
      Infelizmente, no PSJ, não tem sido mais assim.

      6. Eu não estou otimista por duas razões: ano queimado na largada e custo-arena. Acho que não iremos mais contratar gente boa (por isso a base tem de ressurgir).

      Curtir

  10. Múcio Rodolfo permalink
    03/16/2014 23:42

    1- Ah…… é chato ficar voltando a temas já debatidos, mas o ano passado fomos sistematicamente prejudicados numa competição, mas isto não serviu para atenuar as críticas a um determinado treinador. E vamos lembrar que naquele tempo a perseguição foi bem mais acintosa.
    2- Eu também acredito no Mano. É sério. Mas quem toma o Mano pelo primeiro semestre de 2009 deve considerar que Felipe, Alessandro, Chicão, Willian, André Santos; Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho formavam um belo time. O atual exige um trabalho enorme para chegar perto daquele.
    3- E pensar que um dia a gente foi eliminado por causa de uma derrota do Guarani legítimo dentro de casa para o Goiás. Enquanto isso, o Timão goleava o Flamengo de Zico por 4×1.
    PS: A perseguição a que me refiro no item 1 é a sofrida pelo Timão.
    Valeu.

    Curtir

    • 03/17/2014 10:30

      1- Só na Despertadores, mas aquivo teve um cunho punitivo pelo que nossa torcida fez em Oruro. Lembre-se que no Paulistão não teve grandes problemas (até voltaram penal para a gente).

      2- EXATAMENTE por isso, eu toco no assunto Arena. Serão R$ 40 milhões a menos por ano. Será que teremos verba para novas contratações?

      3-Tava nesse jogo. Depois vi na TV dois frangos do goleiro do Guarani…

      Curtir

      • Fabiano permalink
        03/17/2014 12:27

        O exercício dos R$ 40 milhões a menos por ano já começou em 2013 com o Pato… já é para ir acostumando com o que temos hoje…

        Curtir

      • 03/17/2014 17:26

        2 – serão 40 milhões a menos para pagar o empréstimo (como mesmo você chegou nesse valor?) e XX milhões a mais (???) de novas receitas originadas da arena. Não sei quanto e só chamo a atenção para dizer que a conta é mais complexa do que isso. Acho sim que vamos ter que apertar o cinto no começo (por não sabermos exatamente quanto teremos de receita adicional) mas se o trabalho for bem feito podemos até ter lucro. O dispêndio máximo já sabemos.

        Curtir

        • 03/17/2014 20:14

          Exato, só afirmo que os 40 milhões arrecadados no passado entraram no cofre em 2013.

          Quando o Corinthians efetivamente começar a jogar no Itaquerão essa linha vai para 0, pois a renda entra no fundo de pagamento das dívidas.

          Como a probabilidade do Itaquerão dar lucro nos primeiros anos é bem pequena, inda mais 40 milhas, a receita dos próximos anos (quantos? 10?) serão sempre inferiores a 2013 desses 40 (que eu estimei).

          Agora, se Corinthians resolver o problema da distância retirando os jogos das 22h e colocando um serviço de ônibus rápido, pode ser que consiga uma lotação alta e os números malucos do Andrés vinguem.

          Sem transporte e mal localizado, acho difícil que VIPs e camarotes sejam vendidos no topo (ala VIP no Pacaembu é a mais vazia proporcionalmente).

          Curtir

  11. 03/16/2014 22:39

    Não vi, e quem tem algo contra explique porque ver um ato já confirmado.
    Mano disse isso mesmo?
    Ponto para ele, meu técnico 5,5, no meio do bando de nota 4,5.
    E que curtiu diante da piada do Felipe nos pênaltis, nunca mais espete outro Grafite.

    Curtir

  12. andre pinheiro permalink
    03/16/2014 22:19

    com 1 mes livre e um centroavante decente o corinthians dispara no começo do brasileirao

    Curtir

  13. Márcio permalink
    03/16/2014 21:24

    Sim, caímos por nossas próprias deficiências ao longo deste campeonato, fato. Porém, acho que fica uma lição fundamental para os próximos anos: se a questão é ter uma pré-temporada decente a ponto de permitir ter uma condição física que permita disputar Brasileiro e Copa do Brasil em condições de ganhá-las (lembrando que agora as fases decisivas de ambos os campeonatos são na mesma época), tomemos o exemplo do Atlético-PR e passemos a jogar o estadual com um time sub-23 (o que teria um bônus de dar um tapa na cara da FPF) enquanto o time principal faz uma pré-temporada à europeia.

    Sobre o que aconteceu pelos lados da Vila Sonia, não vou questionar a honestidade do SPFC, porque não sou idiota de tratar de coisas que não existem.

    Curtir

    • 03/17/2014 10:25

      Isso eu venho falando desde o ano passado!

      Corinthians é time de ponta. Não pode entrar num campeonato sabendo que vai perder pontos para equipes muito inferiores.

      Se é assim, melhor jogar com juniores.

      Curtir

  14. Cesar Cachaça permalink
    03/16/2014 20:29

    to tentando achar a coletiva inteira do Mano para ouvir, as partes que ouvi (essa dos deuses inclusive) foram ótimas.
    Pois é. Caímos por conta da sequência de 2 pontos em 6 jogos, no rolo invasão / expulsão de jogadores. Ok. A curva do rendimento é ascendente e acho que com ajustes + contratações, dá para montar um time bem interessante. Bola pra frente. Ouvi comentários de pós jogo na transamérica, CBN, tv band e fox sports. Nenhuma frase sobre o penalty. É impressionante. Mesmo que o time não tenha feito a sua parte, se fosse qquer um dos outros grandes a ser eliminado numa não marcação de penalty clamoroso (do Jadson em cntp eu não marcaria, não tendo dado o anterior o juíz tinha obrigação de dar) isso tomaria ao menos 50% dos comentários.
    Ponto final: Mano + Corinthians fazem uma união que tem tudo para dar certo como deu certo Cuca e Galo. Nos mineiros eram ambos, técnico e time, azarados. Por aqui são ambos odiados pela mídia.

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      03/16/2014 22:24

      O do Jadson eu não achei não, confesso, mas o do Uendel foi vexaminoso. A bola fica parada e o zagueiro só colhe as pernas dele.

      Sobre o Mano, além de ser odiado pela mídia, parece também sofrer uma séria rejeição pela ala da torcida que incensava o Tite. Caminhará sempre sobre gelo fino.

      Curtir

    • 03/17/2014 10:22

      É o que penso também.

      Curtir

Deixe um comentário