Skip to content

Bahia de Feira 0x2 Corinthians, faltam responsáveis

03/20/2014

A maior e melhor competição do Brasil finalmente começou. E começou do jeito que a gente gosta: time pequeno, estádio acanhado, gramado ruim. Essa é a parte boa da CdB, colocar times midiáticos de frente à realidade da qual um dia surgiram.

Deu para notar a vibe da torcida corinthiana local ao assistir seu primeiro jogo do time de coração.

Por outro lado, quem espera grandes vitórias nesses jogos é meio desligado. Gramado ruim, abnegação adversária e, no caso corinthiano, má fase, nunca resultaram em grandes partidas. Acompanhe no monitor:

  • 1995: Operário 1×1 Corinthians (DT: Eduardo Amorim)
  • 2002: River 1×2 Corinthians (DT: Parreira)
  • 2009: Itubiara 0x2 Corinthians (estreia do R9, DT: Mano) – Sem jogo de volta!

Quando terminei a lista, a curiosidade pvcniana bateu forte e….

  • Contei 19 participações: ganhamos de +2 gols em 9 (47%), ganhamos 13 (68%), empatamos 3 (16%)
  • Em apenas 3 jogos tivemos a competência de perder: Sampaio Correa 3×2 (1989, DT: Palinha); 0x1 Botafogo (2000, DT: Edson Cegonha) e depois só o Campeão Mundial caiu em 2013 para a Luverdense (DT: Tite).

Revisitando o PARADIGMA inicial, de fato, o Corinthians raramente passa vexame no início do torneio. Inclusive, em 2000 nem dá muito para considerar, pois entramos numa fase muito avançada da competição.

O Match

Foi o 3º tempo do jogo de Domingo, ligeiramente piorado pela ausência de chutes a gol e, claro pelo gramado. Sobre o gramado, milhões devem falar “Ah, mas tava ruim para os dois!”. Sim, observação soberba: estava tão ruim que nem o adversário conseguia dominar a bola. Quando for assim, vale a dica: evite a condução de bola e arrisque mais o chute – o oposto do que tentamos fazer.

A falta de arremates em grande parte é explicada pelo estado de nervos da equipe, muito pressionada durante a semana e vítima de invasões etc. Taticamente, o posicionamento do 4-2-3-1 com RA é bem melhor mesmo, mas peca por Romarinho não ser um centroavante e jogar de costas para o gol. Num jogo enrolado e tenso desses, você depende de que alguns jogadores assumam responsabilidades de pedir a bola, orientar etc. Eu pergunto: quem? Jadson poderia ser o cara, mas ele fugiu da bola o quanto pode. RA está entrando na fase Jorge Mendonça de fugir das divididas. Bom, tem o Ralf.

Veio o 0x1, numa batida técnica do Luciano (olhou e colocou a bola, nunca se dá chutão na cara do gol).

O 2º tempo teve uma mudança, parcialmente sentida já no final do tempo anterior: Jadson começou a chamar mais o jogo. Imagino que foi bronca de vestiário. É bom lembrar que eu, acho que a Morgana, e mais uma dúzia de 3 ou 4, temos sérias SUSPEIÇÕES quanto à DEDICABILIDADE desse cara… De fato, Jadson Palha Fire foi substituído mais para frente no jogo, acho que pelo Malcon X (e, como sempre, torcemos todos como o diabo pelo moleque).

Veio o 0x2, num gol oportunista do melhor em campo.

Para ser sincero, vai ficar ruim não ter o jogo de volta, pois acho que esse time precisa jogar mais junto, ganhar entrosamento e perder o cagaço.

Tite inesquecível

Quando se tem R$ 60 milhões, como se teve na temporada passada, fica mais fácil. Quando se gasta muito em uma é mais difícil em outra’, disse Mano Menezes

Dizem que tem R$ 4 milhões para contratações e ele pediu: 1 zagueiro, laterais e atacantes (falta mesmo). Com essa grana toda, eu falava: conversa com o Rodrigo Leitão (do bom sub-17) e o Osmar Loss (sub-20).

Anúncios
18 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    03/22/2014 22:08

    Alguém disse por esses dias que o Adenô morreu, mas como insistem em falar do finado…..

    1- Se tal desabafo feito pelo Mano tivesse sido feito pelo ex-técnico, qual seria a avaliação. Do que ele estaria sendo chamado. Estaria sendo acusado de falta de ética, desvio de responsabilidade? Eu me lembro de ter visto em algum lugar afirmações que o novo treinador assumia a bronca por seus erros etc etc etc…..
    2- Evidente que o futebol apresentado no segundo semestre do ano passado era algo tenebroso,sofrível, mas a gente não pode esquecer que o tal de Luverdense na época fazia uma boa campanha na série C. Não estou dizendo que era um adversário a ser temido (acho que o respeito é aceitável por consideração), apenas ressaltando que há uma boa diferença entre aquele adversário e este Bahia de Feira.
    3- Em 1995, o SBT transmitiu a Copa do Brasil. No primeiro jogo, o repórter -acho que era o Luis Ceará, não tenho certeza- solta esta: “este empate complica para o Corinthians, que vai ter de ganhar de qualquer jeito em São Paulo”
    4- Da mesma forma que hoje sentimos falta do Fábio Santos, já sentimos do Jacenir. Faz parte.

    Curtir

  2. 03/20/2014 19:08

    No primeiro gol: Sheik não passaria a bola como fez Romarino; Sheik não faria o gol; Guerrero talvez não fizesse o gol também.

    Acho que o Mano falou em 70 milhões. Mais uma alfinetada no seo Adenô.

    Curtir

    • andre pinheiro permalink
      03/20/2014 20:36

      se fosse o guerrero seria uma baita defesa do goleiro

      Curtir

      • Correa Leonardo permalink
        03/20/2014 22:29

        Se fosse o Sheik seria um pelotaço na testa do cameraman atrás do gol.
        (Se é que tinha câmera atrás!)

        Curtir

        • Ph1910 permalink
          03/21/2014 9:22

          Se fosse o sheik no lugar do romarinho teria aquela corrida sem freio e sem habilidade com a bola parando nos pés do zagueirão.

          Curtir

  3. Nicolas permalink
    03/20/2014 18:25

    Formar uma boa equipe é um pouco como um jogo de quebra-cabeças, demora um pouco para conseguir as peças certas. O Mano deve querer volantes que saibam sair para o jogo e não será fácil de contratar, considerando a escassez de dinheiro no clube.

    Uma escassez de dinheiro que é até um problema institucional. Muita gente diz que o clube nem deve ter superávit. Certo, só que o clube precisa contratar jogadores e onde está o orçamento para as contratações necessárias? Gastou os tubos em um jogador que repassou para os rivais. Para complicar o problema, você tem o clube social que é sempre deficitário. Segundo o Blog do Paulinho, planejam a construção de uma sauna que consumiria 5 milhões de reais. Então, como o Citadini sempre reclamou, o clube social fará com que o dinheiro desapareça. Sem falar que ocupa uma área valiosa que não traz benefícios para a entidade. E, neste ínterim, o clube fica obrigado a recorrer a parceiros para contratar jogadores. E ficando com parcelas pequenas dos direitos econômicos.

    Curtir

  4. Cesar Cachaça permalink
    03/20/2014 16:46

    só uma que não dá para deixar passar: o primeiro gol, na hora pensei “o guerrero teria perdido” ehehe
    agora é ter (mais) paciência

    Curtir

  5. Nicolau permalink
    03/20/2014 16:15

    Vi o jogo meio de rabo de olho, mas o posicionamento de Romario e Luciano me intrigou. Os dois trocaram muito e posição, sempre na frente e entrando na área. Fiquei com impressão mais de um 4-4-2 meio torto do que de um 4-2-3-1. Ano passado, o time quase funcionou com um 4-4-2 meio inglês, com Danilo e RA armando pelos lados e abrindo espaço para o Paulinho pelo meio, parecido, guardadas as proporções, com o que o Manchester City usa. Já vimos que o Jadson rende bem vindo da esquerda, quem sabe a coisa não se consolida por aí? Se for, reforça-se a ideia de sacar Ralph por um volante que saiba melhor o que fazer com a bola no pé e que possa revezar com o Guilherme nessa armação central.

    Curtir

    • 03/20/2014 17:15

      é possível. A TV colocou a câmera muito baixa.

      Inevitavelmente, se houver contratações, Ralf dança. Historicamente, Mano prefere volante bom passador.

      Curtir

  6. André Pinheiro permalink
    03/20/2014 13:10

    digasse de passage mais um gol saiu por jogada do uendel, pra ter um lateral café com leite que nao sabe marcar e nao sabe atacar, eu prefiro ter um café com leite que nao sabe marcar mas sabe atacar. fabio santos não dá.

    Curtir

    • Nicolau permalink
      03/20/2014 16:02

      Pois é, eu imaginava o FS fazendo o balanço defensivo para o Fagner descer mais, mas o Uendel é mais efetivo no ataque. O cara tem umas 3 ou 4 assistências, foda que erra muito na defesa. Tem que ver se vale a pena. E sendo justo, o FS com ritmo joga (um pouco) mais do que o desempenho de ontem.

      Curtir

      • 03/20/2014 17:16

        Mas a ideia foi essa… O Fagner começou o jogo na ponta e FS na zaga.

        O Fagner é que não venceu a muvuca que virou aquilo.

        Curtir

        • Nicolau permalink
          03/20/2014 17:35

          Sim, a questão que o desempenho ofensivo do Uendel e do Fagner coloca é se não é melhor arranjar um lateral direito marcador e deixar o Uendel no time.

          Curtir

        • andre pinheiro permalink
          03/20/2014 20:34

          mas a gente passou a era tite inteira falando na avenida fabio santos, desde quando ele virou um bom marcador?

          Curtir

        • 03/20/2014 21:15

          Quando conhecemos o Uendel 🙂

          Curtir

  7. 03/20/2014 9:36

    Lembro do jogo contra o River do Piauí! Foi o primeiro jogo que assisti no Pacaembu! Teve um gol de barriga do Vampeta kkkk Boas lembranças!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: