Skip to content

Mesa: Mano cumpriu a promessa de renovar a seleção. Agora é com o Corinthians.

05/08/2014

Convocação

O bafafá exagerado em torno do Henrique serviu, mais uma vez, para mostrar a infinita capacidade do Felipão de dobrar a mídia esportiva UNIVERSAL. Discute-se um convocação secundária e que nem é de todo injustificável, e se esquece do Julio César. Brasil tem hoje no mínimo 4 goleiros jogando em alto nível: Cássio, Fábio, Diego Cv e Diego Alves. Outros colocarão Jeferson e Vitor. Dá 6 caras.

Julio Cesar não entra nessa lista de 6.

Confesso que vi JC realizar superdefesas na Itália (e na Seleção) antes da Copa de 2010, mas depois foi definhando e mostrando falhas técnicas grosseiras, inclusive que já mostrava no Flamengo.

Foi convocado pelo fator “controle de ambiente”. É chefinho de panela e controla o grupo.

Tafarel

Em 94, houve esse mesmo questionamento, pois Tafarel estava sem clube e nos amistosos falhava bisonhamente (pela falta de ritmo). Parreira bancou o cara e todo mundo sabia porque: ele era nosso melhor pegador de penais.

Mas Tafarel foi um marco na posição: goleiro brasileiro antes dele sempre o elo mais fraco na seleção brasileira, com ele começou a era dos supergoleiros no Brasil. Em suma, não dá para compará-lo com JC, ele era muito melhor.

Temo que JC seja o Vadir Perez de 82.

Mano

Está de parabéns! Fez o que Dunga deveria ter feito em 2010: renovou o elenco brasileiro, inclusive no gol. Patinou no começo, mas encaixou uma boa seleção e foi mandado embora exatamente quando a seleção começava a jogar bem.

Contudo, como sempre digo, Mano não tem a pegada motivacional do Felipão. E quem acompanhou a coletiva já sentiu o tom: não se falou nada de posicionamento ou escalação, o foco foi todo no apoio, conduta, motivação etc.

E a seleção tem alguns problemas: Dante fez uma partida patética contra o Real, David Luiz estava péssimo como zagueiro no Chelsea (e hoje é nosso melhor Camisa 5), Daniel Alves não joga mais em alto nível há anos, Neymar contundido, Bernard reserva do Tyson, Henrique joga de lateral direito, Oscar reserva do Willian etc.

Compare (sempre a 1ª escalação)

  • 1994: Taffarel, Jorginho, Márcio Santos, Aldair, Leonardo, Dunga Mazinho, Zinho, Mauro Silva, Raí, Romário e Bebeto.
  • 1998: Taffarel, Cafu, Aldair, Junior Baiano e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Giovanni e Rivaldo; Ronaldo e Bebeto.
  • 2002: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo.
  • 2006: Dida; Cafu, Lúcio, Juan, Roberto Carlos, Emerson, Kaká, Ronaldinho, Zé Roberto, Ronaldo
  • 2010: JC, Malcon, Lúcio, Juan, M. Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Robinho, Luis Fabiano
  • 2014: JC, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar, Fred

Por setores (achismos rulez):

  • No gol é a mais fraca (1994 e 2002, foram as melhores e ganhamos).
  • Nas laterais é a mais fraca (1994 e 2002, again).
  • Na zaga acho das melhores, apesar de em 1994 a coisa ter funcionado, a expectativa era péssima. Em 2002 eram 3 zagueiros (segundo o Felipão, por conta da qualidade inferior dos nossos zagueiros).
  • No meio é muito superior a de 1994 (muito mesmo), acho que Rivaldo foi ponto fora da curva em 2002 (se você considera que ele era meia), então não se compara. No papel, a de 2006 seria a melhor, mas não funcionou. 2010 foi terrível.
  • Ataque: 2014 só não é mais fraca que a de 2010 (o que Dunga tinha na cabeça?). Lembrando que Neymar começa contundido (e ele nunca ficou tanto tempo parado na carreira).

Corinthians

Olha como é complicado Campeonato Brasileiro x Copa.

A decisão de não escalar Pato tem todo meu apoio, inclusive acho que isso deveria ser regra esportiva da CBF. Para Domingo, imagino que o melhor e escalar Danilo.

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    05/08/2014 19:06

    Pois é….
    Vou voltar no tempo e relembrar a primeira convocação que acompanhei de perto.
    1978. Claro que o meu interesse era saber quem do Timão estaria na lista. Acreditava muito no Super Zé e na Palhinha. O primeiro foi confirmado, o segundo não. Mas o Coutinho surpreenderia a nação corinthiana relacionando o ponta esquerda Romeu! Ainda de quebra tinha o Amaral, que o Corinthians acabara de contratar junto ao Guarani legítimo. Em campos argentinos teríamos a ideia de o quanto nosso sistema defensivo iria melhorar.
    Mas aquela convocação teve algo inusitado. Coutinho convocou apenas um lateral esquerdo (Rodrigues Neto) porque acreditava que o quarto-zagueiro Edinho poderia jogar bem por ali. Naquele tempo, a imprensa pode evocar os nomes de Junior, Marinho Chaga, Marco Antonio, Wladimir e Odirlei como injustiçados pelo treinador. Também chamou a atenção a não convocação de Paulo Roberto Falcão, com o qual o treinador teria brigado. Luis Pereira também não foi chamado, mas ali no miolo de zaga havia Oscar e Amaral.
    O fato é que, segundo a crônica da época, era possível formar uma seleção melhor do que aquela que o Coutinho levou. Hoje não se pode dizer o mesmo.

    Curtir

  2. Alexandre Lemos permalink
    05/08/2014 14:59

    ele não falou de tatica ,simplesmente pq nao gosta de tatica, o esquema dele é “marcar forte ,chegar junto e vamo lá que somos os melhores” tipo de coisa que Mano não faz, os boleiros preferem um estilo motivador, do que um estilo tatico, pois é mais fácil obedecer a um grito motivacional do que entender tática

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    05/08/2014 13:46

    1. Henrique é homem de confiança e isso explica a convocação. É a cota Anderson Polga, versão 2014. Ademais, convenhamos, Miranda, o preterido, não é Beckenbauer, Luis Pereira, Oscar ou Mozer, tanto é que Dunga o preteriu, em 2010. Eu convocaria Marquinhos.

    2. Júlio César não satisfeito em entregar o ouro, em 2010, tem tudo para entregar o ouro, também, em 2014. A responsabilidade é toda do Felipão, mas concordo com o Dono do Boteco: JC deve ser o dono do vestiário.

    3. A partir do momento em que não há grandes injustiças, nem grandes choros pelas ausências, chega-se a conclusão que o futebol brasileiro não é mais o mesmo. Apenas para exemplificarmos a decadência do futebol brasileiro, retornemos a 1994. Os 5 atacantes convocados para a Copa foram: Os consagrados Bebeto, Romário e Muller, o jovem Viola e o juvenil Ronaldo. Sobraram Evair, Edmundo e, um ano antes, Careca, por conta própria, abandonou a Seleção.

    4. Mano Menezes foi o boi de piranha perfeito para passar o bastão na hora do filé ao canalha do Felipão. Sim, Felipão é um canalha, pois após a demissão do Palmeiras, em 2012, fez eventos, juntamente, com o Ministro do Esporte, que fez o lobby necessário para a derrubada de Mano Menezes. Se Mano convocou boa parte dos jogadores, lhe faltou melhores resultados, apoio midiático, algo que o Felipão tem de sobra, e, principalmente, experiência. Ser técnico da Seleção, por óbvio,é diferente, tanto é que nos últimos 44 anos, apenas Zagallo, Parreira e Felipão tiveram, de fato, resultados satisfatórios. Felipão é o rei da motivação, dos “nós x eles”. Mano foi teórico demais e derrapou. Só não dá para aceitar opiniões que desmerecem totalmente o trabalho de MM e creditam a LFS a formação de um “novo” time. Isso é desonestidade intelectual. Felipão usou a base e injetou doses cavalares de motivação. Nada mais.

    5. Dos 23 convocados, 8 jogadores são agenciados por Kia Joorabachian. É um claro sinal que não há problema em ser agenciado por Kia, pois Felipão é honesto e ponto final. Mano, por sua vez, não conseguiu tirar de sua testa o rótulo de Treinador-Empresário, seja verdade ou não.

    6. Em suma, a Seleção do Felipão não me pega. Eu não consegui imaginar, ainda, um calhorda como Marin sendo o Presidente do Hexa.

    7. Eu escalaria o Danilo no lugar do pançudo, mas sem qualquer convicção.

    Curtir

  4. 05/08/2014 13:15

    A aberração é realmente o JC. Felipão tá bancando, vamos ter que ir nessa também, infelizmente.

    As fraquezas técnicas e táticas terão que ser resolvidas pela torcida.

    Curtir

  5. Nicolas permalink
    05/08/2014 11:43

    Não há muito o que contestar na convocação. Eu chamaria o Miranda e o Filipe Luís. Mas considero normal que os técnicos tenham diferenças de visão e opinião.

    O Brasil venceu a Copa quando tinha jogadores de qualidade superior aos adversários. Não parece ser o caso atual. A defesa não é muito segura, com laterais que não são muito bons na função defensiva. O goleiro é questionável. O Mourinho não confia muito no David Luiz. O meio de campo tem bons jogadores mas talvez nenhum grande craque. O ataque tem muitas incógnitas. O Neymar suportará a pressão ou vai desabar no chão?

    O fator motivação funciona até certo ponto. Scolari perdeu a final da Euro-2004 para a fraca seleção da Grécia. Enfim, espero que a minha análise não seja muito pessimista, rs.

    Curtir

  6. Múcio Rodolfo permalink
    05/08/2014 9:59

    1- Talvez seja saudosismo da minha parte, mas eu não vejo nesta seleção nenhum jogador que possa representar o papel de um Ronaldo, de um Rivaldo, de um Romário, de um Bebeto… Tem o menino dançarino, mas até agora ele ainda está em débito.
    2- Vendo os nomes do Willian e do Jô, fico satisfeito porque isto prova que a nossa base não é tão improdutiva assim.
    3- Não é por nada não, mas se o Jadson tivesse arrebentando, eu acho que o Corinthians topava liberar o Pato.
    4- Azar do Felipão que o Guerrero já defendeu a seleção peruana e agora não adiantar nada naturalizá-lo.

    Curtir

    • 05/08/2014 11:03

      1- Não tem mesmo. Mas o Neymar tem potencial.

      Curtir

    • Ph1910 permalink
      05/08/2014 12:20

      2. Pois é Múcio, nossa base é boa. O problema é que nenhum puto a utiliza.
      Vide o Malcom agora, já mostrou que tem valor, mas demora muito para ser aproveitado. Diferente do Luciano, que chegou por meio de empresários, empréstimos, etc e já tem lugar garantido de titular no como substituto.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      05/08/2014 17:15

      1. os atacantes de 2010 (nilmar, robinho, luis fabiano e grafite) e 2014 (bernard, neymar, jo, hulk e fred), são de longe as 2 piores safras da historia.

      Curtir

  7. André Pinheiro permalink
    05/08/2014 9:12

    das convocações que o mano fazia do time titular só muda o goleiro e o centroavante, para a do felipao. no meio mudava que o mano prefere jogar sem um primeiro volante e jogava paulinho e ramirez é bizarro a imprensa dar todos os meritos da copa das confederações ao felipao.

    Curtir

    • 05/08/2014 11:06

      Acho o sistema Ramirez/Paulinho melhor para a 1a fase ou quando precisamos buscar o resultado.

      Para marcar um Sneijder ou Iniesta, prefiro o David Luiz.

      Mas se fosse mais testado o sistema R&P e funcionasse, poderia nascer uma das seleções mais criativas da história!

      Curtir

    • Nicolau permalink
      05/08/2014 15:49

      Gostava muito dessa formação com dois volantes criativos, podia mesmo ser um baita time legal de ver jogar. Se tivesse ficado, talvez o Fernandinho ganhasse a posição do Ramires, que é meio carregador de bola. Acho que passe cai melhor nessa função.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: