Skip to content

Corinthians 0x1 Figueirense, morte anunciada de um time sem estrelas.

05/18/2014

Seriam 2 posts: um do jogo e um do campo. Aí achei melhor criar um 3º sobre como controlar a raiva e desisti.

Enfim, primeiro o jogo e depois o Itaquerão.

Sobre o jogo

O 1º tempo bateu exatamente com todo o meu pessimismo do post pré-jogo de ontem. Bateu com requintes de crueldade.

Mano foi na onda do jogo de 4ª e, além de acreditar em RA-Jádson, precipitou a titularidade de Luciano.

Deu tudo errado.

A pilha com que o time entrou – citada por mim ontem e presente no próprio semblante dos torcedores – aqueceu a bola pra lá de 200º célsius. Ninguém queria saber da bola. A única exceção era Fábio Santos, que dentro de sua limitação técnica e, principalmente, ESPACIAL, se oferecia para o jogo (reparem na jogada dele no penal forçado do Guerrero).

Jadson (pançudo ao extremo) e RA cumpriram bem o papel DE NÃO CUMPRIR PAPEL ALGUM e Mano deve ter se arrependido de não entrar com Petros (e eventualmente Danilo, o mais experiente do grupo). Sem Jadson e sem RA brigando no meio a volantada adversária dominou o jogo como, infelizmente, eu cantei ontem.

Joguem fora o 1º tempo. E se tem alguma lição ali, seria: esqueçam mídia e suas discussões de futebol recuado. O time é fraco e tem de jogar dentro das suas limitações.

No 2º tempo Mano tirou o amarelado (no mal sentido) Luciano. Romarinho entrou muito bem, se oferecendo para o jogo. O que vou escrever agora é importante, é chocante, é POLÊMICO: esse 2º tempo foi muito acima do que essa equipe mostra usualmente. Chore com a CRUEZA dessa sinceridade que lhe ofereço. Isso aí é melhor do que o normal.

O problema principal é que não tem craque ali. Não tem o cara de responsa que resolve. Não tem o Marcelinho ou o Neto para bater uma mísera falta ou cruzar uma bola razoável. Não tem um Casão para colocar para dentro uma bola alfinetada na pequena área. É tudo gente mediana com medo do erro. Às vezes se superam, às vezes, como hoje, não.

De fato, uma equipe tão inexperiente é fraca mentalmente e não supera seus próprios monstros assim tão facilmente.

Agora estamos na curva: é previsível uma queda de rendimento no próximo jogo, que pode levar à saída de Mano e ao início de uma espiral mórbida de derrotas rumo à B.

Esse é foco agora: fugir da B.

Em tempo:

Copo meio cheio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 66 pontos.

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. 05/20/2014 7:17

    O time tem uma estrela, Mano Menezes. O maior salário do elenco. E ele continua devendo. Muito.

    Curtir

    • 05/20/2014 10:04

      Discordo, mas se perder o elenco, tem de tirar mesmo. Só não pode sucumbir a pressão do JK por um time ofensivo. Se tivesse mantido o time do outro domingo, não tinha perdido.

      Curtir

  2. Marco Henrique permalink
    05/19/2014 11:32

    Postura completamente equivocada, o Figueira jogou a vontade em nenhum momento foi pressionado quando teve a bola, e lá atrás apenas se posicionou fazendo com que os homens de criação do Corinthians tivessem que vir atras buscar bola criando uma faixa enorme aonde só dava eles haja vista que não ganhamos quase nenhuma segunda bola e erramos muitos passes.

    Curtir

  3. Mario permalink
    05/19/2014 10:49

    Essa desculpa do “time é fraco” vale só até a página 2. Ok, não vamos disputar o título, mas temos mais jogadores, estrutura e ambições que o Figueirense (ex-) 0%. Uma partida como a de ontem não tem desculpa. O time entrou com a bola queimando no pé, os jogadores estavam numa pilha totalmente errada. Culpa do treinador, que é péssimo no trabalho psicológico e transmite pros jogadores o medo e a insegurança que acumulou na carreira depois da saída do Timão em 2010. Fico imaginando o que seria o emocional do grupo da seleção brasileira comandado por esse sujeito numa Copa do Mundo no Brasil. Nos livramos de boa.

    Que fique claro: não acho o Mano ruim, é um cara bem acima da média, mas ou ele toma tento ou vai entrar numa espiral de fracasso de nível luxemburguiano — e olha que o Menezes não tem nem um quinto dos títulos do ex-treinador…

    Técnico de futebol não se faz de entrevistas brilhantes, nem se esquivando de responsabilidades. Ou o Mano pega o touro a unha, ou vai ter que seguir pedindo o chapéu e repetindo a lenga-lenga do “o grupo não entendeu o que eu queria passar…”. Acorda, tchê!

    Curtir

    • 05/19/2014 11:19

      Culpar o Mano? Com um elenco desses?

      Acho que ainda não, principalmente, que o melhor do time ainda tem sido ele.

      Se chamar outro, sem elenco, talvez engane no começo, mas o Guerrero não vai deixar de furar bolas na pequena área porque agora o técnico motiva mais.

      É provável que o Mano caia? Óbvio.
      Se perder mais jogos tem de sair? Óbvio. Quando o Rikard perdeu o grupo do Barcelona, levou o time campeão da CL para uma das piores temporadas da história.

      Isso melhoraria? Óbvio que não. Sem elenco é chamar a Série B de minha flor!

      Curtir

      • Mario permalink
        05/19/2014 13:17

        Claro que o elenco é fraco. Mas a culpa tem que ser compartilhada, né? Senão vamos começar a reproduzir a Estratégia Mano Menezes de Terceirização de Responsabilidades…

        O próprio Mano já fez melhor com elencos fracos. Lembremos da equipe finalista da Copa-BR 2008. Era tão marromenos quanto a atual, mas jogava redondinho. E o Mano armou o time em seis meses… Compara com o momento atual. Já estamos chegando em junho, tivemos UM MÊS de treino depois da eliminação do Paulistão e o time parece um catadão! Não tô defendendo o “fora Mano”, mas acho que ele tem que ser cobrado sim. Tá em má fase, pra dizer o mínimo. Precisa se mexer e parar de tergiversar em coletiva.

        Curtir

        • Correa Leonardo permalink
          05/19/2014 13:54

          Em 2008 ninguém jogava temendo um ataque de torcedores organizados a qualquer momento.

          Curtir

        • Mario permalink
          05/19/2014 15:27

          “Em 2008 ninguém jogava temendo um ataque de torcedores organizados a qualquer momento.”

          Menos, vai. Aquilo foi terrível e obviamente deixou marcas, mas não é esse o motivo do time estar nessa draga. As peças não estão encaixando. Os jogadores não estão rendendo. O treinador não está fazendo o trabalho que costumava fazer. Falta muito, e a culpa não é só do elenco não. Concordo, porém, que falta um craque no time, daqueles que põe a bola debaixo do braço e passa segurança pro resto da equipe. São Paulo, Inter e Cruzeiro tem jogadores assim. A gente tem quem? O RA? Faz-me rir…

          Curtir

  4. 05/18/2014 22:52

    Fico com suas palavras, irrepreensíveis.
    Para mim o melhor em campo foi Guilherme, Ralf medonho.
    É possível fazer um time sem estrelas se houver uma média e uma constância. Um meio de campo que saiba tocar bola e segurar a marcação à frente é possível com as poucas peças que temos, mas muitos medalhões terão sua carreira em risco.
    Falta aquilo que Mano nunca será, e que os boleiros daqui adoram, porque é parte de nossa cultura cordial (de coração, emocional), o lado paizão.
    RA e Jadson precisavam comer uma semana de pasto da fazendinha pra sentir o que é Corinthians na veia.
    Sobre o estádio, aqui em Brasília chuva não atrapalha o torcedor (contrariamente ao senso comum, chove muito aqui, mais até que em Sampa, só que em períodos distintos), que porcaria de ténica (sem c) para não prever isso em Itaquera?

    Curtir

  5. Cesar Cachaça permalink
    05/18/2014 21:49

    por partes…primeiro: assisti o Cruzeiro ontem e quarta, e digo e repito: o nível é baixíssimo. Se o Cruzeiro com as peças que tem é considerado o time a ser batido, então com as peças que temos estamos em nível parecido. Precisa é encaixar, e isso vai demorar. Quanto o jogo, concordo plenamente com a análise. Mas não acho que Mano “acelerou” a entrada de RA e de Luciano. Se é esse o desenho do time que ele entende, tem que testar o quanto antes. Pontos corridos os 3 de hoje são os mesmos 3 de amanhã, então quanto antes formatar o time, melhor. O que me leva ao fato de que o time nao está formatado, e vai demorar para formatar. O resultado mais justo teria sido o empate. Aliás, a má vontade da imprensa é gritante…a CBN passou o segunod tempo inteiro falando que o mano cometeu um erro grotesco ao tirar o Fagner; só que foi ele que pediu para sair.

    Curtir

    • 05/18/2014 22:37

      Eu vi claramente o Guilherme fazer aquele sinal com os dedos avisando que o Fagner precisa de substituição.

      E, sintomaticamente, o Fagner ficava curvado.

      Instantaneamente, todo mundo onde eu estava começou a discutir quem entraria.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: