Skip to content

Corinthians 1×1 CAP, a volta dos elencos medíocres

05/22/2014

Tanto tempo longe e tinha esquecido alguns pequenos detalhes do Canindé: gramado péssimo, campo muito curto no comprimento e iluminação de boate. Estava revendo alguns lances pela TV e a luz real, para quem estava no campo, era coisa de 50 a 60% do que eles colocam no vídeo.

Para se ter uma ideia, o bacana lá é a proximidade com os jogadores, mesmo nas cadeiras mais altas. Com aquela escuridão, se você já não enxerga a bola, imagina saber quem é quem.

Enfim, Corinthians tem de avaliar se vai mesmo mandar as partidas ali.

Quem leu o pré-jogo nota que estou acertando minhas previsões, mais do que na era Tite. E isso é porque a minha principal crítica a esse time está correta, perfeita: falta jogador de responsa, o cara que soluciona o jogo na individualidade. Os time de Tite, muito piores taticamente, venciam jogos realizando nem um terço dos ataques desse time de Mano. Venciam porque ora era Liedson quem solucionava a partida com 1 bola de 2 que recebeu, ora era um catapimba de Alex, ora Danilo…

Mano não tem talento na equipe para escalar, tem potencial, mas talento não. Exemplo: Bruno tem potencial, nos times de 2011/12/13 poderia deslanchar. Nesse time de 2014, ou vence ou cai fora.

Fágner, Cléber, Bruno, Petros (que tem medo de fazer gol), Luciano, Jadson (Gordo como uma baleia grávida) … Tirando o Jadson, o resto não tem CV.

Era um jogo até bem disputado no começo do 1º tempo, mas o gramado, tal qual um verme rastejante, enfeiou tudo em poucos minutos. CAP mostrou-se um time superior, já montado, dominou o duelo de volantes no meio, mas era raquítica no ataque. No contra-ataque, Corinthians teve chances claras de ao menos 2 gols.

Tentar tocar a bola no Canindé deixa o jogo bem aleatório, um ataque pinga no morrinho e vira contra-ataque. Assim, como sempre acontece por lá, os goleiros tornaram o jogo um verdadeiro gol-a-gol. Nesse jogo infantil, Cassio-Guerrero dominaram. O peruano venceu a maioria das disputas já bem próximo a grande área, mas falhava na continuação da jogada.

Se vamos continuar na Arena Portuguesa (menos de 15 minutos de casa J), acho bom colocar bons cabeceadores em campo (=Danilo). Veja que RA, que nunca cabeceia, não consegue jogar naquele gramado, enquanto o Gordinho torna-se mais útil na batida das bolas paradas.

Para o 2º tempo, Romarinho entrou e animou o jogo como fizera no Domingo. Corinthians insistiu mais e achou seu Guerrero 1×0, num penal marcado acho por conta da escuridão, pois pareceu pior cavado que o de Domingo passado.

Adversário entrou com um tal de Douglas Coutinho no ataque. Se Corinthians tivesse feito o correto: assumido a inferioridade e recuado, tudo bem que os comentaristas estariam maldando o Mano, mas teríamos mais 3 pontos para fugir do rebaixamento. Corinthians não recuou e, disperso, foi surpreendido pela facilidade do moleque em achar espaços no campo.

Mal posicionado, Mano Menezes não conseguiu cabecear uma bola fácil (talvez ou provavelmente por conta da escuridão) e veio o 1×1 Douglas, um prêmio para o melhor em campo.

Se Corinthians não tem talento, o CAP, ao ESCALAR JUVENIS NO ESTADUAL, descobriu e desenvolveu um jogador que hoje nosso elenco não possui.

Mano

Eu imagino que o melhor para o Clube é bancá-lo até a Copa. Está muito claro que as decisões de contratações de vendas/empréstimos, que começaram erradas em 2012, estão cobrando a fatura agora. Não fosse a invasão do CT, ao menos Pato e PA estariam ainda no elenco e as jovens promessas não estariam com caganeira.

Já temos Elias e a direção teria de ser muito burra para não contratar ninguém de peso durante a parada, afinal, esse elenco é só promessas. E promessa com caganeira não vinga.

Viramos uma SEP.

Anúncios
17 Comentários leave one →
  1. 05/24/2014 11:14

    Nunca gostei do Mano. E a campanha dele não me surpreende. Mas não era o que eu queria.

    Acho que agora é o momento do Corinthians usar as categorias de base. Sinceramente. O clube está sem dinheiro e a situação tende a piorar. Com o moleques da base o time vai ter apoio e ainda vai poder lucrar com futuras vendas (isso se os moleques forem mesmo do Corinthians e não estiverem divididos entres 15 empresários…).

    O Mano não é líder. É apenas um cara que se acha o melhor. Seus times não tem vontade de ganhar e ele recua demasiado. Além de não existir qualquer variação tática. Ele não entende de futebol. A verdade é essa.

    Não quero que o Tite volte. Realmente acho que deveriam dar uma chance ao Leitão, treinador, se não me engano, do sub-20. Pelo menos esse cara estudou e muito futebol e educação física.

    Tem que vender os vendíveis e apostar na base. E pronto.

    Curtir

    • 05/24/2014 11:20

      O problema é que treinador bom, só na europa. Não é a toa que não tem brasileiro lá e o Felipão foi medíocre no Chelsea. Um cara motivador que não sabia falar inglês: acabou com os seus superpoderes.

      Eu gostaria do Leitão como auxiliar técnico. Não vejo ele ainda com capacidade motivacional ou paternalista como os jogadores brasileiros exigem

      Curtir

    • Nicolau permalink
      05/24/2014 17:36

      Acho que usar a base é uma boa e uma necessidade, mas não acredito que o time ganhasse apoio da torcida com isso. Minha impressão é que torcida queimou diversos caras médios e bons que passaram pelo time nos últimos anos, poucos agüentam o tranco.

      Curtir

  2. André Pinheiro permalink
    05/23/2014 21:31

    campanha coloque o Ralf no lugar do Cleber e resolva numa tacada só seus problemas do meio e da zaga.

    Curtir

  3. 05/23/2014 15:51

    Ó… Tá difícil acreditar. Mesmo com um elenco fraco (e é mesmo), já era pro time ter um padrão. Perceba: acho que esse é seu post com menos comentários.

    Mano precisa fazer com que jogadores e torcida acreditem nele. Mas ele é arrogante, e despreza esse aspecto.

    Tá difícil acreditar…

    Curtir

    • 05/23/2014 16:36

      Segurando até a Copa, melhoram as chances dele.

      Termo que trocá-lo signifique a vinda de um Renato Gaúcho da vida: muita espoleta no começo e nenhuma ciência no fim.

      Cara que alia ciência e arte acho que não tem no nosso futiba.

      Curtir

  4. Max permalink
    05/22/2014 22:26

    E essa matéria da Exame agora? Alguém já leu? Parece que bateram forte. Se o clube e construtora se calarem estarão assinando embaixo à meu ver.

    Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    05/22/2014 19:35

    Cristian poderia ser o líder deste time ao lado de Elias. O resto, de fato, tem pouca personalidade ou quase nada.

    E Mano não é da turma do “vamulaquedá”. É fraco demais no aspecto emocional.

    Mas o time tem potencial de crescimento.

    Curtir

  6. Nicolas permalink
    05/22/2014 18:47

    Realmente, o time aparenta estar mal no aspecto psicológico. Os jogadores estão sem confiança, errando passes curtos e sem boas leituras de situações táticas. Em muitos momentos do jogo, os jogadores queriam se livrar da bola, simplesmente chutando-a para a frente ou, então, recuando-a para o Cássio tentar um “lançamento”. Tudo isto resultando em escassas oportunidades de gol.

    O time tem que recuperar o seu nível de confiança, tentar se posicionar para manter um mínimo de posse de bola e construir situações no ataque. O time devolve a bola rapidamente para o adversário e corre para trás. Não se tornará um time vencedor com essa filosofia.

    Muitas vezes, para manter a posse de bola, o importante é pensar e tocar rapidamente a bola. Os times estão recompondo a defesa em pouco tempo. Até seria uma questão para ser levada para uma metodologia de treinamento.

    Curtir

  7. Max permalink
    05/22/2014 15:12

    1 Sempre otimista apostei no 1×0 titesco e deu 1×1 titesco.

    2 Mano parece crer que só Elias-Lodeiro vão resolver mas vamos precisar de um tubarão na frente e me dói saber que esse cara poderia ser o Emerson Sheik se ele não tivesse tentado ser um aposentado assalariado no clube.

    3 Estamos jogando várias em casa, agora a FIFA inverteu um mando. Na hora da onça beber água no segundo turno vamos ter mais jogos fora. Quiçá o time esteja pronto.

    4 Eu cheguei a pensar que num jogo como o de ontem com o Tite o time abraçaria a retranca e não sofreria o empate mas a verdade é que nem abriria o placar pq o Guerrero em vez de estar na área adversária sofrendo pênalti estaria na nossa área ajudando a defesa

    5 Foi bem mais pênalti que domingo. Domingo foi bem mais cara de pau.

    6 Chuva de empréstimos no PSJ. Prevejo tempos escuros pra pagar essa Arena.

    Curtir

    • 05/22/2014 15:18

      3 pensei nisso mesmo. Aí os cara da CBN insistem que isso é ajudar o Corinthians…

      4 mas no imaginário do torcedor, com Tite o time estaria no ataque

      Curtir

  8. 05/22/2014 14:42

    Figura enigmática o Mano. Passou o jogo inteiro esfregando a cabeça (dava agonia o ver na TV), mas foi ele quem montou o time, quem treinou o time, quem aceitou a postura do time.

    Refaço a mesma crítica, seja na fábrica, no escritório, na Lua, o chefe tem que equilibrar a postura de administrador entre gestor de tarefas e gestor de pessoas. E Mano é um trator no trato com a molecada, e é burro também se não sacou isso até agora. Falta alguém com mais traquejo ao lado dele (ok, Edu deve estar colocando todos os empecilhos para Mano)

    Dá para trabalhar com as peças que temos, mas não vemos ninguém com tesão de pegar a bola, que queima no pé, e isso é culpa do treineiro também.

    Por isso, tudo leva a crer que Mano não deve continuar no time, os jogadores nem chamam o técnico de Mano, mas de Tite, e a gaviões fez o desfavor de colocar mais lenha na fogueira.

    Já que tudo é larjam, pega uma carreta com 10% do que sobrar do Pato e contrata o Simeone, que já afirmou interesse em treinar um time brasileiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: