Pular para o conteúdo

Corinthians 1×1 Botafogo, a maldição da arena Itaquera

06/01/2014

Não consegui ir para Itaquera, não vi o jogo, nem os gols.

Já discutimos na derrota para o Figueirense que esse estádio não é um alçapão (e só agora no 2º jogo, os mais observadores captaram), ele pilha os nossos jogadores e não mete medo no adversário. Ele, inclusive, acelera a bola o que até facilita o contra-ataque adversário.

A partir de agora, o tipo de jogador que o Corinthians precisa contratar tem de levar em conta tudo isso.

O bom é que terminamos essa fase inicial com a vice-liderança provisória, sendo que nosso elenco é indiscutivelmente inferior ao G4. É bom também que terminamos sem crise, o que permite a permanência do Mano, fundamental para esse bom resultado.

O time deve ser reforçado de 3 jogadores para a volta e isso não o coloca na disputa do título por duas razões: 1) Cruzeiro e 2) não estamos fazendo campanha de candidato ao título (= vencer pequenos a qualquer custo). Esses reforços nos colocam na disputa da CdB, nos afastam da B e podem dar um time para 2015.

QUE VENHA A COPA!

Em tempo:

Copo meio cheio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 59 pontos.

 

Opa! Em 2013, na 9a rodada estávamos em 12o, 11 pt, 2v, 6gp, 5gc

 

44 Comentários leave one →
  1. 06/03/2014 13:25

    Lendo meu último post coloquei “expectador”. Vou culpar o corretor do iPhone 🙂

    Sobre a torcida: saudades da campanha 95 da CB.

    Sobre o time e o técnico (ainda não foi rebaixado pra treineiro): será que esses caras não fazem o elenco treinar fundamento? Alguém já viu o sistema que a Alemanha desenvolveu, Footbonaut? Será que ninguém consegue replicar aqui? E sistema tático, transição? Não treinam não?

    Curtir

  2. Marco permalink
    06/03/2014 11:17

    Gosto deste blog, dos posts e comentários, sempre muito técnicos.
    O melhor blog corinthiano que leio, sem dúvidas.
    Mas alimentar essa coisa da mídia ninja de “maldição de Itaquera” é demais.

    abracs

    Curtir

    • 06/03/2014 11:23

      obrigado!

      Mas não estamos alimentando nada… ELA EXISTE!

      Haha!

      O pessoal entendeu a brincadeira: se continua sem vencer cria uma “Maldição”, mas, pelo debatido até agora, é mais culpa técnica do que qualquer outra coisa.

      Curtir

  3. 06/02/2014 18:38

    1. Fui ao estádio vi os lances e vi os gols. Sensacional. Fui de táxi até o terminal Barra Funda, metrô até Artur Alvim e 1 km de caminhada. Moro em Perdizes e levei 1h20min para ir de casa até o assento dentro do estádio. E 1h35min para voltar. E acho que quando nos acostumarmos com o trajeto (e a porra da FIFA for embora) e o estádio serão 10 a 15 minutos a menos. Sem problemas para mim.

    2. Bobagem que o estádio não é um alçapão. Ainda não é, mas pode ser sim. O que você menciona é puramente psicológico na nossa parte. Basta nos acostumarmos (e a torcida colaborar) que pode facilmente virará um alçapão.

    3. E lá vem parcialidade de novo… é sim bastante discutível que nosso elenco é inferior ao G4. Quem tem elenco melhor? Repito minha opinião. Cruzeiro, OK. Inter, Fluminense e São Paulo, talvez. Só. Ou seja, na minha opinião estamos fácil entre os 6 melhores elencos. O que obviamente não quer dizer que temos um elenco bom, mas sim que a maioria tem elenco pior. Mas ainda não temos time, apesar da demora e de boas indicações de que poderemos ter.

    4. O empate é responsabilidade principalmente do Mano. Isso não tenho dúvida em dizer. Claro que ele não tem culpa do Cleber ter desviado a bola no gol do Botafogo. Como não tem culpa dos nossos atacantes perderem tanta chance de fazer o segundo gol. Mas me parece óbvio que que somos ruins de contra-ataque. Nesse caso ao invés de tentar, e ficar pouquíssimo tempo com a bola nos pés (nossos ataques eram curtíssimos e logo devolvíamos a bola ao Botafogo), não seria melhor tentar trabalhar – e manter – a bola (como tentou fazer o Botafogo após fazer o gol)? Eu acho que sim. Além disso, após várias chances desperdiçadas, recuamos excessivamente a partir da segunda metade do segundo tempo (contra atacando com no máximo dois jogadores), marcando no primeiro terço do campo e oferecendo 2/3 do campo ao Botafogo que se alojou no meio do campo e demos chance ao acaso. E o “acaso” obviamente e previsivelmente nos puniu. Técnico inteligente não dá chance ao acaso. E já demos três vezes nos últimos jogos (São Paulo, Atlético-PR e Botafogo). Em outros tempos o Mano seria chamado aqui no boteco de burro (como foi ostensivamente no estádio ao final do jogo). Burro com azar :-).

    5. Apesar da análise um tanto ácida acima, acho que jogamos bem e parece que teremos um time em breve. E teremos uma terceira pré-temporada e, aparentemente, bons reforços no retorno. Continuo no modo “otimismo moderado.”

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      06/02/2014 20:16

      3. concordo plenamente.

      4. discordo plenamente. rsrs. a sua analise cabe nos jogos do atlético-pr e do são paulo, que jogamos por uma bola, o jogo de ontem não foi isso. criamos muito e faltou qualidade e frieza pra matar o jogo. o botafogo teve 2 chances de gol o jogo inteiro, as 2 em cima do nosso fraquíssimo lateral esquerdo, uma cabeçada que o Walter pegou no primeiro tempo, e o gol que o cara tomou um drible como se jogasse ainda no pré-mirim. em minha opinião, se o mano tem culpa de algo, é em insistir na escalação do fabio santos, o lateral nulo. nulo no ataque e nulo na defesa.

      Curtir

      • 06/02/2014 20:21

        4 – quando falei dos três jogos não os quis comparar no total, mas apenas na renuncia em atacar nos 15 últimos minutos de jogo, dando chance ao acaso. Durante o jogo todo acho sim que fizemos um bom jogo ontem (como disse em 5). Mas demos chances ao acaso, o que pode nos punir mesmo com um Botafogo (fraquíssimo) do outro lado.

        Curtir

      • Max permalink
        06/02/2014 20:30

        Estivemos sempre muito perto de matar o jogo ao contrário do jogo do SPFC e CAP e falhamos na conclusão, paciência.
        O recuo nos minutos finais é instintivo do time sem confiança (a até de alguns com confiança). O técnico pode ficar ali gritando SAI!, SAI! durante todos os 15min finais e ainda assim o time não vai sair. Já vi acontecer com o Tite.

        Curtir

        • Morgana permalink
          06/02/2014 22:02

          Nossa… lendo seu comentário até lembrei das inúmeras vezes que eu reclamei do time do Tite.
          Eu achava tbm que era algo inerente àquele time, recuo era quase piloto automático.

          Curtir

    • 06/03/2014 9:37

      1) Nesse tempo, complica se não tiver lugar marcado.

      Já não fui nesse jogo porque não daria tempo de sair de onde eu estava (se fosse no Pacaembu, daria). Mas aí é meu caso.

      2) Não discuto isso, mas o fato de hoje ele ser mais pilhagem sobre o jogador nosso do que o adversário. Em suma, precisamos contratar caras que não são os preguiçosos habituais do futebol brasileiro. Mas que respondam à pressão da plateia.

      Tem de ter o espírito inglês. Exemplo: tomou o empate no Domingo e poderia buscar a vitória na base da correria, mas não o fez. Como todo time brasileiro.

      3) Pô, mas terminou bem acima do esperado! Todo mundo falando que perdeu o jogo na falha técnica (de não aproveitar as chances criadas).

      Pelo seu critério, o Mano tem de levar nota 10, com louvor.

      Insisto que falta ali a estrela que resolve. Vamos lá: e se Fred, com todos os problemas médicos que tem, estivesse nesse jogo?

      5) A-há!

      Curtir

  4. Daniel permalink
    06/02/2014 18:18

    Confirmando o que o dono do boteco tem dito, Petros falou sobre o gramado e ressaltou a rapidez que dá ao jogo: “O gramado da Arena parece uma quadra de futebol de salão. É muito rápido. Ontem, colocaram um pouco de areia. Não tem condições, principalmente para nós que marcamos, quando pegamos jogadores rápidos. Acho que a Fifa quer ver gol e não pensa em quem tem que defender”

    Curtir

    • 06/02/2014 18:43

      Vale para as duas defesas. E quem tem jogadores rápidos e joga rápido no Brasil? Quase ninguém. Respeito a opinião, mas acho desculpa.

      Curtir

      • 06/03/2014 9:45

        Mas isso favorece o contra-ataque, por isso o maior prejudicado é o time da casa.

        O que o Corinthians tem de fazer é aprender a jogar num campo de alta velocidade. Para isso precisa 1o de jogadores adaptados a isso (uma coisa meio óbvia que o CT tenha o mesmo gramado e não tem ainda).

        Curtir

        • 06/03/2014 11:33

          Certamente, não faz sentido que se tenha nos campos do CT uma espécie de grama diferente da do estádio, mas imagine o custo disso! Se só a de Itaquera já dizem que precisa de serpentina borrifando água gelada nas raízes, controle computadorizado de temperatura, jardineiros treinados pela Agência Espacial Européia…

          Curtir

    • Max permalink
      06/02/2014 20:17

      Ele só foi inocente em por na conta da FIFA quando na verdade o Corinthians que definiu qual gramado usar.
      Penso que num futuro próximo quando o time estiver adaptado ao gramado ele será um problema para os adversários e não mais para nós.
      Com todos os tropeços, problemas e infortúnios, ocupamos uma honrosa 3a colocação.

      Curtir

  5. Marcelo Iunes permalink
    06/02/2014 11:11

    Eu avisei que jogo contra o Botafogo era Zica…..basta ver no post da semana passada.
    Abs

    Curtir

  6. Max permalink
    06/02/2014 7:07

    Ainda sobre a “maldição do Itaquerão”, próximos dois jogos em casa: Inter e Palmeiras.
    Vai Corinthians!

    Curtir

  7. Daniel CMS permalink
    06/01/2014 22:59

    Vi o jogo na TV, até porque estou descontente com as duas pontas da torcida: por um lado muito expectador Instagram, por outro os babacas que nos tiraram diversos mandos ano passado. (Desabafo)

    A diferença do time de hoje para o do ano passado é que criamos muito mais chances de gol, inclusive com tabelas pelo meio. Isso agrada.

    Nao sei porque o dono do boteco disse que a bola corre muito nesse gramado: eu achei que faltou MOLHAR a grama. 🙂

    Curtir

    • 06/03/2014 9:43

      É isso.

      E tem mais… As TOs puxam cantos que não tem nada a ver com o jogo.

      Time está no ataque, escanteio, momento de pressão… E eles cantam aquela musiquinha chata da libertadores.

      Juizão roubando e… eles cantam a musiquinha chata da libertadores.

      Pqp!

      Curtir

      • 06/03/2014 11:36

        Saudades do Marcelinho chamando a torcida para o bom e velho “Timão ê-ô” nas cobranças de escanteio…

        Curtir

  8. 06/01/2014 21:56

    Concordo com todos os comentários abaixo, não vou chover no molhado.
    Que após a Copa tenhamos, além de Elias e Lodeiro (?): um atacante, um zagueiro e um lateral (E ou D, o outro lado fica com a cobertura do zagueiro que virá).
    1- Que puta goleiro o Walter ein!
    Boa Copa!

    Curtir

    • 06/01/2014 22:25

      Sobre o Walter, impressionante! Depois desses dois jogos, fiquei até pensando com meus botões se é loucura pensar que ele possa ganhar a posição do Cassio.

      Curtir

      • 06/03/2014 11:39

        No varejo, o Walter sempre me pareceu mais equilibrado nos fundamentos que o Cássio. Resta saber se, na hora do pega pra capar, tem o mesmo poder de decisão…

        Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      06/01/2014 23:18

      E muita gente mesmo desceu a lenha quando foi contratado. “Corinthians comprando o goleiro do time que caiu no Estadual?” Então…

      Curtir

  9. Cesar Augusto permalink
    06/01/2014 21:04

    O Corinthians perdeu 7 pontos “imperdíveis”. Figueirense, CAP e BFR.

    De qualquer forma, o time está em terceiro lugar. Quem imaginaria tal posição no início do campeonato? Está tudo muito igual, exceto o Cruzeiro. Vi Flu x Inter e, sinceramente, não são melhores que o Corinthians tampouco tem potencial para serem melhores.

    Vejo o Cruzeiro sobrando, mas teremos a janela. Everton Ribeiro deve ir embora.

    O SPFC é um adversário forte porque é um time mais ofensivo que vem conquistando vários pontos nos finais das partidas. E a arbitragem é tricolor desde a primeira rodada.

    O Corinthians precisa de um jogador mais experiente com ascendência sobre o grupo. Um jogador que tenha condições técnicas e morais para cobrar os demais. Ralf, o atual capitão, não é esse cara.

    Eu não esperava que Paulo André, mandado embora por Gobbi, fosse fazer tanta falta. Cléber falha constantemente.

    Hoje, faltou “matar” o jogo. Oportunidades não faltaram. O Botafogo deu todo o espaço do mundo para o Corinthians definir a partida e o time falhou.

    Porém, não vejo maldição do Itaquerão. O time estava bem à vontade e por falhas individuais, sofreu o gol.

    Faz parte do futebol e, principalmente do confronto com o Botafogo, que é zica pura.

    Estou confiante.

    Tenho certeza que #vaidartime

    Curtir

  10. André Pinheiro permalink
    06/01/2014 20:18

    perdeu muito gol, ta faltando banco pra esse time

    com todo respeito aos fãs do fabio santos, mas vai tomar um drible daquele no fim do jogo la no quinto dos inferno, continuo falando aqui, se é pra pra ter um lateral que é nulo ofensivamente e ridiculo defensivamente, eu ainda prefiro o uendel que apesar de ser ridiculo atras tb, cria pelo menos algum lance de gol durante o jogo

    Curtir

    • 06/01/2014 22:27

      Fiquei com essa pulga atrás da orelha também. Mas ainda confio menos no Uendel que no FS. Até porque, num elenco de gente com pouco tempo de casa, pode ser bom manter algumas referências mais antigas.

      Curtir

    • 06/01/2014 23:47

      Preciso ver essa falha, mas o uendel era bastante regular quando chegou: todo jogo uma falha que resultava em gol.

      Contrataram pela parte ofensiva apenas

      Curtir

      • André Pinheiro permalink
        06/02/2014 10:33

        começa a reparar entao em quantas chances de gol o fabio santos cria para o adversario por jogo, é que nem todas entram, ontem podia ja ter saido o 1×0 pro botafogo na cabeçada em cima dele que o walter pegou no começo do jogo. teve uma do borges na quarta, o gol do sport surgiu numa cabeçada em cima de quem? é isso que to falando, os 2 entregam todo jogo, pelo menos o uendel cria alguma chance de gol

        Curtir

  11. Max permalink
    06/01/2014 19:54

    1 Eu perdi a chance do número de jogadas de gol que tivemos pra fazer o 2×0 e a narração do PFC dizendo que pedimos pelo empate. Corinthians foi BEEEEMMMM superior no jogo que vi.

    2 Subi minhas expectativas e acho que temos time pra G4 sim, principalmente após a Copa.

    3 Nosso desempenho nesse BR depende diretamente de quanto tempo vai demorar pra acabar com a MALDIÇÃO DO ITAQUERÃO e isso passa por vencer um ou dois clássicos ali. O primeiro clássico ali vai criar um ambiente pra: 1 vitória heróica do Timão ou 2 goleada contrária e crise.

    Curtir

  12. 06/01/2014 19:15

    – Corinthians jogou bem, criou uma penca de chances de gol – em certo momento do meio do segundo tempo, a TV contou 15 finalizações contra 2 do Botafogo -, Jadson fez um golaço, mas não conseguimos fazer o segundo.
    – O gol dos caras veio em falha dupla de Fábio Santos e Cleber, este até por certo azar. Mas pelo jeito, se vamos com essa zaga, vamos ter que nos acostumar a lidar com erros do cara.
    – Sobre a lateral-esquerda, já vi gente pedindo banco pro FS. Fico na dúvida, primeiro porque o time precisa evoluir no coletivo, segundo porque não confio em Uendel. Mas que o titular volta a mostrar seus velhos problemas é inegável.
    – Mano fez substituições questionáveis – não vi a coletiva pra ver se ele tinha justificativas. Imagino que quis dar mais gás para o meio campo pra segurar o toque de bola na frente. Não deu certo, mas não coloco esse empate na conta dele.
    – Concordo plenamente com os pontos positivos que você destaca no fim do post. E acho que gente colocar o emprego do Mano em risco nessa situação mostra que essa análise é bastante estranha e muito pouco calçada nos fatos.

    Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      06/01/2014 21:38

      eu tava ouvindo rádio; tirei da transmérica pq o comentarista santista desceu o pau no Mano pq “recuou” o time; pus na CBN e tirei 1min depois pq o primeiro comentário foi que mano era culpado do empate pq errou tirando o Jadson e Petros (aos 35 e 38 do seg tempo?). Pus na JP e o primeiro cara sensato que ouvi: “a verdade é quando Mano tirou Jadson e Petros, era o momento em que o Botafogo começava a ganhar espaço….”. Ou seja, não foram as mudanças que f*, as mudanças foram tentativas de retomar…não deram certo, massss…e se o Zé Paulo não chuta que nem menina aquela bola na cara do gol, não iam estar falando que o Mano foi bem em mudar no time quando estava ameaçando sofrer atras e matou o jogo? Enfim, futebol se analisa no conjunto, não em um detalhe aqui e outro acolá…se falassam no começo do campeonato que estaríamos em terceiro lugar na parada da Copa, quem não falaria “pô, se for assim tá ótimo!!”??

      Curtir

      • 06/01/2014 22:54

        Romarinho estava nitidamente cansado quando saiu, acho que o mesmo deve valer para os outros. Eu teria tirado o Guerrero pra botar o Malcom e deixado o Petros, mas não foi nada determinante. O que foi determinante foram os gols perdidos (queria ver a estatística) e a cagada de FS e Cleber.

        E com certeza fechar esse momento em terceiro é muito bom! Vamos ver até onde chegamos.

        Curtir

      • 06/01/2014 23:52

        Está um pouco demais mesmo o fora Mano na mídia.

        De certa forma, o Parreira também sofreu isso e só foi aceito quando montou um belo time no Corinthians.

        Curtir

    • 06/01/2014 23:44

      No caso do FS, isso só faz sentido se você trem um lateral realmente melhor.

      Mas acho que no Brasil, lateral bom vai embora muito rapidamente

      Curtir

  13. Cesar Cachaça permalink
    06/01/2014 19:10

    jogo: só vi o primeiro tempo. Mas juntando isso + estatísticas + melhores momentos + rádio, a avaliação que faço é que o time foi amplamente superior, teve algumas chances para matar o jogo, mas foi incompetente e tomou o empate naquele enredo futebolístico tão conhecido nessas situações (quando perdemos a terceira chance consecutiva, eu tive certeza que o jogo acabaria empatado…). Mas vamos lá, agora é pausa para a Copa. Com 1 ou 2 reforços, se não pegar g4 é fracasso. Não tem invasão / mau planejamento para desculpar isso. Estou vendo Flu e Inter nesse exato momento, que teoricamente seriam outros candidatos a g4. Não devemos em nada (em elenco, estrutura, técnico etc). Não dá para aceitar perder vaga para um desses como “natural”. O título pode depender mesmo do Cruzeiro; se não desmanchar, é time para repetir o enredo do campeonato passado, pq é um time que pode peidar na tanga num confronto direto mas irá cumprir com competência o enredo de ir ganhando seus jogos fáceis / medianos.
    Time: olhando a big picture, eu vejo uma evolução mais ou menos lenta mas constante nesses 9 jogos. A maior dificuldade desse time era propor o jogo; fizemos 2 jogos consecutivos onde isso, de uma forma ou de outra, foi alcançado. Hoje faltou matar o jogo? Sim, faltou, e essa talvez seja uma próxima etapa. Mas eu vejo as etapas sendo alcançadas, mais lentamente do que gostaríamos, mas ainda sim sendo alcançadas.
    Quem ouve as rádios hoje deve achar que o Corinthians está na zona do rebaixamento; não que é o melhor paulista e que encerrará essa primeira etapa em terceiro lugar. O que xingaram / criticaram o Mano nas rádios que escutei foi brincadeira. Falaram em “recuar” o time, falaram em culpa em ter tirado o Petros (aos 40 do seg tempo?). É impressionante a má-vontade. Os pé tortos que perderam 3 ou 4 gols nada?? Parece que o trabalho do técnico é só fazer alteração aos 30 do seg tempo, não passar 3 ou 4 meses trabalhando num time para entrar de forma mais organizada do que o seu adversário desde o começo.
    Novo estádio / campo: sim, serão necessárias adaptações. Mas acho que nada tão alarmante quanto você aponta. é só ganhar o primeiro jogo que a zica vai embora.

    Curtir

Deixe um comentário