Skip to content

Brasil 3×1 Croácia, que jogo! Que Copa!

06/13/2014

Deve ter sido o melhor jogo de abertura de Copa que eu lembre (o Brasil 2×1 USRR, não era abertura, era 1º jogo do Brasil).

Felipão veio para o jogo com um posicionamento que ele utilizou em boa parte dos amistosos, com Oscar e Hulk como extremos invertidos e Neymar centralizado, como um ponta de lança. Esse posicionamento era mais comum com Mano Menezes, com Felipão, estávamos mais acostumados com Neymar saindo da ponta em diagonal e com Oscar centralizado.

Se essa foi uma decisão pensando em Neymar aproveitando os espaços entre as linhas de defesa, foi decisão muito inteligente. De fato, não faltou espaço por ali (e do lado brasileiro, infelizmente, também). Ademais, Oscar, o outro nome do jogo, aproveitou-se que o lateral esquerdo croata é um lateral direito improvisado e venceu sistematicamente seu marcador.

Partindo da atuação de Oscar, foi notável que o jogo tornou-se cheio de jogadas de ponta visando o cruzamento, num jogo de poucas infiltrações. O gol croata foi assim, o penal foi assim e o gol que David Luiz tirou de Neymar foi assim também.

Individualmente, a gente temia pelo desempenho de alguns jogadores que não vinham de boas temporadas e, de fato, Julio Cesar, Paulinho e Daniel Alves conseguiram piorar um tiquinho a mais. JC largou bolas estranhas, Paulinho sumiu do jogo e Daniel Alves… Putz.

No 1º tempo achei a Croácia superior. Mais rápida, mais criativa, de fato, coletiva. Empatamos na individualidade de Neymar (que parece as vezes querer fazer tudo sozinho, não como um fominha que abaixa a cabeça, mas como daqueles que não confiam nos companheiros), na bela roubada de bola do Oscar e num goleiro tosco.

Brasil teve 60/70% de posse e a gente já aprendeu que isso não quer dizer jogar bem. Pelo contrário, com um meio de campo fraco e extremos muito abertos, nada acontecia.

No 2º tempo voltamos reforçados pela arbitragem, até então equilibrada nas decisões. O juiz simplesmente assumiu um lado e não falo do penal, falo de praticamente TODOS os lances. Marcou um toque de mão inexistente, anulou um gol legítimo, o belo gol do Oscar começa com uma falta do Ramirez e não marcou faltas brasileiras. Você pode discordar que o lance do Ramirez pode não ser lá uma faaaaaaalta, mas deve concordar que todas as decisões, fáceis ou difíceis foram para um lado só.

Algo aconteceu no vestiário da arbitragem durante o intervalo.

Noves fora… Vitória importantíssima. Nosso meio, no papel, já era mais franco antes do jogo. Não acho que jogou mal, mas até as 8as, os adversários são desse nível para baixo. É claro que se fosse contra o Messi, o buraco a frente da nossa zaga seria constrangedor.

Promete ser uma baita Copa!

Arena Corinthians Itaquerão Festa Fifa Ostentação

Complicadíssimo 60.000 chegando pelo terminal da CPTM. Muito apertado, muita coisa para reformar ali. A própria circulação interna ficou comprometida pelas tendas.

Bares não deram conta do público e, além das filas enormes, faltou suprimentos…

Curiosidade: no anel superior (o que você vê pela TV) os cantos (coisa de 10 metros eu chuto) são de MADEIRA!

A festa, como sempre, foi horrorosa, mas não pior que a festa de encerramento da Copa de 98 (eu estava lá). Lamentável mesmo foi sumirem com o exoesqueleto – juro que estava emocionado só em pensar na emoção que seria ver os jogadores esperando o moleque chutar a bola!

O que funcionou:

  • Acústica! O hino à capela ficou lindíssimo (choramos todos).
  • O trem da CPTM (se tiver sempre em jogos do Timão…)
  • Torcida. Para quem maldava o paulista, apoiaram 90 minutos (inclusive no momento do gol croata).

Vaias ao chefe de Estado

É bizarro fazer exercícios verbais para vitimizar a presidente quando se sabe que Chefes são eternamente vaiados em estádios no país. Partir disso e tentar ponderar sobre elite branca é um exercício idiota, pois eu afirmo que nem foi a metade dos torcedores e o coro “Hey Dilma (teve “FIFA” também), vtnc!” é típico de torcedor de clube, o que me leva a 2ª afirmação: a maioria ali não vaiou pela grosseria do palavrão e não porque apoia a Dilma (e afirmo isso pela amostra de pessoas que eu conheço que não votam nela e reclamaram do palavrão no momento). O xingamento pode ser pesado para quem não está acostumado (como minha esposa, por exemplo), mas é tão comum em estádio que nem dei conta da possível repercussão fora dele. A acústica ajudou a levantar algo que seria considerado manifestação isolada em outros locais.

Por fim, não vou falar o nome da empresa, mas na minha frente, enfardada com material de publicidade de um patrocinador da Copa, uma senhora negra, de pé, puxava o coro com a máxima veemência. Cadê o seu Deus agora?

Tem muita gente torcendo pela Copa como um modo de colorir um país melhor para os atuais governantes e tem muita gente fazendo o oposto.

Para essa gente, que não sabe aproveitar o maior evento da Terra, não sabe o que é futebol, não sabe o que é um Corinthians x Palmeiras, o boteco puxa o coro:

“Hey babacas, VTNC!”

 

 

 

 

 

Anúncios
38 Comentários leave one →
  1. 06/15/2014 14:46

    Achei ridículo termos ganho roubado.

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    06/14/2014 21:20

    Estamos no blog do Álvaro Azevedo ou Álvaro Nassif?

    Gente, não levemos tão a sério os xingamentos sofridos pela Dilma. Faz parte do jogo democrático. Não há vilões nem heróis nesta história.

    E vai Corinthians !!!

    Curtir

  3. 06/14/2014 13:03

    Mas vamos mudar o disco porque isso nem é discutir política, é discutir campanha eleitoral, coisa mais divertida na veja, carta, Nassif, JK etc.

    Curtir

    • 06/14/2014 16:05

      Tudo é política, mas não me irrito com isso, é sério.
      Ademais, tô mais preocupado é com a temperatura da breja.
      E que Holanda!

      Curtir

  4. Marco permalink
    06/14/2014 0:07

    Srs
    O golpe dos rivais com a Arena e abertura da copa foi duríssimo.
    Ontem vi nas redes sociais.
    Nao achei que a questao do estadio fosse tao relevante assim.

    Curtir

    • 06/14/2014 7:48

      nem é.

      Curtir

      • Lucio permalink
        06/14/2014 10:57

        Nao é ???
        vc só pode estar de sacanagem, Álvaro.

        Curtir

        • 06/14/2014 13:06

          Relevância alguma. Da parte deles pode ser, pelo ridículo que se esmeraram para ser sede da copa, mesmo que com um estádio horroroso.

          Minha preocupação com o Corinthians é se eles estão vigiando a balança do Jadson, Ralf e Guerrero. Os três que engordam mais fácil no PSJ.

          Curtir

  5. Cesar Cachaça permalink
    06/13/2014 19:22

    Arbritragem: o penalty foi um equiívoco clamaroso, o que é um índico do que acontece toda Copa: o anfitrião é alçado, mereça ou não, ao menos até a semi-final. Mas até o penalty eu diria que o juíz estava equilibrado ou tendendo um pouco pró Croácia, pela demora em dar cartões e por um critério de faltas esquisitas. Depois do penalty ele se perdeu feio, e aí não acho que foi roubalheira, mas sim falta de preparo mesmo. Não nos esqueçamos que ele é japonês, e teremos esse problema todo jogo do Brasil x Europeu (juízes de continentes sem expressão). Quanto ao jogo, achei uma boa estréia, dado o contexto, em casa, pressão bla bla. Acho interessantíssimo ouvir comentaristas “experientes” dizendo que jogou mal, que esperavam mais…car*, quantas copas os caras já assistiram para esperar estréias avassaldoras?!!

    Curtir

    • 06/14/2014 7:49

      A FIFA derrubou ontem a regra que impede juiz do mesmo continente dos times. O que faz sentido, pois todo jogo do Brasil contra europeu é com Japonês…

      Curtir

  6. 06/13/2014 15:08

    Bem, enfim discordamos de quase tudo, não quanto aos fatos mas quanto aos motivos.
    a- Vi penal, mas no replay e em slow motion, foi erro simples do João no apito, plenamente excusável e que ele apite futebol de botão doravante.
    b- nossos laterais são black blocs.
    c- esse público não era de futebol Álvaro, pelamordedeus, era, como será aqui em Bsb, tudo gente limpinha e cheirosa, que torce o nariz para o PT somente por ranço preconceituoso (valeu a redundância). O que me faz ter vergonha de ter nascido em São Paulo, e no Itaim, metade dos que conheço daí reproduzem gestapices sem sentido. Mas graças Deus sou 50% cearense e casado com piauense.
    d- não acredito em teorias da conspiração, não antes de acontecer, então dia 14/7 me provem o tal juiz da casa.
    e- estive todas as sextas feiras de 1991 protestando contra o Collor, enquanto ele descia a rampa com pompa, cantávamos o hino Nacional e liamos nossos textos (todos nós de esquerda, vinculados ao movimento estudantil, alguns estão aí fazendo exoesqueleto hoje), e o único que xingava era o presidente, que inclusive nos deu o dedo (foi matéria de capa nos jornais). Eis a diferença das elites, na parte do jogo democrático e da inteligência.
    f- se tivéssemos um meia com experiência teríamos um jogo com mais tranquilidade, KK? Ronaldinho? Agora já era…
    g- vou curtir a Copa pra caralho, irei a jogos e acho que será excelente.
    Abraços!

    Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      06/13/2014 19:19

      não vou discutir política com você; mas assim como é preconceituoso dizer que “nordestino vota no pt pq é burro e/ou ganha bolsa família” (não é verdade, a análise é muito mais complexa do que isso), é tão ou mais preconceituoso dizer que alguém torce o nariz pro PT por preconceito. Há motivos legítimos para os 2 lados. Então, mais respeito, por favor…

      Curtir

      • 06/13/2014 19:49

        Uma grande diferença, mas não tome dores, respeito todas as opiniões e tenho as minhas, que desejo sinceramente que não sejam assimiladas, mas discutidas, abraços

        Curtir

      • 06/13/2014 20:02

        Nordestino não vota no PT porque ganha Bolsa Família, mas porque o PT tirou o sertão da miséria, integrando-o, finalmente, ao restante do país. Embora passem pelos mesmos mecanismos, há uma enorme diferença entre os dois conceitos.

        Curtir

    • 06/14/2014 7:52

      c- Se fosse o FHC ou o Alkmin não haveria vaia? Claro que haveria, né! O povo vaia qq um no estádio e não é uma vaia seletiva é por representar a classe política.

      Curtir

      • 06/14/2014 9:52

        estive na Cdc, ali foi vaia, normal, ficou rancento e fascista mandar um presidente tomar no cu

        Curtir

      • 06/14/2014 10:16

        E mais, na cdc, eu e muitos aplaudimos a presidente ao mesmo tempo. Não foi o que aconteceu no estádio do Corinthians, o único time de origem popular de SP, que teve posturas extremamente importantes para a reconstrução da democracia. O que aconteceu me revoltou e envergonhou, bem como grande parte da torcida e grande parte do povo de Itaquera também.

        Curtir

        • jr. permalink
          06/14/2014 12:11

          O que vc não vê, é que de Democracia, essa dilma só sabe destruir, ou ela assaltava bancos, e planejava assassinatos pela democracia? E quanto a esse decreto bolivariano que ela traiçoeiramente baixou nas vésperas da copa? è democrático? Essa mulher está afundando o Brasil. E depois della e delles, não vai sobrar país nenhum, nem pra vc, nem prá mim , nem pros filhos de ninguém. Me desculpe discordar, patrício, mas a verdade é que não importa a coloração della, ella é muito ruim.

          Curtir

        • 06/14/2014 13:08

          Esquece isso você também! Que besteira!

          Curtir

        • 06/14/2014 12:59

          Esquece isso

          Curtir

        • Nicolau permalink
          06/16/2014 8:42

          O jr. aí falou uma série de bobagens tão grandes que fica complicado…

          Curtir

  7. 06/13/2014 14:11

    E, neste momento, o bandeira deliberadamente fabricando um empate entre México e Camarões… Coincidência?

    Curtir

  8. Alexandre Lemos permalink
    06/13/2014 12:46

    copa comprada sim.isso não é negociado com as outras 31 seleções, mas com a cúpula da Fifa e alguns membros da CBF e Governo ., observem alguns pontos: Brasil só chega ao maraca se chegar na final; nao joga em horarios absurdos 12h, 13h, 14h, e ontem mais uma evidencia

    Curtir

  9. Cesar Augusto permalink
    06/13/2014 12:18

    1. Para uma estreia, o time foi bem. Não gostei do posicionamento da equipe na primeira etapa. Até escrevi no twitter que Oscar rende mais pelo centro. Estava na direita. Neymar rende mais pela esquerda. Estava no centro. Hulk rende mais pela direita. Estava na esquerda. Taticamente, não funcionou.

    Neymar, centralizado, funcionava com Mano Menezes porque não havia a figura do centroavante estático. Felipão pegou a ideia, mas não a executou de forma correta. Aliás, taticamente, o Felipão é nota 4. Sem a sorte, que lhe é característica, seria, no máximo, um Celso Roth.

    Paulinho esteve péssimo, sem ritmo de jogo. Os laterais, como era esperado, são ótimos no apoio, fracos na defesa. E Thiago Silva, aparentemente, está com problema físico.

    Salvou-se Neymar e Oscar. O primeiro, gostem ou não, é um fenômeno. Têm 33 gols na Seleção e já é o sétimo da lista. Ultrapassará o Pelé, que tem 77. O segundo era o mais pressionado e foi o melhor em campo. Perceba que Felipão só colocou William aos 40 do 2º tempo para não criar problemas e, por consequência, dar tranquilidade aos titulares. Parreira disse que, em 1994, não colocou Ronaldo para não se complicar, já que seria inevitável a pressão para colocá-lo de titular, pois estava voando nos treinos.

    O time evoluirá. Em 2002, também, começamos aos trancos e barrancos.

    2. Arbitragem, sempre, a favor do Brasil. Ou alguém, em sã consciência, esperava outra coisa?

    Eu sempre lembro de 1982. Se não roubassem a União Soviética em 1982, ficaríamos em 2º no grupo e enfrentaríamos na segunda fase, Polônia, de Lato e Boniek, e a Bélgica, de Pfaff e Ceulemans. Era barbada. Na semifinal, pegaríamos a Itália em outra condição, se é que a Itália ganharia dos soviéticos. Historicamente, os soviéticos levavam vantagem contra a Itália.

    E teve “roubo”, em 1962 com o sumiço da súmula e, principalmente, o assalto em cima da Espanha com o famoso lance do Nílton Santos.

    Em 1970, com aquela cotovelada do Pelé no Matosas, do Uruguai.

    Em 1986, o gol do Michel.

    Em 1994, a falta no Branco não existiu.

    Em 2002, Turquia e Bélgica foram aniquiladas pela arbitragem.

    Em 2010, Fabiano fez gol ajeitando com o braço.

    E, assim, sucessivamente…

    3. Não se deve levar tão a sério um xingamento proferido em campo de futebol.

    Quem xingou, se bobear, até é eleitor da Dilma, também. O brasileiro é fanfarrão por natureza. O ato não foi protagonizado por eleitores contrários ao governo, mas sim contrários a política, em geral.

    De qualquer forma, os xingamentos transformaram a Presidente em vítima. Em suma, o tiro, ou melhor os xingamentos, sairão pela culatra.

    Vale ressaltar que foi a 1ª vez que um Chefe de Estado não discursou na abertura de uma Copa do Mundo, ou seja, com xingos ou sem xingos, a Presidenta não teve postura de estadista. Só pensou em 03 de outubro.

    Houve um exagero nos xingamentos, mas minimizemos a questão.

    Aqueles que tentarem faturar politicamente com estes xingos são verdadeiros canalhas, tanto de um lado, quanto do outro.

    Por fim, reconheçamos, Dilma não tem nada a ver com o futebol. Ao final, fiquei até com pena da Presidente, sinceramente.

    Quem prometeu ao povo brasileiro que a Copa seria bancada pela iniciativa privada não foi a Dilma. Foi Lula. Se alguém deveria ser vaiado, esse alguém era Lula. Se alguém deveria ser aplaudido, esse alguém, também, era Lula.

    Mas onde estava Lula?

    Como diria Nelson Rodrigues, “a vaia é o aplauso do ofendido”.

    Curtir

    • 06/13/2014 12:30

      1 pela sua conclusão final, também acho que ele não vai colocar o Maicon

      2 e você foi dos que mais lembrou disso ANTES

      3 boa!

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        06/13/2014 13:22

        Em princípio, joga o Daniel. Felipão não queima jogador. Lembro que, em 2002, Juninho Paulista, de 2º volante, jogou 4 partidas como titular. Quando saiu, no jogo contra a Inglaterra, entrou Klebérson.

        Neste ano, a entrada do Maicon é natural. Marca mais, tem mais força física e é bom no jogo aéreo. A Croácia levou enorme vantagem nas bolas aéreas contra Marcelo e Daniel Alves. E fez isso o jogo todo.

        Outro que dançará, se não melhorar, é o Paulinho. Está sem ritmo de jogo e marcando pouco. Fernandinho seria o cara. E Luiz Gustavo não me pega. Quando o Brasil precisar atacar a sua presença é inútil.

        Curtir

    • 06/13/2014 14:30

      É de praxe. Vaia-se mais a Autoridade do que a pessoa que, por ora, a representa.

      Tanto que Lula foi vaiado no Pan e isso não teve significado algum; pouco depois, terminou seu mandato com a maior aprovação da história. E elegendo a sucessora. O problema é que, com ela…

      Com ela, a coisa foi mais grave. Não foram vaias, mas uma grosseria e humilhação públicas inadmissíveis num evento daqueles, em cadeia mundial – mesmo considerando que, no fim das contas, trata-se de um estádio de futebol, aquele shopping.

      Curtir

      • 06/13/2014 14:42

        tamo junto

        Curtir

      • Sérgio santana permalink
        06/14/2014 8:44

        Achei a mesma reação que tiveram aqueles professores no face, ao tirarem foto de um sujeito de bermuda no Aeroporto, e ficarem ridicularizando. Não aceitam a democracia e não querem ver um metalúrgico nem uma guerrilheira no poder, querem que devolvam o glamour na forma de um playboyzinho qualquer.

        Curtir

  10. 06/13/2014 11:40

    Bom jogo.

    Oscar foi o melhor em campo, não o Neymar.

    Foi pênalti. Mesmo que o Fred tenha se jogado. Aquela mão no ombro atrapalha pra caramba.

    O juiz era muito fraco.

    Não achei falta do Ramirez, mas depende do ponto de vista.

    Quanto as vaias e xingamentos deu pra perceber que não foi a maioria do estádio. Eu acho válido.

    Curtir

  11. Alexandre Lemos permalink
    06/13/2014 10:49

    deu nó no estomago essa arbitragem, Kajuru afirma que a copa ta acertada e que Felipão sabe, só resta torcer pra uma Argentina, Aelmanha e Espanha da vida fazerem justiça

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: