Pular para o conteúdo

Copaço, Round 1

06/17/2014

Aqui no boteco, a gente praticamente concordou que o GRANDE RISCO dessa seleção era acreditar demais na MÍSTICA conquista da CdC. Temíamos que a temporada ruim de alguns CRACKS se rastejasse para Copa. O temor era maior, pois o consenso do boteco é que Felipão não é entendido DAS TÁTICA e, se tem algo que evoluiu extraordinariamente no jogo, é a tal tática.

Para confirmar que nossos diabinhos estavam certos, todo mundo que jogou mal em 2014, jogou pessimamente mal hoje. Até JC, que dizem ter feito grande defesa aos 40 e tantos, de fato, espalmou para o meio da área a única bola que tinha endereço. Paulinho, mal no Tottenham, mal no Brasil. Oscar deve ter se lamentado que não tinha um lateral croata improvisado para ele driblar e Daniel… Bem, Daniel… PUTZ!

Para você entender essa seleção, é obrigado a resgatar a história: Mano investiu pesado na formação do meio de campo da seleção. Perdeu um tempão nisso e quando a transmutação parecia concluída, foi mandado embora. A alquimia que transformou a seleção em ouro era variar o sistema entre o 4-2-3-1/4-3-3/4-4-2 (parecido com o Timão atual), abusando da coringabilidade do Neymar, de Oscar centralizado e de dois volantes ofensivos (Ramirez e Paulinho).

Já com Felipão, o negócio não é passar pelo meio (lembra um pouco o 4-2-4 do Tite), é colocar logo a bola no ataque a partir de lançamentos dos zagueiros. Assim, Felipão chegou e já foi logo colocando um marcador sem passe algum no meio (e foi surpreendido quando Paulinho resolveu uma partida aparecendo na área).

Mas foi definitivamente ao 1º minuto do 2º tempo do jogo de hoje, que Felipão sepultou toda a iluminação manística. Ao retirar um jogador de meio e colocar um baixinho com alegria nas pernas, perdemos um meio que já não era nosso e o que se seguiu foi feio bagarai (mas divertido, não negue!). Imagino ter testemunhado o maior erro estratégico em Copas, desde os 3 patetas zagueiros do Lazaroni. O curioso é que você ouve: “Luis Gustavo se salvou”… É claro, Pedro Bó! Serviço não falta para ele, pois o time sempre está na defensiva.

Ainda bem que eu não torço só para essa seleção, pois nada pior do que a estupidez vociferada nas entrevistas.

O Felipão de hoje disse que evoluímos 10%.

Temos um cômico.

Em tempo: o PVC no post pós jogo criticou +/- o que eu falei antes, de que a seleção treina mal, não faz trabalho tático.

Mensagens sublimares importantes

  • Portugal em toda a preparação nunca mostrou que tinha um time para o CR7. Do time inteiro, salva-se o Coentrão que já voltou para Lisboa. CR7 é uma Marta.
  • Como são ruins nossos comentaristas esportivos! “Olha aí, o time RECUOU” ou “Estou gostando desse futebol ofensivo da Copa”. A certeza é que eles não prestam atenção no jogo, só no resultado.
  • Acho que a essência do jogo é a que vimos na CL, no Mourinho e um pouco do que o Mano tentou no Timão. Substituição da ideia de que eu preciso sustentar a posse de bola, pelo conceito de que eu preciso recuperá-la (preferencialmente no erro adversário) e sair rápido para a conclusão da jogada do ataque. É um jogo extremamente DEFENSIVO a maior parte do tempo (e, porque não, lembra o Tite na despertadores).
  • Do que eu vi até agora: ITA, GER > NED ING > MESSI > all. Tiro a FRA da lista, pois acho ainda meio fraca com o Benzema no ataque e o BRA precisaria melhorar a cada jogo, coisa que não aconteceu.
22 Comentários leave one →
  1. 06/19/2014 14:07

    Todo veneno tem seu antídoto. A Espanha fez escola com a posse de bola. E todo mundo, até acertadamente, quis copiar. Mas, e quem não pode copiar? Vamos dar um jeito de resolver o problema. O esquema é marcação pressão, muito vigor físico, deixar o adversário pensar que está controlando o jogo e atacantes espertos, prontos para dar agulhadas fatais. E assim vemos ruir a ‘era do meio campo’.
    Tá bem divertido.

    Curtir

  2. Cesar Cachaça permalink
    06/18/2014 23:12

    a única ressalva que faço é que a Alemanha > all…a Itália tá bem arrumada e tem MUITA camisa, e por isso sempre deve ser respeitada. Holanda nos mata-matas pode se postar atrás e Robben e Van Persie resolverão numa bola. No resto…Argentina, como sempre, vai se perder por não ter técnicos minimamente razoáveis para por o time para jogar. Pelo visto chegamos até as quartas…

    Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      06/18/2014 23:14

      na verdade o caminho, aparentemente, vai estar tranquilo até a Semi…

      Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    06/18/2014 11:15

    Mano estava no caminho certo ao jogar sem centroavante.

    Felipão ganhou a Copa das Confederações e o coração da imprensa, que está totalmente contaminada pelo “pra frente brasil”. Não há cobranças, não há questionamentos e tudo que Felipão faz é relevado. A ideia vendida pela mídia que Felipão começou o trabalho do zero não se sustenta a 2 linhas. Havia um trabalho, um árduo trabalho, que ele usurpou para si como se nada tivesse acontecido na gestão Mano Menezes.

    Felipão pegou um time, taticamente, quase pronto injetou doses cavalares de “espírito de equipe” e “aspecto emocional”, colocou um centroavante, um volante marcador e um novo goleiro. O resto do time é o mesmo da época de Mano Menezes.

    Só que urgia, e Mano tinha ciência disso, que o Brasil jogasse sem centroavante poste. A Copa das Confederações nos enganou.

    Mas, nem tudo está perdido.

    O Brasil se classificará, provavelmente, em primeiro. Se pegar o Chile nas oitavas, ótimo. Caso contrário, complica, mas há possibilidades mesmo contra Espanha ou Holanda na base do “vamuláquedá”.

    E se faltar alguma coisa, a arbitragem completa o serviço.

    Por enquanto, pelo que vi o Brasil está abaixo de Itália e Holanda. Não vi a Alemanha, mas o resultado diz que estamos muito abaixo. A Argentina é mais ou menos.

    Enfim, o México anulou o Brasil, mas não conseguiu contra-atacar, pois não tem material humano para isso. De qualquer forma, mostrou como parar o Brasil. Se esse time não faz o gol, logo de cara, para jogar no contra-ataque, se complica porque é um time burocrático.

    E sem inimigos imaginários, o discurso motivacional do Felipão emperra. Por isso que, ontem, Felipão, já foi mais ríspido com a imprensa.

    Se fosse pontos corridos, o Brasil não chegava nem entre os 5. Mas como é mata-mata e, em casa, o Brasil tem muita chance de avançar, mesmo aos trancos e barrancos.

    Curtir

    • 06/18/2014 12:43

      Análise perfeita, passei a manhã explicando para os incautos a tentativa do Felipão em criar o inimigo imaginário na coletiva.

      A maioria, que até acompanha futebol, não captou. Assim como não entendeu a crítica do PVC de que o time não treina taticamente. Povo acha que é só substituir que já resolve.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        06/18/2014 13:10

        A situação está muito calma e com excesso de otimismo da torcida e da mídia.

        Neste ambiente, Felipão não rende. É preciso um pouco de confusão e desconfiança para que o seu discurso faça efeito.

        Se jogar mal contra Camarões, e se classificar, ótimo. Se for zebra contra Holanda, Chile ou Espanha, melhor ainda. Mata-mata é a especialidade do Felipão.

        Curtir

      • 06/18/2014 13:52

        com dois extremos pedidos lá na frente me vem a figura de um outro técnico gaúcho de duas sílabas.

        Curtir

        • Cesar Augusto permalink
          06/18/2014 14:56

          Depois da Copa, provavelmente, o gaúcho de duas sílabas, assumirá a Seleção.

          Em relação aos extremos perdidos, vejo algumas diferenças, tendo em vista que os do Brasil tem como função primordial o ataque e os nossos eram mero assessores dos laterais, com funções nitidamente defensivas.

          Curtir

      • 06/18/2014 13:52

        com dois extremos perdidos lá na frente me vem a figura de um outro técnico gaúcho de duas sílabas.

        Curtir

    • 06/18/2014 13:49

      tamo junto.
      Quanto à Alemanha, faço ressalvas, vendo no momento a Austrália jogar pra cassette contra a Holanda.
      3 dos gols foram em erros bisonhos de Portugal, que não é um time, e joga contra 12 quando o Pepe está em campo. O Nani subia direto nas costa do Boateng, se tivesse mais cacoete…
      Camarões semana retrasada deu um sufoco nos teutos, ok sem 4 titulares, mas estavam sem 2 contra os lusos.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        06/18/2014 15:00

        Se eu fosse obrigado a apostar, jogaria todas as minhas fichas na Alemanha. Time bom, batendo na trave desde 2006 em grandes torneios, a fila de 24 anos e só existem 2 times europeus merecedores de ganhar uma Copa do Mundo em outro continente: Itália e Alemanha.

        Curtir

        • 06/18/2014 15:08

          também, esperava mais deles, que nitidamente pisaram no breque no segundo tempo.
          e ainda não vimos Schewinsteiger.

          Curtir

  4. Max permalink
    06/18/2014 8:41

    1 Hino à capela, choro. Senta e toma BAILE da torcida mexicana. A elite branca deles agita muito mais que a nossa.

    2 Sobre subir o DL. Nunca fará. Seria assumir que TUDO o que fez até agora está errado. Ele perde a copa antes de fazer isso.

    3 A sanha de Felipão por um 9 fez com que Jô chegasse a copa já que o professor não abre mão nem do 9 reserva. Ele NÃO ACREDITA em futebol sem centroavante e assim Fred vai afundando o Brasil com ajuda eficiente do Paulinho.

    Curtir

    • 06/18/2014 9:04

      1. No Itaquerao apoiamos 90 minutos (inclusive quando saiu o gol deles). Mas, como eles estão em campanha eleitoral…

      2.E acho que nem o Paulinho sai. muito menos o Daniel Alves

      Curtir

  5. 06/18/2014 1:23

    Para quem não lembra, o Pedro Bó só fazia pergunta estúpida.
    O Felipão deu uma de Pantaleão, chamando todo mundo de Pedro Bó… que fica nisso mesmo, ele está atordoado.
    Hino chorado, mão no ombro, etc. são fitinhas no burro de cigano que é essa seleção-catadão.
    Como tudo tem solução, recorrerá ao que sabe fazer desde os tempos do Grêmio, 10 atrás e chutão pro 9 lá na frente.
    Num universo paralelo Parreira deve estar se preparando para um golpe de estado. Na minha ilusão o esquema do PVC será implantado.
    Por outro lado, se tem algo que as copas dizem é que tudo que a gente acha e sabe que acha se esvai no momento Waldir Peres, ou no momento Josimar. Tudo cai em terra nesses instantes, o que é uma fagulha de esperança para mim.
    Mas boto fé no Robben, por fim, só que será mais um Maracanazzo, com água portenha na Heineken.

    Curtir

    • 06/18/2014 5:18

      Hehe. Muito bom!

      O Robben para mim tem uma particularidade: aqui no Brasil, fala-se na disputa Neymar x messi, como se o nosso cabeça de galo estivesse disputando o título do melhor do mundo.

      Ele até por conta do seu mar de patrocinadores, mas quem acompanha futebol sabe que Neymar não joga AINDA (ênfase no ainda) nem perto do nível do Robben.

      Curtir

  6. Lucio permalink
    06/18/2014 0:47

    Álvaro
    a selecao foi mal convocada.
    a verdade, é que a experiencia e talento e respeito dos adversarios por kaka e R Gaucho tem feito falta.

    Curtir

  7. André Pinheiro permalink
    06/17/2014 23:21

    até aqui gostei muito dos times da inglaterra e italia, gostei do meio de campo da frança e fiquei abismado como a alemanha brincou com os gajos sem fazer força alguma, parecia um treino de time principal contra sub17.
    torcerei muito pra que esse time ingles vá longe.

    Curtir

  8. Correa Leonardo permalink
    06/17/2014 22:36

    Apesar das substituições esquisitas, parece que Felipão tem a simpatia da imprensa, então vão continuar achando que não está tão feia a coisa. Esse Luiz Gustavo é indizível, consegue jogar PRA TRÁS dos zagueiros!

    Insisto: Paulinho, com esse futebol aí da Copa, se ainda estivesse no Timão, era banco do Bruno Henrique. O time não tem meio campo e também não tem reservas, depender do Jô e do Hernanes é de lascar.

    Se eu estivesse torcendo pelo hexa da seleção do fã do Pinochet (não é o caso), colocaria o Dante na zaga, subiria o DL pra primeiro volante e efetivava o Ramirez no lugar do Hulk. Como eu quero mais é ver o circo pegar fogo com o título da Argentina, rarará, deixa seguir assim…

    Em tempo: que Copa do cacete está sendo essa! Tirando Irã x Nigéria, que deveria ter sido impedido pela Convenção de Genebra, até jogo ruim está sendo bom.

    Curtir

Deixe um comentário