Skip to content

Copa, heróis parte XVMCIV!

06/20/2014

O 1º herói da Copa é…

Cavani, óbvio!

Suarez foi um monstruo. Inegável! Cavani, um atacante, foi o marcador que segurou, hombre-a-hombre, Gerrard. Foi o cara que deu os passes dos gols. Foi o cara que se não estivesse ali, dificilmente o Uruguai conseguiria segurar o melhor jogo inglês.

Outro cara decisivo foi Egidio Arévalo que marcou, toro-a-toro, Rooney.

Um jogo num nível estratégico altíssimo, notem como o avanço dos laterais ingleses empurrou o time uruguaio para trás e, notem como as substituições uruguaias foram para proteger desesperadamente as laterais. Não falem em recuo uruguaio (olha aí Jeff!), falem em avanço estratégico da Inglaterra pelas laterais, já que o losango de meio uruguaio segurava Gerrard (e enquanto a gente vê um jogo assim, nosso Felipe, o grande, tira um homem de meio quando está perdendo o meio).

Bom, enfim, foi um jogão como todos viram!

Lembro de nosso papo por aqui, que Corinthians deveria buscar outro perfil de jogador, que não se intime com um estádio “inglês”. Não é que estávamos corretíssimos?!

Como exemplo, o Team Brasil pode até dizer que tem mais cracks, só de que adianta tanta técnica se na hora do jogo pinta um CAGAÇO MEDONHO de errar? Foi isso que nem #URU, nem #ENG tiveram: medo de errar. Jogaram seu melhor futebol, o mais aguerrido e AMADOR possível. Nenhum dos presentes fugiu ou quis fugir do jogo (teve até um cabeçudo que exagerou nessa máxima).

Já os nossos (e alguns outros) choram no hino a capela e isso invoca o efeito oposto: diminui o aguerrimento e aumenta o cocô nas calças.

Detalhe técnico-tático do torcedor

Tem um monte de teoria besta sobre o comportamento do torcedor brasileiro, que torce com a volúpia de um fã do SPFC.

Como sempre, só eu sei a verdade! 🙂

Quem vai numa Copa em outro país? Pense… Pense um pouco mais. Só cara que GOSTA de futebol. Eu não disse que era balela governamental de que cada torcedor estrangeiro gastaria R$ 5.500,00 por aqui? Tem holandês dormindo em barracas na represa do Guarapiranga em Sampa! São caras que se matam por um ingresso, que pintam o corpo, choram, fazem o cacete!

Quem vai numa Copa do mesmo país? Pense… Só que nem pense em falar o que pensou, pois lembre-se que eu estava lá! :@

Enfim, em termos de qualidade técnica do torcedor acho que vocês entenderam.

Uma curiosa constatação: a acústica do Itaquerão permitiu que Corinthianos (5% do estádio, imagino) sustentassem um emocionante “Timão ê ô”!

Mais acostumado com a Arena Corinthians Itaquerão Fifa Ostentação

  • Precisamos verificar se esse trem expresso vai se manter… Contundo, conversando com alguns poucos torcedores que, como eu, tem pontuação alta no FT, concluímos que os acessos não conseguiriam suportar 60k de torcedores “padrão-brasilerião”. De fato, os acessos parecem que foram pensados para 40k. Mas depois concluímos que as estruturas da FIFA apertaram muito e isso talvez tenha comprometido nossa percepção de espaços.
  • Notável, e merece destaque, foi como melhorou tudo entre o jogo de estreia e do Uruguai. Vejam como os eventos-teste eram realmente importantes (e a gente não dava bola).
  • Já são 3 jogos no Itaquerão e a gente começa a se acostumar com algumas coisas, a se entender melhor nos espaços. Banheiros, gramado, visão, acústica e iluminação continuam fornecendo uma experiência única.
  • Ainda vejo problemas nos acessos e, existe um problema que vocês devem ter lido por aí, mas que vai acabar no brasileiro: as filas homéricas nas lanchonetes. Melhorou muito nesse segundo jogo pois colocaram muito mais gente e aquelas fitas para organizar fila em banco. Nunca entrei num estádio de futebol (inclusive na França-98) com tantos pontos de venda!

    E mesmo assim, filas…

    Explico: o sr. não sabe o que é assistir um jogo tomando cerveja gelada! Eu já tinha até esquecido! Aliás, a proibição da bebida (que acaba no brasileirão) é mais uma desgraça causada pela TOs…

Cadeiras

São fragilíssimas, nem sonhem em dizer que aguentam um elefante, pois não é verdade. O que o povo precisa entender é que elas estão em balanço, ou seja: não existe concreto embaixo delas como no estádio do Pacaembu, por exemplo. Elas funcionam como a cadeira de cinema que dobram automaticamente e por isso mesmo dão muito conforto para a circulação.

O problema é que por estarem em balanço têm uma posição fácil para um torcedor quebrar num golpe: seja por ter pulado inadvertidamente na ponta do material, seja ou por querer destruir algo inanimado num acesso de raiva.

Não acho que seja só mudança de hábito do torcedor, acho que deve-se reforçar a parte de baixo da cadeira com hastes metálicas dificultado a quebra do material em balanço.

E mantenho minha tese de que o custo da manutenção das cadeiras deve ser cobrado do setor que quebrá-las nos jogos seguintes (assim como privadas, espelhos, mármores etc.)

O hábito faz o monge, nos ensinam os torcedores japoneses que limpam nossos estádios (no Japão, existem poucas lixeiras e poucos garis, pois todo mundo cuida de seu lixo desde pequeno).

 

Anúncios
16 Comentários leave one →
  1. 06/24/2014 14:58

    Ninguém entende nada de futebol, Inglaterra e Itália, que fizeram o melhor jogo da primeira rodada, estão indo pra casa, fora Espanha e o sarará que a Austrália quase deu na Holanda.

    Curtir

  2. Fabiano permalink
    06/24/2014 12:48

    Por falar em herois, nota triste é o falecimento do Giba, um dos herois do primeiro Título Brasileiro do Timão…

    Curtir

  3. 06/23/2014 16:31

    Eu tendo a achar que um time avança, pois o outro deixa. É o vício da corneta. Rs.

    E fica cada vez mais claro: o estádio do Corinthians é para quem não tem medo. É para um Tevez, ou um Cavanni, ou um Suárez…

    Curtir

  4. 06/21/2014 18:18

    Pra chutar o balde geral, quebrando os paradigmas, no maior estilo Costa Rica, dada la imensa hincha latina e tals, que tal um campeão latino que não Brasil ou Argentina, é sério, vai pensando ai.

    Curtir

  5. Morgana permalink
    06/20/2014 22:07

    Péssimo para o Corinthians o ‘precedente*’ que foi aberto pela Fifa hoje.
    Estuda-se uma forma de punir a federação mexicana pelos gritos que a torcida imputa aos goleiros rivais.
    Se a CBF/STJD compram a ideia, podem meter a mão na renda dos jogos ou no mando.

    “Ofensa à dignidade de uma pessoa ou de um grupo de pessoas por meio de palavras ou ações desdenhosas, discriminatórias ou difamantes com base em raça, cor da pele, idioma, religião ou origem. Sanções:tais como uma multa, suspensão de jogo, banimento do estádio, dedução de pontos, rebaixamento de divisão, uma ordem para jogar a partida a portas fechadas, a perda de uma partida, ou a desclassificação de uma competição.”

    *apesar de estar no código disciplinar da fifa, falo em abrir precedente pq a copa inicia tendencias tbm fora do campo, então é bom ficar de olho aberto e boca fechada.

    P.S.: esta Copa é o maior Natal dos últimos tempos.

    Curtir

    • 06/21/2014 10:52

      Quem previu que a copa poderia servir para um enquadramento comportamental, parece que ela flerta com isso mesmo.

      Eu que tenho experiência vaaaaasssta em copas… :)) digo sempre que quem vai em uma quer ir em todas!

      E não é um desejo: conheci muita gente na França que acompanhava o Brasil desde de 74.

      É essa festança em todo lugar.

      Curtir

    • Morgana permalink
      06/24/2014 19:54

      E a Fifa só ficou na ameaça.
      Uma pena.
      Não aguento mais os nossos gritando essa bobagem.

      Curtir

  6. 06/20/2014 21:18

    Você está assistindo ao Linha de Passe, Álvaro? Se sim, deve ter percebido que o Calazans lê seu blogue. Ele acabou de dizer rigorosamente o mesmo sobre a questão do perfil dos torcedores. E nem deu o crédito, veja só…

    Curtir

  7. 06/20/2014 20:18

    Esta copa tá ferrando com os bolões.
    Com relaxado as torcidas, estive com a da Colômbia, que são do carajo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: