Skip to content

Grêmio 2×1 Corinthians, no inferno você joga melhor mas sempre perde para Paulo Nunes e Jardel

08/24/2014

Entre a vingança e a segurança, Mano começou o jogo pela segunda opção e entrou com Lodeiro para ajudar a marcação pela esquerda. Com Luciano na direita, Jádson pode jogar mais livre no meio. Esse tipo de saída “segura” funciona, creio eu, mais em campeonatos mata-mata. Pontos corridos, você quer 3 pontos contra adversários fracos e Grêmio mostrou ao longo do jogo todo ser um adversário fraco.

Corinthians dominou o 1º tempo sem muita dificuldade. Ora com mais posse, ora saindo rápido para o contra-ataque, o jogo tinha cara de empate ou vitória. Grêmio chegou em duas falhas do miolo de zaga, sendo que numa Anderson levou o amarelo.

A opção por Lodeiro, inegavelmente eficaz, fez o time regredir – é isso que eu penso – ao time com Petros em campo. Eventualmente, um jogador pode ser melhor do que o outro, mas creio que o time que empolgou quinta era melhor do que esse em que o extremo compõe mais a marcação.

Fomos para o 2º tempo esperançosos e em 4 minutos falhas defensivas fora do padrão provocaram um 2×0 bem amargo. Atacar Fagner ou FS (que depois entrou em parafuso) acho exagero. Vi erro, mais uma vez, também do miolo de zaga que parece ter perdido totalmente a dinâmica. Falar em apagão, de um time que praticamente não tomava gol nesse campeonato é esconder a verdade: venderam de graça o zagueiro titular, no pior momento possível.

Mano abriu mais um atacante tirando o uruguaio e foi para cima. FS perdeu o gol redentor, mas Guerrero foi lá e fez o 2×1 caindo da ponta para o meio, como quer e treina Mano.

Não sei se antes ou depois do gol, Mano foi obrigado a tirar um FS em LOOP e entrou com Uendel. Mais para frente, como Grêmio abandonou o ataque, ainda tirou Luciano por Romarinho, tentando mais um atacante (e acreditando em alguma mensagem do além que lhe soprou o nome do rapaz).

Corinthians criou jogadas, ficou perto de golaços e, inclusive, dava até para vencer. Corinthians fez um 2º tempo muito superior ao Grêmio e perdeu. Poderia ter empatado se o Helber soubesse que a FIFA criou uma normatização nova em que é marcado mão na bola, mesmo quando não há intenção. De fato, agora se diz que o jogador assumiu o risco de fazer o penal. É o lance de hoje: foi mão na bola, claro. Mas ao abrir o braço ele assumiu o risco de que a bola poderia bater em sua mão.

É pênalti, como o Gaciba explica no bloque dele no caso 2, por exemplo. E sobre a expulsão, ele viu o jogador do Grêmio empurrar o Guerrero e provocar o toque INSIGNIFICANTE de cabeças. É obrigação do STJD cancelar o cartão.

Corinthians jogou bem, o melhor jogo fora de casa, mas isso não nos serve. Perder mais uma vez para a dupla Paulo Nunes-Jardel é das coisas mais irritantes e toscas que o Corinthians faz conosco.

Em tempo:

Copo meio cheio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 42 pontos.

Anúncios
16 Comentários leave one →
  1. Max permalink
    08/26/2014 8:43

    1 Se o Corinthians estivesse disputando o título ponto a ponto com o Cruzeiro essa saída do Cleber seria uma daquelas situações que definiriam o campeonato. Refazer miolo de zaga no meio da temporada?

    2 Mas que segundo tempo amigos! Até esqueci da época em que tiravam um zagueiro, recuavam o Ralf, colocavam um atacante e nos 5 min finais mandavam o PA jogar de centroavante.

    3 Continuo achando que somos favoritos ao vice.

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    08/25/2014 13:52

    Estava na cara que ia perder. Sempre foi assim, lá em Porto Alegre. Domina, não faz o gol e é castigado porque o Grêmio joga algo parecido com futebol, mas não é futebol. A minha geração ficou de 80, quando vencemos por 5×0 no Morumbi, a 91, quando Neto fez 2 gols no Pacaembu, sem vencer o Grêmio em qualquer tipo de jogo, seja lá ou cá. Não se brinca com tabu. E nos mata-matas, em regra, dançamos. Só na Copa do Brasil foram 5 eliminações. Vencemos, apenas, em 1995. O Grêmio e o Botafogo são clubes que, definitivamente, o Corinthians não dá sorte seja qual for a fase do adversário.

    Eu não digo que o Corinthians dominou o jogo na 1ª etapa. Digo que o Corinthians controlou o jogo sem, entretanto, oferecer maiores riscos ao Grêmio. Era um domínio enganoso que se esvaiu em 3 minutos em falhas grotescas do Fábio Santos.

    Domínio sem gol é falso domínio.

    O Corinthians teve mais chances, é claro, mas pecou na falta de qualidade técnica. Reparem que houve chances para empatar, mas os jogadores do Corinthians sempre escolhiam a pior opção de jogada, especialmente, Jadson e Romero.

    Houve uma evolução ofensiva, mas, em contrapartida, uma involução defensiva sem à presença do Petros.

    Vai dar time, não tenho dúvidas, mas derrotas assim geram muita raiva porque havia a possibilidade de vencer, mas reconheçamos que o adversário e o treinador são fatalistas.

    Ressalta-se apenas que, mais uma vez, o Corinthians foi roubado e isso está virando rotina. Pênalti claríssimo. E Guerrero foi expulso porque foi empurrado.

    Curtir

  3. 08/25/2014 13:30

    Foi um jogo só pra passar raiva. Dava pra ter vencido.

    Os jogadores do Corinthians, todos, precisam assistir antes dos jogos videos com gols do Messi, Romário e outros, uns 15 minutos de vídeo. Para aprenderem como se faz. O gol que o Elias perdeu, era só cobrir o goleiro, mas o cara chutou fraco nas mãos do mesmo.

    Não gostei das substituições, ao meu ver não surtiram efeito, só atrapalharam. Tinha que ter tirado o Ralf e entrado com o Bruno, para melhorar a saída de bola. Tinha que ter entrado o Renato Augusto no lugar do Lodeiro. Teríamos, teoricamente, mais qualidade e consistência para chegar ao gol.

    Acredito na base, apesar de ser mal gerida, tem bons jogadores, mas que precisam de oportunidade.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/26/2014 7:41

      Eu também acho que o Renato deveria ser o titular e o Lodeiro opção.

      Curtir

  4. 08/24/2014 21:09

    Juizão meteu a mão e nos operou. Sem mais

    Curtir

  5. Cesar Cachaça permalink
    08/24/2014 20:25

    Bom, vi um primeiro tempo que, se nao foi brilhante, foi superior ao adversário. Grêmio pode não ser um time de meter medo, mas jogar com eles lá no RS sempre foi duro. E já fez um jogo competitivo contra o Cruzeiro. Mano parece ter um estilo para os jogos fora de casa, que na prática não tem funcionado sempre por um detalhe ou outro: entra para dominar o jogo taticamente no primeiro tempo e tentar matar no segundo. Só que para isso precisa ter uma zaga (como tinha até então) a prova de bizonhices; quando não tem é muito arriscado pq numa falha o plano todo vai pro ralo. E com a arbitragem brasileira, onde o critério de marcar faltas e cartões é completamente aleatório, então…
    Pois bem, saio de onde estava no intervalo e ligo a TV já em casa aos 6 do seg tempo: 2 x 0. A partir daí a análise do jogo fica toda compremetida. Só vi os gols depois do fim do jogo e achei que o primeiro é daqueles lances que acontecem (em especial num miolo desentrosado), mas o segundo é falha clara de FS (que sempre que não é coberto por um zagueiro monstro, como Gil ou Castan, apronta das suas). Depois tivemos chances para empatar mas também faltou estamina / vontade nos últimos 10 minutos. E como o próprio Mano falou na entrevista, faltou maturidade para não dar trela para quem não queria jogo (juiz e time da casa). Entrar em provacação, reclamar, não funciona para quem está perdendo. Como já apontaram aqui, esse time precisa acalmar os nervos.

    O curioso é que Mano tem razão: foi o melhor jogo que fizemos fora de casa. Para título / competição, não nos serve. Para montagem do time, vejo evolução, e é o que me interessa.

    Romarinho: é de f* um cara que tem a chance de entrar no meio do jogo, teoricamente está lutando por vaga, e anda em campo como se tivesse jogando um solteiros x casados.

    O padrão duplo moral me enche cada vez mais o saco: no jogo contra o Santos Gil ameaçou um tapa no santista, tomou cartão e passou-se a semana discutindo se o vermelho não seria mais adequado. Ramiro deu um tapa parecido em Ralf mas ali a transmissão da Globo achou que o errado era o Ralf por ir peitar. Quando a imagem mostrou que Guerrero não fez nada para ser expulso, o máximo que Gaciba conseguiu dizer ” bom, uma coisa eu te digo, quem não vai lá no meio da confusão não é expulso”.

    Chiste da semana: há 2 semans o grande time que poderia ameaçar o Cruzeiro era o Flu. Há 1 semana era o Inter, o melhor time da copa. Hoje é o SP que embalou 4 vitórias consecutivas com o “quarteto mágico”. Futebol é essa ciência que muda suas premissas a cada duas rodadas…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/26/2014 7:40

      Excelente análise!

      Sobre o SP, fica difícil com Murici tendo 3 meses de salário atrasado…

      Curtir

  6. luis permalink
    08/24/2014 19:30

    Bem, o time deu de graça o zagueiro, agora vai perder mais um para a irritante e insuportável seleção e seus jogos bisonhos para agradar empresários e encher o cofre da CBF, vai perder a alma do time, Elias, alem do Guerreiro e do Lodeiro, isso sem falar no sem noção do Petros que se for mesmo confirmada a sua condenação vai ficar seis meses de molho (um jogador que faz uma coisa dessa com o clube deveria ficar 6 meses sem receber salário)… o time que já demorou 9 meses para começar a nos fazer acreditar que algo era possível em 2014, será ridiculamente desmontado muito em breve…

    Quanto ao time, gostaria muito de ver o Ferrugem em campo para tirarmos a prova se a atuação que ele fez não foi fogo de palha (ou de cabelo), ou se ele é mesmo aquele jogador que deixa o torcedor esperançoso com o time quando vai para o estádio…

    E viva a copinha do brasil, pq ou o cruzeiro desanda em uma daquelas inexplicáveis coisas do futebol, ou esse caneco já é dele….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: