Skip to content

Corinthians 1×1 ACF, não é um Tolima, não é um derby.

09/19/2014

Foi meio assustador quando o Corinthians entrou no campo com tantos desfalques. Mano tentou algo diferente e mais ofensivo: montou um 4-3-3, com um triangulo de base baixa no meio.

Cássio

Ferrugem – Felipe – Gil – FS

Elias – Ralf

Jádson

Malcom-Guerrero-Luciano

A coisa até funcionou satisfatoriamente no começo do 1º tempo. Malcom abriu o 1×0 numa bela jogada (e a gente que o acompanha da base, sabe ser sua jogada característica). Mano, se o resultado final fosse outro, seria enaltecido pela coragem de colocar o menino como titular.

Depois do gol, adversário se reagrupou num espelho do Corinthians, a menos do triângulo invertido no meio que pressionava Elias-Ralf. Corinthians não se reposicionou no 4-4-1-1, usual quando está vencendo, e manteve o 4-3-3 ofensivo. Para azar nosso, estava em campo o Jádson Mal, não o irmão dele, o Jádson Bom. Jádson Mal não participa do jogo defensivo e deixou a dupla de volantes pressionada por todos os lados.

Mesmo assim, parecia um jogo ganho. Adversário não chegou em Cássio e Corinthians perdeu ao menos 1 gol e teve um penal CLAMOROSO não marcado.

A ironia é que o jogo poderia ter se resolvido ali, mas a tal “MÃO GRANDE” que tanto prejudica o Cruzeiro, resolveu prejudicar o Corinthians…

Começa o 2º tempo e o jogo seguia sua balada de 3 pts fáceis. Mas eis que surge o Jaguadarte: Ferrugem faz um gol de bêbado em uma clara homenagem ao inesquecível Coelho.

Corinthians absolutamente se perdeu, pilhado pelos 3 pts acelerou além do que é capaz de jogar. É nesse momento do jogo que um técnico que raramente erra nas substituições, faz uma troca catastrófica: Lodeiro no lugar de Jádson. Se o meia não estava bem, Lodeiro, que não tem futebol para jogar em nenhum clube série A do Brasil, jamais seria a solução.

Definitivamente Corinthians ficou sem meio de campo e Cássio lançou todas as bolas para o ataque. Éramos um bando em campo e qualquer resultado seria plausível.

Pelo que Mano declarou, assumindo a culpa, parece que ele colocou na cabeça dos jogadores que uma derrota hoje tiraria o time da disputa do título. Bobagem, pois nunca esteve na disputa de título algum desde a invasão do CT.

Mano errou em jogos anteriores e criou essa pressão exagerada sobre si mesmo neste jogo. Errou, nem tanto quanto o jogo do Tolima, mas a história se repete: o próximo jogo é um clássico contra uma equipe melhor. Hoje SPFC, ontem SEP. A diferença é que o elenco de Tite era mais forte, reagiu e fez de Tite, um técnico de poucas conquistas, um técnico vitorioso. A dúvida é se com um elenco mais fraco, Mano vence em casa, um time muito mais forte.

Se Mano perder, só fica no clube para cumprir tabela e dificilmente belisca a Copa do Brasil, pois jogador brasileiro é preguiçoso. Se ganha fica, mas não conseguirá reverter uma das maiores pressões midiáticas contra um treinador que eu já presenciei. Além dessa pressão, não é curioso que o time mais prejudicado é o dele e o mais ajudado é o desafeto dele?

Por fim, não sei se é a experiência no campo vendo jogadores estreando com nossa camisa, mas tenho um olhar clínico fdp para isso:

  • Lodeiro é um Ibson uruguaio, não jogou nada ontem, anteontem, nunca.
  • Ferrugem, que um dos desafetos do Mano dizia que não era escalado por culpa de empresário, também alertei que não era bom defensivamente, logo ao 1º jogo (em que ele jogou até bem… Ofensivamente).
  • Pato-Jádson, e não foi só eu, mas 80% dos frequentadores do boteco duvidaram que daria certo, inclusive pela fama de chinelinho do meia.
  • Malcom, cansamos de falar que era muito bom (afinal, no nosso vício, acompanhamos a base melhor que os técnicos Mano, Tite etc.) e ontem provou ser o melhor atacante do elenco. Mas só foi ter chance no 2º turno, depois de 2 contratações para o ataque, Nilmar recusar e depois da crise se consumar.

Mas Lodeiro realmente não veste mais a camisa. Ou não deveria.

Faltam 13 12 vitórias e 1 empate.

Em tempo:

Copo vazio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 37 pontos.

Anúncios
30 Comentários leave one →
  1. viramundo permalink
    09/20/2014 14:33

    Tentei racionalizar muito antes de escrever qualquer coisa. Com o Timão, na maior parte das vezes, sou puro coração.

    Vou tentar separar e distinguir as culpas.

    Diretoria:

    – Endividada, hoje não tem como contratar jogadores de destaque e, para completar a cagada, ano passado contratou a peso de ouro um jogador que, obviamente, jamais iria se identificar com o clube e a torcida, o Patolino.

    – Com Mano, com Tite, com tds os treinadores do passado, e com todos que virão no futuro, a diretoria do Corinthians comete o mesmo erro: não tem gente que manja de futebol lá dentro, para partilhar opiniões com o treinador, acerca de tática e de contratações/vendas de jogadores. O treinador que chega manda em tudo, em todo mundo, e nisso acabamos perdendo bons jogadores da base, ou contratando Lodeiros.

    – Prática de preços abusivos e de mkt predatório, criando uma cultura de vaidade estranha ao corinthianismo.

    – Se está endividada, mesmo arrecadando o tanto que arrecada, é pq está fazendo besteira, né…

    Mano:

    – Me parece estar entre os mais estudados treinadores do futebol brasileiro. Porém, no Brasil sobretudo, se há uma coisa que, sozinha, adianta qse nada é estudo. É preciso, sim, tb ter carisma, liderança e capacidade de motivação. E o senhor Mano não tem nada disso. Se ele fosse menos arrogante, ele poderia ao menos investir num media training. A relação dele com a imprensa mudaria, com certeza.

    – Demora. Mano é um cara que, por teimosia e arrogância, demora para acertar o time e, tb, para fazer mudanças necessárias.

    – Times extremamente irregulares, variando absurdamente de desempenho às vezes numa mesma partida!

    Torcida:

    – O corinthiano hoje é, antes de tudo, um ser que sofre de ejaculação precoce. Queremos resultados! Títulos! Vitórias acachapantes! Pô, e nosso lado “maloqueiro e sofredor”? Eu aprendi a ser corinthiano SOFRENDO. O Corinthians perdia um título por domingo para o Palmeiras no começo da década de 1990! E isso me moldou!

    – Nunca pensei que esse dia chegaria, mas… Há uma boa ala, bem grande, da torcida que se tornou baba-ovo de técnico. Isso nunca ocorreu antes. Ter um jogador como xodó, ok. Agora técnico… E um técnico como Tite ainda… É lamentável.

    – Os preços abusivos e a gourmetização do estádio levaram o corinthiano a um estado de mescla entre coxinhismo e hybris. Me dói na alma ver gente procurando o ‘seu lugar’ no estádio. Na alma.

    Jogadores:

    – Só uma coisa: ainda tem cara lá que não sabe o que é jogar no Corinthians. Seria muito saudável, creio, fazer uns treinos abertos em Itaquera.

    Curtido por 1 pessoa

    • 09/21/2014 10:28

      “Prática de preços abusivos e de mkt predatório, criando uma cultura de vaidade estranha ao corinthianismo.”

      Perfeito!

      Curtir

  2. 09/19/2014 20:43

    1- Na boa, mas minha PATERNAL paciência chegou ao fim: não acho mais que devemos renovar com Mano Menezes em dezembro; que o coach cumpra seu contrato e tchau.
    Só que não o digo por ter deixado de acreditar na qualidade do Mano, mas apenas por, enfim, ter percebido que ele jamais terá um mínimo de oxigênio necessário para desenvolver seu trabalho nesta segunda passagem. A pressão é ABSURDA: à costumeira, da imprensa, que jamais o suportou, soma-se desta vez a da própria torcida, infantilmente deslumbrada com aquele que a libertou de um doloroso, humilhante e duradouro “bullying”.

    E, se for para manter um técnico nestas condições, é melhor, para ambas as partes, que cada um tome seu rumo. Eu jogo a toalha aqui.

    2- “Quem começa essa pressão são vocês (jornalistas). Vocês têm que assumir essa parte. Dois, três resultados ruins acontecem, e começa o mesmo discurso. Alguns vão além. Tentam cavocar vaga para outro profissional, convidam para o programa, fazem uma chacrinha. Não é bom para o futebol brasileiro”. (http://migre.me/lMril)

    O motivo pelo qual toda a imprensa, de A a Z, nutre um ódio visceral por Mano Menezes encontra nesta notícia sua mais completa tradução. Grosseria gratuita de tiozão sem noção, como as do Muricy em coletiva, jornalista suporta e até acha graça; mas esse tipo de questionamento insolente à autoridade do “Quarto Poder” eles jamais tolerarão!

    3- Ok: Mano é um incompetente que, quando muito, serve apenas para a Série B. Pois, então, que seja demitido amanhã mesmo, claro.
    Mas, e o day after, como é que fica? Tite? Oswaldo?? Abel??? Ou tentaremos repatriar Cuca? Ou melhor: ofereceremos nossa Arena Coxinha ao Cruzeiro em troca do Marcelo Oliveira (risco considerável de humilhação, pois periga ouvir um não…)????

    Sinceramente, torço por Tite. Nunca achei que, um dia, torceria pelo mal – mesmo que efêmero, transitório – do Corinthians, mas desconstruir a imagem de Adenor Leonardo Bacchi tornou-se imperativo para que, um dia, voltemos a ter paz.
    E eu tenho certeza de que, numa eventual terceira passagem, a história de Tite no Corinthians se repetiria como farsa (sim, sou marxista). Portanto, não se trata de autofagia, mas de dar um passo atrás visando dois à frente (não, nunca fui leninista).

    Pois que venha; deixemos que ele se enforque, portanto…

    4- Essa pilha toda por conta do New Stadium, esse papo quase histérico de “nossa Meca” e o escambau, isso tudo já está ultrapassando os limites do ridículo. Perder pontos em casa diante de uma Chapecoense da vida não é mais um “vexame” pelos motivos óbvios, mas por ser um resultado que macula o gramado de “nossa Meca”.
    É como se nunca tivéssemos perdido pontos bestas no Pacaembu, na Fazendinha, na Ponte Grande ou no Campo do Lenheiro. Ou pior ainda: é como se os pontos perdidos naqueles palcos tivessem menor valor.

    5- Antes jamais tivéssemos ganhado essa porra de Libertadores.

    6- Viva Malcom!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. 09/19/2014 17:33

    Tá nojenta a campanha volta Tite, principalmente da mídia (em especial ESPN).

    Para quem não esqueceu que ele foi o campeão de empates no Corinthians, me parece aquela piada do cara que pedia ao “pé-de-mesa” para não esquecer qual a penalidade dele.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      09/19/2014 20:41

      esqueceram o recorde negativo do ano passado em gols marcados na historia do clube em brasileiros, 27 gols, faltando 16 jogos o corinthians de 2014 ja fez 26.
      o pior pedem um futebol mais ofensivo e depois falam que o tite é o cara pra fazer isso, vai entender conversa de louco

      Curtir

  4. alessandro alves permalink
    09/19/2014 17:03

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Corinthians-emprestimo-Ze-Paulo-Atletico-PR_0_1214878598.html

    OLHA ESSA NOTICIA, EMPRESTAMOS UM BOM JOGAGOR DA BASE POUCO TESTADO, E FICAMOS COM LODEIRO JADSON É ISSO AI CORINTHIANS AI DAQUI UNS 3 ANOS VEREMOS ESSE GAROTO DETONANDO EM OUTRA EQUIPE E SENDO CONVOCADO. E COM CERTEZA PERDEREMOS DINHEIRO.

    Curtir

  5. Bruno permalink
    09/19/2014 16:15

    FORA MANO, VOTA TITE.

    Chupa blogueiro critico de Tite. Lembro-me muito bem daS CRITICAS FEITAS PELO SENHOR AO tITE.

    Curtir

  6. Cesar Augusto permalink
    09/19/2014 16:10

    O empate foi um bom resultado dentro das circunstâncias do jogo. O Chapecoense teve chances de vencer. O Corinthians, após o gol de empate, não.

    Foi a pior partida do Corinthians no campeonato brasileiro. O time foi mal demais.

    Mas não podemos atribuir a culpa somente a Mano Menezes. O time é fraco. Há 4 ou 5 jogadores capazes de jogar no Corinthians e nada mais. O gol contra do Ferrugem foi um exemplo claro de ruindade explícita. E a torcida, ainda, reclama do Fagner…

    O time faz o que é possível. Mais do que isso, com esse elenco e, principalmente, com as parcas opções ofensivas, não é possível, o que não isenta Mano Menezes.

    Domingo, o Corinthians é zebra, em Itaquera, mas, ainda, Corinthians, ou seja, não perderemos.

    A minha preocupação para domingo é a falta de alambrado…

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2014 16:31

      O que remete à questão: outro técnico tiraria mais deste elenco?

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        09/19/2014 17:41

        Sinceramente, eu não acredito.

        O grande Adenor, com elenco, bem melhor que esse, em 2013, tinha números piores, pois vejamos:

        pic.twitter.com/ObIKcnvPqK

        Em suma, o problema não é o Mano, como em 2013, não era só o Tite, mas trocar Mano por Tite significa apenas que queremos um gaúcho mais simpático, carismático e paternalista, mas, taticamente, não muito diferente.

        Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      09/19/2014 17:45

      aqui se tem criticado Mano dentro da normalidade. Mas, como vc falou, Mano não é o único (talvez nem o principal) culpado. Vejamos. Montou a defesa menos vazada do campeonato de longe, o clube vai lá e vende um zagueiro titular. Quando finalmente encaixou o meio-campo, vai o Petros, faz cag* e da pano pra manga pro STJD. Já sou poucas opções pro ataque, vai lá o clube e vende o Romarinho. Veja bem, eu entendo a saída do Cléber (talvez seja voto vencido aqui) e achei a venda do Romarinho boa, mas são contextos. Contando apenas o decorrer da temporada, são 7 saídas e 7 entradas! é muita coisa para um calendário corrido, é muita velocidade na bicicleta para vc trocar o pneu com ela andando…Mano tem sua parcela de culpa, o time poderia estar rendendo mais de fato, mas mal e mal estamos no g4 e nas quartas da Copa BR. O saldo não é tão negativo quanto o clima geral parece dar conta… Sem considerar que, contando os últimos 2 jogos, mesmo o time tendo feito duas partidas horríveis, não fosse a arbitragem estaríamos 3 pontos a frente, no g3, encostado no SP e o discurso geral seria outro. Quando 2 erros de arbitragem podem mudar toda a análise, é pq a análise está incorreta…

      Curtido por 1 pessoa

  7. 09/19/2014 14:57

    Enquanto isso numa galáxia muito distante, Dodô, Marquinhos, Everton Ribeiro e William formam a base. Três serão titulares de uma seleção. Três saíram por equívocos da diretoria/treinador.
    Enquanto isso no clube mais caro do país, contrata-se o Lodeiro, que os botafoguenses me afirmaram, aos risos, que é um jogador de mais baixos que altos. Jadson e seu panceps. Ferrugem, o que mata a bola de queixo. Fagner, que não é o de “Canteiros”. Petros, que não tem cabeça. O menino e seu irmão emo do DVD paraguaio.
    Não é culpa exclusiva de Mano essas contratações, o que é culpa dele é que ninguém parece prestar atenção ao risco que é uma bola não entrar no gol, achar normal o empate (como era com Tite).
    Está há muito tempo na memória aquele time que tratava da nossa alma e não de reclamar do gramado, juiz, calendário. Perder fazia parte, mas cuspia-se sangue.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2014 16:03

      O William até entendo que vendemos por um valor inexplicável de tão alto.

      Os outros 3 são jovens ainda e o clube se desfez de graça. Foi tão fácil liberá-los que eu não posso simplesmente culpar o Tite (apesar de que a diretoria diz que o treinador não queria e ela não interfere nisso)

      Curtir

  8. André Pinheiro permalink
    09/19/2014 13:58

    enquanto isso tite usa todas as suas artimanhas marketeiras pra fazer sombra ao mano e aparecer na midia.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Luís permalink
    09/19/2014 11:37

    Bem, infelizmente é dai para pior… na Copa do Brasil, contra o Atletico MG vamos jogar sem o Gil e o Elias, isso se o Guerreiro tb não for convocado pelo Peru… ou seja, boas chances de cairmos fora, diante a bolinha que estamos jogando… Agora temos que agradecer se conseguirmos nos segurar no G4 até o final do campeonato… ano que vem diante das finanças do clube tb não podemos esperar muita coisa em termos de contratações… como muitos já disseram aqui, o negócio é apostar na base… pera ai, mas que base???? Nossos melhores atletas da base são desviados ainda no sub 15, sub 17 quando muito… os poucos que sobraram são apenas medianos e pertencem a empresários, ou seja, se jogarem um paulistinha bem, é bem capaz que não durem nem até o início do brasileiro….

    É preciso repensar o nosso clube por inteiro, caso contrário, logo logo faremos companhia para a portuguesinha da turiassú na série B…

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2014 15:55

      É verdade. Inclusive o clube ainda não explicou seu endividamento atual.

      Curtir

  10. 09/19/2014 11:21

    Sinceramente… está na hora de usar a base… chega de contratar jogador… se é para jogar com Lodeiro e Jádson… prefiro perder com gente da base…

    O Corinthians está numa crise… o time não joga bem… tudo o que a torcida quer é ver a base jogando… lutando pra vencer… nem é pra ganhar títulos… é pra ver o Corinthians… não jogadores como o Jádson e outros aí…

    Estamos sem dinheiro, sem jogador e sem diretoria… dominados por empresários que não se importam com o Corinthians e sim com o dinheiro deles… está na hora de mandar tds embora… e reestruturar tudo…

    O Andrés chegou e só piorou as coisas… agora o Gobbi conseguiu arruinar ainda mais…

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2014 15:52

      Eu concordo.

      Se a base não tem ninguém melhor que o Ibson, fecha a base.

      Mas é lógico que tem…

      Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      09/19/2014 17:56

      isso é bem verdade; mas a hora certa de lançar garotos é no paulista, enquanto vc começa a esquentar o time, poupa alguns para Copa BR ou liberta etc. Nâo que não dê para lançar depois, mas é melhor o cara “perder o cabaço” em jogos com menos pressão para chegar no Brasileiro mais robusto. Esse ano a primeira preocupação era formar um time de 11 no olho do furacão de invasão de CT e reformulação. As coisas não acontecem por acaso. Pq é isso: se o time joga mal e empata em casa, como ontem, a casa cai; como vc vai conjugar isso com lançar 2 ou 3 garotos de uma vez? os mesmo que pedem para testar são os que vão cornetar depois…

      Curtir

  11. cesar cachaça permalink
    09/19/2014 11:20

    Mano foi pouco inteligente ao trazer para si um problema que só era em partes seu: ao colocar Lodeiro numa troca em que todo mundo esperava RA, assumiu uma parcela maior de responsa. Fizesse o beabá no momento, talvez tivesse a vitória, mas se ela não viesse a desorganização ofensiva seria menor e teria limpado um pouco a sua barra. O problema foi que quis bater no peito e “deu m*, capitão”, agora tem que segurar a bronca. No mais, achei uma aposta acertada (embora arriscada) ter poupado RA por parte do tempo e entrado com Malcolm, que na soma das coisas até vinha dando resultado. O problema é que o plano de jogo de Mano somado à fragilidade do elenco dão pouquíssima margem de manobra, e qquer penalty clamoroso não marcado + cag* atrás resulta em empates ou derrotas. Mano tem uma parcela considerável de culpa e assumiu isso ontem. Quando ele fala em “minhas escolhas”, fica claro que se refere em especial a Lodeiro.

    Por outro lado…vejam que, tirando o Cruzeiro, tá todo mundo no mesmo patamar. Mesmo o glorioso sp quadrado mágico salve salve tomou um coça do Curitiba,no mesmo estádio onde todos nós achamos ruim “apenas o empate”. A conversa quinta era que Kaká fez falta; parece que Pato, Ganso, Kardek e Michel Bastos com um técnico há mais de ano no cargo não dão conta de fazer frente a um time da ZR. A conclusão que chego é: em ano de Copa e calendário exprimido, é muito difícil montar times. Por isso o Cruzeiro, já montado, está com tanta sobra (não apenas em resultados, mas em desempenho e regularidade). Os outros estão lá tentando fazer do limão uma limonada, jogando quarta e domingo sem fim, chorando as pitangas quando tem 1 ou 2 desfalques de peso. O contexto necessariamente nivela por baixo. É torcer para Mano diminuir ao máximo sua parcela de cag* e a torcida ter paciência para por em prática o tal discurso da “continuidade”.

    Curtido por 1 pessoa

    • 09/19/2014 11:27

      Não sou contra a contínuidade do Mano, porém penso que a política do clube deveria ser o corte de gastos.

      Obrigar o Mano a ter um jogador da base pra cada posição… e não contratar mais jogadores…

      Onde está o Igor, lateral esquerdo que jogou bem ano passado?? Temos vários jogadores, que podem não ser os melhores, mas são da base e são no mínimo razoáveis…

      Essa é a solução… mas não pra esse ano… e sim ano que vem… esse ano temos que tentar ir pra Libertadores… e ganhar a Copa do Brasil… pois o Brasileirão não dá mais…

      Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2014 15:51

      Excelente análise! Perfeita!

      O bom dos comentários aqui é que eles superam qualquer mesa redonda da TV

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: