Skip to content

Atlético-PR 1×0 Corinthians, mantido o tabu: quando a Torcida Organizada aperta, a derrota é certa.

09/28/2014

Está mantido o Tabu: torcida organizada no CT, time dá PT. É a tradição e ainda bem que seja assim.

Um resumo rasteiro: Corinthians dominou o jogo inteirinho (63% de posse), mostrando que esse meio de campo é mesmo o melhor. Como escrevi no pré-jogo, Atlético, sabedor de suas limitações, iria jogar na esperança de um erro nosso. Desta vez não foi Cássio, mas Elias que, jogando mal pracacete, fez um penal infantil e deu a vitória para um time que NUNCA levou perigo, mesmo quando teve o contra-ataque livre-leve-solto.

Curioso mesmo é testemunhar uma repetição do jogo do 1º turno, quando notamos a falta de “craques” ou jogadores que chamem a responsabilidade do jogo. Como naquele jogo, estivemos sempre BEM ORGANIZADOS, mas LENTOS, pouco criamos e pouco ousamos individualmente.

O único jogador de destaque foi Malcom, que mesmo punido pela falta de criação no meio, ao menos conseguiu receber uma infinidade de faltas desperdiçadas por nosso ataque.

Obviamente não concordo que se responsabilize Mano pela “retranca”, pois no boteco a análise tática é minimamente esforçada.

O erro de Mano foi não compreender a força da pressão contra ele na mídia (“vai tomar um sacode do SPFC”), nas fileiras políticas do Clube – que já conversavam com Tite – e da própria CBF contra seu ex-treinador, que tornou sua vida com a arbitragem um inferno. Já falei que nunca vi um técnico tão pressionado no Corinthians e a imagem da TV dá sinais de que só agora ele próprio entendeu que já não há mais como reverter a situação, mesmo que vença a Copa do Brasil.

Mano errou não hoje ou na “retranca” profetizada pelo torcedor (e eu nunca vi Corinthians jogar na retranca), errou na opção de jogo de segurança em partidas lá atrás, quando poderia ter feito o time se superar e quem sabe estimular (ou CONVENCER) alguns jogadores a manterem seu nível técnico mais alto. O que vimos hoje já é ruído, um reflexo harmônico do medo que toma todo jogador nessas situações: a bola queima no pé e ninguém corre riscos, afinal, o vestiário já sabe que vem outro treinador.

Eu reduzo a coisa à seguinte tese: Mano tirou o máximo possível desses caras nos clássicos (vi na Globo que nosso aproveitamento contra o G4, é coisa de 84%, um aproveitamento de Bayer, Real etc.) Alguns jogadores, temos de reconhecer, tem limites bem claros e não dá sempre para contar com eles (i.e.: Renato, Guerrero, Jádson e Danilo). Elias a gente até discutiu logo que foi contratado que estava jogando assim mesmo (ok, hoje foi um pouco demais). Então, outro treinador tiraria mais desses caras, depois da invasão do CT? Duvido.

E como ninguém é inocente aqui, fora Mano é volta Tite. Acho pouco provável que um futebol mais recuado traga resultados melhores, pois o que nos falta é ataque, mais precisamente, velocidade no ataque, algo que Tite nunca mostrou no Corinthians. Ademais, acho péssimo que a diretoria aceite a pressão externa tão bovinamente.

Só nos resta esperar o resultado da movimentação de bastidores no clube. Bovinamente como sempre.

Anúncios
25 Comentários leave one →
  1. Emboava permalink
    09/29/2014 16:23

    O primeiro tempo foi muito bom. Faltou finalizar. Já o segundo foi horrível, time nervoso, sem meio campo. As substituições foram todas equivocadas.

    Está ruim de ver os jogos. Mas é o máximo que o Mano é capaz de fazer. Não é atoa que ele fez um péssimo trabalho no Flamengo. Jogar com jogadores de seu empresário da nisso.

    O pior é que não tem outro técnico brasileiro muito melhor. O Tite é a mesma coisa. Então quem seria um bom técnico?

    Acredito que o Corinthians deveria mudar sua política de contratações. Contratar jogadores sem pagar porcentagem pra intermediario. E principalmente utilizar jogadores da base. Eles tem que jogar, pra progredirem.

    Nada a ver com futebol, mas eu gostaria muito de ver o Timão com um time masculino e femenino de vôlei e de basquete.

    Curtido por 2 pessoas

  2. 09/29/2014 14:46

    O Corinthians steamrollers está me dando mais alegrias que o do ludopédio. E ano que vem Tite vem para f!@# mais ainda minha já pouca paciência.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Mario permalink
    09/29/2014 10:43

    Blábláblá. Então foi por causa da invasão da semana que perdemos? E a derrota pro Figueirense? E o empate em casa com a Chapecoense? Tenha santa paciência. Só não entro no coro do “fora Mano” porque sei que trocar técnico não vai mudar nada. Com algumas diferenças cosméticas (e um ou outro espasmo de exceção), esse time joga com a mesma falta de tesão do ano passado. É triste demais. Outra coisa: no dia em que ter maior posse de bola e não conseguir organizar um ataque decente nos 90 minutos significar que o time “dominou o jogo”, abandono o futebol e começo a acompanhar beisebol. Tá chato, viu. Tá muito chato.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Daniel CMS permalink
    09/29/2014 10:18

    Falta liderança dentro de campo, alguém para organizar e animar o time.

    Também falta a liderança do técnico, que tem uma fala monotônica e pouca ambição. Almé disso, parece que o mesmo não sabe treinar jogadas e organizar o ataque. Tudo que foi feito no jogo de ontem foi um monte de cruzamento inócuo.

    Curtir

  5. andre.t permalink
    09/29/2014 10:05

    Uma pena a autosabotagem da torcida com esse time. Essa geração de torcedores libertadores não tem o espírito corinthiano. Não torceram por um ezequiel, por um celio silva, por um gilmar fuba. Falta brio nesse time? Falta. Mas quanto não é culpa da torcida que só quer saber de ser o melhor?
    Outros times estariam lutando para não cair dada a crise que estão tentando instaurar desde o começo do ano.

    Agora é virar a página. A relação mano x torcida x imprensa é insustentável e por mais que ache ele acima da média tupiniquim não vale a pena cacifalo para sofrer tamanha pressão. Que tragam o Cuca em 2015.

    Curtir

    • Cesar Augusto permalink
      09/29/2014 11:14

      A geração Libertadores está mal acostumada.

      Nunca viu uma zaga com Baré e Embu, Paulo e Jatobá, Marcelo, que era bom, ao lado de Dama. Nunca viu Jacenir, Ari Bazão, Elias, o lateral, nem viu um ataque com Baianinho, Washington e Joãozinho, em 1981.

      Curtido por 1 pessoa

    • 09/29/2014 16:59

      Perdoe-me mas eu discordo. Tenho 51 anos e posso te garantir que a torcida sempre cobrou demais de técnicos mesmo antes da geração libertadores (que ganhamos há apenas dois anos!). Tem sim gente exagerando na cobrança, mas não acho que estarei exagerando em dizer que isso aconteceu pelos menos umas dez vezes desde 2000. Tem sim gente mal acostumada (ou bem acostumada, dependendo do ponto de vista), mas me parece que a tal auto-sabotagem vem mesmo da diretoria, dos treinadores e dos jogadores pós conquista da libertadores e mundial. O time de 2012 não era brilhante, mas era muito bom no que se propunha fazer e lutava por cada bola. Desde então a apatia tomou conta. Muito em 2013. Mas a “doença” parece não estar curada em 2014. A invasão do CT no inicio do ano atrapalhou, mas quem ainda justifica o mal futebol em setembro sabe que isso é 99% desculpa para esconder um mal trabalho de todos os responsáveis. Agora se você fala de eventos que nos causaram punições nos últimos dois anos, concordo que há uma auto-sabotagem das organizadas da velha guarda (que não tem nada de geração libertadores), mas nada de possíveis novos torcedores que apareceram pós conquistas de 2012.

      Curtir

      • Andre.T permalink
        09/30/2014 0:13

        A sabotagem é com o time , não com o técnico. O nível de exigência não era assim. A paciência da torcida dura dois jogos no máximo. Para um jogador ser queimado basta um erro. Como um jogador como o Ralf não tem as pompas de monstro nesse time? O cara já ganhou tudo (tudo!) pelo Corinthians e , dentro das suas limitações, é titular em qualquer time do Brasil, e tem gente que fica falando de como ele é grosso jogo sim, jogo não. Já tive que ouvir nego falando mal do Cássio… Guerrero era comparado ao Bobo até uns dias por aqui… Todo mundo que não é craque é perneta. Renato Augusto que vinha de seguidas contusões era chamado de bichado e por pouco não foi sucateado. Ficam pedindo para colocar jogador da base, mas cade a paciência? Os bambis com uma sequencia de vitorias mas que mesmo assim estavam a apenas 4 pontos de nós eram colocados como o suprassumo do futebol, e acreditavam já no titulo. Enquanto isso além do time ter dificuldade pra se encontrar, por suas limitações ofensivas (imagina se o Pato fosse um jogador de 40mio de verdade, tipo um Tevez, nesse time?), a torcida conspira contra nosso time.

        O tempo de vacas gordas se foi. Além de termos de pagar um estadio de 1bilhão, temos de pagar salarios de meio time para nossos adversarios e torcer para vender o Pato para os bambis. E ano que vem quero ver mantermos o patrocinio (olha a dificuldade dos outros Paulistas) com a crise que se aproxima na economia. Teremos que garimpar mais uns Petros por ai, e contar com a boa vontade dos empresarios.

        Que venha a Copa do Brasil! Faltam apenas 6 jogos.

        Curtido por 1 pessoa

        • Correa Leonardo permalink
          09/30/2014 10:45

          Se a diretoria do Velho Freguês comprar o Alexandre Pato, vai se mostrar mais burra que a diretoria do Corinthians, já que o empréstimo vai até o fim de 2015 e ele poderá sair ao final, sem custo nenhum.

          Curtir

      • andre.t permalink
        09/30/2014 0:27

        Ah e bom lembrar. Em 2011 por pouco o Tite não foi ejetado por essa mesma catarse.

        Curtir

  6. 09/29/2014 8:03

    Cansamos de reclamar do Tite e seu futebol de 1×0 ….e varios empates …na verdade estou cansado dessa escola gaucha de tecnicos no Corinthians ……Tecnico Gaucho = Futebol de 1×0 e segurar o resultado .

    Curtido por 1 pessoa

  7. André Pinheiro permalink
    09/28/2014 22:56

    tite não, pelo amor dos meus filhinhos

    Curtir

  8. Cesar Augusto permalink
    09/28/2014 22:06

    Mais do mesmo. Domínio da bola, pouca finalização, lentidão, marasmo, falha individual e derrota para um time medíocre.

    É só pegar os últimos comentários e dar ctrl C + ctrl V. Nada mudou.

    O Corinthians, a exemplo de 2013, apostará tudo na Copa do Brasil, mas não há qualquer certeza de que o resultado diferente. A tendência é a eliminação.

    Mano é o treinador mais rejeitado do futebol. É rejeitado pela imprensa, pela diretoria, exceto o Gobbi, e pela própria torcida. E, pelos últimos jogos, é rejeitado pelo elenco.

    Enfim, não há motivos para acreditar na recuperação do time, que perdeu 3 dos 5 jogos no segundo turno. A queda é evidente.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/28/2014 22:53

      Na Copa do Brasil pegamos ao menos um time bem mais ou menos, mas não sei o que Gobbi pretende fazer, com eleições chegando.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        09/29/2014 11:24

        O Atlético está em fase melhor que o Corinthians, mas não é melhor que o Corinthians. Eles têm Tardelli, Guilherme e o menino Carlos, todos em ótima fase. A criação fica por conta do Datolo.

        Pelo momento, o Galo é favorito, mas há uma coisa a favor do Corinthians: A história e a eterna freguesia do Atlético-MG, nestes momentos. Em 6 mata-matas na história, o Corinthians venceu todos.

        Em 1990, na virada épica com dois gols do nosso ídolo mau-caráter.

        Em 1994, também, no Brasileiro, um gol do Branco, no Morumbi vazio.

        Em 1997, pela Copa do Brasil, vencemos aqui 1×0, gol do Souza, empatamos lá por 1×1 gol do Donizete Pantera.

        Em 1999, suamos, mas vencemos de forma dramática a final do Brasileiro em noite de São Dida.

        Em 2000, os eliminamos da Libertadores, eu estava lá, e o Corinthians deu um show de bola no primeiro tempo, mas quase sofreu o empate no final, poirque aquele time pregava em todos os segundos tempos.

        E em 2002, pelo Brasileiro, fizemos 6×2 no primeiro jogo, em pleno Mineirão, na maior atuação daquele time do Parreira.

        Enfim, na hora do aperto, o Corinthians se supera contra o Galo e a decisão será no Mineirão, o que a meu ver, é vantajoso para este Corinthians, principalmente porque Tardelli não jogará, a exemplo de Gil e Elias.

        Em suma, o Corinthians jamais perdeu uma decisão para o Atlético e quanto maior o tabu mais próximo ele está de ser quebrado.

        Curtir

  9. 09/28/2014 22:04

    Sinto discordar, mas não acho que o Corinthians dominou o jogo todo (posse de bola sem alguma qualificação não quer dizer nada). Só assisti o segundo tempo, e nesse o Corinthians foi apático e fez exatamente o que o Patético (que é muito ruim e tem um técnico com um trabalho muito curto) queria que nós fizessemos. E fizemos, só rodar a bola inocuamente e dá lhe chuveirinho e bolas altas para o Malcom e o Romero. Posse de bola inócua. A apatia era tão grande que o Corinthians parecia confortável com a derrota só de um a zero. Em nenhum momento fizemos pressão. Mas estávamos claramente nervosíssimos (bola queimando nos pés) e desorganizados (não temos uma jogada de ataque minimamente elaborada, inacreditável). Não acho que a saída do Mano seja solução para alguma coisa, mas a impressão que me dá é que a apatia que o time transmite vem de dentro. O que quero dizer com isso? Que o time não está a fim de lutar por ele. E o Mano já notou isso (a expressão facil dele quando focalizado no meio do segundo tempo era também de apatia). Ridículo, jogadores tirando o é e deixando a bomba estourar nas mãos do técnico, mas é a impressão que me passa. Nesse caso ele falhou e falha ao não conseguir estimular (liderar) o elenco, que tem muitos limites, mas que é muito melhor que o Figueirense e o Patético. Se formos desclassificados pelo outro Atlético ficará insustentável. Triste. Também lamento.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/28/2014 22:48

      O primeiro tempo foi até razoável. Guerrero perdeu um gol bem fácil dentro da pequena área.

      Mas eu discordo da apatia, achei mais bola queimando no pé, medo de errar. Como o Renato que fugiu da bola.
      O Danilo, mais experiente, entrou e pediu a bola, Jadson também fugiu.

      Curtir

  10. Sergio Santana permalink
    09/28/2014 22:00

    1-Não basta entender de tática, tem que saber treinar a equipe e isso Mano não sabe. além de não saber motivar o grupo. Hoje foram 300 cruzamentos na área e não saiu uma mísera jogada.
    2-Rena Augus é um quase craque que quase joga bem e quase faz gols.
    3-Mano podia colocar os garotos Arana , Pedro Henrique e Zé Paulo , não seria pior do que o que está aí.
    4-Vamos para sul-americana !

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/28/2014 22:44

      3 aí eu já sou contra, pois nesse estágio só vai queimar gente

      Curtir

  11. Alan Davis permalink
    09/28/2014 21:24

    Olha, senhores, eu começo a torcer fanaticamente para a troca de poder no PSJ. Viciou, desandou.
    Concordo – e lamento PROFUNDAMENTE – que o FORA MANO será um VOLTA TITE. A não ser que o Gobbi termine melancolicamente sua gestão abraçado ao Mano, e com a entrada da oposição no poder. Vejam, não tenho a menor intimidade com política/bastidores do PSJ, mas acho que este grupo PRECISA ser substituído.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/28/2014 21:35

      Tamo junto quanto ao desconhecimento. Só acho difícil uma oposição assumir, com a situação fazendo um estádio

      Curtir

  12. marcos permalink
    09/28/2014 20:33

    Desculpe…assistimos a outro jogo..no jogo que ei assisti corinthians de 1(um,one,uno) chute no gol dos caras..todoa os outros foram pra fora…corinthians não cria…corinthians nao chuta a gol..e a defesa que era nossa unica virtude leva gol todos os jogos..Mano ta perdido…odeio o Tite…mas o mano ta muito foda

    Curtir

  13. 09/28/2014 20:25

    Já era, já. Também lamento.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: