Pular para o conteúdo

Saiu a 1ª fornada de contratações para (a campanha eleitoral de) 2015!

01/06/2015

Repete-se em 2015 mais um ano de mal planejamento.

(Vamos pular a parte da demissão patética do Mano e seguir a manada).

Se em 2014 a montagem do elenco foi prejudicada pela decisão da Diretoria de Futebol de esperar o desempenho da equipe no Paulistão para depois contratar — um sinal claro de falta de recursos –, 2015 dá sinais de retomada de contratações caras e ruins que tornaram 2013 um ano inesquecível.

Esse 2013 a gente não vai esquecer tão rápido e lembra, como agora em 2014, do protagonismo da gerência de Edu Gaspar e dos palpites públicos de Tite nas contratações. É notável como Edu que está capitalizando as contratações, juntamente com o garoto propaganda da situação, Adenor Tite.

Vamos à 1ª fornada:

  1. Jonas do Sampaio Correa. É xerifão e deve evoluir com Tite, como quase todos os volantes que ele treina. Estão tentando requentar seus números da série B (“líder de desarmes”), mas é muito faltoso para o padrão série A atual (80 faltas em 30 jogos, Ralf: 26 nos mesmos 30 jogos). Eu aprovei essa.
  2. Cristian. Quem não gosta do cara? Todo mundo gosta! Quando saiu, e todos lamentamos, era quase certo que faria um estágio na Turquia para aparecer um pouco à frente em algum time das Ligas de cima. Apesar do sucesso por lá, não subiu de Liga (e André Santos subiu, veja como o futebol é injusto em diversos níveis). Tem uma vantagem também: o passe veio de graça. Problemas? INFINITOS! (1) Jonas, Bruno e Ralf. (2) 3º maior salário da equipe (3) Como sabemos, MAS O INCONSCIENTE COLETIVO, AQUELA VADIA, NÃO SABE, não é o Cristian Matador de Bambis… (4) é um cara que não joga há mais de 7 meses. Um URRA para as eleições do Corinthians!
  3. Edílson Mendes Guimarães. Contratação padrão Edu: nem procurou no Wikipédia alguma referência, se fosse lá, descobriria que o cara tem 28 anos, não deu certo em lugar algum e invariavelmente saia por indisciplina (como agora no Botafogo). Terá a parceria com Sheik. Para quem tem 119 contratados, o que são 120?
  4. Fágner. Pagamos 50% do valor do passe. Com que dinheiro eu não sei e tenho até medo de descobrir. É posição chave e se jogar como no final de 2014 eu aprovo, mas a depender desses 50%, era melhor puxar aquele cara da Chapecoense, reconhecidamente um cara enfim regular (e o Corinthians gosta mais de lateral regular do que extra-série).
  5. Stiven Mendoza, atacante, craque, veio da Índia (o país). HAHAHAHAHAHA! PQI-CACETE?!? Pra Que Isso, CACETE?
  6. Danilo, milagreiro, goleiro. É exatamente a posição que mais precisamos, né mesmo?

Como os Senhores podem notar, as contratações não têm aderência às necessidades do elenco de 2014. Precisamos de zagueiros e dos bons, mas comprometemos um orçamento inexistente em contratações desnecessárias.

Ops! Falei desnecessárias?

VAMOS AO FATO: Cristian, Paulinho, Tite, Dudu, Conca? Isso não é montagem de elenco, É A CAMPANHA ELEITORAL, ESTÚPIDO!

Existe sim um padrão nessa zorra e esse padrão é um estranhíssimo medo de se perder as eleições. Não passa pela minha cabeça que a Oposição tenha uma mísera chance nas eleições, pois esses eleitores de clube — qualquer clube — são absolutamente CHAPA UM. Mesmo assim, Edu está praticamente num comício aberto, tagarelando sobre negociações que, se realmente existem, deveriam ser tratadas de forma reservada. Tite veio no pacote e age pelo grupo de situação.

Para que tudo isso? Meu palpite? Começa com “I” e termina com “ão”.

Reflita.

18 Comentários leave one →
  1. Nicolau permalink
    01/07/2015 18:06

    Eleitoreira, assim, na veia, são as contratações do Cristian e (se sair) do Conca, que são nomes que impactam na torcida. O resto aponta mais para uma zona (e para açõe$ entre amigos) do que para uma intenção de jogar pra torcida. Não vejo lógica em trazer tanto volante e agora sair correndo atrás de um zagueiro; nunca entendi essa história do goleiro (que ainda bem que não vingou); não vejo o menor sentido em trazer uma aposta colombiana pra disputar posição com as apostas brasileiras e paraguaia que já temos no ataque.

    No geral, o problema principal é que não melhora nenhum dos problemas que o povo aqui do boteco via no elenco do ano passado…

    Sobre o tal Dudu, me disseram que não é um segundo atacante, mas um winger/ponta rápido, coisa que não temos no elenco e que Tite curte. Aliás, pensando no trabalho anterior de Tite e no que tem de elenco até aqui, qual seria a escalação e esquema? Arrisco um 4-4-2 em linha, com: RA, Elias, Ralph (Cristian) e Dudu; Guerrero e ??? (Sheik, que eu preferia ver jogando em outro lugar).

    Curtido por 1 pessoa

    • 01/07/2015 22:15

      Não acho que ele mantenha o 442 do Mano.

      Acho que Guerrero disputa posição com Sheik e Dudu.

      Dudu, que precisaria evoluir muito no Corinthians (pareceu-me inclusive apático no Grêmio) deve ser o novo Romarinho: reserva do ataque, titular em jogos menos importantes ou entrando no 2º tempo quando Tite está naquele modo desespero que troca lateral por atacante e depois manda o atacante recuar para marcar o ponta adversário.

      Curtir

      • Nicolau permalink
        01/08/2015 17:39

        Pensei nessa formação porque foi o que o Tite usou na primeira metade de 2013, com RA, Paulinho, Ralph e Danilo; Pato e Guerrero. Caiu por terra sem Paulinho, com RA machucado e por erros do Tite, que não soube/quis usar o Pato e, quando viu a coisa se desorganizando, trocou o esquema e trouxe de volta seus amigos velhos, como Sheik. Não bancou.

        Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    01/07/2015 12:04
    1. Jonas – Li que o valor era X, depois ficou 2X e o negócio ainda não saiu. Edu queria mais caro. Gobbi não aceitou Traduzindo: Faltam os 20% do e$quema. Ou. Edu é o homem de Andrés do Corinthians.

    2. Cristian – 400 mil de salário, contrato de 3 anos, condição física ruim, 7 meses sem jogar. Mais que eleitoreira, a contratação de Cristian é uma ação entre amigo$.

    3. Edílson é pior que Fágner. Muito pior. Não deu certo em time algum. E foi dispensado do Botafogo por má conduta.

    4. Fágner – Não cantou bem em 2014, mas não há bons laterais disponíveis.

    5. Mendoza – Contratado por DVD. É uma espécie de “Clubber Lang” mirim. O rapaz é parrudo. Marcará o gandula até cansar.

    6. Danilo – Não foi contratado. Edu contratou. Gobbi não assinou o cheque.

    7. Time, versão 2015, é bom e, queiram ou não, tem uma base. Tite não começará o trabalho do zero.

    8. Elenco, versão 2015, é melhor que 2014, mas faltam zagueiros e centroavante.

    9. Conca acertaria o time, mas é uma fortuna. Pode causar ciúme.

    10. Emerson Sheik é um escárnio. Mas já que não há jeito, talvez seja uma boa, se não arrumar confusão.

    11. Aguardando ansiosamente a qualificação profissional obtida por Tite.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/07/2015 15:03
      1. TEM ESSA TAMBÉM!

      2. Tite tirou um MBA em tomar cafezinho com técnicos melhores…

      Curtir

    • Nicolau permalink
      01/07/2015 18:08
      1. Sheik sem confusão, é altamente improvável… Preferia ver o cara longe – na verdade, não teria renovado com ele em 2013. Mas pelo menos ele chega agora com a bola mais baixa.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Correa Leonardo permalink
    01/07/2015 10:07

    Sobre as contratações, Fágner é o que temos pro momento (que fase!), lateral do Bota e o GK são pra compor elenco, colombiano/hindu só Deus sabe, e Cristian uma incógnita de salário altíssimo.

    Já o tar de Jonas chega com o epíteto de SCHWEINSTEIGER DO MARANHÃO – puta que pariu, um sujeito com um apelido desses merece uma chance, hein. De mais a mais, o planejamento espetacular não previu a debandada de zagueiros e a solução mais rápida é recuar o Ralf para a defesa. Assim, é bom mesmo que o time esteja cheio de volantes.

    Conca seria um bom reforço, mas o salário parece ser meio impeditivo. Esse Dudu aí não me parece nada demais, teve uns brilharecos lá no Grêmio mas fez 3 gols no Brasileiro todo (mesmo tanto que o Gil). Ficava mais barato ter pego o Zé Roberto, que seria sem custo nenhum.

    Ainda sobre a zaga, como lembrou um colega aqui embaixo, é só buscar na base. Inclusive, tem ali um excelente zagueiro de muito potencial, o Marquinhos… ôpa!

    PERAÍ!!!!!!!!

    É o Tite de novo… vai ser um loooooooongo ano. Feliz 2015, pessoal!

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/07/2015 10:43

      Haha!

      O Zé Roberto seria legal também. Eu gosto dele desde a Lusa e gosto mais depois de ouvir uma longa entrevista no rádio sobre a vida dele

      Curtir

  4. 01/07/2015 1:32

    Quanto as contratações:
    1 – Eu aprovo o cara. Acho que o Corinthians deveria contratar esses caras que se destacam na Série B que seja. Tem muita gente boa.

    2 – Acho que o Cristian jogou muito na Turquia. Deveria ter voltado antes. Não sei por que ficou 7 meses parado. Mas realmente tem cara de eleição. Mas foi boa.

    3 – Edilson não considero ruim, eu aprovo. Não acredito que ele seja horrível.

    4 – Fágner é uma piada. Pra mim nem deveria ter jogado no Timão. Ele saiu da base e correu do Corinthians pra ganhar mais dinheiro. Não merece estar lá. Mas não é ruim. Aprovada.

    5 – Esse colombiano é negociata. Seguramente alguém vai ganhar uma bela grana com sua contratação e não vai ser o Corinthians. Porém esse jogador parece ter potencial, jogou nas seleções de base da Colômbia. Então vamos esperar.

    Com relação ao planejamento.

    Pra mim não existe. Como falei anteriormente ano passado. O Brasil está em crise. O Corinthians pena até pra pagar conta de luz. Deve pro governo e pra funcionários e ainda querem contratar o Conca? Por favor! Isso não é sério.

    Deveriam limitar os salários a 250 mil reais e fazer contrato por produtividade. Pra jogador e para técnico. Tem que pagar todas as dívidas, estádio. Está na hora de tomarem vergonha na cara.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/07/2015 7:10
      1. Horroroso. Verás, meu caro.

      O final eu assino embaixo. Não tem dinheiro para esses salários em time algum.

      Curtir

  5. 01/06/2015 23:38

    Opa, bom 2015 para todos também.

    Tinha esquecido esse goleiro, que parece veio porque o Walter ia. Ia…

    Quanto ao Conca acho cracaço, um Edilson com cabeça e que dribla quando necessário, se quebra pouco apesar da idade, mas nas Laranjeiras ele é rei, aqui será mais um.

    Faço um meio off topic, e falo do Cruzeiro e do filme “O Homem que Mudou o Jogo”. No filme, depois de perderem os astros, um time de baseball contrata jogadores médios, e que se complementam, com base na estatística, os quais até se saem bem. Tal esquema dáem 2004 o título ao Red Sox, depois de oitenta e seis anos. O Cruzeiro não tem nenhum craque, mas é um time que tem peças médias em cada posição e reposição à altura (como produzirem bem Nilton, William e Ricardo Goulart! Jogadores medianos!). Não me atrevo contudo a dizer que há análise estatística eficiente no futebol.

    Meio off topic porque agora volto ao Corinthians, me parece que Tite não gosta de estrelas (embora proteja os seus queridos), e assim seria o pensamento ao compor o elenco, que pode ficar sem Guerrero
    (muito caro) e Jadson (irregular), mas precisa de jogadores titulares e reservas que sejam confiáveis (Dudu e Malcolm; RA e Danilo; Conca – será? – e Petros, etc.). Também não esqueci que Tite não gosta de centro avante de área (o que dá um chance alguma Guerrero, pois produziu bem subindo pela esquerda, mais lento que Sheik, mas mais certeiro). Nesse esquema até Lodeiro tem vez.

    Fora essas contratações de DVD (chinês ou indiano), o elenco de Tite tem sua força no conjunto, como em 2011, e sinto a falta de LDs, e necessariamente de zagueiros, como o dono do boteco, mas com Tite não haverá craques.

    Veremos apenas se nesse ano sabático houve mudança quanto à recuabilidade (e concordo com todos que a marcação deve ser mais avançada), mas ainda assim defendo o princípio da defesa em primeiro lugar, para posteriormente compor o ataque (Conca -será? – e RA têm o necessário para fazerem história na meia).

    Curtido por 1 pessoa

    • 01/07/2015 1:46

      Basta usar a base. Tem zagueiro bom. Tem lateral bom. Pode não ser craque, mas vão dar pro gasto.

      Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/07/2015 7:08

      Bem observado, mas Conca é rei no Flu, como você disse. Não são poucos os que lembram das afinadas dele ou do tempo de adaptação.

      No Corinthians acho que ele tem uns 50% de chance de virar um Tcheco, ou seja: cara bom que a torcida perde a paciência.

      Duvido que Tite tenha mudado e se não mudou mesmo, Conca faz um péssimo negócio em vir para o Timão.

      Curtir

  6. 01/06/2015 16:56

    Fico feliz pela volta do blog (a propósito, bom 2015 para todos nós). E ainda mais feliz por constatar o entusiasmo crítico do dono do boteco. “Afinal, blog é de oposição. O resto é armazém de secos e molhadas.” E se não foi assim que disse Millôr, “azar” do Millôr (nova licença poética ao Calazans). Bem melhor que a chapa-branquisse de 2014. A propósito, o Mano já não tinha montado o time em 2014? Não era só correr para os abraços? Claro que estou sendo sarcástico (apesar de ter como resolução de ano novo ser menos sarcástico). Reconheço que ele montou razoavelmente bem o que foi possível. No fim de 2014 eu disse (outras também disseram algo parecido), precisamos com urgência um bom zagueiro titular, um bom atacante titular e um bom centroavante reserva. Bons laterais eu já desisti, eles não existem. Já contratamos dois volantes. Vai bem nosso planejamento. Não prevejo um inicio de 2015 tranquilo. Boa sorte ao Tite, ele vai precisar. Mas de acordo com o dono do boteco ele tem muita. Então estou tranquilo…

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/06/2015 17:15

      Feliz 2015!

      Mas o panejamento não vai bem não… Na lista não tem zagueiro nem centroavante reserva (nem titular, com a saída do Guerrero).

      Dudu não é melhor que Malcom e Conca não é extraordinário. Prefiro os R$ 13 milhões do Dudu + supersalario do Conca gastos em 2 zagueiros: 1 titular top e 1 reserva.

      Laterais, tb acho que o Universo conspira, mas esse cara do Botafogo não é melhor que ninguém da base. (Assim como o goleiro)

      Enfim, o time montado pelo Mano tinha essas lacunas que você/nós citamos, mas não é a preocupação da diretoria no momento. A preocupação é impacto eleitoral.

      Quem dá mais voto: o Conca ou um Zagueiro top?

      Curtido por 1 pessoa

      • 01/06/2015 19:07

        Quando disse que o planejamento ia bem, fui novamente sarcástico, desculpe. Vai péssimo, já que a única coisa que não precisamos é de volantes. Tenho dúvidas se a motivação é eleitoral ou se é para ganhar mais dinheiro. Obviamente não sei quem vai ganhar esse dinheiro. Sei quem não vai ganhar, o Corinthians. O Corinthians só ganha se conseguir títulos grandes. Caso contrário só aumentam as dívidas. Essa obrigação está nos matando. Eu como torcedor não vejo título como obrigação. Gosto muito, é claro, mas se jogar bem e se esforçar muito já estou feliz.

        Curtido por 2 pessoas

        • 01/07/2015 1:40

          Concordo. Prefiro um time que joga bem, tentar vencer sempre e luta cada jogo, mesmo que não ganhe títulos. O Corinthians tem potencial para ser um dos maiores times do mundo, não o maior, mas um dos, porém essa gente que domina a política do clube não presta. Só querem ganhar seu dinheiro. É vergonhoso. O pior é ver ex-jogadores como o Edu tentando ganhar o dele também. Poxa, foi pra Europa, ganhou dinheiro e ainda quer mais. Abre um time de futebol na pqp, mas não rouba do Corinthians.

          Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário