Skip to content

Corinthian 0x3 Corinthians, Danilo é rei!

01/24/2015

Foi uma bela festa, como a gente bem supunha lá atrás quando sugerimos que o Corinthian inaugurasse o ITAQUERÃO.

Danilo jogou no time deles um pouquinho, quando já tinha definido o jogo, fazendo com que eu concorde que realmente tem gente no SCCP que visita o boteco…

A atuação do Corinthian foi surpreendente. Ninguém esperava que uma equipe amadora, com estrutura inferior às equipes brasileiras de faculdade de Engenharia ou Medicina, jogasse aquilo tudo. Inclusive fizeram um gol antes (numa jogada ensaiada, aproveitando nossa defesa ainda ruim). Um pouco depois, quase abrem o placar.

Eram jogadores sem nenhum corpanzil. Era gente como a gente.

Como pode? Como pode uma equipe amadora sustentar um 0x0 até os 35 min do 2º tempo e contra um time de profissionais? Qual a chance de uma equipe amadora brasileira sustentar 80 minutos contra uma equipe profissional campeã do Mundo e dirigida pelo grande pastor Tite?

A razão é óbvia: eles são o país do futebol, nós não. Nós podemos ser o país em que futebol é ainda o mecanismo de sobrevivência de famílias inteiras em comunidades pobres, mas isso não nos torna um país de aficionados. Aqui a parcela de fãs do futebol é insignificante quando comparada com a deles ou a de Portugal, Espanha, França, Alemanha etc. Já, já, até os EUA nos passa (se é que já não passou).

O gol que Luciano roubou do inglês foi a prova cabal de que o jogador brasileiro só está nessa por uma coisa e não tem a menor ideia da história da camisa que veste.

No extremo oposto, reparem a ênfase que os ingleses deram ao Doutor, reconhecidamente inimigo da gestão atual do Corinthians, mas dos jogadores mais importantes da história do Futebol mundial.

Por gostarem tanto assim de futebol, eles também ENTENDEM e ESTUDAM mais. Podem não ter famílias desesperadas para que o moleque de certo e salve a todos da miséria, mas sim, eles entendem de futebol. E se entendem, sabem que TÁTICA É TUDO.

Essa é a lição para quem foi à Itaquera: os caras não abandonaram em momento algum um plano tático, os espaços ocupados eram a única forma de evitar uma goleada óbvia. E se alguém acha que aquilo foi simplesmente retranca, ainda não entendeu nada.

Sobre o Corinthians, mesmo sabendo que alguns não jogarão mais do que vimos, as falhas técnicas são culpa do músculo ainda lento, da parte física ainda em trabalho. Não se permita amaldiçoar seu desafeto favorito, até que ele esteja em forma.

Já no plano tático, Tite foi medíocre e Corinthians deveria preparar-se para sua troca. Ele montou um 4-2-3-1 com Guerrero isolado (enquanto o Corinthian foi num 4-1-4-1, sistema de equipes defensivas). Uma besteira sem fim: a melhor descoberta de Mano foi colocar Guerrero caindo da lateral para dentro. Tite preferiu a dupla de patetas Sheik e FS caindo da lateral para a lateral (o lado direito era café com leite). Renato Augusto foi centralizado e recuado, diferente da era Mano, quando ele jogava mais próximo ao lateral. Onde jogou ontem, foi presa do sistema tático inglês.

E não relevem isso não. No passado, Tite cansou de colocar Douglas posicionado junto aos volantes.

Tudo errado.

Danilo deve ser o maior salvador de rabo de treinadores de todos os tempos (salvava Tite, salvou Mano e olha aí ele de novo!). Ele foi tão bem que eu pergunto: se tivesse entrado pelo Casual, como eu propus no post de ontem, seria esse o resultado da partida?

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. Sergio Santana permalink
    01/26/2015 8:28

    Esse Danilo é um jogador a ser estudado. O que ele faz certo, dá certo. O que ele faz errado, dá certo também. Já tinha feito um gol assim contra a porcada e fez de novo, chuta cruzado, a bola vai fácil pra mão do goleiro, vem algum zagueiro e corta pro gol.Quando ele dá passes errados os caras ao invés de armarem contra-ataque, cortam pra escanteio.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/26/2015 10:42

      É uma jogada bem característica da carreira dele. Ou ele já chuta com pouco ângulo — e sempre rasteiro, o que é o correto — ou ele corta para trás e cruza no 2o pau.

      Eu defendi a sua convocação para a Copa, mesmo sabendo que ele jogaria muito pouco, mas poderia resolver jogos complicados quando Willian-Oscar afinassem.

      Curtir

  2. 01/25/2015 11:20

    Como disso Jamie Byatt, a big selfish
    Sou daqueles que defendem que jogador que não conhece o Corinthians devia comer grama do PSJ durante uma semana

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cesar Augusto permalink
    01/25/2015 10:45
    1. Danilo é Rei.

    2. Luciano é de uma imaturidade ímpar. Nem imaginou a possibilidade do inglês fazer o gol. Luciano, só de olhar, demonstra arrogância, egoísmo e egocentrismo. Ele se acha o Pica das Galaxias…

    3. Festa sensacional. Muito boa mesmo. Aliás, essa diretoria teve o mérito de reverenciar o passado. Mais o Mário Gobbi que o Andrés, diga-se.

    4. O meio de campo titular está muito pesado e sem ritmo de jogo. Eu trocaria Elias por BH e Lodeiro por Jadson. Danilo, infelizmente, não tem gás para suportar o ritmo do jogo, acho. Se tiver condição, é titular.

    5. Luciano, mesmo fominha, não pode ser reserva do “inominável”…

    6. Anotem. O Corinthians terá as mesmas dificuldades ofensivas de sempre. A culpa não será exclusiva de Tite. O elenco não tem um meia goleador e tampouco um winger mais qualificado. Renato Augusto fez 3 gols em 2014. Três.

    7. O futebol é o único esporte do mundo em que a tática se sobrepuja a técnica. Se fosse um time da 3ª divisão inglesa, o Corinthians ficaria no 0x0.

    8. Guerrero deu várias caneladas na bola, jogando estático, num espaço curto, sendo um mero pivô. Ou Tite não entendeu o que ocorreu, em 2014, ou para escalar o seu pupilo Emerson, limita o poder de ação de peruano.

    9. Lodeiro não foi de todo mal, mas é muito “armandinho”. No Botafogo, Lodeiro jogava mais a frente, pela direita caindo em diagonal. Era melhor escalado.

    10. Feliz de um clube que reverencia o passado e não nega as suas origens. Viva o Corinthians.

    11. Tem time por aí, que não sabe, ao certo, o dia em que foi fundado…

    Curtido por 3 pessoas

    • 01/25/2015 11:13

      Irrepreensível

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/25/2015 11:24

      Excelente análise.

      Essa do Renato Augusto não é exclusivo de 2014, ele fez pouquíssimos gols na carreira.

      Curtir

    • Nicolau permalink
      01/25/2015 14:16

      Belo comentário! Sobre Lodeiro, também lembrava dele aparecendo no Uruguai como um meia-atacante, driblador. Que acontece?
      E muita gente aqui faliu que precisávamos trazer um segundo atacante de nível. Trouxeram o Sheik. Agora, aguenta.

      Curtido por 1 pessoa

      • Correa Leonardo permalink
        01/25/2015 20:47

        E cuidado que podemos ter que aguentar uma nova renovação. Vai ser um loooooooongo ano.

        Curtir

  4. Nicolau permalink
    01/25/2015 10:23

    Sobre o jogo, não acho absurdo Tite escalar o time com um atacante só, mas isso não vale para jogos contra times muitos fechados. Precisava por um outro cara entrando na área, e Sheik não será esse cara – Lodeiro apareceu mais que ele lá dentro. Quando o colombiano e Luciano entraram, centralizaram e sobrou o gol para Danilo, monstro.

    Sobre os meias, eu queria muito que Danilo tivesse gás pra ser titular. Se não tem, acho que trem que ser Jadson e Renato. E nem acho que Lodeiro foi tão mal assim, se mexeu, apareceu na área. Mas não é o cara, nem de longe.

    Luciano merece se titular no lugar de Sheik enquanto Malcolm não vem. Mas seguirei o conselho de não cornetarei ainda meu desafeto.

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/25/2015 11:07

      O que a gente percebe é que centralizado Guerrero limita-se a um centroavante de área aguardando a bola fatal.

      Jogando aberto ele é muito mais participativo e deixa o ataque corintiano menos óbvio

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: