Skip to content

CAMPEÕES! OSMAR LOSS! OSMAR LOSS!

01/26/2015

Mesmo jogando naquele horário inacreditável, com um Sol anabolizado pelo aquecimento global, vimos uma bela partida de futebol! Duas equipes muito boas, isso sim!

O Corinthians, fez mais uma partida coletiva, com ênfase na consciência tática, como foi seu mojo ao longo do campeonato inteiro. Encontramos um adversário igualmente bem organizado e o que se viu foi um jogo de disputa territorial por cada centímetro do gramado, com cara de final de Copa do Mundo, cara de final do antigo Brasileirão. Jogo que a gente não desgruda da TV.

E deu Timão num chute INDEFENSÁVEL (faltou um Pagliuca no gol… Ou nas traves).

CAMPEÕES!

Essa frase aqui é do Osmar Loss e veio do blog “Painel Tático” do globoesporte.com:

“Nessa idade, o jogador gosta de atuar de maneira bonita, fintar. Mas, nem sempre é possível. Sempre digo que quando eles seguem o que é planejado nos treinos, a chance de êxito é maior. Quando se resolve partir para a improvisação, não há certeza de sucesso, você depende da sorte.”

Mas que frase sensacional! A manada que acompanha a crônica esportiva vai criticá-lo dizendo que o objetivo da base é “revelar”, não ganhar campeonatos. Tanto isso é besteira, que o consenso da massa é que desse time sobem 3 com chances de jogar, enquanto quase todos têm perfil de profissional e devem tocar a carreira dentro ou fora do Corinthians. Eles estão bem preparados para enfrentar um futebol que hoje é cada vez ainda mais tático.

(Como contraponto, segundo fontes cearenses fidedignas, o comentarista do Sportv disse durante o sulamericano sub-20 que o Brasil precisava “da jogada individual”, porque “o Brasil é muito mais uma escola de jogador que desequilibra”, “que vai no individual” etc…)

Eu levaria para completar o elenco: Caíque (goleiro), Rodrigo (zagueiro), Marciel (volante, não precisa contratar mais volante por algum tempo), Matheus e Gabriel. Lembrando que Tocantis e Arana já estão no grupo. Repare na economia de contratações que esses caras podem promover.

Do meu olho clínico, acho que Caíque, Marciel e Matheus devem estourar. Tocantins e Gabriel só se estiverem no lugar certo, na hora certa, pois vivem de gols e com Tite não tem muita chance disso.

Já Arana não é ruim, mas também não entusiasmou como, por exemplo, Bruno Bertucci. O zagueiro Rodrigo é a transição mais difícil da base para o profissional e parece que o Corinthians já tinha subido um para o profissional, que é uma promessa.

Não tem nenhum supercraque, mas por conta dessa consciência tática, tem um grupo de jogadores praticamente pronto para começar o Paulistão. E deveriam começar com eles mesmo.

 

Anúncios
27 Comentários leave one →
  1. 01/30/2015 14:10

    Não sei se o Tite vai dar certo ou não. Torço para que dê, como a maioria aqui no blog torcia para o Mano no inicio de 2014. E diferente do que a maioria aqui no blog dá como líquido e certo que dará errado em 2015, que não promoverá nenhum moleque da base, que é macabro ao deixar jogador ruim em campo para a torcida xingar. O demo, enfim… Mano tem muitas qualidades e uma enorme simpatia por aqui. E tem um monte de defeitos. Tite tem um monte de defeitos e uma enorme antipatia por aqui. Será que não tem nenhuma qualidade?

    Será sem dúvida um ano difícil, não pudemos reforçar o elenco como deveríamos (culpa do Tite, claro :-)). Mas acho uma tremenda ingenuidade achar que o Corinthians pode apostar a rodo na base. Adoraria que sim, agora quem por aqui acha que basta colocá-los para jogar que todos os nossos problemas estarão resolvidos? Não estarão mas é o que parece. Gostem ou não o Corinthians é uma empresa grande que não pode mais pensar pequeno. E isso traz um algumas vantagens, muito risco e um monte de problemas. Acho muito razoável criticar e ser a favor de outras abordagens, mas ficar vaticinando que tudo vai dar errado parece torcida contra. E isso eu não consigo fazer. Por exemplo, não tenho a menor dúvida que tecnicamente o Léo Principe deve ter tanta qualidade (ou mais) quanto o Edilson. E emocionalmente? Obviamente que não. Ninguém nunca pensa nisso quando quer fazer a velha crítica descompromissada (me lembro de vários juniores queimados assim). Everton Ribeiro era bem mediano (talvez fraco) até o São Caetano, eu me lembro. Nunca ouvi ninguém dizendo que ele seria um jogador acima da média. Já o Lulinha esse sim era craque. É amigos, de certezas o mundo está cheio (e o blog também).

    E para fechar, eu sou só torcedor apaixonado, com conhecimento bem limitado de técnica de futebol. E de gestão de grupos. E de vaidade humana. Também tenho meus vieses e parcialidades, mas tenho mais dúvidas do que certezas. Domingo tem “treino” contra o MAC… e vai Corinthians!

    Curtido por 1 pessoa

    • 01/30/2015 14:12

      E antes que venha a crítica – pertinente , não, eu não acho o Edilson uma boa contratação.

      Curtir

      • 01/31/2015 18:29

        Hehehe, mas o Edison é o exemplo perfeito.
        Acho que há dois anos não contratamos um lateral direito com o mesmo perfil que acabou sendo dispensado?

        Curtir

    • 01/31/2015 18:28

      Não concordo 100%, pois a questão da base é que são já 110 jogadores sob contrato e muitos Edilsons, Ibsons, Mendozas, Eltons etc.

      Nessa balança, a decisão de contratar mal ocorreu muito mais vezes que apostas ruins da base.
      Um exemplo bacana: aquele lateral esquerdo que veio da base, Igor, não é tão ruim quanto o Edilson. Aliás, nem ruim é.
      Mas também não é bom. 🙂

      Curtir

  2. 01/27/2015 8:25

    Título merecidíssimo e coroa o ótimo trabalho de toda a base. Pena que nos últimos anos o trabalho foi sempre capado na transição entre base > profissional pelos motivos já discutidos aqui no boteco, desde sempre.
    A expectativa agora é o aproveitamento e, claro, a performance dos jogadores da base. Mas confesso que fico com um pouco de dó do Gabriel Vasconcelos, por exemplo: se ele não entrar e meter 3 gols logo no primeiro jogo, a torcida (que tem uma expectativa altíssima) reclama. É preciso paciência, mas a molecada tem de entrar em campo também.
    Momento corneta: o blogueiro exalta a necessidade de planejamento e estrutura tática, mas mete o pau no Tite por centralizar o Guerrero – e com isso perder uma qualidade individual, com ele jogando mais aberto na esquerda. Uai, talvez ocorrerá do time ganhar mais com um jogador como o Peruano centralizado.
    Aproveitando a constatação que tem gente do clube acessando o boteco, não valeria um post discutindo as opções táticas que o elenco oferece ao querido Adenor? Existem outros blogues fazendo isso por aí, mas nenhum exala o Corinthianismo como este aqui.
    Meu sonho dourado para o Corinthians é um presidente / diretoria que entregue um “plano de carreira” para a molecada da base se profissionalizar, jogar no Corinthians até o fim da carreira e depois assumir uma posição no clube – desde que se preparem para tal, óbviamente. Em resumo, daria uma opção sólida de um FUTURO ao jogador e sua família, o que no fundo é o que os jogadores querem quando aceitam jogar fora do Brasil.

    Chegar para um Marquinhos e mostrar: olha garoto, se você ficar conosco teu plano de salário será X + Y% por ano + Marketing + Benefícios + Seguros + Formação + etc = tua vida tá resolvida! Claro que não daria para contemplar todos os jogadores da base e até por isso a preparação do jogador da base deve ir muito além do “só futebol”. Mas daria no longo prazo para montar boa parte do elenco via base e só fazer contratações pontuais e certeiras.

    Curtir

  3. 01/27/2015 0:39

    Vi muitos comentários sobre o Lodeiro… eu, particularmente, não acho que ele seja tão ruim assim… o problema dele é mais o posicionamento… pra mim ele não tem a manha de marcar… é um meia-atacante… que tem que jogar livre entre o meio e o ataque… com liberdade para cair para a esquerda, direita ou ficar no meio mesmo… e fazer tabelas e tentar assistências por ali…

    Sobre os moleques da copinha… o Marciel é bom mesmo, porém não pertence ao Corinthians… e tem mais dois na mesma situação…

    E acredito que a maioria sejam ‘fatiados’ e em caso de venda o Timão não lucra…

    Pra mim já demorou pro zagueiro Felipe vazar… o Pedro Henrique é melhor que ele… só precisa de oportunidades… no plural… o Leandro Castán era uma vergonha quando começou a jogar… depois de seis meses ou um ano é que ele provou ser um ótimo zagueiro… creio que falta isso… darem chances para os garotos…

    Uma boa solução seria o Timão ter um time B em outro estado… como já comentei aqui… mas um estado competitivo… como em Minas ou algum do Nordeste… não precisa fazer um Corinthians B, mas faz um acordo com qualquer time da Série D ou Série C e faz um acordo… aluga o time pra botarem os moleques pra jogar… e que sejam todos funcionários do Corinthians… aí os moleques vão jogando e ganhando experiência… cansei de falar sobre o Barça, Madrid e Villarreal… esses times tem times B… que já estiveram e/ou estão na segundona na Espanha… o Messi jogou no Barça B… olha o exemplo…

    Eu sinceramente faria uma última proposta pro Guerrero… o melhor salário… com prêmios por gols, vitórias, assistências e outros… se não aceitar… boa sorte, muito obrigado e aqui é Corinthians!

    Repito… pra mim… a maioria do elenco, de 30 jogadores deveria ser da base… jogadores que jogam pelo menos a 3 anos antes de completar 22 no Corinthians… ou seja… alguns destaques da copinha não entrariam nesse quisito… aliás… penso que a CBF deveria fazer uma regra dessas… obrigando todos os times a terem jogadores da base… atrapalharia e muito os empresários que tem times e que emprestam para os outros…

    Acho que é só isso… bom espero que o Citadini vença para o bem do Corinthians… mas sinceramente… me desculpem… eu deveria ser o presidente do Corinthians… acho que muitos que comentam aqui seriam bons também… melhores que esses políticos que apenas sugam e acabam com o clube…

    Curtido por 2 pessoas

    • Robson Nobrega permalink
      01/27/2015 1:30

      Vamos montar um time B na Inglaterra pô!!

      Imagina o Corinthians ajudando o Corinthian-Casual a subir para a primeira divisão na Inglaterra.

      Curtido por 1 pessoa

      • 01/27/2015 14:12

        O Corinthians casuais não aceita jogador remunerado por estatuto.
        Elea são, se não me engano, a única equipe 100% amadora do RU e sobrevivem apenas de amor ao esporte.

        Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      01/27/2015 8:57

      Tem meu voto, Emboava!

      Curtido por 1 pessoa

    • ALESSANDRO ALVES permalink
      01/27/2015 9:03

      lodeiro nao da amigo, o rapaz não acertou um passe nos 3 jogos que fez não dá

      Curtir

  4. Morgana permalink
    01/26/2015 23:51

    Se juntar todos os comentários do tuíter e do boteco sabe qual a conclusão?
    Somos todos torcedores de ‘pouca fé’.
    Todos torcem pela promoção dos moleques, mas ninguém acredita que eles possam ter real espaço. Todo mundo já muito bem escaldado.

    Curtido por 2 pessoas

    • 01/27/2015 0:46

      Não concordo… eu acho que é melhor deixar o moleques jogarem que investirem em jogadores desconhecidos… até por que os da base… tem um trajetória e a equipe técnica da base deveria ter noção da capacidade real deles deles… tampouco sou contra contratações pontuais como fizemos com Elias, Cristian, Paulinho, Chicão… mas a maioria é feita pra agradar empresários…

      Curtir

      • Morgana permalink
        01/27/2015 23:54

        Não moço, não tô falando em pouca fé neles, mas pouca fé em eles serem aproveitados pela comissão técnica.
        Nos moleques eu acredito, não acredito é no Tite querer escalar.

        Curtir

  5. Correa Leonardo permalink
    01/26/2015 14:56
    • Qualquer meia desse time da Copinha senta o Lodeiro no banco. Sem mais. (Ou será que isso configura pré-cornetamento?)

    • Eu subiria o ataque todo, os dois Mateus, o Marciel e os zagueiros Rodrigo Sam e Pedro, pelo que mostraram. Aproveitaria e levaria pro profissional os dois laterais, que se não são uma maravilha, são necessários pela falta de reservas no elenco principal. Ninguém precisaria assumir a titularidade neste momento, mas poderiam ir ganhando rodagem no Estadual.

    • Esse Bertucci, citado no texto, me impressionou muito na Copinha e não sei como nunca virou titular. Era um jogador pronto, inclusive fisicamente, muito forte e raçudo. Agora descobrimos que está em uma ex-república soviética, caramba!

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/26/2015 15:24

      Bertucci foi campeão na ex-república e agora voltou para jogar na Lusa em 2015.

      É um exemplo e tanto da dificuldade de passar para o profissional, pois, nesses anos todos, ainda jogou poucas partidas.

      Curtir

      • 01/27/2015 0:50

        Esse Bertucci tinha potencial… assim como o Ratinho… até o Fágner quando fez de tudo pra vazar do Timão tinha… mas eu não o contrataria de volta pelo que fez… desdenhou, vazou, quis ganhar mais do que merecia. Tinha potencial e ia jogar… mas preferiu sair…

        Lembro que o Corinthians queria contratar o Rafael Sóbis… outro féla que saiu correndo do Corinthians… caras assim… não devem nunca jogar no Corinthians… tem o Washington, coração de leão, que preferiu ir pros Bambis e depois chegou a se oferecer pro Timão… bando de…

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          01/27/2015 11:46

          Ratinho… Bem lembrado.

          Curtir

  6. Cesar Augusto permalink
    01/26/2015 13:17

    Rodrigo Sam, Cassini, Vasconcelos e, principalmente, Marciel, tem lugar no elenco do Corinthians. Léo Príncipe não é o lateral dos meus sonhos, mas não pode ser pior que Edílson “Encrenca”. Trata-se de um garoto que corre muito, mas ainda peca no aspecto técnico. Pode ser lapidado. O Cafu não era muito melhor que Léo Príncipe quando apareceu e tinha vários defeitos técnicos sanados por Telê Santana e pela sua persistência.

    O grande problema é que a FPF fez um regulamento esdrúxulo limitando o número de inscritos em 28 jogadores. Sacanagem das grossas, que inviabilizará o Corinthians a utilizar os eneacampeões da Copa SP, mas ressalte-se: O Corinthians votou a favor da FPF. O único que votou contra foi o SPFC.

    De qualquer forma, não podemos cair na onda da imprensa que o Corinthians ganha, mas não revela ninguém. Bobagem. Esses garotos servem para compor elenco e economizar em contratações desnecessárias. Vocês acham mesmo que Jonas, o Schweinsteiger do Nordeste, joga mais que Marciel, o Redondo do Parque São Jorge?

    De jeito nenhum.

    Gabriel Vasconcelos é pior que Romero?

    Léo Príncipe é pior que Edílson?

    Arana é pior que Uendel?

    Cassini é tão inferior assim ao badalado Dudu, o novo Nei do Palmeiras?

    Osmar Loss é tão pior que Tite?

    Por isso, o Corinthians necessita de um Presidente como Antônio Roque Citadini, que têm uma série de defeitos, mas é, notadamente, honesto e apreciador dos jogadores da base do Corinthians.

    A vitória de Roberto de Andrade enterrará a esperança destes atletas. Se Gobbi assinasse o cheque, o Corinthians, por obra de Andrade, já teria contratado Jonas, Danilo, Romero e Dudu e mataria o sonho dos atletas subirem ao profissional.

    Não vale a pena.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Douglas Castanho permalink
    01/26/2015 11:11

    Cassini pra mim é titular absoluto no lugar do Lodeiro!

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/26/2015 15:15

      No lugar do Lodeiro fica o Lodeiro, segundo o Tite :))

      Curtir

      • Douglas Castanho permalink
        01/27/2015 10:20

        Brincadeira né ;(

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          01/27/2015 11:47

          Eu tenho uma tese macabra: tem treinador que mantém esse tipo de jogador no time para que a torcida tenha um alvo. Um espantalho.

          Pensando melhor: Lodeiro é o bode na sala.

          Curtir

        • ALESSANDRO ALVES permalink
          01/27/2015 13:41

          Sabe que vc tem razão Alvaro, sempre tem um cara que a torcida odeia, que joga sempre mau e o treinador nunca tira ele, isso é verdade, sua tese deve estar correta.

          Curtir

        • Douglas Castanho permalink
          01/28/2015 0:39

          Pode até ser coisa do Sr. Adenor Leonardo Bacchi mesmo!

          Curtir

  8. 01/26/2015 9:53

    Álvaro concordo com vc!!! Só dúvido que Tite dará espaço para os meninos…

    Além dos nomes citados acima… aliás, pra que estávamos indo atrás de volante de sampaio correia???… incluíria Pedro Henrique (muuuuuuito melhor que Felipe!)

    Sobre nosso goleiro, como já disse, tenho minhas dúvidas se tem potencial pra chegar no nível de Walter, vou nem falar do Cássio… diria hoje que chega a ser um terceiro reserva, um Danilo Fernandes! (tomara que esteja errado)

    Abs,

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      01/26/2015 10:46

      Eu pensei nisso mesmo, começa como 3º reserva e vamos vendo.

      Tenho a impressão que o 3º reserva tem mais chances de titularidade em time grande do que o reserva imediato, pois este está sempre em busca de um time para jogar.

      O Ronaldo era reserva do time juvenil e o técnico do profissional na época precisava de um goleiro reserva urgente. O titular não topou pois estavam em preparação para a Copinha.

      O Ronaldo que era reserva do goleiro juvenil, topou treinar com os profissionais e deu no que deu. Estava no lugar certo, na hora certa.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: