Skip to content

SEP 0x1 Corinthians, clássico que é clássico se define no detalhe

02/08/2015
Ronaldo teve seu dia de Cássio.

Um derby muito aguardado dada a “fase ostentação” do adversário, que andou comprando jogadores na baciada e inaugurou uma arena com fachada de aço.

Tite montou um mistão até que interessante, tirando dois cafés-com-leite:

Cássio

Edilson-Dracena-Gil-FS

Ralf

Petros-BH-Danilo-Mendoza

Guerrero

SEP dominou fácil 10/15 minutos, forçando o jogo no Edilson, mas, sem muito repertório ofensivo, não assustou. Corinthians, que tentava cadenciar desesperadamente a partida, até levou mais perigo com chutes de fora da área. Era uma partida sem nenhuma muita qualidade técnica, mas bem disputada entre os jogadores, agradável para o torcedor.

Ou seja: um típico clássico a ser decidido no detalhe.

E o DETALHE MORTAL, aquele que faz a fama dos comentaristas de rádio, veio até bem rápido: 0x1 Danilo, que fez o gol rindo.

Com o gol, a qualidade técnica foi PULVERIZADA. Não cabe crítica ao Corinthians do Tite. Afinal, em início de temporada e mistão, ninguém esperava um futebol vistoso. Já o anfitrião fez um 1º tempo ruim demais. Allione é muito bom, mas não tinha interlocutor em campo.

Começa o 2º tempo e OO faz o óbvio, só que com um atraso de 45 minutos: Dudu no lugar de Maikon “Keirrison” Leite. Voltaram com tudo, mas ainda sem repertório.

Cássio toma seu amarelo tradicional muito cedo. Truca mais uma vez sem ZAP e TCHUM: ficamos sem o Guerrero. Tite preferiu ficar com o projeto de JH, que marca o gandula, a manter um centroavante capaz de segurar dois zagueiros na marcação. Assim, formamos 2 linhas de 4 e Danilo fez o “1” isolado na frente.

O domínio foi verde, mas um domínio bem pouco criativo. Vale lembrar que o Corinthians joga em 2015 super-compacto, mais ainda do que em 2011. Qualquer time no mundo teria dificuldade para penetrar nessas linhas tão próximas entre si.

Para o Corinthians, jogar com 1 a menos é até melhor, pois fica livre para abdicar do ataque e sustentar o ônibus na frente do gol.

Um chuveirinho aqui, outro ali e o jogo se encerrou em torno do detalhe.

Palmeiras com Valdívia e Cleiton Xavier (se voltar no nível que foi), devem fazer desse time um time vitorioso. Dudu, COMO FALEI ZILHÕES DE VEZES, é isso aí (e fica a dúvida: será verdade que foi mesmo Gobbi quem impediu a burrada?)

Sobre o Corinthians, não gostei do lateral direito, nem do Dracena e o Mr T não me enganou de novo. O sistema compacto, gostei. Nisso, ponto para o Tite. Mas, miseravelmente ele errou ao tirar o Guerrero, confirmando a fama de péssimo nas substituições.

Não deixa de ser uma situação cheia de ironia. Mano era retranqueiro, mas nunca jogou tão compacto atrás. Tite voltou mais recuado do que já era e trouxe para o Timão em 2015 o mesmo sistema que levou o Chelsea a ser campeão da CL em 2012.

Irônico, não? Ou isso é só sorte? 🙂

Anúncios
34 Comentários leave one →
  1. Cesar Cachaça permalink
    02/10/2015 18:35

    Cássio: ok, foi inocente, quis ser mais malandro do que precisava e, como Tite definiu bem, precisamos parar de ter jogadores expulsos, quer o juíz tenha razão ou não. Agora, o que dói é sempre ser a única virgem do prostíbulo…toda vez que alguém quer moralizar algo ou dá exemplo, é o Corinthians que é pego pra Cristo. Até aquele momento nunca se pune, depois daquele momento continua não se punindo, mas naquele momento as vozes se levantam “isso! tem que moralizar! juíz acertou!’. Em muitos anos acompanhando futebol nunca vi goleiros er expulso tomando 2 cartões por cera, isso que muita gente faz cera muito pior que o Cássio. Os 2 cartões foram levemente exagerados, e ficou evidente que a torcida do palmeiras (que mal a bola saía já começava a vaiar, como se a reposição precisasse ser automática) cavou a expulsão.

    Time: tenho receio de estar enganado e precipitado, mas começo a achar que talvez, talvez (!!) Tite tenha aprendido algo nesse seu sabático. Uma coisa que sempre me irritou é que ele falava da compactação, de jogar em 30m, mas para ele de fato isso era só uma desculpa para montar ferrolhos e jogar atrás. Agora parece que a compactação começa a dar o ar da graça em momentos ofensivos; a jogada em que BH chuta na trave é um exemplo do time avançando em bloco e em velocidade. Ainda não aprendeu que Guerrero não é pivô, ainda insiste nos 2 abertos marcando lateral, e mudou o 4231 para o 4141, mesmo que as peças do elenco não se encaixem tão bem. (Jadson aberto na direita por ex é claramente capenga). Mas vejo mudanças. Precisa-se de mais tempo para avaliar. Mas, noves fora, é um começo de temporada sólido como não vejo há tempos (não entremos nos pqs nem nos méritos, é só uma constatação…)

    Curtido por 2 pessoas

    • 02/10/2015 23:10

      Cássio: consegue perceber algum paralelo – assim, politicamente falando? 😉

      Curtido por 1 pessoa

    • Morgana permalink
      02/11/2015 9:09

      Ele sempre dá aquele migué e nunca recebe cartão amarelo. Quando recebeu lembrei logo disso aqui http://goo.gl/W0Vspj e o FH foi expulso talvez com diferença de tempo menor entre os 2 cartões.

      Fico incomodada é com a nossa eterna necessidade de ter um psicologo, “paizão” no banco, por que os jogadores sempre falam isso.
      É muita, mas muita carência e fraqueza de psiquê.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Daniel permalink
    02/09/2015 17:16

    Acho que depois da pressão inicial esperada, passamos a dominar o jogo, criando algumas boas jogadas, com aproximação e tabelas. gostei muito da pressão na saída de bola…
    não dá para dizer que o tite voltou mais retranqueiro, mas quando as circunstâncias pediram, a retranca se mostrou ainda mais bem feita.
    se melhorarmos a qualidade e a velocidade da transição, com esse esquema defensivo e com a pressão na saída de bola, o ano pode ser bom (ah, sem esquecer do preparo físico MONSTRUOSO que será necessário).
    PS: falamos durante a semana sobre torcidas. se nós estamos sofrendo com o silêncio durante os jogos, imagine o rival…

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 18:01

      Sobre o silêncio, eram vazios enormes no estádio.

      Curtir

  3. 02/09/2015 12:00

    Acho que eu vi outro jogo…

    Pra mim o jogo foi bom…

    Cássio: um goleiro que quer jogar na seleção não pode fazer uma coisa dessas, ainda mais em um clássico.

    Edilson: Achei razoável ofensivamente, mas não é de longe o ideal, com ele estamos perdendo a oportunidade de revelar um lateral direito da base (Cade o Eduardo Ratinho? o cara era bom).

    Gil: na média dele.

    Dracena: mesmo sem ritmo mostrou que é melhor que o Felipe que seguramente vai ter menos tempo pra provar que é o novo Castán. E com isso, mais uma vez perdemos de revelar zagueiros da base. Os que jogaram a copinha são promissores, mas temo que sumirão do mapa logo logo.

    FS: na média dele.

    Ralf: pro esquema que o Tite adota, pensando na defesa e na proteção dos zagueiros, não tem cara melhor, mas com isso deixamos o Bruno no banco e o cara não se desenvolve, acho que o Bruno é jogador pra seleção.

    Bruno: na média dele. Precisa jogar mais.

    Danilo: merece um contrato de mais um ano, sem aumento, com prêmio. E deveria ser contratado como qualquer coisa no Corinthians depois de se aposentar.

    Petros: violento, mas acredito que pro Tite é perfeito.

    Mendoza: rápido, mas não faz gol, infelizmente, perfeito pro Tite.

    Guerrero: sinceramente, pode dispensar. Está querendo muito, mas infelizmente o Roberto da Nova vai renovar e teremos mais uma dívida.

    Corinthians: a sorte é que não tem como falir apesar dos esforços dos sócios e dos dirigentes.

    Curtido por 3 pessoas

    • Morgana permalink
      02/09/2015 12:56

      Eu não tenho perfil pra clicar na estrela, então vai meu curtir aqui.
      Danilo já disse tempo desses, que quando se aposentar quer ficar longe do futebol, quer ir pra casa, pra roça. Que não era perfil dele, era mais do Alessandro e do Edu.

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 13:52

      Sobre o Bruno, muito bem lembrado.

      Não só joga mais do que o Ralf, por exemplo, como mostra uma qualidade de jogador de seleção mesmo.

      Curtir

    • 02/09/2015 17:14

      Bruno: perfeito! Boto muita fé nele.

      Danilo: enquanto tiver pernas, eu ofereceria contrato, de ano em ano. Um monstro.

      Mendoza: cravei o gol desperdiçado já no meio da corrida. Pelo jeito como toca na bola, logo se vê que não é do ramo.

      Guerrero: com a dívida que temos hoje, acho que não pagaria o que ele pede nem para o Romário da fase barcelonista.

      Petros: é a cara do Tite! Confesso que não consigo entender por que diabos ele está sendo rifado desse jeito.
      A única hipótese que minha imaginação permite é a de que ele tenha sido eleito pelo Adenor como “a cara” do trabalho do antecessor – como uma espécie de Emerson Sheik do Mano Menezes… o ovo a ser quebrado.

      Vagner Love: ao lado de Emerson Sheik, formará o ataque terror para as zagas do Bonsucesso, Madureira, São Cristovão… Segura!!

      Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 18:04

      Sobre o jogo ser “ruim”, não foi exatamente isso que eu disse. Ele TECNICAMENTE foi horroroso, ou seja: chutão, matada de canela, toque errado…

      Aliás, olha o gol: começa com uma saída BIZARRA do Prass e a devolução raquítica do Vitor. Ninguém falou, mas pq cazzo o Prass resolveu tocar para o Vitor, marcado de perto pelo Petros?

      Pela disputa territorial, foi um jogo legal de assistir. Inclusive eu curto esses jogos “ataque contra defesa”, mais do que o brasileiro médio.

      Curtir

  4. Cesar permalink
    02/09/2015 10:21

    Classico é classico, e o que vale é bola na rede. São vitórias que dão moral e valem para a consolidação do time. De qualquer forma, nota-se que o time tem tudo pra evoluir. E esse colombiano, hein?! Quem diria! Faz a do Jorge Henrique, dribla e corre muito mais.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 10:54

      Sem dúvida o time começa num ponto muito mais alto, mas…

      Eu achei o Mr T uma “groussura”!

      Curtir

      • Cesar permalink
        02/09/2015 11:33

        Não é provocação, nao…rsrsr…Acha que se fosse o Luciano teria sido melhor?

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/09/2015 11:58

          Luciano deveria jogar o paulistão como titular, para ver se deslancha.

          Mas o Luciano não voltaria para fazer a cobertura do FS.

          Como o seu xará disse uma vez, por isso que Tite queria tanto o Lodeiro, para colocar mais um lateral no jogo…

          Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    02/09/2015 9:53

    O jogo foi horroroso. Muito ruim mesmo, mas era esperado diante do catadão do Palmeiras versus o mistão do timão. Normal.
    O Palmeiras contratou uma série de refugos, mas dará time, especialmente quando contar com Arouca, Xavier e Valdivia. Só não sei se OO terá o tempo necessário para fazer parte do projeto.
    Tite têm méritos inegáveis nas vitórias, pois o Corinthians evoluiu, em relação a 2014, defensivamente e nos toques rápidos. Ofensivamente, o Corinthians é menos inventivo, mas estamos no começo do ano. O time tem margem para uma grande evolução.
    Mendoza jogou demais e é talhado para o Titenaccio. O mesmo se aplica a Petros. Marcam e correm demais. Aliás, Petros, taticamente, é imprescindível em jogos mais cascudos. Jadson, tecnicamente, é muito melhor, mas não ajuda o lateral.
    Danilo é uma lenda viva. Que jogador. Eu nunca critiquei Danilo…
    Dracena está sem ritmo de jogo. No meu entender, não foi bem. Gil jogou por ele. Já o tal de Edílson é de uma ruindade ímpar e, ainda, por cima é encrenqueiro. Não gostei. Me dá medo, embora reconheça que bata bem na bola. E paremos por aí…
    Cássio pediu para ser expulso. Alegar que não viu a bola, pode até ser verdade, mas o árbitro não é obrigado a perceber tal nuance quando 5 minutos após o amarelo tem a sua autoridade testada. É um aprendizado. E, de fato, Cássio é o campeão mundial da cera.
    Ralf de 5, pela enésima, não há mais condições. Marcação boa, mas os erros de passes são constantes. Ele não pode ser titular absoluto. Há que se ter outras opções com maior capacidade técnica.
    Retrospecto do clássico. Há controvérsias.

    O Corinthians computa 121 vitórias para cada lado.

    O Palmeiras computa 125 x 122, para eles, após achar jogos de torneio início e outros que não tiveram 90 minutos.

    Celso Unzelte, que escreveu ambos os almanaques, computa 121 x 120 para o Palmeiras.

    De qualquer forma, há um domínio do Corinthians no clássico, nesta década.

    O Corinthians é o rei dos clássicos, pois está empatado, praticamente, com o Palmeiras,depende do ponto de vista, tem uma vantagem de 25 jogos sobre o SPFC, nascido em 1935, e 19 sobre o SPFC nascido, em 1930. Tem uma vantagem de 27 jogos sobre o SFC e mais de 90 jogos de vantagem sobre a Portuguesa.

    O Palmeiras perde do SPFC por 8 jogos. E todos têm vantagem contra o Santos. Odir Cunha poderia fazer um dossiê para mostrar que os números estão errados…

    Curtido por 1 pessoa

    • Cesar Augusto permalink
      02/09/2015 9:53

      Sumiram os números, uai…

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 10:59

      Sobre o Ralf, eu entendo do mesmo modo, mas reconheço que ele sempre volta mais gordo e parece ser sempre o último a entrar em forma.

      Mas para o Titenaccio, acho que ele é um rebatedor e Tite não imagina outra função para ele. Diferente de Mano, que cobrava publicamente a participação dele na saída de bola e aproximação ofensiva.

      Vocês estão me provocando com essa história do Mendoza, né?

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        02/09/2015 11:35

        Hahahaha. Não é craque, mas será útil no Titenaccio. Ele marca um lateral como ninguém…

        Curtido por 2 pessoas

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/09/2015 11:55

          Deram um toque nele que é disso que o chefe gosta!

          Curtir

      • Nicolau permalink
        02/09/2015 12:41

        Mas sabe que ele não foi mal? Criou umas duas chances de gol, correu bastante, coisa e tal. Acho errado julgar jogador de forma tão definitiva tão rápido. Muras vezes demora um tempo pro cara se achar no time.

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/09/2015 13:55

          Esse Mendoza vai ter de jogar muito mais…

          Lembrando que ele está colocando na fila por vaga: Luciano, Romero e o Matheus que subiu. (Imagino que Sheik e Malcom são os preferidos).

          Curtido por 1 pessoa

  6. 02/09/2015 9:39

    Só chuveirinho??? Valter salvou a pele do Cássio com uma DEFESAÇA!!! (reflexo e perfeita leitura do adversário)

    Sobre a expulsão, não entendo essa polêmica toda se Cássio viu ou não a bola… se o gandula não pode jogar bola pra dentro do campo… por que ele teria que ver?

    o engraçado é que não vi nehuma mesa redonda criticando o juiz por não repreender o gandula palmeirense… mas quando se trata de mídia e Corinthians a banana sempre come o macaco!!!

    Curtir

    • Cesar permalink
      02/09/2015 10:17

      Verdade. Ninguém falou sobre essa questão da proibição do gandula jogar a bola dentro de campo. Bem observado.

      Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 11:02

      Posso estar enganado, mas o lance do Walter foi um chuveiro tb, não foi? (E o Edu contratou um tal de Danilo para a posição…)

      Eu achei que Cássio deu migué ali e a câmera mostra o juiz já pensando: “se ele fizer merda, ponho na rua!”.

      Curtir

  7. Nicolau permalink
    02/09/2015 1:17

    Uma coisa podemos dizer sobre o time até aqui: temos um esquema defensivo sólido, que funcionou bem em duas situações difíceis (ainda que os dos adversários não tenham lá esse poderio ofensivo) e com jogadores diferentes. Já mostramos tb um pouco da marcação adiantada de outros momentos, o que tb pode ser uma arma importante. E rolaram até uns lampejos de tabelas e jogadas construídas. Tem muito chão ainda, mas o início do ano parece promissor.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/09/2015 8:12

      Imagino que essas vitórias na base da sorte/erro do adversário são importantes para dar moral para a equipe e evitar alguma pressão desnecessária, como a que o Mano sofreu.

      Se bem que Tite é o treinador das TOs e não deve sofrer pressão alguma nesse começo.

      Digo isso, pois Tite deveria retomar o setor ofensivo que Mano deixou muito bem montado.

      Curtir

      • 02/09/2015 10:00

        Em resumo, Mano gênio e TIte burro e falso (treinador das TOs? essa calúnia é nova). É isso?

        Da minha parte sei que é muito cedo para qualquer conclusão, ainda mais por que nos únicos dois jogos mais sérios tivemos expulsões (ambas infantis). Não consigo tirar nenhuma conclusão ainda. Ninguém consegue, seja a favor, seja contra. Na realidade minto, uma eu consigo. Que a imprensa (e o público em geral) gosta mais do relativo bom humor do Tite (junto com muita superficialidade e pitadas de auto-ajuda, reconheço) que da carranca do Mano. O que do ponto de vista de futebol no campo não quer dizer nada. Mas pode tornar tudo mais leve.

        Não julguei o Mano em 5 jogos. Aliás não julguei nem após o péssimo campeonato paulista, e esperei até o meio do brasileiro para dizer que o trabalho era pelo menos razoável. E reconheci no final do ano que apesar de apagões inexplicáveis, o saldo foi positivo. E coerentemente não julgarei o Tite tão cedo. Mas não vou deixar de curtir a “única” coisa que nos fez ganhar ontem, a “sorte.” :-).

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/09/2015 11:05

          Não é calúnia, Tite foi pedido mesmo pelas TOs.

          O Tite eu julgo desde o começo… COLADO NA JUGULAR!

          Curtido por 1 pessoa

        • Morgana permalink
          02/09/2015 11:37

          Das TO’s por causa da plaquinha.

          Curtido por 1 pessoa

  8. Sergio Santana permalink
    02/08/2015 20:47

    Grande vitória!
    Muitos não vão concordar mas acho Dracena um upgrade na equipe, ok é um rebatedor, mas joga com raça e seriedade.Gostei do colombiano, é rápido e combativo. Valter é um grande reserva e felizmente não saiu da equipe como queria seu empresário. Temos um plantel! Vai ser um grande ano!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: