Pular para o conteúdo

Once 1×1 Corinthians, um tiro cego no clássico de cinzas.

02/12/2015
Baltazar, cabecinha de ouro

E fomos longe garantir a classificação!

O cagaço corinthiano era tanto, que segunda-feira os caras já estavam em Manizales, depois de +14 h de viagem. Um exagero, sabendo da ruindade do Once e da vantagem de 4 gols.

Foi um jogo ruim, chato, em que só teve o golaço do Elias 1×0 para nos acordar. Eu, por exemplo, sucumbi e capotei no sono bem antes, nem vi o golaço de empate.

Teve boas defesas do Cassio e isso é o que interessa nesse jogo.

Interessa não exatamente porque estaríamos novamente na mão do Cássio, como foram os jogos críticos da temporada 2012, mas porque a última linha de defesa parece não evoluir como esperado. A gente que está acostumado, sabe que esses caras lá atrás sentem mais a preparação física e teimam um pouco a entrar em ritmo de jogo. O Gil é um bom exemplo, mesmo que Tite vá podar seu estilo VIDA LOKA, o seu futebol sempre foi de zagueiro velocista, que corre lado a lado com o ponta mais arisco até o carrinho derradeiro na linha de fundo. Consensuemos: ele não está nada disso.

Manizales é alto, algum impacto teria mesmo, mas a lentidão não estava pegando apenas neste jogo em particular.

Nossa ultracompactação funciona até que o adversário tenha jogadas de infiltração na ponta. Once, neste ponto, mostrou o caminho nos dois jogos. A SEP abriu mão do expediente e preferiu o chuveirinho e mostrou que jogada área, particularmente escanteios, também está uma desgraça, forçando Cássio a corrigir erros grotescos.

Nessa nossa reunião pós jogo, o ponto de pauta que fica é: o quanto isso nos prejudicará ainda neste primeiro 4º de ano?

Como o burro da vez tem sorte pracacete, o grupo da morte tem o time do Papa, mas também tem o SPFC. Ano passado, contra eles, perdemos por pouco a 1ª do Paulistão com um time começando, empatamos no bra-14 a 1ª e vencemos convencendo a 2ª em Itaquera. Desconfio que, considerado apenas o 2º turno do bra-14, terminamos o ano com desempenho melhor do que eles, vice-campeões. Não é pouca coisa.

Mano entregou, ao final de 2014, uma equação lógica verdadeira: time(Corinthians) > time(SPFC).

O problema é que ninguém viu um mísero jogo do SPFC para dizer como estão as coisas por lá (e acho mesmo que nem eles se viram!), então fica difícil qualquer análise.

A defesa deles é lenta? Muricy vai atacar um time ultracompacto com uma tropa meias de criação? Guerrero, decisivo no último jogo, vai fazer falta? A jogada área será o expediente (foi decisiva no Paulistão)?

O componente aleatório de início de temporada acertou em cheio o coração do clássico.

21 Comentários leave one →
  1. mestretite permalink
    02/15/2015 9:54

    incrivel, mas o mestre ja conseguiu em um mes fazer o time jogar mais do que o mano (apesar de toda campanha a favor) conseguiu em um ano. mais que tatica, é a ascendencia e liderança em relacao ao elenco. contra o sao paulo teremos uma boa ideia do que o time é capaz com a faca nos dentes.

    Curtir

  2. Andre.T permalink
    02/13/2015 17:07

    Eu, como eterno otimista que sou, volto a salientar a incipiente volta de Elias (o de 2009).

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    02/13/2015 16:28

    Vi só o primeiro tempo. O jogo foi tedioso em razão do placar favorável.

    Vi partes de jogos do SPFC no Paulista e a parte fraca são as laterais. Bruno e Carlinhos são péssimos marcadores e comprometem todo o sistema defensivo. Eu não ficaria surpreso se Muricy apostasse em mais um zagueiro ou volante para enfrentar o Corinthians.

    O primeiro jogo é crucial. Não pode vacilar porque na sequência teremos 2 jogos seguidos, fora de casa, e o SPFC, 2 jogos seguidos, em casa, o que nos faz crer que o empate é ótimo para o SPFC.

    Sem Guerrero, Vágner Love é a opção óbvia, caso tenha condição. Eu o escalaria, de início. Danilo entraria no 2º tempo, descansado.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/14/2015 8:37

      Rá! É capaz de muricy meter um 3o zagueiro e o Tite colocar um falso 9.

      Curtir

  4. 02/12/2015 19:53

    O jogo foi triste… mas como é o Corinthians eu acabei assistindo…

    O jogo foi ruim, pois fizeram o primeiro gol e depois começaram a tocar a bola… sem vontade alguma… foram muitas vezes egoístas nos lances em que podiam tocar e chegar até o gol…

    Pra mim o senhor Tite foi péssimo… o Danilo foi o jogo inteiro um cone… não ganhava nada por cima e quando o time precisava de velocidade ele não tinha… Emerson… não pode ser titular… serve apenas pra entrar no segundo tempo… Jadson é jogo sim, jogo não… Ralf infelizmente não dá mais… se queremos vencer temos que colocar o BH… Luciano, é uma piada… na moral… muito marrento… cara de mal… um palhaço… o Corinthians deveria vendê-lo… sinceramente… Guerrero… faz um lance de marketing… propaganda… vídeos… lance camisas comemorativas e o escambal… e não renova… vai ser mercenário lá na china…

    Curtir

    • 02/12/2015 22:17

      Aliás, não sei porque o Danilo foi escalado.

      O cara não tem condição alguma de jogar duas partidas seguidas 90 min!

      Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      02/13/2015 9:47

      Pois é, com 5×0 no agregado era hora de tirar todo mundo acima de 30 anos e botar uns corredores. Não entendi o Danilo e o Ermensson Sheik ficarem até o fim – ou pelo menos até quando o sono me venceu. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  5. Nicolau permalink
    02/12/2015 18:16

    O time resolveu o jogo com mais uma bela tabela pelo meio, coisa que rogo que se torne corriqueira. Juntando a solidez defensiva de outros jogos e a provável volta da marcação adiantada, teremos um time bastante competitivo. Acho até que já temos, mas estou evitando me empolgar.
    Sobre a zaga, um parênteses: um amigo santista disse que Dracena errar em bolas altas na área é padrão do cara…
    PS.: Voltei a escrever lá no Futepoca, depois de longo e tenebroso inverno, dá uma olhada lá quem se interessar: http://www.futepoca.com.br/2015/02/corinthians-vai-bem-na-pre-agora-comeca.html

    Curtido por 1 pessoa

  6. 02/12/2015 17:06

    Na história dos copos meio cheios/meio vazios:

    1) positivamente: estreamos o tik taka do Parreira de novo. Menos lançamentos longos (oi Cássio, tá avisado ein!), um meio de campo com melhor qualidade (ops, Ralf fora). Compactabilidade!

    2) negativamente: nosso posicionamento defensivo foi uma piada. Sem alguém para sustentar o porta estandarte do Fágner, será sempre um carnaval ali. Felipe foi Felipe, desmitou. Na minha opinião, Tite deveria ter aproveitado para trocar o Sheik de posição a fim de auxiliar o combate na direita, mas foi dele o passe errado para o gol, desmitou também.

    Fato: Cássio vai ser bem treinado e no segundo semestre perigamos ficar sem ele alguns jogos por conta de convocações.

    Abraços e sim, vejo evoluções, nem que seja na Sapucaí.

    Curtido por 1 pessoa

    • 02/12/2015 22:13

      Acho que é consenso que o time está bem melhor montado logo ao começo do ano.

      A questão é o quanto essa zaga compromete esse time bem montado?

      Quarta teremos alguma ideia disso.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Cesar Cachaça permalink
    02/12/2015 15:50

    como já falaram, ontem tinha boa desculpa. E acho que fizemos bons 20 minutos, até o gol do Elias. Aí podendo tomar 5 gols a 2000m de altitude cobrar dos caras mas do que deram não dá. Na minha avaliação, fizemos 4 jogos que tinham 4 desafios diferentes e, bem ou mal, cumprimos todos com certo louvor. Estamos em meados de Fevereiro, não há time no Brasil que esteja pronto (e é bom que não estejam), mas o caminho acho que está sendo trilhado de forma positiva. Estou deixando em suspensão minha desconfiança em relação ao Tite e tentando avaliar de forma imparcial. Veremos.

    São Paulo: vi partes de 3 jogos. Taticamente está bem atrás de nós. Para começar o Muricy ainda nem definiu o esquema / quem joga. Imagino que ele esteja apostando todas as fichas em que Cinturion jogue bem, pq aí ele pode usar o 4231 com Michel Bastos dum lado e o argentino do outro. Até lá ele vai testando um aqui e outro acolá. Defensivamente é um time que é capaz de sofrer contra o XV de Piracicaba. Ontem tomou sufoco dum remelento e remendado Santos. Na frente mostra coisas intererssantes aqui e acolá, uma subida com 6 ou 7 jogadores próximos uns aos outros,. Clássico é clássico e vice-versa, mas se nada mudar muito acho que entramos com ligeira vantagem.

    Curtido por 1 pessoa

    • 02/12/2015 22:10

      Alguém viu alguma coisa deles! 🙂

      Sendo em Itaquera, acho que a vantagem é toda do Corinthians. Empatar seria derrota.

      MASSSSSSSSSSSS, se eles são superofensivos (mesmo que vez ou outra) será um belo teste para a limitação (ou não) da zaga.

      Curtir

  8. 02/12/2015 15:18

    Jogo a mais de 2.000 metros, gol aos 15 min, ou seja, classificação garantida naquele momento (o Once Caldas não tem competência para fazer mais do que 2 gols), o Corinthians claramente puxou o breque e armou a rede. Não jogamos bem, mas desconfio muito que o principal objetivo era não se desgastar. Avaliações ficam para o jogo da próxima quarta.

    Sobre a punição do Guerrero, ele (e todo o resto do elenco) precisa aprender a não dar mole para a Conmebol, que deixou claro que não vai aliviar nada para nós. E se ele continuar a ficar nervosinho como nesses primeiro jogos de 2015, vai ficar de fora punido várias vezes e o que ele pede para renovar deixa de ser exorbitante para ser extratosférico. Quero que ele fique, mas por um valor razoável e tomando menos cartões.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cesar Cachaça permalink
      02/12/2015 15:44

      assino embaixo

      Curtir

    • 02/12/2015 22:07

      Se ele continuar arrumando encrenca em todo jogo com o zagueiro, vai ser cada vez mais expulso, pois juiz adora jogador-arquétipo.

      E ele insiste naquilo de vociferar contra o zagueiro, alegando cotovelada, soco, mata-leão etc. Então é só com ele, pois não vemos outros centroavantes reclamando desse UFC todo.

      Guerrero está saindo um Serginho Chulapa.

      Curtir

  9. 02/12/2015 15:13

    Realmente Cássio fez boas defesas ontem…

    Fagner que estava nos acostumando mal, voltou a dar uma de Fagner…

    e a Comenbol é sempre Comenbol!!! Um lance corriqueiro para jogadores de River e Boca tira Guerrero 3 jogos??? Como diria um enjoado craque nosso… tá de brincadeira!!!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Daniel permalink
    02/12/2015 14:59

    Não gostei do jogo. Porém não consigo afirmar se o problema maior foi o sistema ou o regulamento e a desnecessidade de se jogar bem. A questão é que os dois motivos são graves. De positivo: Cássio, algumas boas triangulações (como a do gol) e a movimentação do Sheik.
    Contra o São Paulo semana que vem sem o Guerrero, desconfio que o Tite vá armar o ferrolho e jogar com Sheik e mais um de velocidade…Não acho que ele entrará com o Danilo. Mais fácil ele posicionar o Renato Augusto de falso 9 em alguns momentos do jogo.
    Essa primeira fase da Libertadores vai ser movimentada. Corinthiano nenhum vai poder reclamar de tédio.
    Abs e VAI CORINTHIANS!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário