Skip to content

Corinthians 2×1 Botafogo-SP, um sistema ruim que isola Guerrero e seus parças no ataque

02/15/2015

Corinthians finalmente ouviu minhas preces e entendeu que o começo do Paulistão dá para tocar com mistão. São anos reclamando aqui de escolhas insensatas, como a de 2013, em que os titulares, sem pré-temporada, jogavam todas as partidas.

A única coisa que eu não gostei foi a ausência de revelações da copinha (e em parte isso é consequência das contratações em posições desnecessárias em 2015).

Tite montou o time num 4-3-3, com triângulo de base invertida no meio:

Walter

Edilson-Yago-Dracena-Fábio

Cristian

Bruno-Petros

Luciano-Guerrero-Mendoza

O time remontou-se no velho Tite: dois pontas bem abertos e Guerrero isolado. Sem meias de criação, o jogo ficou todo lateral e, de fato, perdemos 2 gols fáceis a partir de boas jogadas laterais. Num primeiro lance, Cristian colocou Mendoza na cara do gol, para o colombiano mostrar mais uma vez que não tem futebol para série A do brasileiro. Noutro lance, foi Bruno quem colocou Edilson em condições para ele co-protagonizar com Petros o LANCE MAIS PATÉTICO DE 2015.

Face às circunstâncias, Corinthians não fez um mal primeiro tempo e até merecia o gol. Foi assim mesmo que o juiz deve ter pensado: “pô, os caras não fizeram o gol aind… PÊNALTI!” e FS 1×0.

Voltamos para o 2º tempo achando que o Botafogo era aquela ruindade toda e nos estrepamos. Eles voltaram num 4-2-3-1, com os extremos colados ATRÁS dos laterais e aí, numa sacada TÁTICA, reverteram o jogo e chegaram instantaneamente no 1×1. Erro ou não da arbitragem, o lance foi o exemplo do jogo deles no 2º tempo, explorando Edilson e FS, neutralizando o nosso jogo lateral e estancando nossa presença na área deles. Eu achei sensacional!

Fui ver e o técnico do Botafogo é Alexandre Ferreira, que era justamente o técnico do Botafogo na Copinha.

Depois de mais dois erros seguidos, Tite perde a paciência e tira Edilson por Jádson, recuando Petros para a posição. Isso resolveu o problema na lateral, ao mesmo tempo em que Jadson foi jogar como meia centralizado (e marcado individualmente). Ainda teve Malcom no lugar do Mendoza e Vagner Love no do Luciano “Joga quando quer”.

Malcom, pelo visto ontem, tem de jogar muito aberto com Tite e apareceu bem apenas quando quebrou essa regra. Jadson criou boas jogadas, no pouco que jogou. Já VL…

Tinha ouvindo um narrador da CBN comentar que “narrou jogos do VL” e ele estava “gordo”. Oras, entendi esse gordo como “jogador gordo”, tipo o Ralf ou o Jádson ou o Douglas. Jogador gordo, não gordo sedentário! (É demais, pô!)

No finzinho, FS 2×1 tornado o jogo uma experiência inesquecível em diversas dimensões!

Jogos com mistão é como peneira na categoria de base, então vale analisar os testados no critério Paulo Roberto Martins:

  • Yago, bom. Cometeu apenas um erro na saída de bola que poderia ter lhe custado toda a carreira no Corinthians (como aconteceu com o Cris), depois mostrou qualidades justamente nisso: saia rápido tocando para frente.
  • Dracena, regular o 1º tempo, depois péssimo (o que ele fazia ali no empate?). Parecia ser ele o moleque da base, mas acho que é só adaptação a time com torcida.
  • Edilson, péssimo dos péssimos.
  • Cristian, ótimo até cansar – o que não demorou muito – e depois regular. Pelos 20 minutos de jogo, creio que quando estiver em forma vai ser titular “de fora para dentro”: a torcida vai forçar Tite a trocar Ralf.
  • Luciano, Tite até trocava de posição com Mendoza para que ele tivesse mais chance de finalização, mas… Péssimo.
  • Guerrero, isoladão, com saudades do Mano, quando caia em diagonal… Péssimo.
  • Vagner Love, gordo, correu e péssimo.
  • Mendoza, péssimo dos péssimos dos péssimos dos péssimos! (Com voz em eco).

Fechando o post, algo mudou na relação SCCP-FPF. Precisamos conversar sobre isso.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    02/17/2015 22:21

    1) Bom… Eu sei que pode parecer preciosismo da minha parte, mas….. em 2013 os titulares não jogaram todas as partidas do paulistão. Foram poupados em algumas. É claro que em determinado momento, isto não pode ocorrer afinal o torneio estadual entrou na fase decisiva.
    2) O Mendonza divide opiniões. Eu já vi gente vociferando contra o Adenor por não ter colocado o moço contra o Once Caldas na Colômbia e estou vendo que ele não agradou o dono do boteco. A mim me parece mais um Romero na vida. E aí volta a velha discussão sobre o aproveitamento da base e da má vontade do treinador em aproveitá-la, o que é uma pena afinal de contas, ao contrário do que pensam alguns, ela não é tão improdutiva assim. Ai estão Ewerton Ribeiro e William como testemunhas. Quanto ao Adenor, eu me pergunto onde foi parar aquele profissional que, em 2004, não hesitou em aproveitar a molecada para empreender aquela reação, digamos, sensacional no campeonato brasileiro? Mas também acho que se a diretoria tivesse como bandeira o aproveitamento da base, casos como o do Mendonza não ocorreriam. Certamente algum dirigente diria: igual a ele temos vários na base.
    3) Por conta dos erros do árbitro no sábado, já começou o papo de apito amigo. Evidente que quem fala disso, ignora que o gol deles nasceu de um erro de arbitragem, mas tudo bem.
    4) Estão considerando o majestoso de amanhã como o mais importante de todos os tempos. Menos pessoal.

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      02/18/2015 13:01

      Libertadores é uma baita competição de sãopaulino. Natural eles e sua imprensa favorável encararem asssim.

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/19/2015 13:52

      Bom retorno ao boteco!

      2) É isso mesmo. Ele pode até jogar bem, mas não justifica queimar a entrada de jovens promessas.

      Curtir

  2. Cesar Cachaça permalink
    02/15/2015 20:02

    os jogaores da copinha estão de férias até semana que vem (30 dias da clt). Acho que só por isso não vimos pelo menos uns 2 deles ontem (ou assim espero). Com isso e Danilo entrando na conta dos poupados não havia meias à disposição. Eram 10 desfalques no total (sem contar Copinha) e, dado isso tudo, gostei do primeiro tempo. Não dá para fazer qualquer análise de que tipo de posicionamento Tite quer dum time sem 12 ou 13 jogadores com quem ele espera contar ao longo do ano, então acho que vale pela análise individual. Se o Edilson conseguiu quase ser expulso num jogo desse, o que esperar? Petros brigou para ter oportunidade e quando teve, correu, entrou ligado, credenciou-se como uma boa opção. Já Luciano…entrou dormindo, displiscente, marrento, tudo que Tite (quiçá ninguém) não gosta. Achei que BH perdeu uma boa chance de manter a coceira atrás da orelha de Tite. Cristian precisa melhorar muuuito o condicionamento, acho que só da para jogar 90 minutos daqui a umas 3 semanas. E treininho de finalização para a equipe toda tá faltando, hein…WL: realmente, precisa treinar sério umas duas semanas só para ter condição de entrar um tempo com intensidade de profissional. Com isso acho que Tite entra quarta com o mesmo time de quarta passada + FS. Torço para que Muriçoca siga o teste de ontem e entre mesmo com 3 zagueiros para ceder o meio-campo a Tite, que se tiver juízo perde um tempinho treinando chutes da entrada da área entre amanhã e terça num campo rápido, jogando contra 3 zagueiros e Ceni “maravilhoso como tá jogando faz 3 defesas e a imprensa fica 3 dias falando disso” no gol.

    Curtido por 1 pessoa

    • 02/15/2015 21:36

      Eu acho que Petros mostrou pro Tite: “Olha aqui, eu marco, passo, sou o Jorge Henrique!”.

      O Cristian quando cansou, chegou a comprometer, pois vinha o ataque e ele não conseguia voltar. Absolutamente sem condições.

      WL: esse eu acho que vai flopar. Pior, ele não tem os superpoderes do Adriano para fazer 1 gol decisivo jogando só 5 min.


      Muricy pode nos entregar o jogo, inclusive pq esse sistema de extremos espetados é ideal para recuar a última linha no 3-5-2.

      Curtir

    • ALESSANDRO ALVES permalink
      02/16/2015 8:42

      OS CARAS DA COPINHA A MAIORIA NÃO ESTÁ INSCRITO NO PAULISTINHA, NÃO PODEM JOGAR MESMO VOLTANDO DE FERIAS., A FEDERAÇAO SO LIBEROU 28 INSCRIÇÕES, ENTÃO NÃO TEM COMO, AINDA PERDEMOS UMA VAGA DADA AO LODEIRO HAHAA

      Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        02/16/2015 15:01

        Para você ver o erro que foi a contratação do Mendoza. Tirou vaga de jogador da base no paulistão!

        Curtir

        • Cesar Cachaça permalink
          02/16/2015 17:49

          essa lance da base é de cag* de bruços. Eu acho que todo o terceiro time (o que faltar entre 22 e 35 jogadores) tem que ser da base. Nâo faz sentido você investir em cara de fora para ser o terceiro reserva. Aí você vai testando pouco a pouco e todo ano com certeza acha uns 2 que compõe os 16 e 17 que entram sempre. Agora, pelo bem pelo mal, acho que ao longo do ano vão se desfazendo e alguns e quem vai entrar é cara da base pelo simples fato de que a grana tá muito curta e não vão ter grana para investir em ninguém.

          Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: