Skip to content

Corinthians 3×0 Mogi Mirim, não foi Danilo quem mudou o jogo. Foi o treinador quem corrigiu os seus erros do 1º tempo.

03/01/2015

Corinthians entrou com um mistão como esperado e defendido aqui. Tecnicamente foi um jogo beeeem superior ao da quarta passada, em parte por conta do gramado, mas principalmente pelo maior interesse dos jogadores na partida.

O problema foi o erro tático cometido por Tite no 1º tempo, um clássico GOL DA ALEMANHA. Não posso admitir que um treinador que quase pegou a Seleção Brasileira cometa esse tipo de erro de forma recorrente.

Depois de um começo um pouco confuso entre Guerrero e Vágner, o time se estabilizou no 4-2-3-1 com Jádson escondido numa ponta, Malcon na outra e Guerrero, vejam só, ARMANDO A EQUIPE. Sim, Jadson mal relou na bola e era Guerrero quem recebia no meio e tentava passes de Camisa 10.

Não deu outra: chutamos 2 vezes apenas (1 certa) e Mogi 4 (3 certas). Não digo que o Mogi foi melhor, pois é muito limitado, mas esse erro de posicionamento não poderia ter saído do vestiário. Ainda que fosse um teste mal sucedido, 15 minutos seriam suficientes para reposicionar Guerrero ou Vágner na ponta e centralizar Jadson.

Um pequeno equívoco, não um erro, foi Malcom na esquerda. Quem acompanha o menino sabe que, desde a base, ele joga na direita e corta para dentro, inclusive chutando forte para o gol. Na esquerda ainda enfrentava um problema político: Mendoza não passava, ele não passava a bola para o seu rival declarado de posição e ficamos nós vendo aquela PALHAÇADA ali no 1º tempo.

No 2º tempo Tite corrigiu tudo: saiu Vágner, um dos jogadores menos eficazes que já vi em toda minha vida, e Danilo foi para à esquerda. Assim, num momento de grande OBIVIEDADE, Tite posicionou Guerrero na 9, centralizou Jádson na 10 e Malcom abriu na sua, a direita. 4 modificações!

Jadson veio para o jogo, distribui bolas e o gol veio mesmo do melhor posicionamento tático: Malcom fez boa jogada de ponta na direita, cruzou, Guerrero foi buscar fora da área e Jádson fez o 3º GOLAÇO IDÊNTICO DO DOMINGO! (Pela manhã o Liverpool fez 2 gols idênticos ao do Jadson contra o ManCity).

Claro que recuamos e fomos viver de contra-ataques, mas, posicionados com um mínimo de equilíbrio, fizemos 12 finalizações (7 certas).

E como tem sido a regra, acabamos com o adversário com a ajuda da arbitragem num 2º gol em que Luciano ousou num claro estilo R9. E Luciano, aquele que sempre entra bem no 2º tempo, ainda deu o 3º gol para o Guerrero (este em bela partida).

Após o jogo, ainda tivemos mais um GOL DA ALEMANHA: Uol e Globo.com deram chamada que “Danilo mudou o jogo”. Cazzo! Danilo não mudou nada, quem mudou o jogo foi Tite ao corrigir 4 erros originais de posicionamento.

Como era mistão, a gente ainda pode manter a avaliação dos craques:

  • Yago: ótimo. Só cometeu um erro quando tentou um chutão (acho que foi o único chutão também). Saída de bola muito boa, corrigiu 2 erros graves do Edilson e ainda salvou um cruzamento dificílimo.
  • Edilson: !
  • Dracena: não é possível, algo está errado.
  • Mendoza: não é lateral, mas conseguiu piorar a foto do Edilson.
  • Vágner: não.
Anúncios
27 Comentários leave one →
  1. Cesar Cachaça permalink
    03/02/2015 21:24

    a descrição tática tá perfeita, mas eu vi diferente a explicação. Tite está claramente usando um dia time titular, outro reserva. Ontem era reserva e, estando Guerrero suspenso, ele quis testar um esquema com ele e Love em campo. E aí improvisou um 442 (para mim era claro que a idéia do posicionamento era um 442 com Guerrero e Love mais à frente) que não funcionou. Não funcionou muito por conta dos erros que você descreveu, mas acho que valeu a tentativa, e não seria exagero dizer que o Mogi foi melhor sim no primeiro tempo. Virou o intervalo e o Tite pensou “tá, acabou a brincadeira” e voltou pro 4141 no qual o time tem rendido. Mas enfim, o resumo é: acho que são nesses jgoos que tem que estar mesmo alternativas, espero que Tite não se sinta desetimulado por essa cag* que foi o primeiro tempo e continue testando alternativas quando puder, afinal esse foi um grande problema na sua última passagem.

    Love: foi muito mal, mas o esquema todo não funcionou. Tecnicamente quem foi bem no primeiro tempo? Par amim tudo depende de quanto ele vai se dedicar de verdade. Acho que bola ele tem para render e ser uma ótima opção sim. Agora, se ele mantiver o histórico da cachaça vai ser f*…

    Yago fez uma partidassa. Outra dessa e ele passa o Dracena na condição de primeiro reserva (por te´cnica já seria ele, to dizendo passar na cabeça do Tite).

    Curtido por 4 pessoas

    • Emboava permalink
      03/03/2015 1:23

      Acho que esse Yago vai ser titular ano que vem… esse ano ele tem que ir jogando assim… no time reserva… pena que o Paulistinha tem essa regra de limite de jogadores… pq daria pra fazer outros caras da base jogar… e ir ganhando experiencia pouco a pouco…

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/03/2015 5:38

        Aí você exagerou no otimismo!

        Se yago for bom mesmo, ele vai direto para a europa a preço de banana!

        Curtido por 1 pessoa

      • 03/03/2015 10:47

        Tite declarou no domingo que o natural seria escalar o Arana na lateral esquerda no último domingo mas infelizmente teve que fazer opções firmes dos 28 e não tem mais como mudá-las. Disse ainda que essa regra prejudica mais jogadores mais jovens que teriam boas oportunidade nessas situações de menor pressão.

        Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/03/2015 5:36

      No comecinho parecia um 442 mas ficou muito embaralhado, pois Love, principalmente, batia cabeça.

      Aos 15 já era um 4231, com o Guerrero no meio, o love adiantado e o petros razoavelmente recuado. Inclusive Guerrero tentou diversas assistências, mas sempre telegrafava o passe.

      Mas existe uma lição para quem imagina Love-Guerrero: montar um 442 com dois centroavantes é bem difícil, mais fácil seria com um centroavante e um atacante de beirada. Portanto, não vai funcionar se o Tite apenas escalá-los.

      Curtir

      • cesar cachaça permalink
        03/03/2015 11:49

        é difícil mesmo, mas é possível, principalmente pq Love e Guerrero tem essa capacidade de movimentação. Poderiam fazer uma dupla ao estilo LF e Pato no SP (embora acho que até fariam melhor, pois os dois tem mais velocidade e técnica fora da área do que LF, por exemplo). Seria um 442 mais tradicional. Não acho que esse esquema deva ser adotado como padrão, mas acho que o técnico tem obrigação de explorar alternativas dado as peças do elenco, justamente para momentos em que tiver desfalques, precisar mudar um jogo etc. Talvez a falha de Tite domingo tenha sido justamente essa: em vez de pensar em um novo esquema mudando as peças pra adaptar (por ex jogar o Jadson mais centralizado como principal meia articulador, e não mantê-lo aberto como ele faz no 4141), fez um acochambração metade esquema atual metade experimentação, e aí a chance de funcionar é muito remota mesmo…Com as peças disponíveis domingo eu teria tentado um 433 com Guerrero pela esquerda e Malcom pela direita, mas Tite continua achando que Guerrero é pivozão…

        Curtido por 1 pessoa

        • Nicolau permalink
          03/03/2015 16:20

          Acho que é por aí, a ideia era testar. Acredito que Tite imaginou que Petros e Cristian teriam condições de jogar como volantes ingleses, box-to-box. Não deu certo, por falta de treino ou de cacoete dos dois para a função. Com Elias, quem sabe. Outro problema pode ter sido a falta de forma e ritmo de Love, que acabou não se mexendo tanto quanto o esquema pediria.

          Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          03/03/2015 16:48

          Agora… Agora o pessoal está falando na mídia que o love está completamente fora de forma.

          Só agora.

          Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    03/02/2015 20:33

    Rivaldo é um sujeitinho desprezível. Um verdadeiro verme. Saiu do Corinthians cooptado pelo dinheiro sujo da Parmalat, fez os gols na decisão do Brasileiro de 94 e ainda falou mal do Corinthians. Isso não se faz. Antes do Corinthians, ele não era ninguém. Perdemos em 94, mas nos vingamos em 95, com atuações memoráveis de Marcelinho e Ronaldo.

    >

    Primeiro tempo horrível. Segundo tempo muito bom. Tite escalou o que tinha à disposição graças ao esdrúxulo regulamento. No segundo tempo, arrumou o time, mas Danilo, com fôlego, facilita para os demais. Todos subiram de produção, especialmente Jadson.

    Tite é outro. Eu não lembro de jogos fáceis em 2011, 2012 e 2013 nem no Paulista. Ele evoluiu. Se ganhará é outra história, mas a evolução é evidente. Ele demonstra uma segurança que não tinha nem em 2012. O problema é que se mantiver o nível nos deixará na mão para dirigir a Seleção.

    Curtido por 4 pessoas

    • Emboava permalink
      03/03/2015 1:17

      Aí o Corinthians tem que aproveitar e contratar o Pep pro lugar do Tite…

      Curtir

  3. 03/02/2015 16:27

    You´ll never be alone. Jogaço!
    Quanto ao Corinthians, assisti o replay do segundo tempo por isso acompanho os demais.
    Faço ressalvas: o colombiano não joga tão mal assim, movimenta bem, serve como parede para o tik taka do Tite. Já Edílson é uma piada…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Andre.T permalink
    03/02/2015 13:39

    Essa foto que você colocou…pensar que tinhamos o melhor meia brasileiro desde Pelé e deixamos ele sair para o porco… segurando Valber e Leto… Meu Deus!

    Do jogo de ontem o que da para tirar é que: Luciano >>>>> Pato

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/02/2015 13:44

      À época a diretoria culpou o jogador, mas todo mundo que acompanhou viu que o Corinthians enrolou porque estava sem grana e a parmalat se aproveitou.

      Curtir

    • 03/02/2015 19:23

      Ah, FINALMENTE ALGUÉM CAPTA UM CHISTE!

      Curtir

  5. joelbrando permalink
    03/02/2015 12:07

    Eu espero muito que essa escalação não se repita nunca mais, ‘pardalzice’ nível Tite 2013.
    Muitos erros de julgamento por parte da torcida e da mídia especializada. O primeiro já enunciado pelo autor: o mérito do Adenor foi apenas o de ter corrigido esse frankenstein tático criado por ele mesmo. O outro erro é achar que o Tite passagem número 3 é mais ofensivo que o Tite passagem número 2, eventualmente a cabeça dele entra em colapso e ele sai colocando atacantes pra tudo quanto é lado, isso aconteceu muito na remontagem da equipe há dois anos atrás.

    Quanto ao Wágner Love, prevejo aqui o Corinthians chegando nas semifinais da Libertadores, Guerrero não tem seu contrato renovado, a partir disso somos obrigados a depender desse demônio pra conquistar o título. Óbvio que perderemos por causa de um lance no final da partida em que o Wágner Love entra sozinho na área e finaliza na trave, decretando uma eliminação sofrida para o Estudiantes de La Plata. A torcida pede sua saída, jogadores tem seus carros apedrejados, Wágner Love e Émerson Sheik comandam uma debandada geral no elenco. Tite pede calma e diz estar sofrendo o mesmo que a torcida. A diretoria promete reforços e contrata mais um volante pedreiro que se destacou no campeonato paulista.

    Curtido por 3 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/02/2015 12:20

      Haha!

      Acho que as coisas se resolvem com menos drama!

      Curtir

    • 03/02/2015 12:36

      Pensei que o mundo ia acabar… haheuhuaheue

      Curtido por 2 pessoas

    • piki permalink
      03/02/2015 13:45

      Catastrofismo é pouco.

      Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      03/02/2015 15:02

      Gostei do volante pedreiro! Rararará!

      Curtir

    • 03/02/2015 18:01

      Só faltou a torcida invadir o campo, bater nos nossos jogadores, bater nos jogadores adversários, matar o juiz com um sinalizador marítimo, sermos eliminados definitivamente da Cucaracha, o clube falir e ser comprado pelo Paulo Nobre.

      Curtido por 2 pessoas

    • joelbrando permalink
      03/02/2015 18:26

      Claro que eu não acho que isso vai acontecer, embora eu já tenha visto cenários piores no Timão, é só um recurso de linguagem pra demonstrar minha preocupação com a não renovação do Guerrero e a possível dependência do Wágner Love.

      Curtido por 2 pessoas

  6. 03/02/2015 10:27

    Pontuo o seguinte:

    1) Esse era o melhor time do interior até o momento, nosso mixtão meteu 3… vamos valorizar nossos feitos também…

    2) Também reparei na boa partida do Yago, vem transmitindo segurança! (ao contrário do “titular” Felipe)

    3) A correção de rota do 1º para o 2º tempo foi nítida!

    4) Até quando Jadson vai manter essa pegada?

    5) Te respeito demais Álvaro, mas a insistência nesse papinho da mídia (tipo Milton Neves) de apito corinthiano é decepcionante… como se Guerrero não tivesse fora da Libertadores por 3 jogos; como se a Comenbol não tivesse pedindo perda de mando de campo com apenas um jogo realizado na Arena; e como se na semana passada não tivessem rasgado a perna do Petros antes de validarem um gol para o adversário. Que os antis alimentem isso eu entendo… mas corinthiano não!

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/02/2015 12:22

      5) foi um lance acintoso, na frente do bandeira. Está estranho isso, pois 2013 e 2014 não tinham essa moleza…

      Curtir

      • 03/02/2015 18:06

        Se você procurar acha lances acintosos em todos os jogos para ambos os lados. Juízes e bandeiras não tem como ver tudo e erram aos montes. Além da tua neura/obsessão não tem nada de estranho nisso :-).

        Curtido por 1 pessoa

  7. Nicolau permalink
    03/02/2015 0:03

    Pela escalação, acho que a ideia seria Petros e Cristian participarem mais da armação, num 4-4-2, o que talvez seja esperar demais dos dois. Mas vc tem toda razão que o povo botou a responsabilidade no Danilo individualmente, sem olhar a mudança tática…
    Quando vejo a técnica e a frieza do Gil do Luciano, não entendo o que acontece com ele que não mantém esse nível.
    Jadson joga muita bola.
    Eu não teria contratado Mendoza, só traria segundo atacante pra ser titular, que de reserva já estávamos bem com Luciano, Malcolm, Romero… Mas que o rapaz se esforça uma barbaridade não tem como falar. E tem suas qualidades. Como disse o dono do boteco, deixou mais feia a foto do Edilson, esse sim horroroso.
    Yago é um belo zagueiro. Ainda acho melhor não jogar o cara na fogueira da torcida na libertadores, mas convém segurar.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: