Pular para o conteúdo

Capivariano 2×3 Corinthians, não entendo a Rede Globo de Televisão.

03/23/2015

Foi um jogo de afirmações. Não táticas ou técnicas, mas políticas. Ninguém prestava muita atenção no jogo, mas no estado do gramado, causador de uma onda de AFLIÇÃO pelas redes sociais. A Globo, verdadeiro Lado B da transmissão, se recusou a tocar no assunto.

É ela, Globo, quem manda. O Paulistão já poderia estar caminhando para as finais, mas não, temos ainda uma pancada de partidas inúteis. Essa sensação de inutilidade, somada a ascensão midiática de um torneiro pior tecnicamente (ao menos na fase de grupos), vai matar de vez o Paulistão. Isso pode ser bom, mas também muito ruim. Penso que o risco do fim dos regionais é o que vem pela frente: torneio Rio-SP (clássicos sem times prontos?), calendário europeu (jogos nas férias?), mais grupos na despertadores?

A única proposta na mesa – o que mostra o naipe dos dirigentes esportivos – é a do Bom Senso, que parece-me estapafúrdia: alongar o Paulistão pelo ano todo. Minha desconfiança é que não há dinheiro para manter-se equipes de ponta (fora do trio de ferro) por tanto tempo e isto tornaria o campeonato muito fraco, a ponto de sumir. A solução, creio eu, é fazer do Paulistão um campeonato com bem menos partidas.

Mas, notável mesmo, é que o campeonato atingiu o nível: “só prejudica o meu time na despertadores”. E isso é muito grave para o futebol brasileiro.

Sobre o jogo, era bem ruim por conta do gramado e algum desinteresse corinthiano. Mudou tudo quando o juiz não marcou o puxão de camisa do Renato, mas expulsou corretamente o goleiro adversário. Perder o goleiro no futebol é como perder a Rainha no jogo de xadrez, o xeque-mate torna-se inevitável. (E eu não entendo como os goleiros podem ainda preferir a expulsão em lances como este).

Corinthians teve campo, mais bola, um Renato mais acordado e a ajuda de um camisa 2 medonho do lado de lá: 0x2, 1×2(!), 1×3 (fácil) e… 2×3(?!?!?!?).

Ainda temos mais 3 jogos verdadeiramente inúteis na mesma semana.

Não entendo a Globo.

18 Comentários leave one →
  1. 03/24/2015 10:10

    Considerando a limitação de espaço para tratar esse tema com mais profundidade e a superficialidade da imprensa esportiva, eu achei esse artigo da Veja bem interessante: Os segredos importados por Tite em http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/os-segredos-importados-por-tite.

    Curtir

  2. Nicolau permalink
    03/23/2015 13:40

    Pra mim, a questão da Globo com os estaduais é política antes de tudo. Ela precisa manter dirigentes favoráveis no futebol para manter seus interesses fechados. Dirigentes mais modernos poderiam pressionar por mais grana, fazer licitações e outras coisas que colocariam em risco o monopólio global. Mantendo o apoio aos estaduais, ela mantém o apoio das federações estaduais, que elegem a CBF que vende os jogos da seleção.
    Isso fecha uma ponta. Pq, em tese, os times poderiam se organizar e mudar essa situação. Mas essa ponta é fechada pelas dividas e má gestão dos clubes, que ficam sempre no bolso da Venus Platinada.
    Ela deixa de ganhar dinheiro com um paulistão meia boca? Possivelmente. Mas na conta mais ampla, a manutenção da estrutura gera mais ganhos com outros produtos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Andre.T permalink
    03/23/2015 13:00

    Campeonato fraco, com um regulamento esdruxulo e num gramado à altura… O que dizer de um campeonato onde um time pode se classificar para a próxima fase com menos de 40% de aproveitamento (é o caso do Capivariano com 36%). Onde o time com melhor desempenho hoje pegaria o melhor segundo colocado (é o caso de Timão x Ponte)… Não sei como é a regra do rebaixamento mas certamente alguém será prejudicado também…

    De ontem única coisa boa foi o que o Emerson jogou. Certamente rolou uma puxada de orelha (deve ter o fator renovação também).

    Fazia tempo que não assisita um jogo na Band. Ta sendo toda vez assim com o Neto? Me deu saudades do Galvao bueno… kkk.

    Quero ver como o Tite fara para escalar o time amanha… viva a FPF!

    Curtir

  4. 03/23/2015 11:55

    Coveiro!
    Estão enterrando o Paulistão, por isso chamem o coveiro.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Emboava permalink
    03/23/2015 11:45

    A globo ganha por jogo… então quanto mais jogos tiver, principalmente do Corinthians, melhor.

    Eu acho que o Paulistão deveria se alongar mesmo. com um jogo por semana. Além disso, acho que metade da cota de tv deveria ser distribuida igualmente entre as equipes. A outra metade, metade (25%) deveria ser dada de acordo com a classificação final do campeonato e o restante proporcional de quem tem mais audiência.

    Antes de começar o campeonato os clubes recebem 50% e no final dele o restante.

    Acho que deveria ser assim em tds campeonatos do Brasil…

    Mas o mais importante, pro Brasil e pro futebol… seria fazer uma ficha limpíssima nos dirigentes de todos os clubes… e criar regras onde quem for um mal administrador pague com dinheiro, trabalho ou com a sua prisão…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/23/2015 12:39

      A ficha limpa eu concordo…

      Curtir

    • Nicolau permalink
      03/23/2015 13:43

      Eu gosto da ideia de mudar a divisão, deixando uma parte igual para todos e outra por critério técnico. A ideia de valorizar o torneio como produto (logo, garantir mais competitividade para todos, jogos mais interessantes, etc) me parece mais interessante no longo prazo. Mas minha opinião é bem de leigo.

      Curtir

    • 03/23/2015 17:58

      Tendo a concordar com uma proposta nessas linhas. Eu mesmo fiz uma proposta parecida no passado. 50% dividido em cotas iguais e o restante 50% de acordo com transmissões e tamanho das praças para onde o jogo é transmitido. Mostrou o jogo para o estado de São Paulo? Cada um dos times recebem X proporcional ao custo do minuto de anúncio na televisão para São Paulo (tem que fechar os 50% restantes no final do torneio). Assim todos os times ganhariam um pouco (critério: todo mundo tem que ganhar uma parcela igual no começo do campeonato), times que têm mais audiência (que é o que dá dinheiro, critério: econômico) e também que fossem adiante no campeonato ganhariam mais (critério: esportivo). É só uma sugestão elaborado em 5 minutos para discussão. Sei que dá para melhorar e que há outras boas, mas gosto de contemplar os três critérios citados. E mais, tem que ter exigência com relação à infraestrutura (jogar em pântano/pasto não pode, isto é, perde transmissão).

      Curtido por 1 pessoa

  6. Cesar Augusto permalink
    03/23/2015 10:20

    O pior de tudo é a limitação de 28 atletas num torneio sem qualquer atrativo. Porém, não dá para reclamar. O Corinthians assinou o regulamento e é refém do dinheiro da Globo e da FPF, que paga mais que a “Despertadores”.

    O Paulista com 20 clubes e regulamento esdrúxulo não merece atenção. Neste ano, com os clubes grandes fazendo uma boa pré-temporada, o abismo entre os clubes torna o campeonato mais chato ainda, por mais paradoxal que seja.

    Em suma, o campeonato é uma merda e não vale nada. Esqueçam o saudosismo, o Paulistão acabou. Hoje, é um arremedo de torneio, mas ainda é melhor vencê-lo que perdê-lo.

    O Rio-SP seria uma boa opção desde que os clubes tenham uma Pré-temporada decente. Acho que é o caminho. Aliás, o caminho para o futebol brasileiro são as ligas, seja a nacional, estadual, ou regional, desde que geridas por profissionais. Se os clubes quiserem, há possibilidade de rompimento com as Federações, mas eles, infelizmente, não querem.

    Sobre o jogo, muito chato. Um time desinteressando versus um time horripilante. O único porém é que não dá para tomar 2 gols do Capivariano United nem em brincadeira…

    Curtido por 2 pessoas

    • Emboava permalink
      03/23/2015 11:50

      Eu não acho que o Corinthians seja refém de federação alguma… acho que é refém de seus próprios dirigentes…

      Curtido por 1 pessoa

      • Cesar Augusto permalink
        03/23/2015 12:46

        Refém de má gestão, que necessita de dinheiro, que só pode ser obtido para pagamento em suaves prestações, na FPF, CBF e na Globo.

        Curtido por 2 pessoas

      • 03/23/2015 18:02

        Concordo 100%, antes de xingar CBF, FPF, Globo… temos que ter consciência que são os nossos dirigentes que levam o clube a essa situação de total dependência. Não que os supracitados sejam anjinhos e nossos dirigentes os demônios, mas a dependência/incompetência (intencional ou não, não sei) nos faz reféns da situação.

        Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/23/2015 12:43

      A imagem que eu tenho do Rio-SP é péssima.

      Jogos horríveis (com estádios cheios, inclusive) e equipes desnecessariamente expostas. Acho que foi no ano pós-mundial que o Corinthians deu férias para os campeões e resolveu jogar com os juvenis. Era sempre 5×0 ou mais!

      Um gerador de crises absolutamente desnecessário ao começo da temporada.

      Talvez, o ideal mesmo, fosse começar o Brasileiro mais cedo e entrar com o Paulista junto ou do meio para o fim.

      Curtir

  7. piki permalink
    03/23/2015 10:16

    Pra ter ideia do desinteresse, nem assisti ao jogo.
    Antes das 17h estava tomando um pingao e depois, me dediquei a Barça x RM.

    Já li que pode ter sido retaliação da Globo pelo que a FOX fez na Libertadores. Mas, pergunto, o que o Corinthians teria a ver com isso?
    E, falando nisso, li que a audiencia do jogo contra o Danubio foi altíssima. Os gênios do mkt corintiano deveriam começar a pensar nisso….em cobrar mais desse pessoal tb.
    A gente reclama da Globo mas ela, pelo menos, paga.
    FOX e CONMEBOL, absolutamente nada.

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/23/2015 12:45

      Isso é verdade…

      Se aqui no Brasil os caras fizessem a tal liga, no ano seguinte não existiria mais Conmebol controlando a Libertadores.

      Curtido por 1 pessoa

    • 03/23/2015 18:04

      Por que é que há essa histeria para participar da Libertadores? Pagam muito mal, somos frequentemente invariavelmente roubados (todos os brasileiros) e ainda tem um tribunal que consegue ser ainda pior que o STJD (ou tão ruim quanto). Honestamente não consigo entender do ponto de vista econômico (emocional é fácil, as torcidas adoram).

      Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/25/2015 6:42

        A questão é que a Globo ganha muito nesse torneio e paga nada…

        Curtir

Deixe um comentário