Skip to content

Corinthians 2×0 Portuguesa, MALCOM FOR PRESIDENT!

03/24/2015

Foi um 1º tempo agradável de se ver, com um time reserva bem mais inspirado (e interessado) que o time titular de Domingo. Ah, é sempre bom lembrar que é difícil o jogo ficar ruim em um gramado tão bom quanto o de Itaquera – e isso deveria ser uma questão de honra para os organizadores do campeonato brasileiro.

Foi também uma das raras vezes em que Tite montou uma escalação inicial bem estruturada, com cada um na posição que pode melhor render. Tanto isso é raro, que no 2º tempo Tite fez de tudo para que o time se desestruturasse.

Malcom, mais uma vez jogou muita bola, fez 2 gols e claramente foi mais INTELIGENTE que Luciano ao não seguir a determinação de se manter isolado na ponta.

Já o malvado favorito do jogo foi Vagner. Fisicamente está joinha, taticamente faz o pivô titeano e tecnicamente é simplesmente… Mediano. Não dá para analisar o que ocorre só numas de “deu azar que a bola não entrou”. Faltou técnica mesmo, pois as bolas surgiram, era a pior Lusa dos últimos 50 anos, o gol ficou aberto e, o que eu acho até mais importante, as alternativas de assistência estavam todas lá. O rapaz chutava errado, não fazia a assistência óbvia que também consagra e arriscava a não óbvia. Mas correu e apareceu. Como estamos numa fase de “melhor equipe do Brasil”, isso deve dar alguma folga nas críticas.

No 2º tempo Tite jogou as camisas para cima: Malcom apareceu como meia armador e Danilo isolado na ponta. Ralf entrou e prejudicou muito a equipe (deixo para o Cachaça (re)explicar esse bug nos comentários).

Quem prestou atenção viu que ficou bem confusa a disposição dos jogadores em campo, inclusive com adversário fazendo Walter trabalhar 3 vezes.

Gostei do 1º tempo, não gostei do 2º, mas talvez não seja jogo para encher o saco do treinador. É mais um jogo para analisar as atuações individuais de Malcom, Luciano e Vagner. Tecnicamente,  a diferença dos dois meninos é muito grande.

Mas, sei lá, talvez Vagner tenha um lado Dr. Jekyyll e resolva jogar bola.

Anúncios
29 Comentários leave one →
  1. Golfo permalink
    03/25/2015 21:11

    Volta Mano….
    Por favor, não aguento mais esse calvário de vitórias, essa fase irritante de invencibilidade, liderança em ambos campeonatos.
    Muitas saudades daquelas partidas excepcionais contra Atlético pela Copa do Brasil, Fluminense pelo Brasileiro, Santos pelo Paulista.
    Mano, você é um gênio.
    Mano você montou todos os times do Corinthians.
    Mano, você é mais importante que a própria história Corinthiana…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/25/2015 21:16

      Não entendi.

      Curtir

    • Emboava permalink
      03/26/2015 1:51

      Uma coisa é você postar aqui para discutir sobre o Corinthians… outra é ser mal educado e fazer uma coisa dessas… se o dono do blogue prefere o Mano… problema é dele… se te incomoda… não volte… seria chato se todos concordássemos…

      Curtido por 1 pessoa

      • 03/26/2015 12:11

        Menos por favor, ele não foi mal educado, ou eu estou perdendo alguma coisa aqui? Foi sarcástico/irônico? Sem dúvida. Eu mesmo sou com mais frequência do que acho razoável (juro que eu tento ser menos). Aos meus olhos ele só está discordando, com muito sarcasmo, mas sem desrespeito. Como você diz, seria chato se todos concordássemos. Por mim, como diria o Milton Leite, segue o jogo. Só minha opinião, mas não sou dono do boteco e é ele que faz as regras aqui. Abs.

        Curtir

    • Rodrigo Galdino permalink
      03/26/2015 12:38

      Dos blogs corinthianos que costumo frequentar este é o melhor disparado,o dono do boteco tem uma visão detalhista sobre aspectos táticos que transforma os debates por aqui interessantes e aquele que costumam comentam também são bons.Embora ele tenha uma predileção pelo Mano a qual considero um embuste.Não quer dizer que não possa apontar os pontos negativos do atual técnico,gosto muito do Tite acho um grande treinador cara carismático identificado com o time,mas não pode ser colocado na condição de Deus é falível como todos os outros.Opiniões divergentes ao contrário do que alguns pensam é sempre salutar.

      Curtido por 1 pessoa

  2. cesar cachaça permalink
    03/25/2015 12:07

    Ralf é sintomático – não há time de ponta no futebol mundial que tenha como titular um volante que participa do jogo tão pouco quanto Ralf. A propósito disso e estendendo: domingo assisti 2/3 de Real e Barça. Ponto 1: Real não parece usar mais o 4141 com a saída do Di Maria. É um 442 muito interessante e em que boa parte do jogo deu baile tático no Barça – mas os deuses do futebol muitas vezes decidem os resultados dos jogos fora da lógica e quem tem Messi Neymar Soarez sempre pode se dar ao luxo de jogar mal e ganhar jogos. Ponto 2: nesse 442, o meio é ocupado por 2 volantassos que marcam como Ralf e jogam como Paulinho em tempos áureos (domingo foram kross e modric – precisa falar mais?). O problema é que Ralf tem que ser vendido, e para competições com a Liberta faz muito sentido usá-lo. Para montagem de um time de longo prazo, terá de sair do time. BH parece ser desenhado para essa função, embora arrisque que Petros poderia também ocupar esse lugar. Cristian parece carecer de condição física para isso, pois esesa é uma posição que exige excelente condição física e velocidade.
    Vortando…quanto aos jogos, bom, é isso aí ehehe. Discordo um pouco de WL, no entanto. Sua última partida inteira foi há 2 semanas, está sem ritmo ainda, e como o Esparta disse está ansioso. Quando é possível ver técnica (matadas, dribles típicos de pivô dominando e já saindo) vi, novamente, qualidades, embora não tenha feito uma partida memorável. Continuo achando que o maior risco de não dar certo é a cachaça / noite. Se estiver com a cabeça boa vejo ele como ótima opção pro elenco.

    Curtido por 3 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/25/2015 14:13

      Sobre o Ralf é isso. Hoje é um 3º zagueiro rebatedor, muito importante quando estamos ganhando de 1×0 e o objetivo é recuar e compactar.

      Num campeonato como o brasileiro, por exemplo, ele fica no meio do caminho.

      Sobre o WL, todo mundo tem o direito ao otimismo, mas os meus amigos palestrinos dizem em negrito, caixa alta: “ele joga isso aí mesmo que você está vendo”.

      Não é necessariamente ruim.

      Curtir

      • Cesar Cachaça permalink
        03/25/2015 19:49

        bom, de fato nunca acompanhei a carreira dele, e o fato de nunca ter jogado em nenhum lugar melhor do que a Russia já diz algo a respeito…mas tendo vindo de graça, acho que será uma opção interessante a ser observar. Vejamos…

        Curtido por 1 pessoa

    • Emboava permalink
      03/26/2015 1:45

      O Love tem que jogar mais vezes… ele veio para o lugar do Guerrero… que não vai continuar pois quer ganhar o dobro do Pato… e não vai ganhar isso nem na China…

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/26/2015 6:39

        Enquanto isso os campeões da copinha não tiveram uma mísera chance!

        Num time ideal para dar chance, pois o paulistão está fácil e o time vence sempre.

        Curtir

  3. piki permalink
    03/25/2015 11:52

    Esparta, não vi o jogo ontem.
    Mas tb não tenho duvida que o Vagner Love será muito útil pra nós. Muito superior a Romero e Luciano, JUNTOS.
    abs

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/25/2015 14:07

      Por enquanto não mostrou isso.

      Curtir

    • 03/25/2015 16:20

      Concordo Piki, mas também, melhor que o Romero já estou achando que até eu sou. Já o Luciano eu acho que ele tem muita qualidade, mas não parece ter cabeça e, por isso, ainda não convenceu. Não me entenda mal, não acho ele excepcional, mas vejo muitas qualidades nele para que possa se tornar um bom jogador. Mas reclama demais, é fominha demais… uma marra só que não só não ajuda como ainda prejudica, especialmente em início de carreira. Mas mesmo assim eu ainda apostaria (isso mesmo, uma aposta, sem certeza) nele em 2015 para ver se ele estabiliza um pouco e mostrar mais futebol e menos marra.

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/25/2015 18:17

        Luciano é a prova que Deus não dá asa a cobra!

        Curtido por 1 pessoa

      • Emboava permalink
        03/26/2015 1:31

        Sinceramente… o Luciano não tem futuro… é o típico jogador que quando sair do Corinthians vai sumir do mapa…

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          03/26/2015 6:42

          Técnica tem e muita.

          Problema é da sensação AMEBÁTICA que ele passa.

          Curtido por 1 pessoa

  4. 03/25/2015 11:40

    Novamente, campeonato sem vergonha, adversário fraco, difícil tirar alguma conclusão inequívoca. Dito isso, minhas impressões sobre o jogo de ontem:

    Me agrada ver que mesmo mudando quase todo o time, a maneira de jogar não é alterada. Podemos até não gostar dessa maneira, mas nota-se que o trabalho é consistente. Nada de chutões, trocas rápidas de passes, muito deslocamentos no ataque e um meio de campo se apresentando. Tanto o time titular quanto o reserva tentam isso. Nem sempre conseguem, mas sempre tentam. Bom caminho na minha opinião.
    [sarcasmo on] Senti a falta do Tittenacio que teria definitivamente voltado há algumas rodadas atrás [sarcasmo off]. O retranqueiro tirou folga ontem. OK, contra a porcaria da Portuguesa é fácil ser ofensivo (e fomos ontem). Como disse, nenhuma conclusão inequívoca nesses jogos vagabundos, só impressões.
    O Corinthians jogou quase toda a partida no campo da Portuguesa (25 chutes a gol contra 5 da Lusa). Mesmo nos poucos minutos em que a Portuguesa ensejou “agredir” o adversário (até conseguiram duas ou três meias chances), isso foi sempre em contra-ataque, quem propunha o jogo era o Corinthians.
    O Vagner está muito ansioso para fazer o primeiro gol, é visível (e isso atrapalha). A torcida acompanha na ansiedade. Não é craque (no Corinthians só o Danilo), mas afinal, alguém achava que era? Mesmoa assim não tenho dúvida que pode ser bem útil. Só o tempo dirá se será, mas pode ser. Ainda mais com todas as indicações de que o Guerrero não renovará. E declaro, gostaria que ele ficassse, mas jamais pelo que está pedindo.
    Em resumo, jogo muito agradável de ver. E faz muito tempo que eu não dizia isso. Só isso já me deixa feliz.

    Dica de artigo: mesmo considerando a limitação de espaço para tratar esse tema com mais profundidade e a superficialidade da imprensa esportiva, eu achei esse artigo da Veja bem interessante: Os segredos importados por Tite em http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/os-segredos-importados-por-tite.

    Curtido por 2 pessoas

    • cesar cachaça permalink
      03/25/2015 11:58

      me chama a atenção o trabalho de, de fato, montar um elenco com 16 ou 17 jogadores capazes de entrarem e manter um ritmo. Se continuar e der certo, temos maiores chances de fazer um ótimo brasileiro.

      Curtido por 3 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/25/2015 13:42

      É, mas no segundo tempo ele só fez trapalhada.

      E descobrimos — pelo menos os mais atentos — que Malcom não foi jogar de meia no 2º tempo, mas jogar naquela bizarrice titeana de “2º pivô”, como ele mesmo denomina. Um horror!

      Aliás, inaceitável que um treinador de futebol profissional insista nesse erro.

      Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/25/2015 13:51

      Sobre a matéria da Veja:

      Tite não precisava ir à Europa para conhecer isso, bastava ir ao sub-17 do Corinthians conversar com o Prof. Rodrigo Leitão, que foi o primeiro a discutir isso com seriedade no meio acadêmico.

      http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/08/14/corinthians-usa-doutor-em-futebol-para-encurtar-distancia-entre-brasil-e-europa.htm

      Na verdade, o pai desses treinamentos intensos é o Mourinho, que proíbe treino físico, academia e treino recreativo. O treino deve durar 90 minutos com a intensidade de uma partida (e, convenhamos, nem a equipe mais “intensa” do Brasil, joga na intensidade do Chelsea).

      Ah, o Mano já fazia esse tipo de treinamento “europeu” em 2008… Tem uma entrevista dele na Universidade do Futebol falando isso (e não achei a parte que eu queria…)

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/25/2015 14:35

        Treino do Mourinho:

        (Repare que mesmo o treino físico é com bola e a academia é para os lesionados).

        Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/25/2015 14:39

        Treino do Tite em 2015: é o mesmíssimo que eu fazia há 30 anos atrás. Idêntico

        Curtido por 1 pessoa

      • 03/25/2015 16:30

        É obvio que imaginei que a parte elogiosa ao Tite não te agradaria e que você contra-atacaria dizendo que o Tite é uma farsa, que faz tudo errado e que só tem sorte. OK, essa parte eu já entendi. Mas esqueça só por um minuto que a matéria é sobre o demônio, quero dizer, o Tite, e reconheça que parte das informações no artigo ultrapassam o comentário raso das análises tradicionais. Essa é a parte que achei uma evolução e interessante.

        A parte que não imaginei é que ainda ia sobrar elogio para o Mano. Um gênio. Obrigado ao Mano :-).

        Curtido por 1 pessoa

    • Emboava permalink
      03/26/2015 1:40

      1 – o Leitão esse… acho que nem trabalha mais no Corinthians… o presidente atual trocou os treinadores da base… espero estar errado sinceramente…

      2 – Achei interessante o treino do Tite, mas é muito diferente ao do Mourinho… pelo menos aquela parte… teria que ver os treinamentos semanais pra saber como são realmente… por isso não considero o vídeo que o Álvaro colocou…

      3 – O problema do Mano é a arrogância dele… além das contratações de jogadores do empresário dele que são em sua maioria de péssima qualidade… o Mourinho por exemplo quando foi pro Madrid contratou praticamente todos os jogadores de seu empresário… mas eram o Di María, o Pepe, Ricardo Carvalho e Coentrão… já o Mano… lógico que houveram muitas boas… mas proporcionalmente o Mourinho contratou menos jogadores com maior qualidade já o Mano contratou muito com péssima qualidade…

      4 – E pra não falarem que estou falando mal do Mano… o Tite fez o favor de não utilizar e não exigir um contrato igual ao do Guerrero para o Marquinhos que dentro de um ou dois anos será o melhor zagueiro do mundo (pra isso ou o PSG joga muito mais ou ele vai pra um time melhor)…

      Curtido por 2 pessoas

      • bloguedotimao77 permalink*
        03/26/2015 6:40

        2- esse treino do tite é tão tradicional que acho mesmo que deve ser atípico

        3- Mano não tem carisma para ser técnico de grandes equipes

        Curtir

        • piki permalink
          03/26/2015 8:22

          Aí tb é demais Alvaro. Claro que é atípico. 🙂 foi na Arena!!!!

          Curtido por 2 pessoas

        • bloguedotimao77 permalink*
          03/26/2015 9:09

          Parece que foi mais treino mktg: fizeram para o vídeo promocional, então não tinha nada elaborado.

          Hoje os treinos de passe são sempre “analíticos” = de situação de jogo. Num trecho eles estão treinando passe como se treinava no dente de leite (antes de chamar sub-12).

          Por isso meu palpite que fizeram alguma coisa só para sair no vídeo.

          Curtir

        • piki permalink
          03/26/2015 8:23

          Além do mais, o do Mourinho é uma compilação de treinos…foi editado e pode se colocar qualquer coisa.

          Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: