Skip to content

Corinthians 0x0 San Lourenzo, um time raçudo em Itaquera.

04/17/2015

Jogo de nervos, hein?

Entramos pilhadaços mais uma vez e, contra o meu gosto pessoal, com time titular às vésperas do jogo mais importante do ano. A voltagem alta inicial – que se manteve ao longo do jogo todo – desta vez não foi suficiente para resolver a partida. Em grande parte porque San Lourenzo veio com uma marcação alta, que pressionava as laterais, visivelmente inspirada na Ponte Preta.

Esse detalhe tático foi o grande barato do 1º tempo. Nós estávamos no 4-1-4-1 (ou seria 5-4-1?) e adversário preferiu pressionar nossa saída de bola (que, em 2015, é só pelas laterais) num 4-2-2. Reparem que Felipe-Gil-Ralf claramente estão instruídos para não tentar nada, apenas passar para o lateral mais próximo. Quando essa pressão é bem articulada, Corinthians não sai e a defesa, que não é tão boa quanto a estatística mostra, transforma o jogo num salto de paraquedas sem paraquedas.

Nestes casos (generalização correta), Elias e Renato recuam para salvar a saída de bola. O que não deixa de ser um problema, pois abre-se um buraco no setor de criação que demora muito para ser ocupado pelo Jadson. Foi isso o que ocorreu nos 30 minutos de boa pegada do time papal, em que até chance clara de gol surgiu.

No duelo técnico, San Lorenzo é das coisas mais fracas que vi neste ano. Ao menos duas chances claras de gol nossas foram criadas pela própria zaga adversária. São muito ruins e a diferença técnica passava a impressão que, mesmo nervoso e pressionado, o gol corinthiano era questão de tempo.

Se taticamente eles foram inteligentes e tecnicamente muito fracos, seja dita a verdade do jogo: há anos, bota anos nisso, não vemos uma equipe tão RAÇUDA em campo. Eu tenho a impressão que o inconsciente coletivo corinthiano amanheceu nesta quinta-feira com certa simpatia pelo time argentino.

É A RAÇA! Está no nosso DNA, mas o profissionalismo, esse gigolô de almas, fez nosso consciente se esquecer do que nos une enquanto corinthianistas.

O 2º tempo foi um jogo de muito mais dedicação ao conceito de que o empate é um bom resultado (nenhum chute ao gol do Cássio) e valeu mais pela abnegação adversária.

Tite tentou Danilo no lugar do Vágner, uma mexida natural, mas não deu certo e explica-se: ficamos um time com 4 meias de criação + Sheik já sem forças. Por opção de banco, Tite só tinha Mendoza.

Sheik e Vágner… Vamos lá.

Sheik, provavelmente em gratidão ao Tite, está cumprindo o papel de JH, marcando até a linha de fundo. Reparem que mesmo jogando pouco na temporada, não parece que ele tem condições físicas de realizar essa tarefa por um jogo todo. Meu palpite é que ele seria um bom jogador de 2º tempo.

Já são muitos jogos para Vágner e parece que meus rivales íntimos estavam certos: o futebol dele é esse aí. Em particular, e isso é IMPORTANTE, observem a DINÂMICA de jogo dele! Ele não é o cara que se enfia na área, ele prefere partir com a bola dominada (com o erro técnico da cabeça abaixada) e acaba batendo cabeça na entrada da área com Elias-Renato-Jádson. A sua dinâmica não ajuda como referência e ainda atrapalha o trabalho de criação. Dinâmica. Dinâmica.

Romero ontem seria muito, mas muito mais útil do que ele, mesmo com toda as notas de rodapé que temos contra o emo paraguaio.

Se o comparativo for técnico, Corinthians é o favorito ao título, com boa margem. Mas tem de se acalmar, controlando nervos, controla o jogo.

Domingo é dia de derby, amigo!

Anúncios
30 Comentários leave one →
  1. 04/17/2015 18:14

    Sobre a postura do Corinthians ,nós gostariamos que Tite fosse mais Mike Tyson,mas ele é Floyd Mayweather !! Na hora do “vamos ver” seu DNA defensivo falara mais alto,o pragmatismo tende a imperar de agora em diante.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nicolau permalink
    04/17/2015 15:39

    O resultado foi bom o bastante, ainda mais considerando a maratona. Mas tem algumas coisas me incomodando:
    – Elias preso não funciona. Perdemos muito na chegada na frente.
    – Jadson diminuiu muito a efetividade. Continua bem, mas menos que antes. Acho que pode ter questão de posicionamento, de ficar mais preso, mas ele tb saia e marcada junto com o Fagner nos primeiros jogos do ano qdo destruiu (e no meio em 2014, quando sumiu). Pode ser cansaço, q o faz aceitar mais a posição por saber q não vai ter gás pra voltar depois. O mesmo, aliás, pode se aplicar a Elias, mas ai aço que foi ordem mesmo.
    – Sobe cansaço, me preocupa o Renato Augusto, que vem jogando muito, nessa função multipla no meio. Poupar o cara é importante.
    – Love foi muito mal ontem. Sheik tb, só um pouquinho acima.
    – O time é bom, sólido mesmo quando não é criativo. Competitivo. Mas acho que o cansaço, junto com a dengue do Guerrero, podem atrapalhar bem. Eu pouparia conta o SP. A classificação deles não é problema nosso – ainda que elimina-los seja uma ideia muito divertida hehe.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      04/17/2015 16:53

      Elias preso é necessidade da saída de bola, não é uma decisão anterior ao jogo (eu imagino…).

      Já o Jadson, quando fica muito isolado como extremo, depende do avanço do Fagner. Como Fagner estava pressionado, não avançou.

      Curtir

      • Nicolau permalink
        04/18/2015 1:54

        Mas então, segura o Elias, o Fagner, o Ralph não ajuda, sheik naquela noite… Era possa termos criado menos rs.

        Curtir

  3. Andre.T permalink
    04/17/2015 14:54

    Não me aguentei e fui brincar com o tal simulador de confrontos das 8vas da libertadores… o que importa: nosso grupo será o único a jogar 4.a feira as 22h, ou seja, jogaremos sabendo quem pegaremos dependendo do resultado. Mais um motivo para priorizarmos o jogo contra o porco, e caso seja interessante podemos poupar os titulares contra os bambis na quarta.

    Curtir

  4. Sergio Santana permalink
    04/17/2015 14:38

    Resolvi dar um search na página para confirmar minhas suspeitas e pasmem senhores:
    O nome “M _ _ o ” aparece só duas vezes e é nos links !
    Parabéns ao dono do boteco por ter !

    Curtir

  5. cesar cachaça permalink
    04/17/2015 13:43

    Discuti com alguns camaradas a questão dos titulares e, muitos argumentos depois, o Zaidan sintetizou ontem o que penso: o Corinthians não está classificado (antes do jogo), não se desrespeita uma competição com a Libertadores desse jeito, tem que jogar com força total e para ganhar. Concordo 100% com ele. Tendo dito isso, o empate foi ótimo para eliminar os bambis quarta que vem ehehe.
    Quanto ao jogo / time: olha, considerando que o placar moral do jogo contra a Ponte foi 1×1, já é o segundo jogo consecutivo contra times nada demais contra os quais o Corinthians não se impõe. Depois dos dois desfiles que foram os jogos em casa contra Once e SPFW no começo do ano, a verdade é que, na prática, o encanto passou, e estamos vivendo das primeiras impressões enquanto o futebol em campo é longe de ser tão bom assim Qualquer técnico minimamente antenado já sabe como montar taticamente o time para frear o Corinthians, e aí ficamos dependentes da individualidade. Voltamos a realidade dos últimos anos de muita dificuldade para criação. Veja, não estou reclamando, só estou fazendo um contraponto a euforia que nos dominou ultimamente. Domingo, por ex, é um jogo igual, ao meu ver. Somos tecnicamente mais fortes mas não vejo Tite montando nada que taticamente possa surpreender o adversário, enquanto Osvaldo se preparou a semana toda para essa duelo, e eles vem menos cansados. O lado bom é que o Valdívia joga e eu cravaria 60% de chances dele machucar no primeiro tempo, ser substituído, fazer cair a moral do time deles etc ehehe. Por outro lado, o Corinthians é um time muito sólido para o resto da competição, do jeito que Tite gosta (e esse jeito é sempre eficiente em mata-matas).
    Aliás, se passarmos domingo, eu pouparia os mais desgastados (RA com certeza, talvez Elias e Fagner) na quarta. Acho improvável perdermos do Sp no panettone com esse cacareco tático e emocional que o time deles é hoje.

    Curtido por 3 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      04/17/2015 14:00

      Clap! Clap!

      Inclusive acho que o time, por essa competitividade, é o favorito na despertadores. Se vai ganhar depende de vencer gramado, juiz, caganeira etc.

      Mas o fato POSITIVO é que vai caindo a ficha de quem NÃO LÊ SEUS COMENTÁRIOS de que nem éramos um supertime no começo e nem estamos desgraçados agora.

      O time começou bem pois já estava montado em 2014 e Tite surgiu como o líder nato, motivando todo mundo, fazendo todo mundo correr um pouco mais por ele. Mas aqui no boteco ponderamos que não era essa coca-cola toda, mas era bom apesar dos poucos jogos e de alguns erros táticos pontuais.

      Por isso, parabéns a todos aqui que, como você, enxergam o jogo além do resultado.

      Gol do Brasil! 7×2!

      Curtir

  6. 04/17/2015 13:30

    Grande Tite, te adoro, numa maneira totalmente heterossexual.
    Contudo vejo que tu estás com um amor não correspondido em campo.
    Veja, esse amor recebe 500 mil para perder todas as divididas, não conseguir dar um passe de meio metro, segurar a bola por mais de dois segundos ou acertar a redonda com a canela.
    Pô Tite, eu faço isso cara, cobro só 1% do que ele está ganhando e ainda levo a família para desfilar na Gaviões, rapo a cabeça e faço graça com o time da água branca.
    Prometo que só vou pegar a bola na canela brow, fica tranquilo quanto a isso, 100% de empenho.
    O resto, os 99% do larjam, deposita no criança esperança, LBV, APAE, faz algo mais útil com esse dinheiro meu chapa.
    É nóis

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      04/17/2015 13:52

      Haha! SEM CHANCE!

      Tite chama propositadamente sistema Alemão/Real de 4-1-4-1, enquanto é um 4-3-3.

      E por que raios ele insiste nisso”?

      Porque ele quer frisar que precisa do “1” pitbull na frente da zaga.

      Por isso eu acho que um dia, chamaremos não de 4-1-4-1, mas de 5-4-1!

      Curtido por 2 pessoas

      • Cesar Cachaça permalink
        04/17/2015 15:19

        para liberta ainda acho que Ralf funciona…nos pontos corridos BH ou Petros terão que assumir aquela posição ali. Mas, o Real, por ex, não joga mais assim, e mesmo não tem um esquema só. Contra o Barça na última derrota jogou num 442 mais moderno (que é de fato 442, não o 4222 que chamavam de 442). Contra o Atlético terça, com James Rodrigues no lugar do Isco, fez um 433 mais ao estilo do que Tite gosta (embora Tite abuse dos 2 wingers na linha defensiva), e quando Benzema saiu retomou o 442 com Bale e CR na frente. Ou seja, há variações, o que não dá é para se apegar num sistema só e mantê-lo independentemente das circunstâncias.

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          04/17/2015 16:00

          Exato!

          Falam tanto do novo Tite e o Real e esquecem do óbvio.

          Esses times têm variações táticas muito bem definidas. São poucas, geralmente apenas 2. Mas têm. Mourinho treina 433 e 442, por exemplo.

          Tite insistiu, com certa razão no sentido de aprendizado da equipe, em apenas uma. Insistiu no paulista, mesmo sem jogadores para a função de Renato e Elias.

          Curtir

  7. 04/17/2015 12:43

    Malcom não pode ficar fora do banco de maneira alguma,seria a melhor opção para o lugar do Marcio Passos ou até mesmo no lugar do Jadson.Tite deveria rever o posicionamento do nosso camisa 10,jogando pelo meio mais próximo ao gol se torna “MAGIC”,preso dos lados como costumeiramente vem jogando ele vira “SONO”. E agora é pra cima dos porco domingo e quarta aposentar o senil !!

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      04/17/2015 13:47

      Falaram que o Malcom estava na seleção. Alguém confirma?

      Sobre o Jadson é isso mesmo!

      Preso na lateral é modo SONO, pelo meio é criativo pracacete.

      Curtir

  8. 04/17/2015 10:25

    Apenas não concordo com um ponto… que San Lorenzo seja uma equipe fraquíssima… se fosse não seria o atual campeão da Liberta e atual líder do campeonato argentino. Fraquíssimo é o Huracan que ganhou de 3 do cruzeiro… mas Kfouris fazem campanha de inversão da realidade pra sempre desmerecer os feitos do Timão!

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      04/17/2015 13:46

      Discordo, pois a Libertadores não é vencida pelo “melhor” (no sentido estritamente técnico).

      Eu não comentei para o post não ficar longo, mas a arbitragem ontem foi INACEITÁVEL. Uma vergonha. Falta total de lógica.

      Aqueles carrinhos violentos na lateral de campo são punidos no mundo inteiro, menos na libertadores.

      Isso cria um componente de acaso no resultado e nivela equipes desniveladas, ao facilitar a marcação.

      Curtir

  9. Andre.T permalink
    04/17/2015 10:21

    Para mim o que está claro pe que o time já não esta mais com o mesmo gás. Então é hora de decidir qual a meta para o ano. Acho difícil conseguir ganhar o Paulista e ao mesmo tempo disputar a Libertadores com a intensidade demandada pelo esquema implementado.

    Financeiramente o Paulista é uma prioridade óbvia. São apenas 3 jogos que renderiam R$3mi em prêmios, fora a bilheteria.

    Para a torcida, eliminar o SP em pleno Morumbi já seria o suficiente para fazer o ano.

    Eu, sinceramente, preferiria a opção 2. Mas dado que já estamos classificados, a decisão RACIONAL (ai o Andres pode fazer a diferença na decisao irracional) seria ir com os reservas contra os bambis, é simples. Imagina eliminá-los com os reservas então…

    Eu era um dos que esperava mais do Love. Ontem mostrou que não é substituto do Guerrero nesse esquema, não sabe jogar de costas com o zagueiro no cangote.

    Curtido por 2 pessoas

    • 04/17/2015 11:01

      Não nos esqueçamos de que o São Paulo terá uma seqüência ainda mais desgastante – tanto física quanto mentalmente – que a nossa: não poderão tirar o pé no clássico com o Santos, às vésperas do jogo que definirá sua vida na Libertadores, porque o risco de duas eliminações num intervalo de 3 dias implodiria de vez o ambiente no Jd. Leonor.

      E, até por jogarem pressionados dessa forma, pressinto que perderão as duas. 😀

      Curtido por 3 pessoas

      • Andre.T permalink
        04/17/2015 12:59

        Certamente se pouparao contra o Santos. Mais um motivo para irmos de reservas. Mesmo porque ainda ganhando quarta é capaz de não elimina-los e nem ser mais negocio em termos de confrontos nas 8vas, possivel até de pegarmos o galo.

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          04/17/2015 13:42

          O problema é que uma vitória contra o Corinthians pode dar em catarse…

          E catarse salva o ano de muitas equipes no Brasil

          Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        04/17/2015 13:41

        Eu duvido que eles passem do Santos.

        Corrigindo…

        O provável é eles não passarem, mas note que eles não terão Pato contra a gente.

        Curtir

  10. Daniel permalink
    04/17/2015 10:18

    o que me preocupou ontem foi a baixíssima movimentação do time em campo… nos jogos passados houve muita entrega (a tal da INTENSIDADE). acho que o físico deve estar pegando.

    Curtido por 2 pessoas

    • 04/17/2015 11:23

      Notei isso também e fico me perguntando se ontem jogamos mais com a cabeça (o empate é bom, ainda mais se não nos desgastarmos) ou se o desgaste já é fortemente sentido. Obviamente gostaria que fosse o primeiro, mas não tenho nenhuma certeza. Durante o jogo eu mesmo me peguei discutindo com outros torcedores que preferiam xingar o Vagner e o Sheik e pedindo o Danilo (que efetivamente não jogaram bem, mas porra, espera o jogo acabar para intensificar a crítica) a reconhecer que ontem fosse um jogo para ser jogado mais com a cabeça (mantra: o empate é bom, o desgaste é ruim, tem os porcos no domingo) do que com o coração (eu na arquibancada pilhado pedindo para o time acelerar). Vamos precisar de mais jogos para saber.

      Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        04/17/2015 13:39

        Concordo com essa explicação aí, mas eu vi queda física para valer no 2o tempo e, em parte, explicável em DOIS NOMES:

        Renato Augusto.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: