Skip to content

-11 dias para o depois do começo: ESQUEMA? DE NOVO?

04/25/2015

Vocês conseguiram colocar uma minhoca na minha cabeça nos comentários do post anterior. Ninguém entrou no papo do engessamento tático ou na falhabilidade defensiva além da conta. Vocês, urubus matreiros, esfumaçaram a conversa insinuando que a famigerada derrota teria sido combinada no bunker corinthiano…. Na tv, a SporTV insinuou que Tite sabia sim do sendero pelo Paraguai.

O QUÊ?! SEM MOLHO? DE NOVO?!

Eu sinceramente não achei isso não. Achei o futebol normal de um time que está em queda coletiva já há 4 jogos. Traçada uma curva imaginária de desempenho a partir dos 3 jogos anteriores (Ponte, SL e SEP), era natural que Corinthians estivesse jogando aquele futebol ruim mesmo.

Em defesa da honra, acrescento ainda que o time não atingiu aquele ponto mágico em que se troca 1, 2, 3 jogadores e a qualidade se mantém. Portanto, a poupada (ou o nome que vocês queiram dar para aquilo) do derby prejudicou sim a evolução da equipe. Era melhor e mais importante jogarmos completos (e cansados que fosse) para manter o ritmo, concretar o coletivo e, claro, encontrar soluções para os problemas de saída de bola e marcação.

Todavia, se entregou, merece ser afastado do torneio e lembremos que a Conmebol tem seus comensais da morte para isso.

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Correa Leonardo permalink
    04/25/2015 20:30

    Acho a tese de placar combinado maluquice. Com 0x1 nossos coirmãos enfrentariam um time mulambo lá da Colômbia e nos sobraria o Galo Mineiro nas oitavas.

    Curtir

  2. Cesar Cachaça permalink
    04/25/2015 19:44

    olha, combinado eu acho improvável; acho sim que ninguém queria o spfw fora da competição e o palco foi armado para a vitória deles. Já afirmei aqui ano passado (não lembro o jogo) que o Sandro Meira é o cara escalado quando algum trabalho precisa ser feito.

    Mas indo ao que interessa: tática, o que aconteceu com o time. Houve uma queda de produção que era totalmente previsível; se muitos aqui (eu inclusive) não achavam o time essa coisa todo no começo, nada mais natural que prevíssemos que os adversários logo aprenderiam a enfrentá-lo. E natural que não achemos, agora, que a queda foi brutal, mas sim um leve retorno à realidade do futebol brasileiro muito nivelado por baixo. Acho que, com 5 supostos reservas, fizemos um belo primeiro tempo contra um Palmeira mais descansado e mais motivado para aquele jogo. e fomos desclassificados nos penalties, coisa que acontece. Quarta penso que a interferência da arbitragem foi tremenda. Há ajustes a serem feitos, mas não enxergo tantos. O Corinthians fechou a primeira fase da Libertadores como melhor brasileiro na competição. Nâo é pouca coisa. E Tite terá o que sempre quer ter – foco numa competição e time descansado jogando 1x por semana (talvez um grande problema seu seja a dificuldade para trabalhar em condições que não essas…).

    Um aspecto interessante é que muito comentarista suposto sapiente bradou no começo do ano que o bom desempenho tinha a ver com o posicionamento do Elias, que Tite pos no lugar certo enquanto Mano teimosamente teria deixado muito atrás. Acontece que Mano já sabia, desde sempre, que volante no futebol de hoje tem que sair pro jogo. Ele insistia para que Ralf fizesse isso e alternava o posicionamento justamente para tentar enganar a marcação. Era um time em formação e muitas vezes não dava tão certo; em outras deu. Agora temos que, 4 meses depois, Tite vai ter que tentar algo que o tão odioso Mano já tentava: treinar e incentivar Ralf que, com todos marcados, tente alguma coisa em vez do seu toquinho de lado. A solução mais fácil seria trocá-lo por BH, o que acho que eventualmente acontecerá no brasileiro O lance é que numa libertadores acho que Ralf continua importante. E esse time tá 80% montado para ser ultra competitivo num mata-mata. Faltam alternativas, e é isso que Tite deveria usar essas 2 semanas de descanso para testar.

    Curtido por 1 pessoa

    • 04/26/2015 12:32

      No final das contas, ele vai continuar com um time montado a imagem e semelhança de 2011, com Ralf como 3º zagueiro.

      Se der certo, ele enrola no brasileiro como da outra vez.

      Se der errado eu acho difícil o Ralf sair do time ou Tite bancar isso.

      Curtir

  3. 04/25/2015 17:43

    Não acho que Tite tenha a capacidade intelectual para tanto.
    Nem em 82, que ele defende, se viu isso. Ok, foi chiste.
    #foratite

    Curtir

  4. Múcio Rodolfo permalink
    04/25/2015 12:08

    Bom… 1) No final do ano, além dos tradicionais videntes, teremos Andrés anunciando suas previsões para 2006. Eu acho que ele chutou o resultado, como quem faz aposta num bolão de escritório. Creio que ele suspeitasse que seria feito algo para classificar o Imaculado de Vila Sônia. Quanto ao treinador do time do papa, ele pode falar mas até certo ponto, afinal de contas o time dele não teve capacidade para vencer o Danúbio jogando em casa. 2) O Corinthians perdeu porque não vem mostrando aquele futebol de algum tempo atrás e porque as expulsões deram ao jogo uma configuração diferente daquela que era esperada. 3) Serei óbvio… de nada irá adiantar esses dias de folga forçada,se a o Adenor não focar em corrigir os principais erros do time no momento. O Fagner, muito bom no apoio, me parece uma temeridade defensivalmente. Com o retorno do Guerrero -que andou paulonuneseando- o ataque fica mais forte.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ph1910 permalink
      04/25/2015 14:06

      Sem contar que nossa jogada área defensiva está tenebrosa. Contra o Palmares tomamos dois gols assim.
      Acredito que o Tite vai focar principalmente na parte defensiva nessa folga de 10 dias.

      Curtido por 1 pessoa

  5. 04/25/2015 11:30

    Passado um pouco da raiva estratosférica e teoria da conspiração à parte.Alguns ajustes terão que ser feitos,Tite não tem a ousadia (coragem) de sacar Ralf ou desloca-lo para a zaga.Então ele vai ter que mexer no posicionamento do Elias recuando para mais perto do Ralf,e deixando Renato como um terceiro e Jadson com o quarto homem de meio.Um 4-2-2-2 clássico talvez resolva nosso problema de criação.Alias nosso camisa 10 pelos lados definitivamente não dá,Tite tem méritos enormes em deixa-lo acordado maior tempo possível,auxiliando na marcação e tal,mas longe do gol perdemos o melhor dele.Guerrero é imprescindível isso está provado a cada jogo,como irão paga-lo ai já não sei, que achem um jeito.Tinha vagas lembranças sobre VL até pq nunca fui de acompanhar os jogos dos rivais,mas parece que é isso ai mesmo. Sobre Sheik será que nosso “menino” de 36 anos percebeu que não será renovado seu contrato e tá chutando o balde ? Sem Sheik e Mendoza abre-se uma janela para Luciano que vai ter a oportunidade que tanto queria e até para Malcom que parece ter sido escondido em um calabouço do CT.

    Curtido por 1 pessoa

    • 04/25/2015 11:53

      O provável – se Tite quiser trocar o sistema – é ele remontar o 4-2-3-1, que eu acho melhor que o 4-1-4-1, pelas peças disponíveis.

      Um 4-2-2-2 acho que não se sustenta mais no futebol de hoje em que a pressão pelas laterais é muito forte. Os times ficaram mais amplos e com menos profundidade.

      Curtido por 1 pessoa

  6. 04/25/2015 10:10

    Ah, nada como algumas teorias de conspiração para aumentar a audiência em uma época de recesso. Ou ainda, a “oposição” ao Tite na linha do quanto pior melhor (queda coletiva?) e a “situação” encontrando desculpas para qualquer coisa (a melhor coisa que poderia acontecer nesse momento era sair do estadual – invicto! – para focar no que é importante?). Seguramente os fatos indicam algo intermediário a estas interpretações. Mas quem se interessa pelos fatos se as versões são muito mais “sexy.” Hora de fazer o que o time está fazendo, descansar, regenerar e tentar corrigir os erros. Em 10 dias voltamos do recesso. Descansados, regenerados e com os erros entendidos e trabalhados. Espero. Bom descanso.

    Curtido por 1 pessoa

    • 04/25/2015 10:36

      Penso que combinar o resultado é sim TdC, mas a queda de desempenho já é visível. São 11 dias para dar um reset físico, técnico e tático na equipe.

      Meu sentimento é que a maioria (dos comentaristas) acha realmente que o resultado foi combinado.

      Inclusive, o técnico do SL criticou muito a postura do Corinthians no jogo.

      Tite disse que sempre achou que jogaríamos com o CAM, mas a SporTV mostra que o banco foi avisado do Guarani.

      Eu acho combinar resultado algo muito radical para ser verdade.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Marcelo permalink
    04/25/2015 9:30

    Eh no minimo estranho um dirigente acertar o placar dos jogos dois dias antes…..Andres na Fox segunda a noite….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: