Skip to content

-1 dia para o depois do começo: os 20 mil empregos que nunca existiram

05/05/2015

Não discordo que a situação é fruto da desorganização, mas deve-se reconhecer também, que ela é fruto da falta de dinheiro. Não existe mercado de futebol para tantas equipes viverem do profissionalismo no Brasil. Não existe dinheiro fluindo suficiente para tantas equipes. Nem existem tantos torcedores assim no Brasil (diferentemente de Inglaterra etc.).

O exemplo mais claro é o do Campeonato Paulista: a Globo compra o direito de transmitir por 3 meses jogos do Corinthians, SEP, SFC e SPFC. E só. O valor mal banca o custo dos 4 no período.

Não vejo nenhuma lógica de que um Paulistão anual faria o volume de recursos aumentar para as equipes menores. O óbvio é que a Globo pagaria menos pelo produto que teria a concorrência direta de outros campeonatos mais competitivos (e a tendência seria de equipes reservas entre os grandes).

Eu entendo que a questão central é de transferência de renda dos grandes para os pequenos e isso só é feito com controle rígido de gastos (como quer o BS e eu apoio), mas também com limitação de salários e mais campeonatos mata-mata, que aumentam a chance dos pequenos.

Outro ponto é distribuição melhor do bolo da TV, não do Corinthians/Flamengo para SEP em diante (como querem os cartolões), mas de Corinthians etc. para os realmente pequenos Avai, SFC etc.


Dunga pode ter rebaixado o SFC.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 05/05/2015 20:19

    O Bom Senso é muito venha ao nosso rei e ao vosso nada.Veja, não quero deslegitimar a voz dos jogadores,eles devem ser sempre ouvidos e até acho que precisam ser mais ativos do que vem sendo.Apenas pondero que nunca tocam na questão salarial,em reduzir seus vencimentos,acharem um denominador comum que os clubes possam pagar.Quem sabe um teto tendo um máximo e mínimo por exemplo.Até no que diz a respeito do comportamento dentro de campo como reclamação excessiva da arbitragem,simulações, pequenas coisas que poderiam melhorar o espetáculo,fingem que não é com eles.Tem que ser uma via de mão dupla,devem cobrar melhorias e se cobrar também.
    Quanta a distribuição de grana só vejo uma liga realmente justa no mundo todo à NFL,onde um time como Green Bay Packers de uma cidadezinha de 100 mil habitantes que não tem absolutamente nada tem a mesma chance de titulo que o New York Giants ou Dallas Cowboys.Mas,isso no futebol é utópico.

    Curtido por 1 pessoa

    • Marcelo permalink
      05/06/2015 14:28

      Desculpe Rodrigo mas acredito que você nunca viu as propostas do bom senso. Eles aceitam sim a redução salarial para que possam receber em dia, querem a adequação do calendário ao futebol mundial para não haver distorções com perdas de jogadores em jogos da seleção, e também com isto permitir uma readequação de calendário e torneios mais atrativos que toda a cadeia do futebol trabalhe o ano todo e não somente uma parte dela.
      Querem melhorar o espetáculo tendo uma pré temporada decente, assim como os times europeus, que os clubes possam excursionar para aumentar a visibilidade da sua marca em outros mercados, fair play financeiro dos clubes, etc.
      O futebol brasileiro está desta forma devido ao coronelismo existente em clubes e federações e claro que eles (BSFC) vão incomodar, eles querem mudar o estatus quo…sds e vai corinthians.

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        05/06/2015 14:37

        Essa ideia do calendário europeu resolve uma série de coisas no papel, mas é péssima para o torcedor!

        Aqui é hemisfério sul, nossas férias são marcadas por adaptação ao ciclo climático. Seria um contra bom senso, utilizar no hemisfério sul o calendário do norte.

        E sobre a cadeia do futebol trabalhar o ano inteiro, insisto: não existe essa cadeia capilarizada, até pq aqui existe legalmente a figura absurda do clube empresa.

        Curtir

        • Marcelo permalink
          05/06/2015 15:01

          Alvaro concordo com o que você diz com relação ao ciclo climático, porém se formos ver a Argentina já se adaptou eles estão jogando o Clausura esta época, idem o Uruguai e Chile será que eles estão errados e nós certos? É correto perdermos vários jogadores no meio do campeonato por não termos o mesmo calendário que lá fora? Se não adequar vai ficar sempre esta merda (desculpe o termo) que está.
          E com relação a cedeia capilarizada se formos ver o que ocorre na Inglaterra é possível sim, eles tem inúmeras divisões (e você deve saber disto muito mais do que eu) acessos entre elas, prêmios decentes para as equipes (por exemplo quando uma equipe sobe para a premier league, ela ganha 120 milhões de libras!!!). Basta querer e ter visão de longo prazo, não será de um dia para o outro que mudará, mas uma coisa é certa, não será com mata-mata que o nosso futebol sobreviverá! abs

          Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          05/06/2015 18:10

          Marcelo, discordo frontalmente em dois pontos:

          1) Acho que eles (Argentina/Uru/Chi) estão errados e o futebol local ficou visivelmente mais fraco depois do acerto de calendário.

          Não se esqueça que nesses países os times estão concentrados em uma única capital. Aqui você tem RJ, SP, RS, PR, MG, BA, CE, PE como centros.

          2) Quanto à comparação com a Inglaterra, você esquece — como o BS — do principal: não temos o número de torcedores que existem em outros países.

          O brasileiro não é, nem em sonho, tão interessado no futebol quanto lá e pior: o modelo de pontos corridos (e clube-empresa) enfraqueceu o torcedor do time local.

          Em suma: não existe mercado que justifique mais capital para o futebol. Tanto isso é verdade, que o Corinthians não se equilibra financeiramente com os quase 300 milhões de reais arrecadados anualmente.

          Aumentar esse público é possível? Sim, mas é coisa de prazo longuíssimo e passa ANTES, pela recuperação do poder de compra do brasileiro médio.

          Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: