Pular para o conteúdo

Dunguismo, patismo, fabismo.

06/18/2015

Escrevi que a seleção jogar mal não é novidade, mas ontem Dunga rebaixou o sarrafo do “jogar mal” para um novo nível. Responsabilizou a arbitragem pela derrota, numa cafajestada ao quadrado: nem reconheceu a acachapante superioridade adversária, nem a arbitragem foi ruim. Pelo contrário, Colômbia mandou no jogo e o juiz foi muito bem (poderia ter expulso o Neymar antes, hein).

O dunguismo é fraco como técnico, mas muito forte como líder e capitão, o que torna o Capitão Neymar um paradoxo.

Os problemas são os mesmos de sempre, Neymar recuado, escalações erradas (que obrigam substituições de correção) e nervosismo. Esse último mortal para os calouros.

Somos uma seleção série B. Vencemos 11 seguidas, mas acho que o Oeste de Itápolis também deve ter essa proeza.

Pato

(Em tempo: foi a maior vitória jurídica de um atleta contra o Corinthians. Sim, vitória! Afinal foi coisa de R$ 8 milhões no total pagos só por medo de uma liminar. Como exemplo, Mano.).

A tese da defesa corinthiana era muito forte e o juiz encampou:

“Ainda que se superasse esta barreira legal e se entendesse que houve um substancial descumprimento contratual, fato é que na hipótese presente o reclamante cedeu a exploração comercial de sua imagem nos idos de 2007, muito antes da contratação pelas rés”

Imagino que o Corinthians deveria renegociar os direitos de imagem diretamente com a PJ que os comprou. Por exemplo: eu antecipo o pagamento integral do contrato com desconto de 50% ou mesmo qualquer outra forma de pagamento mais favorável ao clube (afinal, como pela decisão ainda liminar o atraso do pagamento não compromete o vínculo do Pato com o clube, a PJ não vai receber mais nada mesmo). O melhor agora é aproveitar impor a renegociação do contrato.

De qualquer forma, Pato seria um bom reforço no momento atual.

Fabio Santos

Ai já é reflexo da desvalorização do Real, que torna o mercado mexicano atrativo financeiramente. Quando o real desvaloriza, proporcionalmente os salários no exterior ficam maiores.

Vi muita comemoração pela saída do FS. Antecipo que não compactuo.

Fabio Santos, entendo, sai pela porta da frente e foi das melhores contratações do Corinthians. Chegou muito desacreditado e segurou a bronca na lateral esquerda.

Existe um erro na análise da performance do Fabio. Ele não é ruim, a principal qualidade dele é a regularidade: poucas contusões, poucos cartões, poucos erros. Sem nenhum brilhantismo, é regular e suficiente para o nível técnico do brasileiro. Ano passado, ao analisar um desses rankings de passes certos etc., ele era o único corinthiano entre os 5 primeiros do campeonato. Não, não digo que ele é bom, afirmo, pelos números, que ele é regular. Está, com certeza, no primeiro quartil dos laterais esquerdos do campeonato brasileiro e isso diz muito… Sobre o campeonato brasileiro.

Em tese, um time apenas de Fabios Santos seria, na qualidade técnica atual, candidato ao título.

Se estou sendo compreendido, criticá-lo, na verdade, é criticar o estágio atual do futebol nacional, pois não existem bons laterais jogando aqui e FS quebra o galho como titular em qualquer time.

(Depois da participação de Dani Alvez ontem, sei lá o Brasil tem algum bom lateral mesmo).

 

10 Comentários leave one →
  1. 06/19/2015 13:38

    Poucos cartões ???????? Na libertadores tomou 2 vermelhos por ser cabaço . Agora fez 30 anos tem que sair fora mesmo .

    Curtir

  2. Nicolau permalink
    06/19/2015 11:21

    Só vi o segundo tempo, então peguei a fase mais cautelosa da Colômbia, mas o jogo foi realmente terrível para o Brasil. As escolhas de Dunga são terríveis para o time e inclusive para a estrela que ele diz querer privilegiar. É, repito, a forma mais preguiçosa de armar esse time. Neymar ou fica enroscado no meio campo ou isolado de centroavante, esperando bola. Um dos maiores dribladores do futebol mundial esperando bola na área entre 3 zagueiros, olha que bela ideia… Prejudica também os meias, que ficam isolados nas alas. E prejudica sobremaneira quem quer assistir o jogo…

    Sobre Fábio Santos, entendo que sua saída pode abrir espaço para outros jogadores que têm potencial para ir além dele. Respeito o cara e concordo com a argumentação, mas se a hora é de renovar, acho que é ali que devemos arriscar – R$ 250 mil por mês a menos na folha ajuda. Uendel tem problemas defensivos, sim, mas FS também os tem. E Uendel pode ser opção interessante na frente se entrosado, como demonstrou antes. Além disso, abre espaço para Arana ser o reserva, jogar umas partidas, coisa e tal.

    Acho que é o tipo de renovação de elenco que melhor funciona: o cara sai por cima, o clube ganha um dinheiro e tem lá um reserva que, se não encanta, também não desespera. Pode fazer uma homenagem pro FS também, seria bacana. Tivessem feito isso com Sheik em 2013 e teríamos economizado uma bela grana…

    Curtir

  3. Cesar Cachaça permalink
    06/18/2015 20:14

    seleção: passada a fase do “a safra é ruim”, a derrota de ontem foi 80% problemas táticos. O posicinamento em campo foi ridículo; Dunga usou o 4231 Adenoriano dos piores momentos de 2013. E escalou para marcar a Colômbia; quando o Brasil entra preocupado em marcar a Colômbia, é pq a coisa tá feia. O posicionamento do Neymar totalmente errado; jogando pela esquerda ele quebrou a banca no Santos e tá construindo uma bela história no Barça. Deixá-lo “à vontade” para flutuar pelo campo inteiro pq é o craque do time não só mata ele próprio, como deixar os outros jogadores do meio e do ataque perdidos. Erro primário que acho que nem o Felipão cometeu. Mas…achei que o juiz pesou pro lado da Colômbia, mas no conduzir do jogo. O critério de faltas e cartão foi estranho. Mas “a nível” de Amércia do Sul, nada demasiado, os jogadores deveriam estar preparados para isso e Neymar já estava estrelinha desde o primeiro momento.

    FS: concordo com a análise. O lance é que com os contratos vencendo a decisão para esses jogadores (Ralf, Danilo etc) é uma decisão de pelo menos mais 2 anos. Considerando os salários e o já mencionado fator “barrar promessas / base”, acho a decisão acertada. Mas longe de “já vai tarde”. FS está entre os 3 melhroes laterais esquerdos do futebol brasileiro (a média é muito baixa). Entendo que chamarão o Arana do Patético.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Cesar Augusto permalink
    06/18/2015 19:33

    O Dunguismo é filho bastardo do Titenaccio e do Scolarismo. São 3 pragas que acabaram com o futebol brasileiro. E ainda dá para piorar, como vimos ontem. A vantagem do Dunguismo em relação ao Titenaccio é que o contra-ataque é forte. Só isso. Quando o Dunguismo tem que propor o jogo, só há uma jogada: A mesma do Muricybol ou bola no Neymar. O Dunga não chegará em 2018. Anotem.
    Neymar é craque. Joga muito. O melhor dos últimos 10 anos, acima de Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho. Está quase no mesmo nível do Fenômeno e do Romário. Quase. Até chegará lá, provavelmente, mas ele é um caso raro de atleta que não sabe ganhar nem perder. Incrível. Dunga justificou a má jornada do rapaz pelo processo na Espanha. Bobagem. O Brasil foi dominado pela Colômbia, taticamente. Na Copa de 2014, o Brasil só venceu a Colômbia na base da faltinha tática…
    Pato. Se lascou bonito. Embora a decisão tenha sido em caráter liminar, as chances de uma vitória sobre o Corinthians, considerando os termos do despacho, são ínfimas. O Corinthians só paga os direitos de imagem, que não são do Pato e foi assinado em 2007, ou seja, em data anterior ao contrato convencionado com o clube. Esses “Direitos do Imagem” da empresa inglesa não pode ser considerado salário sob nenhuma hipótese. É contrato de natureza civil.

    Dito isso, mais que Pato, quem perdeu foi a parte que armou a situação na tentativa de “dar o gato” no Corinthians. Sim, a ação de Pato foi uma tentativa do coirmão, o clube mais sujo da história do mundo, de fechar com o Pato e vendê-lo, posteriormente ao exterior. Se não fosse isso, por que Pato jogará a 7ª partida no campeonato brasileiro?

    Ele não estava irritado com os atrasos salariais do SPFC?

    Era golpe, malandro.

    Fábio Santos é um jogador que sai pela porta da frente com muita dignidade. Ele faz o feijão com arroz básico, mas chegou a sua hora. O tempo é implacável, não há jeito. Já o critiquei, já o elogiei, mas jamais disse que não respeitou a camisa do Corinthians, ainda mais sendo cria da base tricolor. Merece respeito. Foram 5 anos de titularidade absoluta no Corinthians. Terá história para contar aos netos. Mas agora é a vez de Uendel e Arana. Sobreviveremos.

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      06/19/2015 7:08

      Ainda vejo uma vitória do Pato, pois a tradição do Corinthians tem sido não pagar. Mano não recebeu ainda 6 meses.

      Pato embolsou uma grana que dificilmente veria só com o ameaço de uma liminar.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        06/19/2015 13:22

        Neste sentido sim. Recebeu 4 milhões do clube, mas ele quis mais, ou seja, a rescisão para negociar diretamente com o SPFC ou qualquer outro clube. O vínculo ainda é com o Corinthians.

        Curtido por 1 pessoa

  5. 06/18/2015 18:29

    1- É difícil criticar o Dunguismo, é igual o Titenaccio os erros são sempre os mesmos, fica uma coisa chata e repetitiva.

    2- Na hipótese de levar uma naba da seleção madurenha e ser eliminada. Ão Ão Ão Tite é seleção poderia ecoar ? Vale a torcida ?

    3- Pato Pateta no momento atual seria mesmo bom reforço, mas não há clima algum para ele no clube . E fico a imaginar sua reapresentação em 2016.

    4- Sobre FS achei ótimo, principalmente por minar as “ovelinhas” do pastor. Uendel e Arana disputaram a vaga de titular em condições de igualdade sem que o fator “MERECIMENTO” pese.

    Curtir

  6. Sergio Santana permalink
    06/18/2015 16:16

    Curioso mas os jogadores que foram expulsos na Libertadores ( inclusive pré) e Paulista , sairam ou já estavam saídos à época das expulsões . (Fábio , Guerreiro e Sheik , campeões das expulsões)

    Curtir

Deixe um comentário