Pular para o conteúdo

Flamengo 0x3 Corinthians, ESPETACULAR!

07/12/2015

Corinthians manteve a proposta de jogo que tem dado certo nos pontos corridos: recuo compactado e contra-ataques isolados, franco-atiradores. Já tinha visto alguns jogos do Flamengo e o time sempre mostrou o que vimos hoje para pior. Aliás, nem acho que foi a pior partida deles no bra-15, vi coisas piores (e não é Guerrero, um centroavante razoável para bom, quem vai salvar a pátria).

Foi um jogo muito lento, cadenciado, bom para o Corinthians que não vinha resistindo fisicamente à intensidade dos adversários. Mas a lentidão me fez pensar se o futebol brasileiro, que já tem a preguiça no seu DNA, não seria incompatível com os pontos corridos.

Vimos um PREGUIÇOBOL insuportável.

Em apenas dois contra-ataques (de dois realizados no 1º tempo) Corinthians matou o jogo. Foram 3 chutes a gol contando com o gol perdido pelo Vagner (numa clara homenagem ao jeito Guerrero de perder gols). Adversário também mal chutou, limitava-se a jogadas laterais que terminavam em cruzamentos inúteis (36 no total!! Com 7, S-E-T-E certos. Corinthians mandou 4 cruzamentos no jogo todo).

Esse futebol de resultados tem um paralelo curioso no outro parque: SEP meteu 4×0 no SPFC mal chutando a gol e tem abusado dessa proposta de jogo. (E Mano Menezes é retranqueiro).

Voltamos ao 2º tempo para arrastar o jogo por mais 20 minutos (é o que tem de bola rolando no Brasil). A defesa(?) do Flamengo ainda arrumou mais um gol para o Jadson 3×0.

Um tempo interminável depois, vencendo de 3×0, Tite “Integração com a base” chamou Rildo para o jogo.

Para a nova torcida corinthiana, mais preocupada que “esta noite temos de ganhar”, CORINTHIANS ESTÁ ESPETACULAR! Lembra as 10 vitórias seguidas do Dunga, o Felipão pré-Alemanha ou uma aula de Química Orgânica no calor do verão depois do almoço.

Futebol está muito caro para ser tão chato e ESPETACULAR.

Em tempo:

Copo cheio: campeão brasileiro de pontos corridos (tirando 2009) precisa de 73 pontos ou 64% de aproveitamento. Faltam só 47 pontos.

Sarrafo: 64%    Corinthians atual: 67%

24 Comentários leave one →
  1. 07/19/2015 19:52

    The Corinthians wins litle chiken”galo” looking for asolimpiadas2016.WordPress.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nicolas permalink
    07/13/2015 17:47

    Há coisas que conspiram contra um futebol jogado com intensidade: calendário e clima.

    No caso do calendário, normalmente não há um bom tempo de recuperação com jogos nas quartas e domingos. Nem há um elenco em condições de sustentar um rodízio.

    Em relação ao clima, fica difícil sustentar um ritmo forte no calor intenso. Acredito que na Europa as temperaturas tendem a ser mais amenas.

    Estas ressalvas valem para certos jogos. Não valem para o próximo jogo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. 07/13/2015 15:11

    Sobre o jogo de ontem, bem interessante o texto com “diferença entre um time bem treinado e um time em formação” no blog do Rica Perrone em http://www.ricaperrone.com.br/o-raio-x-de-um-time/. Mais tarde escrevo também um comentário com a minha opínião sobre o “burro,” que pode não ser um Mano, quero dizer, um gênio, mas ontem foi bem inteligente.

    Curtido por 1 pessoa

    • 07/13/2015 15:23

      Corinthians jogando no esquema 2-3-2-3 :-).

      Curtir

    • 07/13/2015 22:45

      MInha visão do jogo. O Corinthians fez o que tinha que fazer. E fez bem. Discordo que foi um preguiçobol e que foi um futebol ruim. Claro que não foi exuberante. Como ninguém no Brasil joga de maneira exuberante. Mas foi muito bem jogado para a proposta que considero inteligente. Explico. O Flamengo está em uma situação desesperada e jogava em casa com a pressão da torcida. Era inevitável que tentaria tomar a iniciativa. Mas é clara a deficiência do Flamengo para conduzir e trabalhar a bola da defesa e do meio de campo para o ataque, há uma absoluta falta de qualidade. Ou seja, atacaria, mas se arriscaria muito. O que fez o Corinthians. postou-se atrás da linha da bola mas pressionando o jogador com a bola, forçou o erro e, como o Flamengo tomava a iniciativa estava armado para atacar e vulnerável na defesa. Tomada a bola precisavamos de movimentação e troca de passes para criar a oportunidade. Os três gols do Corinthians sairam dessa maneira. E depois de fazer 2 x 0 passamos a economizar energia com risco limitado já que o Flamengo é praticamente inofensivo. Alguns podem não gostar, mas o plano é muito bom e se a intensidade for grande na pressão ao adversário com a bola as chances são muito boas de funcionar. E funcionou por que o plano foi bom, foi bem executado. Claro que o Flamengo ajudou muito, mas não aproveitar as fragilidades do adversário é burrice.

      Reforço, adoraria ver o Corinthians jogando como o Barcelona (pada dar um dos pouquíssimos exemplos existentes), como cobro que a seleção brasileira sempre jogue, mas na situação atual do futebol mundial, do Brasileiro e do Corinthians, tolero e aceito o jogo de ontem com bem razoável. Eu vi bom futebol do Corinthians em pelo menos 30 minutos de jogo. Eu vejo evolução desde o início do campeonato. Nada astronômico, mas visível. Espero que a tendência de melhora continue. E ainda tem gente melhor que nós (Atlético e Sport seguramente), mas não são muitos. Sabado o jogo é de alto risco para nós. A torcida vai exigir a iniciativa, o que é razoável e desejável. Mas ainda não estamos com essa bola toda para desprezar um empate.

      Minha crítica feroz vai a falta de utilização da base. Ontem após o três a zero era o momento. E o Tite pôs o Ralf e o Rildo, que chegou anteontem. O Ralf, ainda que não concorde completamente creio que consigo entender, é jogador importante no grupo, pode ser ruim tê-lo desmotivado. Mas o Rildo? Quem me segue no twitter viu que reclamei na hora. Com o Tite acho que o caminho é mesmo emprestar a molecada para crescer em times médios. Talvez para todos os times grandes, a não ser em casos de emergência (como agora o caso do Grêmio e do Fluminese).

      Curtido por 1 pessoa

      • Cesar Cachaça permalink
        07/14/2015 7:58

        concordo bastante! Domingo era jogo para executar essa estratégia e ela foi executada de forma bastante consistente

        Curtir

  4. Múcio Rodolfo permalink
    07/13/2015 14:39

    1- Elias nem precisa comemorar seus gols! Basta fazê-los. A gente comemora por vc.
    2- Um cara como Wagner Love é imprescindível num time acostumado a ser campeão como o Corinthians. Em 1998, naquele time quase todo de craques havia um Didi. Em 2005 havia Betão e mais alguns. Sem um jogador que nem ele perde um pouco da graça.
    3- Para o Adenor lançar alguém da base neste momento é preciso que o time esteja ganhando de uns 8×0. E assim mesmo é capaz do Adenor não colocar o moleque para não passar a impressão de que esta zoando o adversário. Ou então, é necessário que todas as opções do elenco estejam indisponíveis como quase aconteceu semanas atrás quando ele não pode contar com alguns volantes. Ainda assim, sempre existe a possibilidade de uma improvisaçãozinha. Dizem que se o Wendel não puder atuar algum dia, o Edilson será deslocado pra lá.

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      07/13/2015 15:23

      Lendo seu comentário, lembrei da semi da Champions League em que o Barcelona, tendo feito 2×0 no Real Madri no estádio rival, com uns 30 do 2º tempo o Guardiola sacou o Messi e colocou um juvenil lá da base deles.

      Pensa: se dá merda no resto do jogo, tem um imberbe no lugar do dono do time.

      Mas como o Tite não visitou o Guardiola no ano sabático…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/13/2015 15:50

        Ok… mas pensa num time já organizado como o nosso freguês da Catalunha e pensa num time tentando encontrar o seu equilíbrio como o nosso. Embora isto não exclua o fato de que o Adenor poderia ontem ter colocado o Marcial no time ao invés do Ralf.

        Curtir

  5. Cesar Cachaça permalink
    07/13/2015 8:04

    Bom, para pontos corridos, quando você pega um time horroroso como esse do Flamengo, mesmo fora de casa, eu sempre acho que a melhor estratégia é trazer para si o domínio técnico do jogo. Tite prefere – como preferiu ontem – a estratégia que você descreveu, o tradicional ficar atrás fechadinho e tentar sair no contrataque (que é ideal para mata-mata). Ora, num dia em que a estratégia dá certo, o time faz 3×0 e traz os 3 pontos com tranquilidade, não dá para criticar. Ponto para Tite, até pq fazia tempo que não contraatacávamos com tanta incisividade. Ironic mode on: Tite me ouviu (kkk) e inverteu as peças: Malcolm na direita como nos seus melhores momentos, Jadson e Renato se movimentando entre meio e esquerda. Assim a dinâmica fica muito melhor…De qquer jeito, 13 pontos em 15 disputados é para deixar qualquer corneta meio sem graça, mas continuo observando como será a continuidade. De fato ontem foi o melhor desempenho tático e técnico desde o segundo tempo contra o Inter, e já se iam seis jogos…

    Faço coro a questão da base, novamente. E Love…pqp. Não é ter perdido o primeiro gol, é o jeito: ele errou na matada, na ajeitada e no chute. E naquela que recebeu do Rildo então…estou convencido de que Love não servirá para ser titular, mesmo com as ressalvas todas da situação financeira bla bla bla. É a posição mais carente do time titular som alguma sobra.

    Malcolm tá voando e vai melhorar, tomara que não saia.

    Um pensamento que tem me rondado: se a proposta por Cássio for razoável, não vale a pena ceder e dar a titularidade para Valter de vez? Depois da Liberta + Chelsea, Cássio nunca mais passou a mesma confiança…não teria sido uma fase de ouro que não volta nunca mais?

    Esse bloco da frente do campeonato tá fazendo um ritmo assustadoramente forte para o começo de campeonato. Vamos acompanhar até onde vai…

    Curtido por 1 pessoa

    • Correa Leonardo permalink
      07/13/2015 9:54

      Malcom: levou bem uma meia hora até ele começar a cair pela direita, hein?

      VL: não parecia que era tão ruim assim quando jogava no Flamenrgo e no Antigo Rival. Aquela “matada” no cruzamento do Rildo me lembrou o FINAZZI!

      E acho que no fundo o Tite também acha que não dá para ele ser titular, tanto que ainda sonha que venha o tal do Gutiérrez (que também não salvaria a lavoura, frise-se).

      Curtir

      • Cesar Cachaça permalink
        07/13/2015 10:50

        pois é…acho que ontem a ruindade do Love ficou gritante. Nos últimos jogos, ele supostamente em forma e tendo a tão falada sequência, já tava rendendo menos do que deveria (embora eu insista na tese que ele não é pivô e receber essa bola de costas vai sempre ter desempenho horrendo). Agora, para um jogo fora de casa com o time montado para jogar no contrataque deveria ser o cenário de sonhos dele, e de fato as bolas que recebeu em profundidade deu continuidade de forma bizarra…também lembrei do Finnazi!

        Curtir

      • 07/13/2015 18:16

        Penso a mesma coisa me parecia ser muito mais jogador no sep e fla.
        Nós esperávamos o Vagner de 2005 que vestiu a camisa e não jogou,a última boa passagem dele foi no fla em 2012 e já se vão 3 anos no futebol isso é uma eternidade.

        Curtir

  6. Múcio Rodolfo permalink
    07/12/2015 19:56

    1- Confesso que me surpreendi….. Esperava um empate. Sério.
    2- Vi uma foto do Guerrero ao lado da mulher. Esta tava com uma cara de quem pensava: “que troca de merda, o Paolo foi fazer”.
    3- Não. Wagner Love não homenageou Paolo Guerrero. Ele simplesmente mostrou novamente seu cartão de apresentação.
    4- Eu também estava torcendo para o time fazer uns 5×0 para ai sim o Adenor se aventurar a lançar o Matheus ou até mesmo colocar o Marciel pela segunda vez. Fica pra próxima.
    5- Jadson não joga contra o Atlético. Vai fazer falta.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      07/12/2015 22:08

      3- Chute característico do Guerrero: rasteiro e no goleiro.

      4- Não tem cabimento num jogo desses ele não colocar 1, um, SÓ UM jogador da base.

      5- Pela fase de topo sim, mas no ano mesmo ele já deu aquelas osciladas.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/12/2015 22:16

        Verdade. Tanto que ele deixou de ser chamado de Jadshow para ser chamado de Jadsono.

        Curtir

  7. 07/12/2015 19:36

    1- Não dá para fazer qualquer análise por uma razão simples Framengo inexiste coletivamente e individualmente é um time tenebroso,Guerrerinho terá sérios problemas.Ganhando quase um milhão e tendo que decidir os jogos humm… será interessante acompanhar o desenrolar dessa história.

    2- Quanto a nós realmente não foi um primor,talvez tivesse uma FOME maior teria feito 6,7 tranquilamente tamanha disparidade técnica entre as equipes.Mas o fez o que tinha de ser feito,pegou um time fraco e cacetou tem ganhar esses jogos não importa se é fora.

    3- Corneta: Mas é claro,tem que cornetar.
    Não vou nem mencionar a recaída com a entrada do Ralf pela cota merecimento,mas em um jogo tão fácil perante um adversário ridiculo que não oferece resistência alguma, pq não Matheus ou Marciel para tirar um chinfra no new maraca.
    Não custa nada,não dói nada Adenor me ajude a gostar de vc haha

    Curtido por 1 pessoa

    • Correa Leonardo permalink
      07/12/2015 21:16

      Pensei o mesmo. Três a zero, jogo ganho e fácil, entra com algum moleque pra jogar no Maracanã, ora. Maaaaaaaaas…

      Curtido por 2 pessoas

    • Golfo permalink
      07/12/2015 21:52

      Como não engrosso o coro de cornetas do blog, só uma coisa a comentar: ainda bem que o tal do Jonas não veio para o Corinthians, Jogadorzinho horroroso…

      Curtido por 2 pessoas

      • bloguedotimao77 permalink*
        07/12/2015 22:04

        E parou para comemorar um gol anulado com o dedo para cima… Escapamos de uma boa

        Curtir

        • Correa Leonardo permalink
          07/13/2015 9:55

          Putz, já deu esse tipo de comemoração, hein? Baita coisa irritante!

          Curtir

      • 07/13/2015 12:42

        Apesar de patético enquanto presidente do clube, nessa Mario Dormi foi bem.Vetando esse ai e Dudu.

        Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      07/12/2015 22:10

      2- Em parte eu reconheço que o Corinthians não teria pegada para tanto. Inclusive vem mostrando cansaço já no 1º tempo.

      Mas minha crítica é genérica: um jogo muito chato.

      3- Inexplicável para alguém pressionado por isso mesmo e que disse que faria uma “integração com a base”

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário