Skip to content

Corinthians 3×0 Vasco, em busca no novo Pato para pagar o Pato

07/31/2015

Vi o jogo de quarta acho que como quase todo mundo. Um primeiro tempo espantosamente ruim. Corinthians se manteve na proposta do inimigo é o mesmo: seja Chelsea, seja Vasco, não importa, eu jogo atrás, espero e não pressiono.

Se você acrescenta um “Pelas Circunstâncias” é obrigado a assumir que o Vasco jogou o PT melhor que o Corinthians. O problema nem é tanto você aceitar essa verdade futebolística, o problema é você ter mantido a atenção naquele primeiro tempo todo.

No 2º tempo, já sem Vagner, Renato resolveu o jogo em 2 minutos e o Vasco sublimou-se num time de baratas tontas. Vejam senhores, toda la gente sabia que o Vasco é um time destroçado emocionalmente há rodadas, menos nossa casamata. Se tivéssemos pressionado com mais TESÃO no começo do jogo, teríamos uma goleada memorável.

Desmoronado, Vasco assistiu a mais dois golaços.

Vagner Pato

Sempre entendi Vagner como uma contratação de custo benefício baixo, particularmente de um jogador que entrega pouco na parte técnica. Demorou 7 meses para todo mundo junto descobrir isso.

Contudo, responsabilizá-lo pelo nosso desempenho do 1º tempo é o mesmo erro de responsabilizar o Pato pelo desempenho pífio do ataque de 2013. Tite não forma equipes ofensivas e isola esses atacantes. Se o cara não for tão bom, dá nesses rolos. Se for bom, vai procurar outro time, pois aqui a bola não chega.

Copo cheio: campeão brasileiro de pontos corridos (tirando 2009) precisa de 73 pontos ou 64% de aproveitamento. Faltam só 40 pontos.

Sarrafo: 64%    Corinthians atual: 69%

 

 

Anúncios
17 Comentários leave one →
  1. 07/31/2015 22:39

    1 – Algumas mensagens abaixo deixam claro que a “verdade futebolística” de que o Corinthians jogou um primeiro tempo espantosamente ruim e de que alguém seja obrigado por qualquer hipótese a assumir que o Vasco jogou o PT melhor que o Corinthians, não é uma verdade absoluta. Lembro-me do time algumas vezes pressionando o Vasco na defesa (na defesa do Vasco), fazendo jogadas e criando chances. Pelo menos três boas chances parecidas com o primeiro e o terceiro gols (jogadas com toque e deslocamentos) em que a bola não entrou por detalhes. E o Vasco teve zero chances. Por isso sou forçado a colocar a tua “verdade futebolística” entre aspas. Pura e simplesmente por que não é uma verdade. O que eu vi. O Corinthians fez um primeiro tempo de razoável para bom, criou chances e não deu nenhuma para o Vasco.

    2 – O Vasco se desmantelou ao tomar o gol e mereceu tomar até mais do que três. Mas tentou atacar no desespero, falhamos na marcação duas ou três vezes e eles até tiveram algumas chances no segundo tempo. Nossa defesa é boa, mas tem vulnerabilidades.

    3 – Tite é teimoso. Sabemos disso. Dificilmente arrisca. Dificilmente arriscará com jogador da base. Jamais tirará o Ralf… Pera, essa não vale por que eu gosto do Mano (que não tirou a titularidade do Ralf em 2014) e não gosto do Tite. Ele tem um milhão de defeitos mas muda. Pouco, mas muda. Espero que ele tenha visto que não dá para fazer o Vagner jogar de pivo e que o time jogou melhor sem um pivo. Espero.

    4 – Não entendo por que aqui se fala que o Tite está procurando um novo Pato para queimar. O Pato não foi queimado, ele é limitado mesmo. Diferentemente do que se dizia como “verdade” aqui no blog em 2013, que o Pato não jogava por causa do Tite. Para que precisamos do Love como um novo Pato quando o bode espiatório por aqui já foi escolhido, sendo responsável por tudo de ruim que acontece no Corinthians?

    5 – Não sou “Titete,” como os adoradores de rótulos gostam de carimbar. Só não tenho ódio a ninguém. O Tite é limitado. Eu sou limitado. Mas sou corinthiano e sei da realidade do time, do futebol brasileiro e do país. Adoraria ter um super time jogando muito e de forma ofensiva. Como ninguém faz no Brasil. Nem no mundo. Mas para a nossa limitada realidade estamos atravessando um período difícil de maneira bem passável. Pouco, eu sei, mas impossível de mudar no curto prazo. E sou da opinião que o Corinthians só não degringolou após a eliminação na Libertadores e perda dos melhores atacantes por causa do Tite, que é ótimo gestor de grupos. Não é um técnico brilhante. O time não joga de maneira brilhante. Mas está longe de ser esse desastre ininterrupto que o dono do boteco pinta por aqui. Quero mais, torço por mais, mas não acho que tudo está péssimo.

    Curtir

    • 07/31/2015 22:44

      Alvaro, dá para fazer uma aulinha ainda mais for dummies de como postar figuras? Fiz várias tentativa e não consegui. Quero publicar as tabelas de classificação na 15a em 2014 (https://aricardoje.files.wordpress.com/2015/08/bra14-classificacao-rodada-151.jpg) e 2015 (https://aricardoje.files.wordpress.com/2015/08/bra15-classificacao-rodada-15.png) para compararmos. Muito obrigado.

      Só uma amostra do que ver na comparação. O Corinthians de 2015 tem 17 gols após 15 rodadas. Em 2014 tinha, vejam só, os mesmo 17 gols.

      Curtir

    • Nicolau permalink
      08/01/2015 0:01

      3- Só pra confirmar, então Luciano não jogou como o pivô que ele não sabe ser?

      Curtir

    • Cesar Cachaça permalink
      08/01/2015 19:15

      sinceramente, na minha humirde opinião, dizer que o 1t do Corinthians foi de razoável para bom carrega (em módulo) uma dose a mais de otimismo do que o texto do Álvaro é de pessimismo…talvez seja exagero dizer que Vasco chegou a jogar melhor que o Corinthians, mas o Corinthians teve a rigor, com boa vontade, 2 chances de gol em 45 minutos de jogo contra um time que não só está na ZR como vinha dum goleada acachapante em casa e com briga interna no elenco. Cito as duas: tabela Elias Love na qual Love finalizou de perna esquerda, e cruzamento do Fagner pro Elias finalizar cruzado para fora. Ah, sim, Elias tentou mais um chute uns 3m atrás dessa outra tentativa, talvez desse para caracterizar como chance. Não faltou vontade de pressionar, em especial tentativa de imposição física, marcação pressão, isso tudo estava lá, mas articulação tática para criar chances reais de gol, hum, isso na minha cabeça não aconteceu não, como aliás tem acontecido pouco no geral. Mas concordo com vc que vale uma tentativa de compreensão do quadro geral e não criticar Tite nos pontos específicos onde supostamente falha mais.

      Nicolau, não, Luciano ficou menos enfiado do que Love. Acho que é mais ridículo pedir isso dele do que pedir do Love, então talvez Tite nem tivesse pedido (acredito nisso) ou, se tenha pedido, Lucianos cag* e andou e se movimentou mais de lado, trocando de posição com Malcolm. É uma disposição que, dado o elenco, acredito mais.

      Curtido por 1 pessoa

      • bloguedotimao77 permalink*
        08/01/2015 21:55

        “pelas circunstâncias” deu Vasco no PT.

        Curtir

      • 08/03/2015 17:50

        Entendi teu argumento mas discordo. O Vasco não jogou tão mal o 1T quanto jogou a partida inteira contra o Palmeiras. Mas teve 0 (zero!) chances de gol. Para você o Corinthians teve 2 chances (eu acho que foram 3, um segundo chute do Elias, também depois de um passe do Fagner, que foi fraquinho nas mãos do goleiro, mas o terceiro gol também foi fraquinho e longe das mãos do goleiro, por isso, para mim, chance) e pelo menos mais 3 chutes a gol que foram bloqueados pela defesa, sem contar chutes que não foram na direção do gol. Não me lembro de nenhum chute a gol do Vasco no 1T. Ou seja, nem “pelas circunstâncias” deu Vasco no PT. Deu fácil Corinthians. Mas foi bom? Óbvio que não, mas longe de ruim. Foi razoável? Acho também que não, já que tivemos chances e o adversário não teve nenhuma. Por isso o de “razoável para bom”. Mas sem dúvida, reconheço que, dado o quadro geral, estou no modo compreensivo. Na realidade com o Corinthians tendo a estar sempre no modo compreensivo (iludido?) :-).

        Não, o Luciano não jogo como pivô.

        Curtir

  2. Múcio Rodolfo permalink
    07/31/2015 17:38

    1- Me enganei pensando que leria aqui: o Vice da Gama não serve como referência.
    2- O Vila Sônia e o Chiqueirense foram beneficiados pelas famosas circunstâncias de uma partida de futebol. O primeiro contou com a colaboração do atacante Riascos que conseguiu desperdiçar quatro oportunidades de gols diante do mitu. O segundo teve a seu favor a ajuda do goleiro vasCAINDO que falhou em três gols marcados pelo time do Chiqueiro.
    3- No primeiro tempo, o Corinthians procurou pressionar. Acontece que Elias, Renato Augusto estavam um tanto quanto apagados ofensivamente falando. Errando lances “derradeiros”. Wagner Love dispensa comentários. Ele não consegue dominar uma bola, dar um passe correto, mas sabe como é que é: “culpa do esquema”. No segundo tempo, a entrada de Luciano e o crescimento da dupla Renato e Elias definiram o marcador.
    4- Até onde eu sei o último centroavante bão que a gente teve, o Liedson, só não ficou mais tempo por aqui porque houve divergência com a diretoria na hora de acertar o tempo de duração de contrato.
    5- Eu ouvi um comentário por ai de que o Adenor só colocou o Ralf em campo porque o Bruno Henrique pediu para sair. Em todo caso a fama de que não gosta de trabalhar com a base não pode ser descartada.
    6- Uma reportagem mostrou que em média o Corinthians é o time que mais chuta de forma correta contra o gol adversário. Vai ver estes números foram forjados por jornaleiros que adoram bajular o técnico cujo fracasso é uma constante na carreira.

    Curtir

    • Corrrrea Leonardo permalink
      07/31/2015 21:02

      5 – Com 3×0 e o jogo ganho, podia botar ATÉ EU de volante que não comprometeria o resultado, né? Lança algum moleque que nunca jogou…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/31/2015 22:45

        Sei não.. vai que vc entra e o Vice da Gama faz dois gols relâmpagos?

        Curtir

  3. Golfo permalink
    07/31/2015 15:34

    Quando você diz que o atacante “se for bom, vai procurar outro time, pois aqui a bola não chega”, está se referindo especificamente ao Guerrero?
    Porque se estiver, o Guerrero escolheu mal pra caceta, né? No timeco do RJ a bola chega menos ainda.
    Na real, o peruano se mandou apenas por um motivo: $$$$$$$$$$$$.

    Curtir

  4. Nicolau permalink
    07/31/2015 14:46

    Eu não vi o jogo, então comento mais pra perguntar: o Luciano jogou centralizado mesmo ou aberto numa das pontas? De pivô, Luciano não vai tão bem, mas acho que é tecnicamente superior ao Love.

    Fico aqui imaginando um jeito de colocar Luciano e Malcolm de dupla de ataque, vindo em diagonal cada um de um lado, revezando no comando do ataque e na marcação, abrindo espaço para o trio de meias.

    Acho difícil de treinar, porque o cara do meio que poderia trabalhar de “falso nove”, na linha do Danilo, é o RA, mas não sei se recuar Jadson para a linha de Elias não fragilizaria muito a marcação. Enfim, elucubrações.

    Curtido por 1 pessoa

    • 07/31/2015 18:20

      Essa ideia do R.A com “falso” 9 eu abraço,embora digam que já atuamos com um hehe
      Ainda tenho na retina atuação dele contra o Once,pós expulsão do peruano presepeiro.
      Lógico que foi uma casualidade mas pelas características do Renato poderia muito bem faze-la, O.O chegou a utilizar o Valdas Chinelon assim.
      Porém também não vejo nosso Neto 2.0 executando a função do R.A não dinâmica para tal.
      Então creio que o sistema teria de ser modificado para um 4-2-3-1 com Elias BH – Jadson Malcom Luciano – R.A.
      Talvez um 4-4-2 com Luciano e Malcom como avantes mantendo a linha do meio intacta,só que sem a presença do BH por trás desta,não seria uma mudança brusca.
      Mas são apenas devaneios.

      Tenho para mim que ele irá manter esse sistema até o fim,sendo assim um centro avante daqueles parrudos e menos técnicos para aguentar as poraadas entre os zagueiros fosse a melhor alternativa.Ou um cara estilo Aloísio Boi Bandido que corre,se mata pelo time e não tem vergonha de passar vergonha.Pois essa peça sempre será sacrificada.

      Curtido por 1 pessoa

  5. 07/31/2015 12:12

    Não concordo.

    1- Achei que o time tentou pressionar o Vasco no 1T. Apenas não fizemos o gol. Mas pressionamos.

    2- O time jogou muito melhor que no último jogo. E a postura dessa vez não foi a de recuar. O Vasco jogou bem o 1T, mas o Timão foi superior. No 2T sim o Corinthians, depois do gol, deu uma recuada e o Vasco também cresceu, de forma desorganizada. Porém esse recuo do Corinthians não foi igual dos outros jogos, tanto que fizemos mais dois gols.

    3- Quanto ao Love, o time jogou melhor sem ele. Muito melhor. Eu entendo que realmente ele fica isolado, mas em qualquer situação ele joga com a canela. O Luciano dá muito mais movimentação.

    4- Na entrevista na hora do intervalo, o Renato A. falou o por que de o time não pressionar todos os jogos. E a resposta dele foi: não aguentamos.

    5- Com isso, não é de hoje que o time recua. Eu me lembro, desde a Série B, com o Mano o time recua. Basta fazer o gol. Por isso acredito que o Tite jogue fora de casa de forma covarde, pra não perder pro cansaço mesmo. Porém eu me pergunto, por que não escalar jogadores mais descansados, ou da base, no lugar dos mais importantes? Renato, Jadson e Elias tem que descansar então aproveita e coloca um moleque da base pra jogar.

    Curtido por 1 pessoa

    • 07/31/2015 12:36

      5- Aproveitando o gancho,novamente 3 x 0 jogo fácil e adversário bisonho última substituição e ……… entra Ralf pela cota merecimento 2012.
      Matheus entra 5 minutos esse ano ainda ?

      Curtir

  6. 07/31/2015 12:00

    1- Mesma chaTite de sempre,PT realmente modorrento.O Corinthians parece gostar de dar aquele útimo fio de esperança aos moribundos,o time do Respeito até achou que dava mas esbarraou em uma ruindade estratosferica.
    Como bem dito pelo dono do boteco bastou pressionar um pouquinho de nada e o vascaiu ruiu.
    O que é era de se esperar pela difença brutal.
    Ao menos dois golaços,o útimo poderia acontecer com mais frequência se não ficasse TÃO recuado.

    2- Vagner está com os dias contados primeiro o piti,agora ousou cornetar o esquema do Mestre.

    Curtir

  7. Cesar Cachaça permalink
    07/31/2015 10:09

    Pois é…eu só discordo um pouco do seguinte aspecto: não acho que a ruindade do 1t, assim como todos os 1t dos últimos 5 jogos em casa, tenha sido decorrente da postura…até acho que, em casa, bem diferentemente dos jogos fora, Tite entende que tem que pressionar e tenta posicionar o time dessa maneira. O problema é que não consegue muito…a estrutura tática não ajuda em nada. Tite insiste em usar um pivô quando não tem um pra por, e aí (juntado à ruindade loveniana), a bola bate e volta…as linhas ficam um quê menos adiantadas do que deveriam, o que dificulta que tabelas fluam com mais facilidade, e aí pressionamos muito pouco. Já falamos e reiteramos: o 4141 é um bom sistema para se defender, mas muito limitado para atacar.

    O que me impressiona é: nos últimos 6 jogos em casa, talvez tenhamos feito um tempo digno de nota (segundo tempo contra o Inter). Ainda assim, lá vemos o time tentando criar alguma coisa com Jadson torto na direita, Malcolm no lado onde rende bem menos, Love tentando fazer um pivô que nunca soube etc. A insistência em algo (que do ponto de vista de desempenho) não tem funcionado é uma característica adenoriana. Jadson na direita funcionou por 2 jogos na Libertadores…os bons jogos dele são quando consegue escapar pelo meio. Enfim…

    A campanha continua excelente e, ao menos em teoria, estamos na caça ao líder. Talvez com Luciano, que mais claramente do que Love não é pivô, Tite se convença em mudar essa estrutura tática.

    Curtido por 1 pessoa

    • 07/31/2015 12:15

      Acho que qualquer técnico defende num esquema e ataca em outro… mas o Tite parece querer usar o mesmo esquema pra defender e atacar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: