Skip to content

Corinthians 3×0 Cruzeiro, não vejo ninguém na minha frente!

08/24/2015

Uma vitória MAIÚSCULA!

Corinthians apareceu para mais de 40.000 pessoas em Itaquera (que estranhamente não estava nem perto de cheio no setor Oeste) e carimbou o Cruzeiro em 50 minutos de jogo.

Ofensivo, insinuante, pressionando desde o prim…

Corinthians manteve a proposta defensiva que tem feito tremendo sucesso no Campeonato Brasileiro, mas que apanhou na Copa do Brasil e na Desperdadores. O jogo começou, como sempre tem começado: adversário dominando já próximo a grande área. Não demora muito e Damião (que jogou bem) arremata uma bola para a defesa MONUMENTAL de Cássio (o MVP da partida). Quando retomamos o equilíbrio da partida, nossa melhor qualidade técnica se impunha como um martelo voador: de uma bela trama de Malcom (muito bem ontem) pela direita, Vágner faz 1×0 no rebote do rebote.

Para quem estava lá, era um gol esperado, pois o jogo sinalizava isso mesmo: que os gols sairiam rapidamente. Até o 1×0, contei duas chances mortais para o Cruzeiro e duas (uma foi o gol) para nós. A sensação de bom jogo era evidente.

O Jadson 2×0 começou com o lateral direito adversário produzindo o lance mais tosco do ano e que, uma vez viralizado, vai expor o futebol brasileiro ao ridículo em todo o planeta. No lance, Vágner deu uma furada medonha preferiu o corta-luz para Jadson, em detrimento de pedir um pagode no Fantástico.

Essa questão técnica resvala na justa homenagem que Liédson recebeu no intervalo (colocou os pés na calçada da fama). Liédson, que nunca encontrava beira na seleção durante a carreira, seria tranquilamente titular na atual.

Cruzeiro voltou para o 2º tempo com aquele lateral direito ex-Chape que o próprio Corinthians tentou a contratação e com um camisa 10 aleatório. Já no 1º lance, o bom lateral direito toma uma bola nas costas (acho que veio de um jogador do próprio Cruzeiro), que deixa Malcom livre para recuar para Fabio, que prefere o corta luz para o Vágner 3×0.

Ao menos Luxemburgo tentou, mas está claro que o time dele não é um time. Vocês podem reclamar do Tite como sempre fazem, mas devem reconhecer que Ele ( << aviso de chiste) tem um plano e que os jogadores seguem esse plano até a contra o Guarani paraguaio à morte. Já o Cruzeiro, nunca foi organizado ao longo do jogo e isso alimenta o papo de que Luxa já não tem mais saco de treinar suas equipes.

Com 3×0 rapidinho, só Bayer e Barcelona não recuam no futebol mundial.

Corinthians venceu com surpreendentes 38% de posse de bola! Isso é incrível! Mais incrível ainda é porque eu fui buscar o dado: tinha certeza de que a posse teria sido baixa, mas as pessoas ao redor acreditavam absolutamente no oposto. Quando vi os 38%, foi surpresa até para mim (e o gráfico minuto a minuto, mostra que o 1º tempo já começou cruzeirense).

É o aproveitamento mais incrível de uma das equipes menos incríveis da história corinthiana nos pontos corridos.

Copo cheio: campeão brasileiro de pontos corridos (tirando 2009) precisa de 73 pontos ou 64% de aproveitamento. Faltam só 30 pontos.

Sarrafo: 64% Corinthians atual: 72%

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. Correa Leonardo permalink
    08/25/2015 21:14

    Impende lembrar uma coisinha:

    Vagner Love, NINGUÉM, NESTE BOTECO, JAMAIS CORNETOU!

    Curtido por 1 pessoa

    • cesar cachaça permalink
      08/26/2015 10:37

      sempre acreditei na qualidade dele eheheh

      Curtir

    • @resparta permalink
      08/26/2015 18:23

      Nunca critiquei. Pouco. Falando sério, fui extremamente paciente com ele e só comecei a criticar para valer depois de uns 10 jogos no Brasileiro. Isso por que sei que, apesar de nunca ter sido craque, não era tão ruim assim (e o esquema não ajudava). Mas a partir mais ou menos da rodada 10 confesso que tinha perdido a esperança. Farei o mesmo agora antes de exaltá-lo. Esperarei 10 bons jogos (que podem ser 5 bons e 5 médios) antes de achar que vai dar certo no Corinthians. E o boato de que hoje o time começa com Matheus de titular? Tô ansioso (e um pouco incrédulo) para ver se será verdade. Mas faz sentido. Depois do jogo explico.

      Curtir

  2. Múcio Rodolfo permalink
    08/24/2015 22:57

    1- Este papo de reatividade é sério? O time prefere que o adversário tenha a posse de bola por mais tempo para jogar no contra-ataque? Opta por vê-lo rondando a sua área com a possibilidade de num vacilo de um lateral, de um zagueiro ou até mesmo do goleiro abrir a contagem, empatar a partida….. Ou seria isto aquilo que eu chamo de circunstâncias de uma partida, na qual em dado momento o adversário tem o domínio das ações, mesmo que seja teoricamente inferior? Não é por nada não, mas a correlação de forças no futebol brasileiro é um pouquinho diferente da existente no futebol espanhol. Por falar em circunstâncias, ontem o Corinthians aproveitou das bobeadas do adversário. Pelo menos no segundo gol foi assim. E Wagner Love deve ter se inspirado no Liedson. Só pode. E pensar que durante os dias que antecederam a estreia no returno tinha gente reduzindo a pó nossas chances porque o Luciano se machucou. Evidente que vai fazer falta. Só que um time que pretende ser campeão não pode se limitar a um jogador por mais importante que ele tenha se tornado nos últimos jogos. Somos líderes -algo inimaginável uns tempos atrás. Temos a melhor defesa – mesmo sem proteção consagrada de Ralf. Já somos o quarto melhor ataque – apesar da retranca federal. 2- O momento do time agora é bem diferente daquele vivido diante do Guarani Paraguaio. Isto sem contar que na Copa do Brasil não temos a mesma neurose da Cucaracha – na qual somos sistematicamente roubados. Naquela oportunidade o time estava numa era de incertezas – algo que não se vê agora. O time adquiriu uma estabilidade. Diante do Guarani o Corinthians vinha de uma eliminação em casa para o Chiqueirense. Agora o time ocupa a liderança do CB. Creio que isto permita ao time jogar mais tranquilo. O que não pode ser confundido com apatia. E se o nosso meio de campo estiver numa noite inspirada…… 3- Fiquei feliz pela entrada do Mateus Pereira. Pena que foi um tanto quanto tarde. Acho que não deu nem tempo do garoto tocar na bola. Pelo menos isto. Ele poderia ter colocado o Cristian no lugar do Malcon. Da mesma forma que diante do Sport, ele poderia ter deslocado o Edilson ali pela esquerda ao invés de confiar no Arana. 4- Muito bom ler isto “não vejo ninguém na minha frente” .

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    08/24/2015 20:13

    O time vem melhorando, gradativamente. Não é vistoso, mas é eficiente. E até ofensivamente, o time cria mais oportunidades. O Corinthians fez 9 gols nos últimos 3 jogos do campeonato. Há uma considerável melhora ofensiva.

    Entretanto, o time é reativo. Prefere ficar sem a bola se fazendo de cachorro morto para beliscar no contra-ataque. Será assim enquanto Tite for o Treinador. Não há jeito.

    Agora, contra o Santos, somos zebras. O Corinthians terá que propor o jogo e dar o contra-ataque ao Santos. Será uma tarefa hercúlea, principalmente se considerarmos que o Corinthians sairá de sua zona de conforto. Propor o jogo, não é o forte do Titenaccio.

    Quanto a Luxemburgo, ele acabou. Foi o mais talentoso técnico brasileiro dos últimos 25 anos, mas ele não tem mais margem para evolução. Acha que sabe tudo e ficou para trás. Eu diria que ontem foi o jogo mais fácil do campeonato. O Cruzeiro que se cuide porque, se continuar assim, cai.

    Curtido por 2 pessoas

    • cesar cachaça permalink
      08/25/2015 13:34

      assino embaixo em cada aspecto.

      Acho que dá para separar 3 campos de avaliação: resultado, desempenho e estratégia de jogo. Quanto a resultados, acho que é consenso que, contando com a sorte ou não, Tite entrega algo bem melhor do que o esperado. Quanto a desempenho, concordo com você, há avanços, graduais e paulatinos, mas há. Sobra a estratégia de jogo. Quanto a isso, não gosto da postura de entregar a bola ao adversário e explorar seus erros como estratégia principal (e não como variação para certas situações), e goste-se ou não, acho que quem discorda de que essa é a estratégia titeana não enxerga o mesmo futebol que eu. Como o Álvaro disse, é uma postura explorável e pode ser que o time pague o pato por isso lá na frente; por enquanto, Tite tem conseguido escapar meio que ileso disso. O jogo de amanhã será um ótimo exercício para isso. Creio que as possibilidades de virarmos são remotas e, exceção ao fato de que não é bom ser eliminado, muito menos por um pseudo-rival, racionalmente focarmos apenas no brasileiro é o melhor que poderia nos acontecer. A vaga para a libertadores pelo BR está quase garantida (o time precisaria da proeza de fazer menos de 23 pontos em 18 jogos para ficar de fora…). Tudo bem que título é título, mas arriscar chances de ser hexa brasileiro para uma possibilidade sempre remota (pq mata-mata encampa um nível de aleatoriedade mais alto) de título na Copa me parece um erro de estratégia.

      Curtido por 2 pessoas

      • bloguedotimao77 permalink*
        08/25/2015 17:23

        É isso ^^^

        O chato é que Copa do Brasil é bem mais legal que pontos corridos e a atenção vai estar toda nela.

        Por outro lado, Corinthians sempre nos decepciona fisicamente, então não classificar garante o hexa.

        Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/25/2015 17:21

      Luxemburgo perdeu completamente a mão… de Poker! Não, brinks.

      Realmente foi o cara por muito tempo, talvez o melhor na fase dos supertimes. Mas hoje não tem mais condições.

      Curtir

  4. 08/24/2015 18:04

    Antes de mais nada destaco que também não sou fã da estratégia de entregar a bola ao adversário e jogar no erro dele. Mas estamos fazendo isso de maneira muito competente. Ontem o Corinthians controlou quase que todo jogo, ainda que sem a bola. É claro que é impossível não errar nunca, tanto que o Cruzeiro teve uma ou duas boas chances. Mas nós tivemos pelo menos seis. Mesmo o Atlético-MG e o Grêmio, os que vi jogando de maneira mais interessante nesse campeonato, são vulneráveis. Em suma, não tenho a menor esperança de ver o Corinthians jogando de outra forma, portanto, vou tentar aproveitar o que vier. Tenho certeza absoluta que o Tite também não está satisfeito, mas está tentando fazer o melhor que ele pode fazer (outros fariam o melhor possível de outras maneiras, claro). E quer saber, o tanto que eu odiei o jogo contra o Santos na última quarta, que gostei do jogo ontem. Aliás tenho uma teoria da conspiração. A diferença entre os jogos foi tão grande (péssimo na quarte e bem razoável ontem), que chego a achar que o Corinthians está largando mão da CdB. Terei certeza se o time não se “matar” na próxima quarta (como decepcionantemente não se “matou” na última quarta). E não se trata de entregar o jogo, basta não dar o máximo (o Santos vai adorar não fazer muita força também).

    E comparando os desempenhos de 2014 e 2015, em 2015 atingimos na rodada 19 o mesmo número de pontos e gols da rodada 26 em 2014, e o mesmo número de vitórias da rodada 29 em 2014 (publico as tabelas dos dois anos no twitter). E já estamos com o mesmo saldo de gols do Atlético. Imagina qual seria a euforia se ainda estivéssemos jogando de maneira vistosa.

    Em tempo, demorou um ano mas finalmente modificaram a política de preços no estádio. Se o time continuar bem classificado a média vai subir (+/- 30mil no primeiro turno deve ir fácil para 35-40 mil). Muito bom e, apesar de demora para enxergar o óbvio, parabéns aos envolvidos (tem que elogiar quando acertam, né?).

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/24/2015 20:08

      Eu acho que a linha entre o péssimo e o muito bom (neste caso) é bem tênue: está na capacidade do time adversário em também não entregar o contra-ataque. A tática é bem explorável.

      Eu não chamaria de acerto um troço óbvio que levaram 1 ano para sacar!

      Curtido por 1 pessoa

  5. 08/24/2015 12:42

    1- 38% de posse ,really ?
    Obviamente não acreditava que tivesse mais domínio da bola que o Cruzeiro,a proposta do time é REATIVA não interessando se é Real Madrid ou Ibis do outro lado,mas confesso que minha tv me enganou achei que tivesse sido mais parelho nesse quesito.
    Talvez por que tenha controlado o jogo a sua maneira,e após os gols não ter levado sufoco.

    2- “Quando se quer enganar o inimigo é preciso começar enganando os amigos” foi o que Vagner “All you need is” Love fez no segundo gol.

    3- Contra o San78s teremos um cenário exatamente igual ao citado jogo contra o Guarani, alias a primeira partida se desenrolou muito parecida com o jogo no Mangue Stadium.
    Terá que sair de sua zona de conforto e propor o jogo controlando as ações com la pelota é ai que os fantasmas vão aparecer e com atenuante do san78s ter mais armas que o time paraguaio para nos aplicar uma flechada mortal.
    Será que teremos uma carta na manga,para sair do enrosco ?

    4-Ele está melhorando Matheus Pereira entrou faltando 6 grandiosos minutos até tocou na bola, quem sabe 10 ou 15 no próximo ?
    Ralf e Danilo pela cota merecimento 2012,para que 11 jogadores no banco de reservas ?

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/24/2015 13:47

      2- Hahaha!

      4- Tinham dois goleiros no banco ontem que eu vi!

      Curtido por 1 pessoa

      • Correa Leonardo permalink
        08/24/2015 14:07

        Com 3×0 e o jogo ganho, dá pra ser só um pouquinho mais ousado, né? Ralf e Danilo, ontem, só se justificaria se os dois precisarem jogar um número “x” de partidas para ter reajuste ano que vem.

        Curtido por 2 pessoas

        • bloguedotimao77 permalink*
          08/24/2015 17:21

          Como o Marciel é o mais próximo de craque, eu aproveitaria toda chance.

          Assim como o lateral esquerdo, que não é bom, mas precisa pegar mais experiência

          Curtido por 1 pessoa

        • 08/25/2015 12:33

          Ousadia e Adenor jamais caminharão juntos. Do sub-20 Cassini (que já foi) e Marciel eram os diferentes.O Maycon ainda tem mais um ano ou dois na categoria parece ser promissor tb.
          Os demais só funcionam dentro de um contexto favorável e tb para evitar que Mendozas,Rildos e Rodriguinhos joguem ou sejam contratados.

          Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: