Skip to content

Corinthians 1×2 Santos, isso não é Corinthians.

08/27/2015

Corinthians confirmou o que já cantamos e dançamos aqui: o Titenaccio 2.0 é o ápice do futebol reativo-defensivista. No domingo fizemos 3×0 com mínimos 38% de posse. Ontem, quando precisando propor o jogo, sucumbimos como esperado ou como contra o poderoso Guarani.

Esse sistema é altamente explorável pelos adversários, pois basta devolver a bola para o Corinthians que ele não tem nenhuma competência criativa. São, como sempre, dois pontas abertos e isolados que, ou mal relam na bola ou estão sempre cercados por 3 adversários (vi Malcom umas vinte vezes nessa situação). Renato até tentou de tudo para chamar a atenção de Dunga, mas com Ralf em campo foi obrigado a voltar exageradamente para ajudar na saída de bola.

E tem o Edilson.

A questão não é exatamente que retrucar o resultado de 0x2 era tarefa impossível. A questão é que acreditar nessas viradas impossíveis é o que nos torna Torcedores. Não interessa muito que viradas impossíveis são estatisticamente insignificantes ou você vira aqui e perde o campeonato ali, interessa o seu significado para aquilo que nos programamos a fazer há 7 dias atrás: torcer pela virada. Você nos tira isso — o tesão de torcer pela virada impossível — você nos anula enquanto torcedores. No limite, anula o próprio futebol.

O que Tite fez ontem e o que fez no Paulistão é indefensável. Entrar com reservas, ok. Mas entrar sem o desejo da virada? Envergonhar nossa história de raça? Envergonhar quem acreditou na virada por 23 anos?

Sabe lá Tite quanto custou para cada um dos presentes ir a Itaquera às 22h?

Racionalmente, só torço para que os Deuses do Futebol perdoem nossa equipe.

Anúncios
30 Comentários leave one →
  1. Golfo permalink
    09/03/2015 0:22

    Deixa ver se entendi…
    O Corinthians perde, no dia seguinte as trombetas já aparecem por aqui.
    Mas…depois da derrota contra o Santos, já foram duas vitórias nossas e nenhuma palavra?
    Nada a comentar a respeito das vitórias sobre Chapecó e Flor? É isso mesmo?
    Estranho…

    Curtir

  2. Múcio Rodolfo permalink
    08/29/2015 0:48

    1- Bom.. E a diretoria que dá carta branca para um técnico escolher o campeonato que quer disputar? A eliminação do time na Copa do Brasil representou um prejuízo de não sei quantos milhões. O clube atravessa uma grave crise financeira. Não podemos nos dar ao luxo de perder esta grana!
    2- Sobre o time propor o jogo dentro do Titecanacio, os comentários eram diferentes lá pelos idos de 2011 e 2012. O que prova que nenhum esquema funciona sem jogadores capacitados para tal.
    3- O Adenor (acredito que com o aval da diretoria) optou por apostar as fichas no CB. Por enquanto somos líderes -situação que muitos não poderiam imaginar no começo do campeonato. É claro que falta muito chão e que como o time não tem aquele elenco primoroso, não podemos descartar um novo fracasso. E para quem é adepto da ideia de que os “fins justificam os meios”, um dirigente da CBF teria declarado que não deseja ver o Corinthians campeão brasileiro. Espero estar enganado, mas de repente o Adenor não dura até 2018….

    Curtir

  3. Correa Leonardo permalink
    08/27/2015 17:07

    Penso que, já que a postura seria essa coisa ridícula que vimos nos 2 jogos, então que se colocasse apenas reservas em campo. Provavelmente haveria mais empenho…

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/28/2015 9:32

      É isso mesmo o que eu penso! Assume que não dá para jogar com os titulares, mas tenta de tudo para vencer.

      Curtir

  4. 08/27/2015 15:32

    E aí eu penso, se tenho na empresa dois projetos, um com uma chance razoável de dar errado e com data de entrega antes, e outro com uma chance razoável de dar certo e mais tarde. Ainda que eu me dedicasse o melhor possível aos dois, não me dedicaria igualmente aos dois.

    Ou ainda, só para tratar de algo menos racional, na adolescência eu dando em cima de duas garotas… igual.

    Mas no nosso time tem que se matar igual independente da situação senão é todo mundo pilantra, enganador… Não né pessoal. O jogo de ontem deixou claro que não temos um elenco equilibrado. O time titular é muito melhor que o reserva. Dito isso se eu fosse o técnico eu faria o melhor possível na CdB, o que significa não por para jogar quem estivesse com risco alto de lesão. Continuo querendo ganhar tudo, absolutamente tudo. Mas tenho noção que isso não é possível e não vou sair por aí escrachando e desancando quem age como eu imagino que agiria, ainda que com dor no coração. A não ser, é claro, que isso sirva para confirmar minhas convicções (algo também conhecido como incoerência e parcialidade). E antes que alguém venha me chamar de Titete, eu lembro que já declarei várias vezes que não sou fã do futebol praticado pelos times dele, mas também sei que no horizonte atual do futebol brasileiro não dá para exigir, exigir e exigir. Exijo, muito, mas tento equilibrar um pouco a minha paixão com o que consigo enxergar com um pouco de razão. Mas nem disso eu tenho certeza.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/27/2015 16:02

      Mas você parte de uma premissa errada: ninguém questionou a necessidade de poupar jogadores importantes.

      O que estamos questionando é decidir a desclassificação já na preleção. O time só correu ali no finzinho, quando já não tinha risco de tomar goleada.

      Curtir

      • 08/27/2015 18:52

        Talvez você tenha razão, não sei. Talvez eu esteja já convencido que não vai ser melhor do que isso e fico arrumando desculpa para não me decepcionar, já que eu não vou largar do Corinthians mesmo. Talvez o burro seja eu. Mas quer saber, nesse caso não me importo. Mas acho que sabíamos o que estava acontecendo. E os jogadores lá dentro ainda mais. Independente da preleção. Mas se deixam claro, estão desonr E ando a camisa, se não abrem o jogo, são de uma falsidade imperdoável. Ou seja, não importa o que fizerem, estaremos aqui reclamando e desqualificando. E aparentemente gostando. Quem toma decisões sabe que é assim e que vai ter que conviver com isso. Estou triste com a eliminação e tentando racionalizar o que ocorreu (sobre racionalização do “crime” veja http://bit.ly/1Im5PKx) para me sentir melhor. Posso estar errado. Mas talvez não esteja. Me agarro nisso.

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          08/28/2015 9:34

          O artigo é bom!

          Aceitar que o Corinthians abandone a raça porque um treinador quer, isso eu não aceito.

          Curtido por 1 pessoa

        • 08/28/2015 14:18

          Você se engana em dois aspectos, um ao definir que o Corinthians abandonou a raça (se matar por uma competição enquanto fazer o melhor possível por outra, não é abandonar a raça, ainda que o resultado final aos olhos do apaixonado possa parecer a mesma coisa) e, dois, ao imputar toda a culpa a “um treinador,” sabendo que seguramente toda a comissão técnica, direção e os jogadores (e parte da torcida) sabiam e concordam com isso. E repito, não gosto de priorizar, mas eu dificilmente faria muito diferente. Talvez tentasse dar mais e mais claros sinais dessa priorização (e sinais foram dados, mas mesmo isso não sei como fazer direito (se declaro, mancho a história do time, se não declaro, sou um traidor). Não existe saída boa para isso, e é por isso que estou me remoendo, mas não consigo “sair atirando” em ninguém. Como princípio aceito o que vocês dizem, mas como realidade tenho que expressar que não existe solução ideal para esse dilema.

          Curtir

    • 08/28/2015 10:59

      A questão é: quer jogar especulativamente, que coloque o Time C e coma a grama. Jogar meia boca qualquer jogo, mais um pouco um mata mata contra um rival, é inaceitável.

      Curtir

      • 08/28/2015 14:22

        Concordo com o princípio, mas duvido que na vida real alguém agiria assim (confesso que teria muita dificuldade). Admirável se fizer. Você conhece algum exemplo de time grande e em campeonato sério? E não estou de sacanagem, eu não conheço.

        Curtir

        • 08/28/2015 23:20

          Copa da Inglaterra, que envolve virtualmente todos os times do país, tem tantas rodadas que os grandes, quando entram, se pegam um time da serie D, levam seu time B.

          A questão aqui é ter elenco ou não e poder inscrever ou não 40 jogadores.

          Curtir

        • 08/29/2015 12:03

          Lembrei de um. Há poucas semana o Barcelona jogou contra o Atletic Bilbao com um time mesclado (ainda que com Messi e Suarez) fora de casa, perdeu de 4 x 0, claramente se poupando. Alguém sabe se disse abertamente que faria isso? Duvido. Só colocou alguns reservas e estava dada a mensagem. Depois jogou em casa com o titular (e novamente com óbvios sinais de se poupar) e não passou de um empate e perdeu a supercopa da Espanha.

          Curtir

  5. 08/27/2015 15:13

    1- Mais um feito extraordinário do iluminado dos pampas,3 eliminações seguidas em casa pode pedir música no Fantástico.
    Recomendo qualquer faixa do album “Eliminator” do ZZ Top.

    2- Corinthians quando tem que propor o jogo parece uma barata no Baygon Festival,fica atordoado perdidinho no baile.
    O san78s não fez nada de surpreendente para nos dar um nó.
    3- Novo lema é “Não vivemos de títulos,vivemos de priorizar”.
    Esse corinthans cospe na nossa cara e pisoteia nossa identidade.
    E falo dele e da diretoria todos cúmplices.
    Mas tudo é lindo somos lideres e temos nosso santo libertador.
    Vem logo 2018….

    Curtido por 1 pessoa

  6. 08/27/2015 15:01

    Concordo contigo, torcer sempre.

    Há contudo o inegável, Tite sempre fará pouco pelo espetáculo.

    E agora mais outro ponto, além de jogar feio, Tite consegue se desinventar e propõe jogar sem garra. Só vi as equipes de Tite assim quando ele tinha conquistado tudo e estava c… e andando para o mundo, como foi no 4×0 da Lusa.

    Nem entro no detalhe de quão horríveis são nossos laterais e volantes. Fica explícito que todos os jogares SEMPRE procuram jogar nas laterais, um sem número de vezes nossos atacantes estão lá isolados, e outro tanto vi até Bruno Henrique por lá. O coitado do Matheus Pereira, que é novato na equipe, não entendeu e ficou isolado tentando a diagonal.

    Para quê só jogada de fundo? Tem um Crouch na área? Um Jardel?

    Também não acredito que ganhemos o brasileirão, não há quem me convença, por pior que sejam os outros times, e são, que, com esse futebol previsível, sendo nós SEMPRE pressionados no nosso campo, traves e Cássio nos garantirão algo, juntando a somatória de partidas que nos faltam.

    Torcer sempre, mas Tite montou um time mauricinho e cintura dura demais para ser digno da camisa.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/27/2015 15:57

      E chato. Tite montou um time chato.

      Curtido por 1 pessoa

    • Correa Leonardo permalink
      08/27/2015 17:12

      Também duvido que no Brasileiro vai dar. Se rolarem ausências prolongadas dos meias (Elias, RA e Jádson), o time vai se desmilinguir.

      Mas durante o jogo de ontem já se fizeram ouvir muitas vozes assegurando que não podemos reclamar pois somos líderes, então fico por aqui.

      Curtido por 2 pessoas

  7. Cesar Cachaça permalink
    08/27/2015 14:34

    Acho que Tite acertou ao poupar quem estava pior, como já havia dito aqui antes. Também acertou em por Matheus, mesmo na “fria”. Mas escalar o Ralf é um erro gigantesco que apaga qualquer outro acerto. Existe alguma razão para escalar Ralf numa situação dessa que não seja “gratidão”, ou deixar o cara feliz? O Corinthians ontem encarnou os piores momentos de 2013, com o 4231 mais manjado do mundo. Você já não tem Jadson, o que já sobrecarregaria RA; aí vc não tem o Elias para infiltrar, e vc joga o BH para frente (que tem boa saída para primeiro volante mas insuficientes para segundo), e entra com o Ralf, que é incapaz de uma movimentação e de dar um passe além de 3m. Tivemos novamente dois pontas isolados, facilmente marcados, e RA tentando jogar sozinho. E tem Edilson, que é um caso a parte (aqui a culpa é mais da diretoria de ter contratdo um cara que não serve para jogar profissionalmente, embora não haja uma arma na cabeça de Tite para escalá-lo – Tite adora reeditar o episódio Ibson).

    E nas trocas? Ok, BH sentiu, com 1×0 atrás era queimar boa vela com mau defunto despoupar Elias? Blz, faz duas trocas de uma vez, tira o Ralf também e bota o Marciel para melhorar a saída de bola – enfim, tenta alguma coisa para alegrar minimamente os 30 mil que estavam ali. Ficar de bem com um ou outro jogador que vai embora no fim do ano não pode ser mais importante do que honrar o torcedor

    Não precisava ser tão ruim…e preocupa a facilidade com a qual o clube é eliminado em mata-matas. Vamos acompanhar…

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/27/2015 15:55

      A escalação era muito na cara para não perder. Até entendo Ralf, mas não com Bruno.

      Quanto aí Edílson, será que o Marciel não topava um freela na lateral? Ele está tão assim sem opções por ali?

      Durante o jogo, eu teria ousado: trocava o Edílson pelo Danilo, recuava o Ralf como um Mascherano e soltava o Uendel para o ataque. Aliás, Uendel é ótimo no apoio (além de ser o lateral mais driblável do futebol mundial).

      Mas entregar os pontos na preleção não pode.

      Curtir

      • Cesar Cachaça permalink
        08/27/2015 21:44

        o time campeão da Taça BH sub 17 tinha um bom lateral direito, não sei se foi um dos que subiu para treinar com o principal. Esse tipo de coisa me deixa muito p*, se é para ter um Edilson como primeira opção dá chance para um moleque.
        As trocas no intervalo revelam isso: ele preferia garantir que não perderia de muito a arriscar pelo menos dar uma alegria para a torcida ali (uma viradinha 2×1, torcedor já sairia animado mesmo eliminado).

        Curtido por 1 pessoa

  8. 08/27/2015 12:58

    1- Não fomos enganados, pois o Tite desde antes do jogo do Santos deixou bem claro que a Copa do Brasil não era a prioridade.
    2- Ele confirmou isso no primeiro jogo contra o Santos.
    3- Realmente os caras entraram sem vontade. Posso destacar o esforço do Renato Augusto e até do Love, mas o resto….
    4- O que acharam do garoto da base? O tal Pirulão, Matheus Pereira… achei ele muito bom mesmo, porém cansou já aos 20 minutos do primeiro tempo… isso mostra como a nossa preparação física é ruim… e mostra também que temos que ir devagar com os garotos da base mesmo… eles tem que ir entrando nos finais dos jogos pra irem ganhando experiência…
    5- Agora o Brasileiro virou obrigação mesmo…

    Vai Corinthians!

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/27/2015 13:28

      4- Achei que recebeu poucas bolas e ainda ficou muito isolado. Um cara da base precisa jogar mais próximo de alguém que lhe ajude.

      5- Subentende-se que sim.

      Curtir

  9. 08/27/2015 12:22

    Álvaro

    Você conseguiu resumir bem o que penso em idéias esparsas: esse futebol nos tira o tesão de torcer e de acreditar.

    Cresci aprendendo que o Corinthians é o time da virada, através de sua raça e força das arquibancadas. O cagalhão do Tite, sim, é um CAGALHÂO por mais que tenha ganho tudo, até porque que quem vive de título é cartório, tá acabando com nosso DNA.

    Ou ele não entendeu o DNA. A entrega e raça necessárias para ter no Corinthians não são de ficar correndo atrás da bola na base defensiva e especulando em ataques, como todo time pequeno. É necessário mesmo muito entrega pra aguentar uma proposta de jogo dessas.

    A nossa entrega é diferente: é também a de defender, mas muito a de pressionar o adversário independente da qualidade técnica. Uma que o Boca Juniors faz muito bem com qualquer time: a de encurralar adversário, alçar bola na área, bate rebate, ir pra cima, se impor e acreditar, sem temer!!!

    Mas isso não é só treinamento. Isso é postura. É não se conformar, é ter gana, querer superar os obstáculos, não ter medo e acreditar.

    Só que o cagalhão tem mais medo de perder do que vontade de ganhar. Tá pesado.

    Curtido por 3 pessoas

  10. 08/27/2015 11:43

    Vergonha ! ! ! Falta de respeito com a torcida. O Renato Augusto pelo menos tenta . Ontem foi vergonhoso …..já abriu mão do Paulista e agora da Copa do Brasil . Se fosse o presidente do time descontaria do salario e só pagaria dos campeonatos que esse tecnico merda acha importante . Da folga hj e sexta se eles estão cansados , o time não treina mesmo , volta no sabado , dá umas voltadas no campo e joga domingo ……segunda e terça dá folga novamente . Tite fraco , lixo .

    Curtido por 1 pessoa

  11. Daniel permalink
    08/27/2015 11:42

    Concordo integralmente com o texto. Desânimo e tristeza. E só.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: