Skip to content

Cerro 3×2 Corinthians, a síndrome de Kléber-Coelho.

03/09/2016

Fomos ao Paraguai buscar os três pontos de balcão – afinal, Cerro é apenas o 8º colocado no Paraguaião – e voltamos com um princípio de crise. Mesmo que tenha sido mais um jogo fraco tecnicamente, com lances bem toscos (e se você assistiu Chelsea 1×2 PSG então…), ao menos foi disputado palmo a palmo e isso prendeu a atenção de quem paga a FOX. (Paradoxalmente, a queixa das TOs é sempre dirigida à Globo, mas essa transmissão dedicada apenas aos canais pagos é também uma bela sacanagem com o povo brasileiro.)

Corinthians mostrou logo de cara que caberia ao Cassio corrigir os erros da zaga, mas mostrou também infinita superioridade no ataque. O 0x1 André foi oportunista, mas foi também curso normal da história.

O problema é que André é jogador para completar elenco, de confiabilidade baixíssima e mostrou isso lançando o braço no pescoço do adversário, logo no 1º tempo. Lance para 1 cartão amarelo e meio. O curioso é que a gente imaginava já superado esse nervosismo ridiculamente exagerado dos jogadores. Achava que a síndrome de Kléber-Coelho estava curada.

Mas não.

Veio o 2º tempo e André chamou a expulsão num lance imprudente. Rodriguinho, nem se fala, expulso por 2° amarelo em carrinho por trás no século XXI (no Paulistão aquilo é vermelho a cada 2 tentativas em 3). Que são jogadores fracos, todos sabemos, mas o que surpreende é esse destempero ocorrer no Corinthians-2016 e no terreiro do Tite, um treinador que sempre superou suas limitações com incrível habilidade psicológica.

O jogo ficou muito fácil para o Cerro que pode explorar a fragilidade da dupla Felipe-Yago e construir por ali o 3×1 rapidamente. Mas o Cerro era tão ruim, tão ruim, que durante o processo quase tomou um 2×2.

Parece que o treinador exagerou no processo de giro de elenco e chegou em março sem um time base ou, ao menos, sem solução para os problemas da zaga. A dupla Felipe-Yago sempre me pareceu muito fraca, inexperiente. Some-se o catastrófico início de temporada do Bruno Henrique e a gente tem uma avenida pavimentada bem na cara do Cássio.

Em busca de culpados pela derrota, temos à mão André e Rodriguinho. Não tenho dúvida que a culpa de curto prazo é deles. Foi mesmo.

Mas a verdade é que nesse tempo todo a gente não viu nem lampejos de time e o Brasileirão, cruel com times não montados, está chegando aí.

Anúncios
19 Comentários leave one →
  1. 03/10/2016 14:58

    Não se entrosa um time ou introjetam-se conceitos só jogando partidas oficiais. Isso (lapidar conceitos e práticas em partidas oficiais) é feito só no final do processo. O principal é treinar (muita repetição, muita correção e mais repetição…). E se jogarem, os jogadores ficam sem treinar um dia antes do jogo e um dia depois do jogo. Chamem de poupar o time, eu chamo de deixar o time supostamente titular treinar mais. Em 2014, depois de ter o time desmanchado, Mano Menezes assumiu e precisou de 6 meses para formar um time e mais 3 para dar consistência a ele (sem o Renato Augusto e sem o Jadson jogando bem). O time só engrenou em setembro. Em 2015, apesar de já ter um time mais ou menos formado, Tite precisou de 6 meses para ajustá-lo e dar-lhe consistência. Houve lampejos no primeiro semestre, mas consistência mesmo só no segundo semestre. Não tem outra maneira (pode até acontecer de maneira mais rápida, mas é exceção, não a regra), serão precisos pelo menos 4/6 meses para alcançar um estagio mínimo de consistência. Mas como não tem nenhum time realmente bom na America Latina, podemos aos trancos e barrancos conseguir resultados suficientes para dar tempo à comissão técnica prosseguir com o trabalho. Ou podemos fazer como os nossos rivais (ou o Corinthians dos tempos “românticos”) e trocar de técnico a cada seis meses. E tem mais, não existe garantia que os jogadores contratados realmente funcionarão. Ou seja, pode ser que dê errado. Risco inerente ao processo. Também estou muito angustiado, a diferença é que sei que não adiante esperar nada muito bom no primeiro semestre (como insistentemente nos lembraram por aqui nos primeiros meses de Mano na reconstrução de 2014). Se vier antes ótimo, se não vier, sei que é injusto cobrar muito antes disso. Mas é óbvio, a corneta é livre. E Vai Corinthians.

    Curtido por 2 pessoas

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/10/2016 15:03

      Mas o problema não é de prazo, acho que é de decisões erradas. Em um time tão desconhecido entre si, cabia um time base pré definido, algo que não tem.

      Outra, típica do Tite e que a gente não vê em técnico montador de time, é a persistência no “teste”. Melhor exemplo é o Guilherme pelo meio: aquilo é um teste persistente. Todo mundo já viu que não serve, mas ele insiste nisso.

      Curtido por 1 pessoa

      • 03/10/2016 18:11

        O Guilherme está no Corinthians há dois meses e “todo mundo já viu que não serve”? Sério? Felizmente não seguimos esse lógica com outros jogadores. O Renato Augusto levou dois anos para engrenar e amargou muito banco na era Mano. O Jadson mais de um ano e amargou banco nas era Mano e Tite. Claro que pode ser que não sirva, mas como é que você consegue dizer isso com dois meses de treino e meia dúzia de jogos dele? Você cheio de certezas e eu só tenho uma, não para julgar ninguém (nem técnico nem jogador) tão definitivamente em tão pouco tempo.

        Curtir

        • 03/10/2016 20:32

          Acho que não é o Guilerme em si (no nordeste é sem o H), é a posição dele, é atacante, segundo atacante na verdade ou ponta de lança. Ele não tem as manha de arrancar abacaxi do chão no pontapé para ficar na maia-lateral-esquerda (essa eu deixo pro meu ridículo modo de interpretação das posições no SCCP).
          Mas vá lá, joga de 442 feijão com arroz, o time dá uma melhorada. Pelo menos os meias ficam juntos e o Bruno vai ter alguém para ajudar a arrancar abacaxi.

          Curtido por 1 pessoa

    • 03/10/2016 16:02

      Tem que treinar mesmo, mas tem que vencer… o Tite ainda está tranquilo por que não perdeu muitos jogos e tem muito prestigio na mídia e no clube.

      O erro do Tite foi insistir no Danilo no começo do ano e agora com o Guilherme de meia.

      Curtido por 2 pessoas

      • 03/10/2016 18:20

        Mas aí eu pergunto, será que ele insistiu com o Danilo ou só deu mais tempo para os novos treinarem juntos? Não estou afirmando que foi isso, mas não consigo fazer um julgamento definitivo sem conhecer direito o que está acontecendo. Eu sei, você sabe, o dono do boteco sabe, o Danilo sabe e o Tite sabe que o Danilo não é uma solução, certo? Então por que o Tite insiste? Para nos irritar? Para demonstrar que é burro? Sinto muito, mas não consigo achar que seja isso, e fico imaginando em outros motivos. Por exemplo, ninguém vai xingar o Danilo, o Danilo aguenta o tranco, o Paulista não vale nada, e com isso ganhamos tempo de treino e preparação para os novos jogadores e o novo time. Não muito convincente, eu sei, mas as anteriores também não são. Então prefiro dar crédito a quem merece, entender que mesmo assim ele pode errar, e tentar apoiar nesse momento difícil. Corneto sim, mas com cuidado e respeitando as pessoas. Faço isso na minha empresa, faço isso com o meu time.

        Curtir

  2. 03/10/2016 8:14

    Jogo ruim desde o início, não concordei nunca com a bravata dos comentaristas de qualquer canal. Convenhamos, o esquema era cada um por si e bola para o Giovani, o único lúcido, cada um por si com Bruno, André, Rodriguinho, Lucca (nosso exímio batedor de falta – putz) e Guilherme perdidões.

    Juiz muito bom para a Libertadores, me senti representado, até mesmo o penal que ninguém dá estava correto. Só nosso staff viu alguma irregularidade.

    A falta de cacoete de atacante oportunista é algo que está virando praga no Brasil. Tivemos uma série de jogadores que, mesmo alguns de muita ruindade técnica, não perdiam gols. Hoje em dia talvez o Fred seja o único oportunista nato (e não é um cara ruim). André, pelamordedeus, o gol foi tão fácil que errou todas as oportunidades seguintes, e para de tocar pra trás migão, vira e chuta pro gol.

    Urge que o time se acerte com cinco no meio de campo, até eles começarem a conversar entre si, trocarem amigo secreto no natal, saírem para comer um sushi, o congestionamento: 1- impedirá o avanço rápido dos adversários, 2- obriga a ter alguém de bobeira para receber a bola, pode até chamar o Perdigão gordo de volta, mas não pode ficar no não é comigo.

    Fox=Grobo=EI, se não temos transmissão é por briga de bastidores, mas aviso, um Prêmio Nobel para este horário de jogo às 19h30, 22h é sacanagem com a classe trabalhadora.

    Ah, só ganharemos algo este ano pela bondade da fada madrinha que fez com que todos os times estivessem tão ruins ou piores que o nosso, mas na real da vida, ia dar não.

    Ibra é o cara.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/10/2016 12:04

      Achei o juiz ruim, mas acertou nos lances críticos, então ele é 5 estrelas no padrão despertadores mesmo.

      André é o craque do toque para trás. Veja o gol que tentou de peixinho, acho que 80% tentaria chutar com o pé.

      Tenho visto poucos jogos além do nosso time. O único que está acima é o Santos. Palmares e SPFC estão no nível para menos. A questão são os times do Rio e Minas.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Robson Nobrega permalink
    03/10/2016 7:47

    Na verdade o time está tentando copiar o padrão tático do ano passado, mas não está funcionando, a linha de 4 do meio não funciona como a de 2015, não estou comparando a qualidade individual, mas de posicionamento e movimentação, em muitos lances temos 2 ou 3 jogadores buscando a mesma bola, embolados e estáticos, e quando recebem a bola não sabem o que fazer com ela.
    O Tite vai ter que adaptar esse esquema, as novas peças não tem o mesmo perfil que as anteriores, acho que o Giovani funcionaria melhor se jogasse na posição do Renato, ele não acompanha lateral, está sempre atrasado, o Guilherme precisa ser experimentado em outros lugares do campo. Pelos jogadores que temos, melhor seria jogar com dois atacantes, Luciano e mais 1.

    Parece que nosso time anda um pouco preguiçoso nos treinos, não estou vendo nada diferente de um jogo para o outro.

    Assistir na Fox é ruim demais.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/10/2016 12:00

      Pior que a FOX só o narrador desesperado por audiência da EI!

      Sobre o padrão tático eu tenho um adendo importante: em 2015 foram dois. No começo ele insistiu muito com o Jádson espetado e longe do meio. Com o passar do tempo (e o fracasso da saída de bola) ele foi deixando Jádson jogar mais para o meio e recuando o Renato Augusto.

      Para 2016, Giovanni está espetado na ponta e acompanhando o lateral até a linha de fundo e Guilherme, que é atacante, não vai voltar para buscar a bola nem fodendo.

      Então, vejo essa insistência do Tite como falta de criatividade.

      Curtir

      • 03/10/2016 13:43

        O pior, é que ele tem uma equipe técnica e mais um centro de inteligência… todos pagos pelo Timão que não o ajudam a montar o time… pra que ter uma equipe se no final ele decide tudo sozinho? E o pior é que está errando.

        Coloca logo o 4-3-3… Cássio; Fágner, Felipe, Yago, Arana; Bruno, Maycon, Giovanni; Luciano, Guilherme, Romero; É só jogar com a posse de bola, até no contra-ataque funcionaria. Com o meio desse jeito teremos boa saída de bola, o Guilherme pode vir buscar jogo no meio, mas o principal seria a movimentação no ataque. Não da pra fixar o Romero na direita e o Luciano na esquerda, tem que ter troca de posição na frente pra atrapalhar a defesa adversária.

        Curtir

  4. 03/10/2016 7:39

    1- Então… justamente o André e o Rodriguinho foram os expulsos… a arbitragem não ajudou, mas eles também não tomaram cuidado.

    2- O time já estava jogando mal desde o começo do ano e vai continuar assim até o final.

    3- A diferença do ano passado pra esse é a falta de qualidade técnica, mas a nosso favor temos o mesmo problema nos outros times. Podemos ver o Grêmio, por exemplo, ano passado surpreendeu e todos acharam que os caras eram bons, mas esse ano estão no nível real deles.

    4- Por isso, com o histórico do Tite no Corinthians, sabemos que goleada vai ser de 1 a zero, porém acredito que vamos levar pra casa algum caneco. E me arrisco em dizer que vamos ganhar todos os canecos, Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão… e o mundial é complicado, o PSG não vai entregar tão facil quanto o Chelsea.

    5- O Corinthians deveria contratar o Ibra pra resolver o ataque.

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/10/2016 9:43

      5-O pior é que falta alguém mesmo para resolver partidas. Aparentemente não temos.

      Curtir

  5. Luís permalink
    03/09/2016 23:08

    Exatamente, lembrou o velho Corinthians da libertadores, antes da era tite… time desequilibrado, que se enrola sozinho…

    Quanto a uma análise mais geral do time, se por um lado o time ainda mantem em algumas partidas o padrão de jogo mesmo com tantas perdas em relação a temporada passada, agora não temos a pegada de 2012, e nem os homens que podem decidir o jogo individualmente de 2015… não se compara André a Guerreiro (e nem cito aqui o caneludo com sorte do vagner love) rodriguinho a jadson, guilherme a renato augusto… ralf a wilhans, Gil com o garoto da base e o balbuena, e assim por diante… nosso time está sem alma, sem pegada e perdeu muito em qualidade individual… certo que o elenco como um todo ainda é bom, mas longe de ser um time com cara de campeão…

    Não vi o gol de empate do cerro, mas os dois últimos foram bizonhos, erros individuais e de posicionamento da zaga bem feios, e que não se justificaram pela falta dos dois jogadores expulsos, a não ser pelo famoso congestionamento titineano na entrada da área, que poderia ter dificultado as coisas para os paraguaios antes do penúltimo e ultimo toque já prestes as marcarem o segundo e terceiro gol…

    Parece que nossa vida será bem dura nessa libertadores…

    Já sobre a fox, vi o jogo pela internet profunda, e em uma transmissão se não me engano da fox, que pelo amor dos deuses… aturar esse leandro quessada como comentarista é muiiiiito, mas muiiiito deprimente… tive que ligar na rádio coringão e baixar o som da transmissão via net, caso contrário quebraria o meu notebook na parede antes mesmo do início do segundo tempo….

    Curtido por 1 pessoa

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/09/2016 23:35

      O Corinthians é um cenário partindo do zero, com jogadores que nem se conhecem de direito.

      Por isso que eu estranho a atitude do Tite de tratar o elenco como se fosse top.

      Sobre a Fox, acho sacanagem time de massa não ter transmissão aberta num país pobre como o nosso.

      Curtir

      • 03/10/2016 7:31

        Um lance psicológico do Tite é esse, o de falar pra todos que os jogadores são os melhores. Ele faz isso até todos acreditarem nele e em si mesmos.

        Curtido por 1 pessoa

        • bloguedotimao77 permalink*
          03/10/2016 9:41

          E até o torcedor acredita também

          Curtir

      • 03/10/2016 18:28

        Você estranha o Tite tratar o elenco como top? Você tá falando sério? Você já trabalhou em grupo? Você conhece algum que tenha dado certo no qual o líder diz publicamente que o grupo é fraco? Isso se fala internamente, reconhecendo as limitações do grupo e buscando soluções com o comprometimento de todos. Nunca em público. Ou em algum livro lançado vários anos depois.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: