Skip to content

Arena: se é um negócio insustentável desde o projeto, então é hora de mudar o projeto.

04/01/2016

image

Toda essa bolha de proteção criada pelo clube sobre os números da Arena só piora o clima e aumenta a certeza de que bons números não são mesmo.

Pelo tiquinho de números disponíveis, o palpite consensual é de que o Clube perderá a participação na gestão do Fundo de Investimento Imobiliário-FII dono da Arena. Pelo contrato, caso o FII não dê lucro, o Corinthians perde seus assentos no comitê de gestão e pode ter mesmo que colocar dinheiro para cobrir o rombo da Arena.

Os números não fecham, nunca fecharão e estamos num péssimo momento para solicitar mais carência, mais dinheiro ou mais doação das finanças públicas.

Em suma: já está na hora de você aceitar que a Arena é insustentável economicamente.

Apenas para relembrar, eu sempre pontuei, desde a fase de projeto, que o grande risco do negócio era depender da fidelização do torcedor de altíssimo poder aquisitivo. Pontuei que esse torcedor não era fácil de se levar para um local tão distante.

Basta qualquer foto da ala Oeste, onde encontram-se os camarotes, VIPs e tais, para se identificar um setor sempre vazio. Ademais, para quem já percorreu a parte interna da ala Oeste, são milhares de m2 construídos que não geram valor algum para o negócio e dificilmente – novamente por culpa da localização afastada – devem gerar valor significativo no futuro.

A solução pela Bolsa de Valores

Fundos de Investimento Imobiliários são negociados aos milhões diariamente na bolsa de valores de SP. Você pode, partindo de R$ 2,00, comprar uma cota de um imóvel ou conjunto de imóveis e receber mensalmente o lucro de aluguéis, venda etc. dos imóveis das suas cotas. Existem FIIs de escritórios, shoppings, hospitais, galpões etc.

Imagine, por exemplo, que você deseja construir um Shopping de 1 milhão de reais na sua cidade. Você pode pedir emprestado o 1 milhão (e pagar juros etc.) ou pode vender cotas desse shopping no mercado. Quem comprar uma cota será “sócio” com direito a participação nos lucros e decisões de assembleia. No Brasil, FII em que nenhum sócio tem mais do que 25% das cotas tem isenção fiscal de IR, CONFINS etc.

A Arena já tem um FII constituído e gerido pela BRL Trust. A própria BRL já avisou aos cotistas atuais (Corinthians e Odebrecht) que eles deveriam pulverizar as cotas para ganhar o incentivo fiscal.

Ora, a solução parece óbvia: vendem-se as cotas no mercado e com o dinheiro arrecadado a tendência é de que o atual custo financeiro SUFOCANTE vire uma saudável receita financeira. Com os seus 25%, é muito provável que o Corinthians já comece a receber algum lucrinho da Arena no curto/médio prazo.

Sem os números reais, não tenho como identificar a sustentabilidade da solução Bovespa. Contudo, ao menos essa alternativa merece ser estudada, pois é realidade utilizada por Petrobras, BB, Itau, Caixa etc. na gestão de seus imóveis.

O problema nem é se o Corinthians toparia. O problema é mesmo a Odebrecht que, a um passo do precipício da falência, precisa fazer caixa custe o que custar.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Giuliano permalink
    04/05/2016 17:05

    Palmeirinha sem mundial!! Dá uma olhada neste vídeo!!! é o mais completo da internet e só não gravei mais pq detonou a minha bateria!! kkkkkk mas é o suficiente!!!!

    Curtir

  2. Luís permalink
    04/04/2016 16:36

    Bem, o problema para mim não está em localização, crise econômica que dificulta negócios no país, e nem em qualquer outro ponto que não seja a falta de competência, honestidade e ética da quadrilha que comanda o clube a anos… todo mundo já sabia que a arena seria impagável, por mais que ela lotasse e tivesse todos os camarotes e setores vips comercializados, pois ela foi feita para não dar lucro para o clube, foi feita para dar lucro para a diretoria bandida, o partido corrupto e a construtora tb corrupta…

    Ou alguém pensou em viabilidade financeira na hora de superfaturar uma obra que inicialmente seria de 600 milhões, passando para mais de 1.2bilhões???

    O clube foi usado pelo estado de São Paulo, pelo Município de SP, pelo lula, pelo Andres e pela Odebrech para que o estádio estivesse de pé a qualquer custo, para que o presidente e o partido embolsassem uma gorda comissão e para que a construtora mais uma vez desse o golpe na realização de suas obras…

    Assim como no país, querem transparência, contas fechando, transparência e honestidade, é simples, tirem a quadrilha que controla o clube, e cuidem para que outra quadrilha não se aposse…

    Agora pergunto, cade aquela torcida organizada bandida que vive matando gente e que diz que nasceu para fiscalizar o clube, cade????

    Tá todo mundo no bolso do presidente com benefícios, ônibus, ingressos e por ai vai… as organizadas estão mais para cut do que para torcidas…

    Curtido por 1 pessoa

  3. 04/02/2016 23:57

    1- Um estádio que custou mais de um bilhão de reais para ser construído é difícil de pagar. Obviamente. O erro, foi deixarem tudo na mão do Andrés… a Odebrecht cheia de rolo, sendo investigada na operação Lava Jato… claro que tem rolo… o Paulinho do blog sempre disse que o Andrés adora cobrar uma comissão… dizia que ele queria 20% no NR… eu, sinceramente, não duvido.

    2- Dias atrás o senhor presidente do Corinthians foi exigir transparência da conmebol… é o sujo falando do mal lavado.

    3- A solução, não sei se seria possível isso… investigar tudo e todos os envolvidos na construção do estádio… saber se houve desvio de dinheiro ou qualquer problema no projeto e com o fundo… fazer os responsáveis pagarem pelos seus crimes, se cometeram… depois disso… procuramos uma solução… poderia ser essa mesma que você sugeriu… acho que muito torcedor iria comprar uma cota… eu se tivesse algum dinheiro pra isso compraria com muito orgulho… e creio que mais trouxas fariam o mesmo… kkkkk…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: