Pular para o conteúdo

Corinthians 1×1 SEP, é por isso que Mano é tão acima da média

02/16/2014

Pelo menos para mim, o nosso Corinthians surpreendeu. Melhor, Mano surpreendeu. Eu esperava mais do mesmo e imaginava uns 50% de probabilidade de desgraça no derby, até porque eles estavam jogando realmente bem.

Pode-se dizer que Timão dominou 2/3 do derby e criou 5 chances reais de gol. Não fosse a Gaviões, fatalmente o índice de aproveitamento seria bem mais alto e sairíamos mais felizes do Pacaembu.

Se você me permite concluir já na abertura, não vencemos ao perder 4 gols relativamente fáceis. Afinal, tomar um era previsível.

Mano montou o time num 4-3-3, com um triângulo de base alta no meio. Guilherme jogava pela direita, Bruno na esquerda e Ralf fixo à frente da zaga. Jadson jogou como ponta-esquerda que se movimentava para o meio (no final do 1º tempo chegou a jogar centralizado e recuado, mas não funcionou). Na defesa, formávamos um 4-1-4-1, que virava 5-4-1, tal o recuo do Ralf. SEP tentou um 4-2-3-1, mas Valdívia não venceu o congestionamento criado por Mano e assim limitaram-se (com alguma competência) a atacar com jogadores habilidosos pelas laterais.

Apesar de bem disputado, tecnicamente foi um jogo fraco. Guerrero e Romarinho assustaram de tão ruins com a bola no pé. Felipe quase entrega um gol e Cássio foi muito bem, mas teve uma borboletada assustadora no 2º tempo.

Jadson jogou muita bola, assim com o Bruno. Mas o nome do jogo foi Guilherme: jogando bem ofensivo, com jogadas de infiltração (quase um golaço) e caindo pela direita articulando-se com Fagner ou Romarinho, fez sua melhor partida no Timão.

O jogo ia bem até que, aos 30, Timão cansou e recuou. Seguramos o resto do jogo até o intervalo e imaginei que Mano já trocaria Jadson.

Voltamos para o 2º tempo com a vontade redobrada e impusemos um domínio até mais consistente. Foi aos 15 que Romarinho fez seu 1×0 a partir de uma jogadaça entre Guilherme, o nome do jogo, e Fagner na sua especialidade.

Aos 30, cansaço: nem Jadson, nem Romarinho acompanhavam mais a marcação. Bruno sai com câimbras. Sem muitas opções, Mano optou por: Jocinei, Ramirez e Renato Augusto.

Guilherme, cansado, foi para a direita e travou o jogo por lá. Jocinei manteve a marcação consistente no meio e o problema foi o Renato. Sou fã do cara, mas depois de tanto tempo ele entrou muito mal. Uma barata tonta.

No finzinho, uma falha na marcação deixa Diogo com toda liberdade para meter um bola mortal, que pega o pai do espiritismo de frente para o gol: inapelável 1×1.

Ok, Felipe falhou. Mas AK foi muito bem no lance e Diogo não estava “encurtado” pelo marcador (acho que foi o RA) no momento do cruzamento.

Primeiro Gil e depois Mano bronquearam feio com a nossa esquerda, até o ponto em que RA retrucou e tomou mais bronca ainda! (Mas antes do gol, RA já estava tomando bronca em cima de bronca do Mano). Revendo o lance na TV, foi erro do Jocinei.

De fato, se pudesse voltar no tempo, Mano colocava Danilo e o gol não sairia. Só teria de aguentar a corneta do “por que não colocou o Renato?”

Mano aproveitou muito bem a semana de trabalho e mostrou uma equipe muito bem posicionada, apesar de ainda fraquíssima fisicamente. Para quem se acostumou àquelas semanas de trabalho em que o Tite entregava um time pior, já foi um alento.

O melhor mesmo é que Mano não caiu e com um pouco mais de inteligência nas contratações (ou menos burrices), Corinthians pode chegar forte no Brasileiro.

Quem acompanha aqui lembra que eu coloco a contratação de zagueiros (e laterais) como prioridade desse time desde 2012. PA é um bom zagueiro reserva. Hoje, tirando o Gil, não temos nem um mísero zagueiro reserva.

Precisamos ver o que o Carlinhos Leite tem de zagueiro pronta entrega já para segunda-feira!

53 Comentários leave one →
  1. Max permalink
    02/19/2014 10:46

    Eu tenho uma teoria sacana de que se a primeira das 5 chances claras de gol tivesse entrado não teríamos tido as outras 4 porque o “recuo natural” teria vindo antes.

    Curtir

  2. Morgana permalink
    02/17/2014 21:54

    Ao Corinthians falta o verdadeiro Romário. Com ele em campo, no alto dos seus 45/46 anos, certeza que o primeiro tempo terminaria 4×0 pra gente ontem.
    Será que ele aceita um contrato pra jogar 30 minutos por jogo, só em partidas em casa e precisando apenas se apresentar pro jogo no Pacaembu?

    Curtir

  3. 02/17/2014 16:05

    Acho que o ódio ao Tite deixou sequelas tão grandes que qualquer lampejo de futebol já é tratado aqui no boteco com extremo otimismo. “Otimismo everywhere” zicou o inicio do campeonato. Vamos com calma. Estamos jogando tão mal, mas tão mal, que qualquer melhora já faz o Alvaro ficar quase eufórico :-). Na minha opinião não jogamos bem ontem. A marcação estava frouxa nas laterais, a finalização está péssima, entre outros problemas. Mas sem dúvida jogamos muito melhor que antes, só que a referência era muito ruim. Não nego me animei com a evolução, mas ainda tem muita coisa para melhorar. Em outro assunto, acho sim que deveríamos repensar o desejo de classificação para as finais do Paulistão. Creio que no ano passado Cruzeiro e Atl-PR aproveitaram muito bem a relativa folga que tiveram no primeiro semestre para fazerem boas campanhas no segundo semestre. Já que estamos começando novamente, e estamos bem atras no campeonato Paulista, que tal pegar leve (o suficiente para evitar rebaixamente) e usar esse período com uma pré-temporada de verdade? O Brasileiro começa em 20 de abril e CB em 12 de março. Eu não me importo em abandonar o Paulista se isso for realmente ajudar no segundo semestre, mas obviamente não tenho certeza que realmente ajuda.

    Curtir

  4. 02/17/2014 13:10

    1. A maneira como “perdemos” o jogo ontem pode mexer com os brios do jogadores e trazer de vez a esperança de bom futebol. O gol foi um golpe duro e o resultado injusto pelo que os times fizeram em campo.

    2. A recuperação do time passa pela recuperação da confiança de muitos ali. Eu concordo um pouco com o blogueiro que culpa a Gaviões por quebrar de vez o psicológico do grupo, mas os gols que Romarinho e Guerreiro perderam vão além disso… é displicência, inhaca, zica… sei lá!

    3. Esse esquema funcionou razoavelmente bem ontem contra um time que veio para o jogo, mas será que dá certo atacarmos quase que só com 3 ou 4 jogadores contra times do interior que vierem fechados? Eu tenho minhas dúvidas…

    4. Jadson mostrou uma movimentação impressionante, deu passes ótimos e tudo mais. Douglas também dizem que jogou muito na sua estréia pelo Vasco. O Douglas conhecemos a história, logo mais veste o chinelinho… eu só espero que o Jadson continue jogando bola.

    5. É impressionante a falta de vontade da imprensa brasileira com o Mano. Tem inclusive alguns ex-jogadores nossos que atacam de jornalistas hoje (Neto e Ronaldo) que não perdem uma chance de atacar, igual crianças, o MM. Juro que não entendo essa pirraça toda… o cara foi bem pacas aqui na sua 1ª passagem. As mudanças ontem também foram normais, não vi a tal tentativa de recuar o time que pintaram.

    6. Também achei o Felipe mais ou menos ontem e pra mim ele não falhou no gol… o AK veio de frente para a bola, ali a vantagem é do atacante. A falha de marcação foi no cruzamento livre, quando ficamos com 2 jogadores contra 3 dos porcos. Eu daria mais 2 ou 3 jogos ao cara, pra ver se ele e o Gil se acertam ou não.

    Curtir

    • 02/17/2014 14:32

      3. Isso é o que todos se perguntam. É preciso lembrar que Corinthians está levando vareio de bola das equipes do interior que treinam desde dezembro. Então, esse sistema é o caminho por enquanto.

      Ademais, o sistema tem criado, a conclusão é que tem sido medíocre.

      5. O JK então…

      6. É o que eu penso também. Mas acho que ele não serve para titular no brasileiro.

      Curtir

    • 02/17/2014 16:39

      Felipe está regular… entregou contra o Bragantino e contra o Palmeiras… a forma que o AK antecipa a ele foi ridícula!!!

      Curtir

    • Ph1910 permalink
      02/18/2014 13:10

      Será que não conseguem o Castán por empréstimo?

      Curtir

  5. Ph1910 permalink
    02/17/2014 12:38

    Bem que poderiam trazer Rafael Sobis do Flor. Os caras estão com Walter, Fred e ele.

    Curtir

    • 02/17/2014 12:54

      Acho que bobearam em não trazer o gordo… ele tem bola para jogar em todas do ataque.

      Curtir

    • 02/17/2014 15:45

      Nós desesperadamente precisando de um finalizador e deixamos o Fluminense contratar o Walter. Acho que a grana deve estar curta mesmo. Apesar do gol estou muito próximo de desistir do Romarinho.

      Curtir

      • 02/17/2014 15:57

        Acho que o Romarinho está bem, mas nos acostumamos a pegar no pé dele.

        Curtir

        • Alessandro Alves permalink
          02/17/2014 17:28

          bem???? um cara que em mais de um ano jogando marca 2 gols não pode estar bem.

          Curtir

        • andre pinheiro permalink
          02/17/2014 22:30

          tb acho q ta bem, e jogando no ataque né

          Curtir

      • 02/17/2014 16:27

        Gastamos muito em contratações erradas, mas nada tira da minha cabeça que o Itaquerão já está apresentando sua fatura.

        Curtir

        • 02/17/2014 18:45

          Hipótese bastante provável que ainda não acrescentamos às nossas análises. A fatura virá, e o fato do patrocínio do nome do estádio ainda não ter saído não é um bom sinal.

          Curtir

  6. 02/17/2014 10:02

    1) O quanto jogou bola esse Guilherme… meu Deus! Se desse uma máscara do Paulinho ninguém ia desconfiar que não seria ele.

    2) Concordo sobre o Mano, o quanto o Timão evoluiu em sua primeira semana cheia de trabalho! O isento até da escalação do horroroso Felipe, mas vai ter que tentar escalar Cleber e Gil mesmo tendo características parecidas… 6 pontos entregues por Felipe não dá mais!!!

    3) Além do acompanhamento de varzea ao atacante AK do nosso zagueirinho, procuramos RA, Jocinei na esquerda… e o lateral? Todos já desistiram de ver Uendel marcar? Se FS tivesse voltado como noticiaram a vitória era certa!

    4) Sou fã do Guerrero desde sua chegada, mas ontem esteve abaixo da crítica… perdeu dois gols que me fizeram lembrar o Souza. Romarinho perdeu tb… mas cumpriu sua cota de sempre marcar contra a porcada, então dessa vez sem corneta. Aliás, deveria ter um contrato pro Romarinho de só atuar em jogos contra o palmeiras.

    5) Estão procurando atacantes??? Pelo visto, Gobbi está preparando uma proposta para um tal de Alexandre Pato…kkk! (só rindo dessa diretoria)

    6) Pelo tempo sem jogar Cássio voltou bem e Prass melhor em campo junto com Guilherme, mais sobre os goleiros em : http://espalma.wordpress.com/2014/02/17/na-volta-de-cassio-prass-melhor-em-campo/

    T+

    Curtir

    • cesar cachaça permalink
      02/17/2014 10:29

      4) Guerrero ta nesse ritmo desde 2013 inteiro. Uma coisa que eu achava pitoresca era que o Guerrero jogava, perdia 2 ou 3 gols por jogo, fora as caneladas fora da área, e ninguém achava ruim…entrava o Pato e perdia um e era o pior crápula do universo.

      Curtir

      • 02/17/2014 10:33

        Cesar, por isso que eu disse que Gobbi deve correr atrás do Pato agora…rs! Concordo que pelo investimento, pela recuperação física que proporcionamos a ele, depois dispensa-lo… foi uma tremenda burrada!!!

        Curtir

      • 02/17/2014 10:40

        Hehe, isso!

        Para mim o mkgt ainda vai ter de entender melhor a reação do torcedor brasileiro ao futebol ostentação.

        Curtir

        • 02/17/2014 13:14

          Ihh… mas tem muito torcedorzinho que ostenta por aí “maior receita do futebol br”, “estádio isso x aquilo”, etc etc

          Os clubes no brasil ainda são geridos por torcedores. No nosso caso, são torcedores que pensam fazer “biuzinêis”, com muita incompetência diga-se.

          Por essas que o Roxemberg foi diferenciado no Brasil… não manja nada do torcedor, mas ao menos o pouco que sabe de negócios fez do nosso marketing uma máquina de gerar grana.

          Curtir

      • 02/17/2014 15:54

        Vamos ver se eles trazem o David Villa que tah mal lah na Espanha.

        Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/17/2014 11:55

      tivessem trazido o gordinho que foi pro fluminense teria marcado uns 3 ontem

      Curtir

  7. Cesar Cachaça permalink
    02/17/2014 9:16

    O Pato teria guardado pelo menos 2 ontem (só para lembrar eheh).
    O Sheik não tava no banco? Depois do gol ficou claro que o jogo tava desenhado para bolas rápidas enfiadas na frente, a zaga dos porcos se desarrumou. Não entendi deixar o Guerrero lento e cansado em campo. Recebeu 3 bolas em profundidade e lá foi ele trotando para tentar pegar…

    Curtir

    • 02/17/2014 9:42

      Sobre o Sheik, EXATO!

      Mas estava suspenso por 3o amarelo e, na coletiva, Mano deixou claro que ele procura outro atacante.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/17/2014 11:48

      será que o pato marcaria? dificil hein. o que o pato perdeu de gol ano passado igual o que o guerrero perdeu ontem…

      Curtir

      • cesar cachaça permalink
        02/17/2014 13:37

        a proporção é bem menor. Pato perdeu gols muito feitos, mas era (por ex), um por jogo. Se ele tivesse duas boas chances ele guardava uma. Conta nos dedos quantos jogos o Pato começou jogando ao lado do que seria considerado o time titular na ocasião? Quando isso aconteceu, 80% das vezes fez bons jogos. Enquanto Guerrero fazia 2 ou 3 partidas em sequência na canelada. Por ex, a terceira partida no Paulistão, que Pato foi criticado, ele jogou mal mesmo, mas no primeiro tempo a incumbência de armar era do Ibson! e o time tava todo torto. Nos dois jogos anteriores Guerrero tinha tido 6 bolas boas para guardar uma; nesse jogo o Pato teve uma boa e mandou na trave…mas não, a repercussão geral era “Pato não aproveita chance…”. A imprensa levantava a bola e a torcida cortava…

        Curtir

        • 02/17/2014 15:51

          Pois é… o problema do Pato é que ele não demonstrava raça… se ele mostrasse algum esforço pra torcida… com certeza teriam pego menos no pé dele…

          Curtir

  8. 02/17/2014 9:04

    1- AK original, decodificador.
    2- heresia, não vi o jogo, confio no relato de vcs para ter esperança.
    3- Tem um sapo enterrado no Alfredo Schürig. Lulinha fazendo gol de bicicleta, Douglas golaço de falta (juiz &@$&) e o AK quase foi nosso…

    Curtir

    • 02/17/2014 9:43

      3- Lulinha fazendo golaço, Aliens…

      Curtir

    • 02/17/2014 15:48

      Pra mim o Lulinha poderia estar no Timão até hoje. Tenho certeza que seria um jogador bastante utilizado.

      Não só ele.

      O Rosinei, o próprio Jô, Fabrício, Marcelo Oliveira, Éverton Ribeiro, Nilton… muitos da base… mas por um motivo ou outro saíram… mas que hoje serviriam e muito pro nosso time…

      Curtir

  9. 02/16/2014 22:34

    O zagueiro Felipe é muito fraco. Porém posso, e espero, estar equivocado, pois achava o Leandro Castán fraco, mas ele provou ser bom. Então tenho esperanças.

    Agora, é horrível pensar que na base não tenha um garoto bom o suficiente pra ser pelo menos o reserva… algo está errado…

    E atacante, gostaria que o Mano colocasse os garotos da base…

    Curtir

    • 02/17/2014 13:16

      Da base, atacante, não tem ninguém que presta nessa safra… talvez o Douglas Tanque, que aliás fez gol no santos ontem.

      E tem o Malcon né… só que esse vai ter de esperar uns 7 anos até ter a sua chance.

      Curtir

  10. Múcio Rodolfo permalink
    02/16/2014 21:53

    Tá bom o Mano é acima da média….. Tem alguns aspectos ai que se fossem na época do antecessor, meu Deus! O importante é que o time jogou bem boa parte do derby, principalmente no começo do segundo tempo, calou os pessimistas que previam uma derrota acachapante e aquela balançada no cargo do treinador. É bacana ver o time se impondo, jogando com vontade, mostrando para o time do chiqueiro que se trata ainda do Corinthians. Pena que nossos atacantes ainda insistem em desperdiçar oportunidades preciosas de gols e pena que o Mano tenha sido obrigado a sacar o Jadson e o Bruno Henrique. Não acho que ele tenha feito besteira, afinal colocou dois jogadores -o Ramirez e o Renato- que não deixam de ser ofensivos. Pode parecer delírio, mas acho que se a gente conseguir reagir e chegar nas finais, pode sonhar com mais um estadual.

    Curtir

    • 02/16/2014 21:58

      Concordo que é possível uma arrancada ainda no estadual, mas camisa 9 que entra em seca no Corinthians, parece que não volta mais,

      Lembra daquele Marcelo qq coisa que era do Cruzeiro? Acho que fez 1 gol só.

      O Jadson lembrou um Ricardinho mais gordo. Mas um Ricardinho da fase Parreira em que ele (acho que) jogava mais ofensivo.

      Curtir

      • andre pinheiro permalink
        02/17/2014 0:28

        marcelo ramos, se não me engano é top5 em gols na historia do cruzeiro, aqui foi bizarro.
        o guerrero ja esta sendo chamado de guerrero gabiru.

        Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        02/17/2014 9:33

        Marcelo Ramos! Fez um único gol e de penalti contra o Figueirense.
        Por falar em seca de centro-avante, eu testemunhei a seca do Geraldão (78) do Casagrande (83) e de Viola (88)

        Curtir

        • 02/17/2014 9:50

          O Guerrero tem a desvantagem de não ser muito técnico. Um dos gols que ele perdeu, instintivamente a maioria (eu, por exemplo) driblava o goleiro para dentro do gol. Ele preferiu chutar muito em cima.

          Curtir

    • 02/16/2014 22:39

      O Guerreiro erra demais da conta. Dá até raiva.

      Atacante bom, livre, acho que não tem.

      Então vai do que tem mesmo.

      Curtir

    • cesar cachaça permalink
      02/17/2014 13:40

      peguei o jogo na metade e não percebi que Sheik não estava no banco. Terminei o jogo pensando que o empate era na conta do Mano, pelas trocas erradas, pq a troca do Guerrero pelo Sheik para receber bolas enfiadas em cima do Lúcio, que tava louco para ser expulso, era favas contadas. Agora lembrando que Sheik não estava, e com Jadson, Bruno H e Guerrero mortos desde os 20 do segundo tempo, dá para absolver o mano pq não tinha muitas opçóes mesmo.

      Curtir

Deixe um comentário