Pular para o conteúdo

Chorolados 1 x 2 Timão, quando o passe é mais importante que o Gol.

08/20/2009

No Beira-Rio, voltamos ao vitorioso 4-2-3-1 com Dente começando pela esquerda e JH pela direita.

Quero ouvir na entrevista do Mano, o porquê da volta ao sistema, quando tínhamos nos dado bem no 3-5-2 contra o Atlético.

O interessante é que reproduzimos a tática do abafa, tão comum quando jogávamos fora pela Copa do Brasil. Numa dessas, aos 10′, Dente cavou uma falta no ataque pela esquerda. Na batida, a bola bate-rebate-bate-chuta-gospe e saí um gol “aqui é Corinthians!” 0 x 1 Timão!

Aos 20’, numa bola já nas mãos do nosso goleiro, o Alecssandro “não consegue” desviar e acerta feio o Rafael Santos. Sinto muito Globo e juiz. Pode mostrar em câmera lenta quantas vezes quiser: o atacante do Inter foi maldoso. Ele sabia que jamais chegaria na bola. Nesse lance, pelo close da TV,  eu percebo quem é o juiz.

Pouco a pouco, fomos percebendo que o Inter jogava no mesmo sistema 4-3-1-2 da CB, com uma grande diferença: o ataque Bolaños-Alecs não tinha qualidade para cair pelas pontas ou entrar em diagonal, como faziam Tyson e Nilmar. Assim, vimos um Inter “afunilado” no ataque – erro infantil do Tite, afinal era sabido que jogaríamos com improvisações nas laterais.

Sem qualidade pelas laterais, o Inter jogava no chuveirinho. Num desses, aos 35’, eles empatam.

Acho terrível tomar gol de chuveirinho: (1) É fácil para o lateral impedir o cruzamento e (2) O zagueiro cabeceia de frente, em vantagem em relação ao atacante.

Do nosso lado, jogávamos sem penetração no ataque e com dois jogadores muito decididos: Dente decidido a não passar a bola para o Henrique (como fizera com o Bill) e Morais decidido a não relar na bola.

Havia esforço do Elias na armação, mas entre o passe de penetração ou o chute de longa distância, a preferência era sempre tentar acertar o placar eletrônico.

Aos 19’, Mano tirou o coitado do Marcinho-quebra-galho e estreou o Paulo André.

Nesse momento, mudamos para o 3-5-2.

Em dois minutos, duas boas jogadas de ataque, mas que terminaram (mais uma vez) em chutes precipitados. Espaços eram ocupados e defesa ficava protegida. Equilíbrio.

O curioso desse 3-5-2 é que, talvez aproveitando o jogo afunilado do Inter, Mano colocou o Dente de ala. Mas, às vezes era o Elias… Confuso, hein? Tínhamos 3 na defesa, dali em diante, pela TV, não deu para entender nada. Era um 3-5-2 ou um 3-6-1? Pela (minha?) TV estava difícil até de saber quem estava com a bola.

Aos 40’, entra Jadson – aquele do gol na final da Copinha – no lugar do Morais “ando meio desligado”.

Aos 42’, Elias rouba uma bola recebe um presente de um dos péssimos laterais do Inter e, numa surpreendente troca de bons passes no ataque, Elias dá um toque magistral e consciente para o Dente (ou Jadson? Era só a minha TV?) que recebe na área e cruza a sua primeira bola no jogo

Gol de JH. Gol merecido. Gol para o Dente entender que o passe é mais importante que o gol. Primeira jogada sem precipitação do ataque.

1 x 2 Timão!

Podemos dizer que “jogamos bem”? humm…

Evoluímos? Com certeza. Tivemos a determinação cobrada pelo Claudio? Com certeza.

A verdade é que, quando tem luta, é muito mais gostoso torcer e a gente não se irrita à toa. A gente se irrita só com o juiz… 🙂 e com o Cléber Machado…

Com um pouco mais de treino tático e de ataque, esse time segura as pontas até que apareçam as contratações ou desabrochem os jogadores da base.

Podemos re-concluir algumas coisas:

  • Enquanto não tivermos bons laterais e bons volantes de contenção, o melhor é o 3-5-2. Mano errou ao começar no 4-2-3-1. Quando voltou ao 3-5-2, diminuíram os problemas técnicos e o time dominou o Inter;
  • Marquinhos não pode jogar de lateral esquerdo. Isso é queimar o rapaz. Consciência, nação!
  • Contratar jogadores é mesmo uma roleta:  Moraes, o mutante, é o Souza do segundo semestre;
  • Desculpaí Thiago :), mas o Inter não tem futebol para ser o primeiro colocado do turno;
  • Era o jogo do Boquita.

Arbitragem: o juiz foi complacente com a violência do Inter. Contei três entradas por trás no primeiro tempo e nenhum amarelo. Numa delas, aos 47’, o Jucilei entraria na área e foi derrubado por trás. Inegociável! É amarelo, no mínimo.

Parabéns aos jogadores do Timão que não se deixaram levar.

Num campeonato de pontos corridos, esse tipo de conduta cria vantagens criminosas para a equipe não amarelada. E os outros? E o Atlético que não terá o Tardelli suspenso? Taí mais uma razão para não termos pontos corridos.

Enquanto a maioria acha que é prejudicada no “grande erro”, eu não sou bobo e percebo quando uma arbitragem é tendenciosa ou não. Não confundam erros pontuais, interpretativos, com critérios claramente para o time da casa.

Por alguma razão ele deu 5 minutos de acréscimos.

6 Comentários leave one →
  1. amoroso permalink
    08/22/2009 14:39

    Parabens pela analise do jogo e do apitador. Eu sempre defendi esta Tese, de que nao sao erros pontuais (e muitas vezes dificeis de ver) que definem para quem o apitador toca. Neste jogo contra os Bambis Gauchos estava claro e evidente que o apitador fez de tudo para ajudar os Bambis Chorolados. Vamos as provas: o Bolanos na primeira entrada de carrinho (eu acho que no Morais) jah merecia o vermelho direto, recebeu amarelo; depois ele dah esta entrada no Jucilei que ia em direcao ao gol, lance para vermelho e nem cartao recebe. O cara deveria ter sido expulso duas vezes e ficou em campo. O tal Guinazu que deveria ser expulso todos os jogos antes dos 30 minutos, pois a unica coisa que sabe fazer eh dar ponta-pes jah que eh pessimo jogador (e o que eh pior eh um anaozinho fracote, como era o Edmundo, e logo vai encontrar alguem pela frente que vai lhe dar um nocaute, como levou o imbecil do “animal” do argentino e esta procurando ateh agora a placa do caminhao) . Pois eh o Guinazu deveria neste jogo ter sido expulso pelo menos duas vezes e me parece que nem cartao recebeu. Fora o lateralzinho direito do Chorolado, que me pareceu bom jogador, mas bate ateh na mae tambem era para ter sido expulso. Conclusao, o primeiro gol do Timao talvez estivesse impedido (nao acredito nas imagens da Globo, qualquer um que entende o minimo de computacao sabe que dah para manipular), o segundo gol me parece que o impedimento era mais claro, mas foi de fato um lance muito rapido e tinha muita gente correndo em direcao a linha de fundo e ficou dificil para o bandeirinha ver e o apitador tambem. O gol do Chorolado tambem estava claramente impedido, talvez mais facil de ver do que o segundo do Timao (as imagens da globo nao significam nada) eu parei a imagem no exato momento que tem o lancamento e o jogador do inter esta impedido sim, ele volta do impedimento, soh que a Globo manipula as imagens e mostra o lance fracoes de segundo depois que a bola vem para o atacante tirando o impedimento.

    Curtir

  2. 08/20/2009 16:25

    correção: * “esforçado”

    Curtir

  3. 08/20/2009 16:24

    Alvaro, vc está julgando um jogo do segundo turno… para falar do primeiro… não entendi?

    No primeiro, com Nilmar no time, na minha opinião foi um dos melhores junto com Palmeiras talvez… mas o Atlético_MG não passa de um time esfourça e limitado que vai ficar (escreve aí) entre a 7ª e a 12ª colocação no Brasileirão…

    Sobre nosso time, tá evoluindo mesmo sem a entrada de reforços… tá me surpreendendo. O que não me surpreende é o ótimo trabalho do Mano que nesse momento tá tirando leite de pedra.

    Se continuar assim e derem tempo para nos re-organizarmos o timão ainda briga pela tríplice coroa!!!

    Abs!

    Curtir

    • 08/20/2009 16:52

      AHÁ!

      Mas o Inter não jogou nada ontem e o Atlético – quando tem escalação completa – tem jogado bem.

      Nos pontos corridos, se em todo jogo do Inter o árbitro não dá cartões e no do Atlético eles são expulsos (como no Pacaembu), então fica a impressão que o Inter é bom e o coitado do Atlético é para sul-americana.

      Se tivesse um playoff Inter x Galo, quem levaria?

      O Mano é bom técnico por jogos como o de ontem.

      E o Tite é o aquilo mesmo por jogos como o de ontem. Era para ter colocado dois alas bem abertos jogando em cima dos nossos “laterais”.

      O Mano simplesmente tirou os laterais quando percebeu o erro do Tite.

      Sds!

      Curtir

  4. SERGIO SANTANA permalink
    08/20/2009 13:02

    Caro
    1-Concordo com vc., colocar o Marcinho de lateral queima o cara
    2- O mala do Kleber Machado é parcial contra o Corinthians faz tempo, lembro dele pentelhando na final da copa do brasil contra o Brasiliense, quando o corinthians é prejudicado ele nem chama o replay do lance e muda de assunto
    3-O Moradei até que não tá mal na frente da zaga, por hora é a melhor solução
    4-O Moraes não produz nada
    5-Continua a inconpetencia na liberação de novos jogadores contratados, nos bambis o cara chega e já joga na rodada seguinte, vamos ver quando o balbuena e o defederico vão poder jogar
    6-estamos no jogo de novo, o Mano é muito competente
    abraços

    Curtir

    • 08/20/2009 14:42

      Essa coisa delas eu nunca entendi. Teve um ano que o Raí jogou num domingo pelo PSG e no outro disputou a final do paulista.

      Aí tem!

      Mas o elenco precisa de reforços sim. Emergenciais e reservas.

      Vc não citou, mas o goleiro foi muito bem.

      Sds!

      Curtir

Deixe um comentário