Pular para o conteúdo

Avaí 3×2 Timão, “não vejo ninguém na minha frente”

07/31/2011

Não surpreendeu o nível técnico rastejante do jogo. É coisa que se vê quando a camisa do time da casa exala rebaixamento. Corinthians encontrou um adversário recuado e nervoso de mais.

Como se esperava, Avaí jogou tudo nos lançamentos para o irritante Willian. Timão tinha em Danilo sua única mente brilhante capaz de criar e em Emerson o único jogador com técnica no setor ofensivo. Naturalmente, o gol saiu em boa tabela dos dois: 0x1 Emerson, numa batida de muita categoria.

Foi um 1º tempo ruim de ser ver, mas de muita facilidade para o Corinthians jogar. Uma pena que, aos 42, Danilo saiu machucado para a entrada do robô-cópia do Morais.

Começa o 2º tempo, com o Avaí jogando todo para nossa esquerda, buscando o nosso lendário veio de ouro FS. O 1×1 veio numa esperada bola área, da qual o eterno William pegou o rebote. O 2×1, que nos tirou da disputa do bra-11, veio num ataque pela esquerda.

Tite insistiu com o erro que denunciamos desde o Paulistão: ele mantém os extremos exageradamente espetados como pontas e entrega numericamente o meio para o adversário. Quando ele muda alguma coisa, troca JH de posição com Willian, algo que deveria ser um giro natural de posições – como Mano nos ensinou. Alguém deveria avisar ao nosso treinador, que no 4-2-3-1 “extremos” são meias-extremos, meio campistas portanto.

Aos 15, Emerson berrava cansaço, o que nos custou até um golzinho de empate meio bisonho. Tite prontamente trocou Paulinho pelo Edenílson, prevendo um aumento na qualidade ofensiva, mas escancarando que não iria aumentar numericamente nosso meio de campo.

Até os 30, só dava Avaí. É por essa hora que Tite tem seu momento Tite: ele tira Welder, lateral que se esforçava no apoio, mas sofre a limitação técnica do Willian, e coloca Morais, recuando o Edenílson para a lateral.

Edenílson, descansado, some do jogo ao fixar-se como lateral. Morais, que deveria jogar próximo à sua cópia, é naturalmente recuado pelo Avaí.

Tite realmente não entendeu a inferioridade numérica no meio de campo, que vem lá do Paulistão.

Aos 37, 3×1, e aos 48, JH diminuiu a justiça do placar fazendo 3×2.

Acordemos, pois.

Sem Liédson, Corinthians fica um elenco muito fraco e abandona de vez a disputa pelo título. Talvez a insegurança patética do Renan no 1º tempo cegue temporariamente o torcedor do óbvio: elenco fraco e tática ruim, esses são os males do Timão.

Em tempo: para não cair, a conta é meio complicada. Em 2009, Flu precisou de 46 pontos. Faltam 18 pontos, o que, convenhamos, é fácil e ninguém precisa ficar em pânico.

57 Comentários leave one →
  1. Luís Fontes permalink
    08/01/2011 12:19

    Meu Deus, acreditem se quiser, mas aqui em floripa acaba de passar uma reportagem na RBS (globo local) onde os manés querem transformar o nome do Rafael Coelho em nome de rua devido ao gol da arrancada que o “gordo” deu encima da nossa patética zaga.

    Parece até que ontem eles ganharam um título! Tem coisas que só o Coringão faz! Infelizmente esta é uma delas…

    Curtir

  2. 08/01/2011 11:54

    Faz tempo que não comento seu Blog Alvaro, mais diante do jogo que vi ontem, ca estou eu aqui dando minha opinião.
    Não acho o elenco tão fraco como alguns disseram, em comparação com o SPFW e o Flamengo, estamos no mesmo nivel com a vantagem de termos entrosamento. Não achei que o Sheik foi mal não, alias foi o unico que vi tentar algumas jogadas diferentes daquele velho toque de lado que o resto do time praticava. Alguem ( imprensa mediocre) colocou na cabeça do Wilian que ele é craque, pois o garoto se recusa a tabelar com quem vem de frente ( Paulinho, Welder, Alex) e prefere levar a bola pro meio e chutar ridicularmente pro Gol ( acho que precisa ficar uns 2 jogos no Banco). JH é muita correria e pouco talento acho que pra atacar precisa ter os dois juntos, FS continuo com a opinião de que é inaceitavel na nossa lateral, Ralf eu acho que a convocação subiu a cabeça e ele começou a pensar que joga bonito, o Cão de Guarda não quis fazer falta feia no lance do 2º Gol ( pensou que ganharia na corrida), o Renan……ah o Renam…….parecia aqueles cachorrinhos com medo de tomar banho pois se encolheu demais embaixo do Gol ( deve ser reflexo daquele Gol do Cruzeiro) tem que trabalhar a cabeça desse menino URGENTE.
    O Sr Adenor ainda não percebeu que seu esquema ta bem manjado e se insistir vai continuar tropeçando em times pequenos, maaaaasssss……. concordo com o Alvaro que não tem hoje um treinador disponivel para substitui-lo, minha esperança era o Teixeira mandar o Mano embora, mas não rolou então teremos que aguentar o TITe até o fim.
    PS: Eu não me lembro do Tal ALEX jogando no INTER, mas era esse o futebol que classificaram como genial lá ?

    Curtir

    • 08/01/2011 16:39

      Eu temo que no caso do goleiro, não tenha mais volta pela falta de paciência da nossa torcida.

      Sobre o Willian, sempre foi um jogador de pouca técnica, mas finalizador. De fato, é um 2º atacante como o Emerson (e bem inferior).

      O Emerson, para mim, perdeu o gol porque não tinha mais pernas.

      O seu PS eu dou CRTL+C/CRTL+V toda a vida!

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        08/01/2011 16:52

        não podem em 3 jogos falar que o Alex nunca jogou bola na vida… não sei se estava tendo alucinações mas vim sim ele jogar muito no Inter… a ponto de ser chamado para a Seleção!

        Tudo bem daqui algum tempo tomara que ele chegue no seu melhor futebol no Timão… aí todo mundo esquece que malhava o cara como fazem hoje com o Danilo, que é vital para o Corinthians hoje!

        Curtir

        • 08/01/2011 17:39

          Olha Thiago, uma coisa é contratar Adriano sem custo de tranferencia pagando só o salário e aguardar ele se recuperar, agora outra é pagar 14 Milhões no cara + uma Baba de Salario e o cara apresentar um futebolzinho a nivel de Morais !!!! Meu, ele tava em plena temporada e em forma, não tem desculpa ( eu acho que ele ainda não percebeu o nivel de cobrança no Corinthians ). Sinceramente o que ele apresentou até agora o Defederico coloca ele no bolso brincando, hehehe.
          Quanto ao Danilo eu até concordo que hoje é vital ao time, mais depois de muito tempo nos dando preguiça de ver ele jogar ( traduzindo: ganhou mais de 1 ano de sálario Astronomico sem jogar nada) , vamos ter aguardar o mesmo tempo pro tal Alex resolver jogar bola ?

          Curtir

  3. Alessandro permalink
    08/01/2011 11:25

    Acho que vamos brigar até o fim pelo título. Todos os times que estão no topo já perderam pontos fáceis e vão perder ainda mais, inclusive nós.
    Eu fiquei puto durante e depois do jogo. Prefiro que aconteça essas presepadas agora do que faltando 5 rodadas.
    E nunca vi o Timão ser campeão com facilidade.
    Agora o Sheik com aquela batidinha de chapa quando tava 1 X 2 foi foda…
    Depois de ontem o Avaí não cai mais.

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    08/01/2011 11:11

    Simplesmente, frustrante.

    Pelo 3º ano consecutivo, perdemos do Avaí, na Ressacada. Foi assim, em 2009, onde tomamos um baile. Em 2010, perdemos uma partida “imperdível”, a primeira de uma série de derrotas inacreditáveis na Era “Batistiana” e ontem, mais uma vez sofremos 3 gols, mais uma vez sucumbimos diante de um adversário que beira o ridículo, que tem como maior arma o barrigudo William Batoré. Além de frustrante, uma derrota desta natureza é vergonhosa.

    Sim, vergonhosa.

    Só para efeitos de informação, em 2010, os dois postulantes ao título venceram, e com bastante facilidade na Ressacada. O Fluminense fez 3×0. O Cruzeiro fez 2×0. Eu não vejo o Flamengo com dificuldade para vencê-los na Ressacada. Nem o Flamengo nem ninguém. Ontem foi a 1ª vitória do Avaí, em seus domínios. Conseguimos uma proeza.

    Começamos relativamente bem no primeiro tempo e dominamos o Avaí com bastante tranquilidade, mas não matamos o jogo, especialmente porque a equipe não soube aproveitar as chances. Faltou capricho nas conclusões a gol e sobrou individualismo, especialmente do William, que só sabe cortar para o meio e chutar. O único que fugiu à regra, por incrível que pareça, foi o Danilo, que poderia chutar, mas preferiu o passe para o Milk Sheik fazer 1×0.

    Eu nunca pensei que escreveria isso, mas, verdade seja dita, o time morreu com a saída do Danilo, já que o Alex, por enquanto, não é nem sombra daquele jogador que se destacou no Internacional. Por enquanto, pela produção do Alex, os 6 milhões de Euros desembolsados para trazê-lo foi um valor absurdo.

    No segundo tempo, criamos muito pouco e sentimos demais o empate do Avaí. Empate alcançado na bola parada em falha da zaga, que não afastou a bola e viu William Batoré, um dos piores atacantes da história do futebol, mais uma vez, fazer gol no Corinthians. É inacreditável como o Corinthians consagra jogadores pernetas. Inacreditável. No final do jogo, o Batoré deu entrevista e a sua barriga, para um atleta de futebol, é constrangedora.

    Com o empate alcançado, o Avaí pode, finalmente, se utilizar do contra-ataque, que lhe deu mais dois gols. Deu pena da inocência do Corinthians ao se afobar após o gol de empate. Faltou inteligência tática a uma equipe que só sabe atuar de um único modo. São os soldadinhos do Adenor, que fazem apenas aquilo que o treinador pede. É o 4231 em qualquer situação, estático e que não soube sair, na adversidade, da armadilha tática imposta pelo Avaí.

    As substituições pioraram a equipe. Aliás, eu não entendi porque o Morais estava no banco de reservas, já que tínhamos o Alex para substituir o Danilo. Não seria mais inteligente levar o Elias Oliveira, que tem características diferentes?

    Paulinho foi mal, muito mal, mas a entrada do Edenílson não acrescentou nada. A saída do Weldinho para a entrada do Morais foi tétrica. Aliás, qualquer substituição para a entrada do Morais é tétrica, pífia, estapafúrdia e injustificável. O Adenor continua falhando demais nas substituições, especialmente, porque é um conservador nato.

    O goleiro Renan, por enquanto, é uma piada de mau gosto. Será que fomos enganados, mais uma vez?

    Fábio Santos foi muito bem no 1º tempo, mas no 2º tempo a Avenida FS foi bastante transitada pelos atacantes do Avaí. Ali é o caminho para vencer o Corinthians. Se apertar, ele confessa.

    Paulo André foi mais ou menos. No meu entender é bem melhor que o Wallace, tecnicamente, mas este joga mais firme.

    Ralf e Paulinho estavam irreconhecíveis.

    JH naquela função não rende nada. Para jogar daquela forma é mais fácil escalar um volante por ali. O ideal seria o JH voltar as suas origens e jogar no lugar do William, que está com uma fome do tamanho do mundo. Ele não toca a bola nem por decreto.

    E o Emerson Sheik no meu entender fez uma boa partida, o melhor do Corinthians, a despeito de perder um gol inacreditável, dado pelo zagueiro do Avaí. Mas está evoluindo, tem técnica, tem arranque de atacante, mas sofre pelo esquema caolho do Tite. O 4231, prejudica demais o atacante. Aliás, faz tempo que pedimos uma variação tática para o 4222, mas duvido que o Tite pense desta forma. O máximo que ele pode fazer é um 4312 em losango, pura e simplesmente, deixando o meia como única fonte de criação, o que facilitará para as defesas adversárias.

    Enfim, em duas rodadas, o nosso elenco foi posto à prova e foi reprovado, com louvor.

    Renan foi reprovado.

    Paulo André está de recuperação, desde o ano passado.

    Ramon foi reprovado.

    Morais deveria ser jubilado.

    Alex foi reprovado.

    E o Emerson está aprovado, com restrições. É bom jogador, mas precisa demais de um esquema que o favoreça.

    A gordura secou. O Flamengo chegou. E o favoritismo cessou. Acho que o nosso time não tem personalidade suficiente para lidar com a liderança.

    O único time com cara de campeão, neste momento, é o Flamengo, que tem jogadores acima da média para resolver e um treinador que, gostando ou não, tem mentalidade vencedora.

    O Corinthians, ainda, não adquiriu esta mentalidade. Nem o time nem o Adenor.

    Curtir

    • Raphael permalink
      08/01/2011 11:54

      Essa variação tática para um 4-2-2-2 seria o ideal, mas esbarra na limitação Titeana e também no fato de que teríamos apenas um meia “aprovado” até agora… o Danilo.

      Acho que o mínimo que o Tite poderia observar e corrigir é o posicionamento de JH e William. Eles não se enxergam no jogo, deixam o atacante isolado e voltam demais para marcar.

      A nossa marcação, aliás, é fortíssima quando estamos postados e a bola está com o outro time. Sempre temos mais jogadores marcando do que adversários atacando e o time acaba recuperando a bola rapidamente. Ontem tomamos dois gols em velocidade e um gol de xiripa em bola parada.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      08/01/2011 12:57

      a unica bola que o william nao foi fominha saiu o segundo gol do corinthians.

      Curtir

    • múcio rodolfo permalink
      08/01/2011 13:21

      1- Ter mentalidade vencedora tendo parcerias e esquemas a seu favor me parece fácil.
      2- Eu vi a mentalidade vencedorda o Madureira na final do paulistão de 1998 e na Copa do Brasil de 2001.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        08/01/2011 14:43

        O Vanderlei Luxemburgo tem todos os defeitos do mundo, mas é um excelente treinador e a sua carreira fala por si só.

        Não é mais o mesmo, é fato, mas não tem medo de vencer, joga para frente. Em comparação ao Adenor é até covardia tamanha a diferença de ambição entre os times de um e de outro. O Flamengo só venceu o Santos na Vila Belmiro pela postura da equipe em jogar o jogo, sem medo. A maioria das equipes, inclusive o Corinthians, iria a Vila Belmiro para jogar por poucas bolas e fechadinho na defesa. Foi assim na final do Paulista.

        Agora, voltemos ao passado.

        Ele foi campeão com a Parmalat, mas repare que só ele e Felipão foram campeões no Palmeiras, nos últimos 35 anos. Muitos Treinadores tiveram a Parmalat na mão e não venceram no Palmeiras. Ademais, apesar da superioridade financeira da Parmalat em relação aos rivais, sempre é bom destacar que as equipes do Vanderlei sempre venceram sobrando, na técnica, na ofensividade. Em 1993 tirou o time da fila do Paulista e do Brasileiro, sobrando, sejamos realistas.

        Em 1994, repetiu a dose. E, em 1996, montou uma equipe que fez mais de 100 gols no campeonato. As vitórias dos times do VL são na base da imposição técnica.

        A Parmalat, obviamente, concedia um excepcional suporte, mas se o cara não fosse bom, não ganharia título algum. Quantos treinadores tiveram elencos repletos de craques e não ganharam absolutamente nada lá no Palmeiras e em outros times?

        Em 1998, ele chegou ao Corinthians numa equipe, que sempre é bom lembrar, escapou apenas na última rodada do rebaixamento no Brasileiro. Começou mal no Rio-SP, mas aos poucos foi impondo a sua afamada filosofia. Fomos vice-campeões numa tarde infeliz do time e do próprio Vanderlei, mas repare que aquele time, ainda, estava em formação. Não era a última maravilha do mundo. O ataque tinha Mirandinha e Didi, dois atacantes de qualidade bastante duvidosa.

        Perdemos o Paulista, mas no Brasileiro, fomos campeões com um meio-campo formado por Vampeta, Rincon, Ricardinho e Marcelinho. Á época qual técnico no Brasil teria a coragem de escalar um meio-campo com 4 meias de origem?

        Ademais, o trabalho dele no Corinthians resultou muitos frutos nos anos seguintes.

        Ou você acha que OO teve maior participação que o Vanderlei na montagem daquele time?

        Não sou vidente, mas com o VL no comando teríamos muito mais chances de vencer a LA.

        O OO foi Campeão Paulista, Brasileiro e Mundial com um elenco formado em sua maioria por indicações do Vandeco. Toda aquela molecada que subiu para o profissional, Edu, Fernando Baiano, Kleber, Gil teve a sua primeira oportunidade com o VL.

        Em 2001, vale lembrar, o Corinthians era o 15º do Paulista antes da chegada do homem. Com ele saímos de “ultimão a campeão.

        Na Copa do Brasil, o Corinthians foi atropelado pelo Grêmio numa semana em que ele esperava voltar a Seleção. Ele foi mal, tomou um nó tático, mas não podemos nos esquecer que, em Porto Alegre, quem nos afundou foi o Maurício, que tomou dois frangos. A questão ali foi mais técnica que tática. Na partida do Morumbi, sim, fomos dominados do início ao fim e 3×1, verdade seja dita, ficou barato.

        E tem mais:

        Aquele bom time de 2002, bem conduzido pelo Parreira, foi montado pelo Vanderlei. Deivid, Leandro, Renato, Fabrício, Fabinho, entre outros foram trazidos pelo VL.

        O Parreira só foi inteligente em seguir o bom trabalho do VL da mesma forma que fizera no Bragantino em 1991.

        É óbvio que tem os seus defeitos, mas eu não conheço no Brasil, nos últimos 20 anos, nenhum técnico melhor que o Vanderlei, apesar de considerá-lo, neste momento, inferior ao que já foi um dia.

        Curtir

        • 08/01/2011 15:15

          Em 1998, quando a situação apertou ele tirou o Ricardinho do time e pôs o Gilmar Fuba. Ricardinho só voltou na finalissima contra o Cruzeiro.

          Pro Kleber e pro Gil conseguirem uma oportunidade no time principal foi um parto, tivemos que aturar muito Augusto e Paulo Nunes.

          Em 2001 se ouvesse rebaixamento no Brasileirão, Corinthians tinha caido. Parreira pegou o mesmo elenco, somado ao Fabio Luciano, que o WL tinha dispensado 6 meses antes e remontou a equipe. Em 2001 ainda tomamos um chocolate do San Lorenzo na Argentina pela Sulamericana com WL no banco.

          Curtir

        • múcio rodolfo permalink
          08/02/2011 23:45

          1- No tempo em que durou a parceria nefasta, os treinadores que duraram mais tempo por lá foram o Madureira e o Felipão. O primeiro ficou entre 1993 e 1994 e o segundo ficou de 1997 a 2000. TEve técnico que passou pelo chiqueirense nesta fase num momento em que o time estava se renovando e é quase sempre difícil ganhar alguma coisa nessas circunstâncias. Sem negar a competência do Madureira, a gente não pode esquecer que ele tinha em 93 a sua disposição um time que contava com Antonio Carlos, Roberto Carlos, Cesar Sampaio, Mazinho, Edmundo, Edilson, Evair e Zinho. Isto sem contar a tremenda boa bontade da Federação em ver o time da Turiassu sair da fila.
          2- No Corinthians, Luxemburgo não pegou exatamente o time que havia sido quase rebaixado em 97. Ele fez a faxina que achou necessário e contou com os reforços de Gamarra e Vampeta. Mas na final vacilou, colocando em campo uma equipe defensiva (o volante Romeu queimado no clube após esta decisão acusou o técnico de não ter bolado nenhuma alternativa ofensiva para aquele jogo). No ataque ele escalou apenas Mirandinha- que esteve numa tarde horrível. Enquanto isso, Edilson mofava no banco de reservas. Se isto fosse praticada pelo Adenor, meu Deus!
          3- Em 2001 eu tiro o chapéu para o Madureira. Pegou o time na lanterna e levou-o ao título. Parabéns. Mas um técnico como ele não pode perder uma decisão e tomar nó tático de um colega de profissão de nível inferior. Mas quem mandou preterir o garoto Ewerthon que na época estava arrebentando pela mosca-morta do Muller? E o pior foi depois quando ele elaborou uma lista de dispensáveis e colocou nesta lista simplesmente Fabio Luciano, Fernando Baiano e Marcos Senna.

          Curtir

    • 08/01/2011 14:47

      É isso.

      Quando eu falo que o elenco é fraco, não estou dizendo que é um América-MG, mas um elenco que não segura o rojão. Que não dá alternativas.

      Quando precisamos do banco, veio a decepção da porra. Esse goleiro, Alex, Morais, PA, Ramon… Só vai passar de ano mesmo o Emérson, mas fica de recuperação até perder essa barriga vergonhosa.

      Assusta que o Flamengo esteja com cara de campeão sendo dirigido pelo Luxa.

      Ah, e bem que avisamos para tomar cuidado com o Willian…

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        08/01/2011 16:47

        Ninguém mais presta… joga todos no lixo e pronto?! Calma, não é assim… desses aí o único que já teve oportunidade suficiente foi o Morais…

        Estamos na liderança ainda, aquele tempo de quebrar o Parque São Jorge, carro de jogador, por conta de uma derrota passou… ou não?

        Time e torcida que querem ser campeão precisam de maturidade nessa hora.

        Curtir

  5. Thiago Guadalupe permalink
    08/01/2011 10:45

    Primeiro quero encontrar aqui hoje com os cornetas do Danilo! Com ele em campo jogo tranquilo… criação de jogadas… inclusive a maravilhosa do 1º gol! Pois bem, espero que os amigos que querem escurraçar com o 10 do Corinthians apareçam para o debate hoje!

    De resto:

    – sem Chicão, Liedson… qualquer elenco do Brasil sentiria… somando ainda os erros do Tite em dia inspirado!

    – Castan só joga bem quando Chicão joga, lembram do efeito Gamarra… com Batata, Márcio Costa e cia??? Quando entrou a zaga PA e Casta com Renan sem ritmo minha espinha esfriou… e tava certo!

    – Tá claro que sem Liedson, que é craque e ainda corre na marcação igual um cavalo, Tite terá que mexer no esquema tático do time… espero que não percamos mais 9 pontos pra times fáceis pra ele ver isso…

    – Por último, a entregada mais bisonha foi no “gol” do Morais, que coisa ridícula!!! (Chicão em campo eram mais 3 pontos… mas o “se” não joga né?!)

    Curtir

    • 08/01/2011 16:45

      Essa do Liédson que é o enigma corinthiano: Tite é capaz de se renovar durante a competição?

      Veja que o próximo jogo é engana-trouxa.

      Curtir

  6. Luís Fontes permalink
    08/01/2011 10:07

    Lamentável, e se preparem, pois perder a sequencia de jogos fáceis que temos pela frente é a cara do Timão!

    Curtir

  7. jeff permalink
    08/01/2011 9:51

    Muita gente aqui, incluindo você, apontou que nosso elenco era fraco. Claro que sempre vi falhas, mas esperei chegar o momento, para falar com propriedade. Portanto, hoje posso falar: nosso elenco é mesmo fraco.

    – Emerson não tem qualidade para substituir um Liédson, ou um Adriano (em forma). Jogador de pelada, quer fazer gol bonitinho e dar toquinho, além de não se doar em campo.

    – Não temos goleiros. Nem reserva, nem titular.

    – Alex é quase uma piada, meu Deus.

    – JH, como sempre, é só correria. Só doação. Perdeu gol feito ontem. William vai pelo mesmo caminho.

    – Paulo André consegue ser pior que o Wallace.

    E é isso. Oremos.

    Curtir

    • 08/01/2011 16:47

      E some-se a tarde inspirada do Tite…

      Curtir

    • 08/01/2011 22:43

      Vamos poupar um pouco o JH, afinal ele tem que cobrir o jogo inteiro o FS, é claro que ele não vai aguentar. Na jogada do segundo gol, era ele que tava correndo junto com o cara que cruzou porque o Fabio Santos já tinha ficado pra trás. E o Paulo André precisa de uma boa sequencia de jogos pra render alguma coisa, mas é o 4º zagueiro do Timão hoje.

      Curtir

  8. 08/01/2011 8:02

    Compartilho da tese de que time que quer ser campeão não perde pontos pro Avai. Talvez daqui alguns anos o Corinthians entenda que não adianta correr como louco contra o Inter e na sequencia andar em campo contra o Avai.

    Sobre os meias-extremos do Tite, esses dias li um comentario no blog do Cecconi que bate exatamente com as deficiencias do time do Tite.

    …Não se enxerga que compactação é fundamental para todos os movimentos do futebol: defesa, transição ofensiva, ataque e transição defensiva.

    Outra coisa que pouco se vê é que a compactação deve ser tanto horizontal quanto vertical.

    Eu vi esses dias o time júnior do Grêmio contra o América-MG pela taça BH. O time do Grêmio compacta bem horizontalmente, aproximando a zaga do meio campo e o ataque do meio campo e andando em massa. Mas peca na compactação vertical: joga em duas linhas de 4 e seus wingers não se enxergam pq estão sempre com o pé em cima da linha lateral…

    Curtir

    • Raphael permalink
      08/01/2011 12:09

      Essa falha nas compactações horizontal e vertical é bem visível quando o time tem a posse da bola e parte para o ataque. O meia-central, os extremos e o atacante jogam bem isolados… não há por exemplo fluidez ou troca de posições entre quem joga pela esquerda e pela direita.

      Quando não temos a bola, temos quaaaase duas linhas de 4, além do meia-central que sendo Danilo ou Alex fecham o meio e dão algum combate e do Liédson que também aperta sempre a saída de bola adversária.

      Se fosse dar uma nota para estes 4 movimentos do time, diria que na defesa somos nota 9, transição ofensiva nota 6, ataque nota 6 e a transição defensiva nota 7. Ainda estamos um pouco medíocres para levar a taça!

      Curtir

  9. Meia permalink
    07/31/2011 23:18

    Acho que se desde o começo o Tite troca-se o William e o Emérson de posicionamento, teriamos levado os três pontos (ou pelo menos marcariamos mais gols)… E quando o Shek cansasse tirava ele e colocava o edenilson indo pro 4-3-1-2 que teoricamente o time treinou durante a semana…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      08/01/2011 5:02

      Isso eu concordo e não entendo o Tite nem ao menos testar durante a partida.

      Curtir

  10. nicolas permalink
    07/31/2011 22:07

    Não tivesse perdido tantos gols, o Corinthians venceria a partida. Lembra uma manchete de um jornal português mas acho que é a expressão da verdade. O Emerson Sheik perdeu umas três boas oportunidades. É bem verdade que teve mérito em criar boas jogadas. No primeiro tempo, uma bela infiltração que culminou com um chute bisonho para fora. No segundo tempo, duas boas oportunidades desperdiçadas. Incluindo JH e Willian no bolo, estão fazendo falta os jogadores que colocam a bola para dentro. Se o Alex e o Paulinho estivessem em um bom dia, poderiam ser estes jogadores. O Paulinho não apareceu para jogar. O Alex ainda deve melhores atuações. Até o momento, é um jogador muito técnico e muito frio. Sem a vibração e a liderança que o time precisa. Para um jogador que custou 6 milhões de euros, está jogando muito pouco.

    A defesa, por outro lado, foi uma mãe para o adversário. Hoje, resolveu levar gol de tudo que era jeito. Até deixou um jogador ir do meio de campo até a nossa área. Tudo bem, muito fair play com poucas faltas cometidas. Mas também não é o caso de dar tanta moleza para o jogador do outro time, haha.

    Curtir

  11. múcio rodolfo permalink
    07/31/2011 21:34

    1- Se o Emerson não insistesse em nos convencer que sua semelhança com o Souza não se limita apenas a calvice talvez a ausência do Liedson não fosse tão sentida e o anfitrião deste espaço não se afundasse no pessimismo a ponto de já nos excluir da briga pelo título de já estar fazendo calculos para ver quantos pontos é preciso para fugir do rebaixamento.
    2- O Tite errou na pardalice de ter tirado o Weldinho para colocar o Morais. O pior é que ele tentou isto semana passada, se não me engano, e não deu certo. Embora ache que o Tite está ali com os melhores técnicos do país, reconheço que ele tem defeitos- um deles é de não aprender com os próprios erros. No mais ele fez as substituições óbvias e tradicionais.
    3- Se o problema é perder pontos para os pequenos, por enquanto a briga está equilibrada. O Palmeiras perdeu três para o Ceará e o Flamengo perdeu 4 para o mesmo Ceará e Bahia. O Flamengo contratou Alex Silva, mas quem garante que ele vai jogar a bola que jogou há dois ou três anos atrás? O SPFW trouxe mais um lateral direito, mas quem garante que este problema vai ser definitivamente resolvido com sua contratação deste jogador? Da mesma forma que estamos começando a duvidar do acerto nas contratações do Emerson, do Renan e do Alex por que com eles não pode acontecer o mesmo?
    4- Eu bem que avisei que o nosso adversário mais complicado seria o…………….Avai!

    Curtir

    • 07/31/2011 22:17

      2- Pro Tite chegar ao nível de melhores técnicos do país (desconsiderando o estilo de jogo), ele precisa acertar as substituições. Isso significa que ele está enxergando bem o jogo e que vai mudar o time pra melhor, e esse definitivamente não é o caso do nosso treinador.
      3- O lateral do São Paulo é bom jogador, pelo menos pelo que eu pude acompanhar pela Copa América.E esses reforços dos outros times são pra titular, enquanto os nossos são pra reserva. Percebeu a diferença?
      4- E não foram poucas vezes!

      Curtir

      • múcio rodolfo permalink
        07/31/2011 23:15

        2- Sinceramente eu não vejo muita diferença entre o Adenor e os melhores técnicos do país.
        3- Acredito que o Adriano tenha sido contratado para ser titular, assim como Alex o foi, pois do contrário não teria custado a fortuna que custou. O Emerson, pelo que mostrou no Flunimed, tem bola para ganhar a posição do Wiliam. O EDenilson e o Weldinho já mostraram qualidades para serem titulares.
        4- O pior é que eu estava brincando!

        Curtir

        • Guimba Rômulo permalink
          08/01/2011 16:05

          Caramba, que boca hein Mucio! Manda 6 números pra mega-sena aí agora…

          Curtir

  12. Mario Santiago permalink
    07/31/2011 20:43

    Permita-me discordar. Eu acho o Tite um técnico de merda. Mas hoje ele não teve culpa alguma no resultado. O Sheik perdeu 3 gols cara a cara com o goleiro, e o Fábio Santos perdeu mais 2. O Fábio Santos eu até deixo pra lá, pois é lateral e sua função não é fazer gol. Mas o Sheik tá de brincadeira. O Sheik, vou repetir, tá de brincadeira. Contra o Cruzeiro foi a mesma coisa. Ele chega na cara do gol e dá um tapinha pra consagrar o goleiro. Vou repetir mais uma vez: o Sheik tá de brincadeira.

    Curtir

  13. Marcos Andrade permalink
    07/31/2011 20:12

    Continuo achando o elenco do Corinthians muito superior a todos os outros. Sobre o Danilo, antes do bom passe que deu a Emerson perdeu bisonhamente pelo menos 10 bolas e errou mais de 10 passes. O Alex eh infinitamente mais jogador do que ele, se eh que dah para dizer que o Danilo eh jogador. Perdemos, como todos perderao, mas fomos muito, mas muito superiores ao Avai, tanto que finalizamos 18 vezes e os caras 4, ainda colocamos duas bolas na trave e o goleirinho deles, mesmo que mediocre, foi o melhor em campo. Nao eh necessario desespero, ainda somos lider e com um jogo a menos. Vamos ser campeoes com o pe nas costas. Tenho dito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • luiz almeida permalink
      08/01/2011 8:09

      Já vi que você além de não entender de futebol, tem bronca pessoal do danilo. Ele saiu e o time perdeu o controle do jogo, o tal de alex não fez nada a não ser dar o escanteio de onde saiu o priemiro gol do Avai.
      O Alex até agora não disse ao que veio, nem bola parada. O Tite não é lá grande coisa, ams é igual a todos os outros, o grande Muricy perdeu para o quase lanterna e levou uma virada de 3×0 que se fosse o Tite estaríamos cornetando.
      A defesa menos vazada levou 3!!! gols do lanterna, aí sim tem que criticar o atl de paulo andré que falhou nos 3, no primeiro perdeu pelo alto, no segundo deixou o cara antecipar e no terceiro correu atras e não chegou. Noa no passado contra o Ceará aqui no pacaembu deixou o veterano Magno Alves deitar e rolar. Esse cara é fraquissimo.

      Curtir

      • Marcos Andrade permalink
        08/01/2011 9:25

        Caro Luiz almeida, sim nao entendo de futebol, voce entende. Tanto que estava estava fazendo o histórico, na partida, do ridículo, mediocre e perna-de-pau Danilo para postar aqui, já que temos tantos entendidos de futebol como voce, ai num de repente o Danilo deu, de fato um ;otimo passe, mas foi a unica coisa que fez de util no primeiro tempo. Ao contrário do que o mediocre Neto e outros idiotas dizem, o segundo tempo do Corinthians foi bem melhor do que o primeiro, tomamos3 gols e marcamos 1 é fato, soh que finalizamos muito mais e tivemos o dominio total da partida, em futebol, caso voce nao saiba, o resultado nem sempre reflete o que Burricy eh fraco e tambem que o Paulo Andre tambem eh muito fraco, tao fraco como o Danilo. Saudacoes!!!

        Curtir

        • Marcos Andrade permalink
          08/01/2011 9:29

          o meu computador comeu algumas palavras, vou colocar o certo:
          …nem sempre reflete o que ocorreu, se fosse assim os Bambis teriam merecido ganhar do Liverpol, quando deveriam ter sido goleados por 35 a 1, De fato Burricy eh fraco e tambem eh fato que o Paulo Andre tambem eh muito fraco, tao fraco como o Danilo. Saudacoes!!!…

          Curtir

        • luiz almeida permalink
          08/01/2011 15:13

          Quem é bom na sua opinião? Na minha, não temos nenhum craque, apenas jogadores determinados( quando começaram a se achar os bons tomamos 2 no lombo para 2 times rídiculos).
          O Danilo jogou bem em quase todos os jogos este brasileiro e ontem não lembro dele ter errado 10 passes como você falou, talvez tenha visto outro jogo, mas o fato é que no promeiro tempo chutamos uma 5 vezes no gol deles e eles nenhum no nosso e nos egundo tempo meteram 3 na melhor defesa.
          Mas de qualquer maneira respeito atua opinião, que era parecida com a minha o ano passado,

          Curtir

  14. Emboava permalink
    07/31/2011 19:56

    Outra… o Renan falhou hoje várias vezes… cade aquele goleiro que diziam que era bom?! Acho que bom mesmo é o empresário dele…

    O Corinthians tem que contratar psicologos para ajudar aos mais jovens quando começam a jogar pelo clube… o Renan está muito nervoso… e não está passando segurança alguma…

    Curtir

  15. Emboava permalink
    07/31/2011 19:54

    Acho que esse foi mais um jogo que o Corinthians perdeu e não o adversário que ganhou…

    Perdemos muitas oportunidades de ampliar o marcador…

    E o Tite, ao meu ver, errou ao tirar o Weldinho do jogo… ele estava subindo bem para o ataque… ele tinha que ter tirado o FS…

    Espero que o time se recupere… pois campeão não perde pontos para times que estão na zona de rebaixamento…

    Acorda Tite… esse jogo era para ter entrado com o Alex desde o começo ao Emerson… ou então colocar o Elias Oliveira ao invés do Emerson… deixando o Willian de ponta de lança…

    Além de tirar o FS dali… nem o deixaria no banco de reservas…

    Curtir

  16. Raphael permalink
    07/31/2011 19:31

    O Corinthians tá muito previsível, fruto da limitação tática e intelectual do nosso treinador. Na cabeça dele “o Corinthians hoje joga no mesmo esquema de 2009” – que destruiu com ele na final da Copa do Brasil – mas qualquer um que entre aqui no boteco sabe que não é verdade.

    Os robôs-extremos fazem o mesmo todo santo jogo: jogam bem avançados, raramente fazem alguma tabela com os laterais (que por sua vez, sobem pouco), isolados e acompanham o avanço dos laterais adversários.

    O nosso meia-canxa faz má-o-menos o que fazia o Douglas, com a diferença do pulmão do Douglas que apesar de muita cana ainda conseguia colocar mais velocidade no jogo… era o catalizador do time, fazia os demais jogarem.

    Hoje o Corinthians, em especial no 2o tempo, deixou de lado os poucos pontos positivos do Pacote Tite: defesa forte, muita raça e entrega de todos. O time voltou do intervalo meio que no já ganhou, até porque o 1o tempo foi fácil e jogamos bem… poderíamos ter virado com 2 ou 3 a zero. Some a isso o fato que o Alex ainda não encaixou (se é que encaixará) nesse time, Emerson e o ridículo Fábio Santos cansaram de perder gols, e algum preciosismo desnecessário lá na frente… daí fodeu a bicicreta.

    Lembro que há um bom tempo discutimos aqui a “natureza” do Tite… e não adianta ele fazer o que não sabe, o que não consegue. Por mais que seja modorrento de se ver e um sofrimento enorme, por mais que o adversário fosse hoje o fraco (porém MÍTICO) Avaí, acho que o time deveria ter entrado fechadinho no 2o tempo. Faltou racionabilidade e tranquildade ao time do Tite… E ainda sobre esse lance da natureza do Tite, espero me enganar, mas tem os mesmos genes do Cuca, Caio Junior, Adilson e outros perdedores.

    Acho que se o time não conseguir umas 4 vitórias nos próximos 5 jogos, a coisa desanda de vez. A volta do Liédson e o cada vez mais possível reforço do Adriano podem dar uma novo gás ao time, mas estamos falando pra daqui 1~2 meses. Até lá, é bom que o Alex comece a jogar bola e honre os 14 milhões que nossa diretoria ridícula pagou nele… e pra piorar tudo o Danilo se machucou. O time me parece muito juvenil, muito bonzinho (espelho do Tite) – se perdermos a liderança, creio eu, o time desanda de vez e daí só levamos a taça com muita ajuda de São Jorge.

    Curtir

    • 07/31/2011 21:13

      Boa análise, de fato, Tite poderia ter sido mais Tite no 2º tempo e fechado o jogo. Afinal, era o Avaí.

      Nesse tipo de partida, que decide o campeonato, só queremos 3 pontos, não queremos jogar bem. Jogar bem (ou bonito) é para os clássicos em que o empate tá bom.

      E Tite é isso mesmo: não sabe montar a parte de criação nem fodendo.

      Curtir

  17. André Pinheiro permalink
    07/31/2011 19:18

    o terceiro gol nao foi falha de marcação foi o moraes que errou o passe no meio campo e deu o gol pro adversario.

    Curtir

  18. Blefe permalink
    07/31/2011 19:16

    Ah não..não acho que o problema seja elenco não Álvaro. Não é por causa do Liedson que nós estamos tomando gol. Afinal de contas… pro time que tinha a melhor defesa, tomar 3 num jogo só não pode ser culpa do ataque!

    E também não dá pra dizer, comparando com o do Corinthians, que os elencos do Flamengo/SPFC são fortes.

    Tem dias em que não adianta buscar explicações táticas pra derrotas. Afinal de contas, tivemos umas 3 ou 4 oportunidades no segundo tempo em que ficamos cara a cara com o goleiro e não tivemos a competência pra botar a bola pra dentro. Também tomamos o terceiro gol numa falha individual da saída de bola do incrivelmente horrível Morais.

    Nosso goleiro não desperta a mínima confiança. Incontáveis os cruzamentos em que ele saiu e não achou nada. Ao contrário do goleiro do rival, o nosso não conseguiu apresentar nenhuma defesa que justificasse o seu salário. Por enquanto tem a desculpa do tempo sem jogar.

    Enfim, atribuo a derrota a uns erros individuais. Emerson fez um mas errou muito, William foi um fantasma, PA e Leandro Castan não acompanharam o desempenho da nossa defesa dos últimos jogos, Alex não ofereceu risco em nenhum momento, Morais não joga nem aqui no meu time de suiço.

    Poderíamos ter matado o jogo tranquilamente no primeiro tempo. Mas parece que quanto mais fácil o jogo, menos nós queremos resolver de uma vez. Quando pegamos adversários fracos, sempre achamos que uma hora o gol vai sair. Aí que está o detalhe: se tivessemos jogado com os colhões que jogamos contra o Botafogo, Vasco e com o próprio Cruzeiro, teríamos ganhado facilmente.

    Curtir

    • 07/31/2011 21:09

      Aha!

      Meu “elenco fraco” bate com o seu “atribuo a derrota a uns erros individuais”.

      Esse elenco depende de uma espinha dorsal que não estava hoje Chicão-Ralf-Liédson, como diz aí embaixo o Bruno. Sem 2 deles, o elenco, por mais motivado, não corresponde.

      O Fla tem, agora que contratou um zagueiro, um elenco bem mais forte e o SPFC contratou lateral direito, que era seu maior problema, mas vai demorar para demitir o Adilson.

      Você viu o jogo certo: foram chances que nos dariam a vitória. Mas Willian, Alex, Morais não foram os caras que precisamos.

      Curtir

  19. André Pinheiro permalink
    07/31/2011 19:16

    nervosismo do goleiro era nitido.

    continuo achando que temos um bom elenco, e que é exagerado e prematuro falar que estamos fora da briga.

    segundo jogo seguido que o tecnico adversario muda o time no intervalo e o corinthians fica mortinho em campo. nosso tecnico fraquinho de novo nao viu o jogo,

    em todos os jogos que o tal do william, que eu acho fraquissimo, funcionou foi jogando mais por dentro, jogou hoje aberto demais na direita que resultou o time jogar com um a menos.

    moraes é inaceitavel, entrou e deu de bandeja o terceiro gol dos caras. eu me pergunto pra que botar o moraes?

    a substiuição obvia era tirar o william e colocar o edenilson, para controlar novamente o jogo, mas dai a parte da torcida que usa cabresto ja ia falar “porra tira atacante pra por volante”.

    Curtir

    • 07/31/2011 20:57

      O 1º tempo deixou-me tranquilo, pois parecia um jogo muito fácil e que venceríamos por 2×0.

      Só que a atuação do Renan foi a coisa mais decepcionante desde o futebol que o R9 apresentou na libertadores.

      E bem observado, era substituição óbvia que eu vi Mano corajosamente fazer no Pacaembu e vencer um jogo entrando com o frustante Tcheco. Ele precisava de força no meio, no mínimo dos mínimos, deveria ter pedido para o JH voltar para o 2º tempo jogando mais fechado pela meia, municiando o Alex.

      Curtir

  20. 07/31/2011 19:10

    # Antes de qualquer coisa: Alguém ai se lembra quando foi a última vez que nós fizemos um gol de bola parada?

    # Eu venho falando isso há muito tempo: esse maldito 4-2-3-1 que virou modinha é um esquema extremamente desequilibrado. Jogar com ele num dia ruim é pedir pra levar chumbo. Dois volantes ficam isolados e encarregados de sair com a bola enquanto o resto do setor ofensivo fica todo na frente esperando a bola chegar. Já passou da hora de testar um novo jeito de jogar (estou esperando por isso desde o meio de 2009, quando Douglas, Christian e A.Santos foram embora), com 4 homens no meio e dois atacantes mais centralizados.

    # Minhas desconfianças se confirmaram hoje: Renan é mais inseguro do que JC, portanto, como eu já disse anteriormente, depois de recuperado, JC volta fácil; Paulo André é inteligente e se expressa bem, e isso faz com que os torcedores confundam as coisas, achando que essa capacidade intelectual o transforma em bom jogador. Ele está no máximo no mesmo nível dos demais, ou seja, é um zagueiro de mediano pra baixo.

    # ..“.que nos tirou da disputa do bra-11…” – Calma véio, nem no meio do campeonato nós estamos ainda. Viu o que aconteceu com o SP hj? Perdeu pro time de quem nós ganhamos de virada no Pacaembu. A invencibilidade do Fla não vai durar e sinceramente, mesmo com toda a empolgação, não boto fé que o Gaúcho manterá o alto nível.

    # Querem saber o que eu acho de verdade? Que seria bom nós começarmos a torcer pro Adriano se recuperar logo……

    Curtir

    • 07/31/2011 20:52

      Sobre a bola parada, que hoje foi patética com o Alex, aparentemente Chicão só tem treinado uma jogada manjada de cruzamento de bola bem leve na marca do pênalti.

      O Sr colocou o Corinthians mais fora da disputa do que eu!

      Hehe!

      Eu acho que é possível — apesar de pouco provável — voltarmos à disputa com algumas poucas mexidas no posicionamento e escalação.

      Você quer uma mudança tática para o 4-2-2-2 que o Tite já declarou não gostar. Para ele, é esse 4-2-3-1 atual (que está mal treinado) ou o 4-3-1-2 que ele monta em todo santo time.

      A sua mudança só seria possível com a saída imediata do Tite e a entrada de um treinador que não existe no mercado.

      E olha que eu também vejo 2 volantes+2 meias+2 atacantes como a salvação da lavoura, principalmente porque não temos meias que possam jogar com qualidade pelo meio (durante 90 minutos, antes que alguém cite o Danilo).

      Curtir

  21. 07/31/2011 19:09

    Papai Joel cantou a bola e o Avaí seguiu a cartilha. Foi um jogo muito ruim, e que escancarou as deficiências táticas do time. A gente vai precisar da sorte que estávamos no começo do campeonato pra entrar no rumo de novo.

    Antes de tudo, o Renan não falhou nos gols. O terceiro era defensável, mas não tem como colocar a culpa nele. O que tem que ser visto é a total inutilidade do nosso lateral esquerdo, conhecido também como Av. Fabio Santos. Os três gols do Avaí foram por aquele lado: um escanteio, um cruzamento (nesse o JH foi quem teve que correr pra marcar o cara que cruzou porque o FS já tinha ficado pra trás) e uma falha de marcação que deixou o cara correr sozinho do meio campo até o gol.

    O que dá pra justificar nesse jogo é a falta de ritmo do PA, que mesmo assim fez um bom jogo dentro das suas limitações. Já falei isso aqui e volto a repetir: o time precisa do Chicão, do Liédson e do Ralf. Sem eles, o Corinthians é um time comum, com a diferença que o técnico não sabe fazer substituições e consegue sempre estragar o time no intervalo. Porque trocar o lateral por um meia e colocar um volante na lateral e o meia de volante é pardaiada das feias.

    Atuações que chamaram a atenção:
    – William foi muito mal. Só queria sair correndo com a bola e não passava, achando que ia resolver o jogo.
    – o time depende do Danilo, e ele correspondeu hoje. O esquema favorece bastante ele, e com a lesão o esquema vai ter que mudar porque o Alex não rende por ali.
    – Emerson tem que perder a pança e pegar forma física o mais rápido possível. E atacante não pode perder os gols que ele perdeu.
    – o tal do Edenilson me lembra bastante o Jucilei. Até a pardaiada do Tite ele tava fazendo um bom jogo, acho que pode inclusive pegar o lugar do Paulinho, que foi mal hoje.

    JC, Chicão, Danilo, Liedson e Adriano. Hora ruim pra se lesionarem, mas eu ainda acredito no título.

    Curtir

    • 07/31/2011 20:44

      Bela análise, como sempre.

      Individualmente, é inacreditável que o Emerson ainda não tenha condições de jogo e apareça para jogar com aquela pança elefântica!

      Também acho que o Edenilson deve roubar a posição do Paulinho, principalmente por conta dos “jogos fáceis”, onde o Paulinho parece achar muito difíceis.

      A sua conclusão é a que eu estou buscando quando digo que o elenco é fraco.

      Curtir

Deixe um comentário