Pular para o conteúdo

Corinthians 3×1 Grêmio, 10 minutos de trabalho honesto.

09/08/2012

Corinthians começou forte como sempre e construiu um belo gol a partir de jogada que já podemos chamar de “característica” do Martinez. Mas foi Ralf o cara que finalizou o golaço nº1: 1×0.

E o Martinez, é reserva para você? Para mim não é.

Alguns minutos depois, uma zaga em linha, um dá-e-corre entre Guilherme (bom 1º tempo) e Edenilson (ótimo na frente, apenas mais um na defesa) e já estamos no Guilherme 2×0, golaço nº2.

2×0+Titenaccio é igual ao que mesmo?

Luxemburgo, que começara no 4-3-3, tira um Camisa 5 e entra com Marquinhos (aquele meia que era do Santos/Avai e que seria titular no Timão).

Mas o Grêmio não jogava nada, diga-se.

Começa o 2º tempo e volta o Timão do jogo passado. Uma lástima.

Sem saída de bola, com todo mundo protegendo as laterais, FS naquelas noites e só Romarinho à frente… Já adversário – que disputa o título, lembremos – castigava a bola (e as nossas canelas) com muita violência. Num lance muito mais de sorte do que inteligência, eles fizeram o 2×1. Mas eu não temi o empate, foi gol achado.

Tite fez algumas substituições estranhas (tirar o Guilherme e o Martinez?) e entrou com o rapaz que jogou muita bola na copinha: Giovani 3×1, golaço nº3 em homenagem ao Múcio.

Um gol que faz você pensar no tanto de jogador ruim que esse time contrata…

Nesses 10 minutos de bom futebol e 80 minutos de Titenaccio, valeu mesmo a participação do Martinez e os 3 pontos decisivos na luta contra o REBAIXAMENTO.

Em tempo: para não cair, uma equipe precisa, ao menos, de 11 vitórias. Timão já tem 8 vitórias e faltam 3.

24 Comentários leave one →
  1. 09/16/2012 13:57

    Quem primeiro botou as mangas de fora foi o Corinthians, aos sete minutos, com o argentino Martínez. Caindo bem pela esquerda, ele fez a jogada característica de cortar para o meio e buscar o ângulo. Pena para o Timão que Wilson voou bonito para tirar.

    Curtir

  2. 09/12/2012 17:54

    De fato, o Corinthians começou embalado nos primeiros 20 minutos. Abriu o placar aos 5min, em belo gol feito por Ralf depois de rebote dado por Marcelo Grohe, e ampliou seis minutos depois, em triangulação que culminou com gol de Guilherme. A equipe ainda teve mais três chances claras de gol no período, mas desperdiçou. De acordo com o Footstats, a equipe alvinegra teve apenas mais seis chances nos demais 70 minutos de duelo.

    Curtir

  3. Andre.T permalink
    09/10/2012 13:12

    1 – Tem que falar e bastante da tesoura que deram no Romarinho dentro da área.
    2- Time ta com bastante opção ofensiva. Listaria: Emerson, Romarinho, Danilo, Douglas, Martinez, Guerrero, Edenilson e JH. Qualquer um desses poderia ser titular , é questão de quem estiver melhor no momento e a opção tatica. Fazia tempo que não tinhamos um elenco tão bom.
    3 – Que golaço do Ralf! Que não seja convocado mesmo!
    4 – Que golaço do Giovani! Viva o terrão!
    5- Guilherme me lembra o Mascherano logo que chegou no timao.

    Curtir

    • 09/10/2012 14:21

      1- Nesse eu fiquei na dúvida, MAS… um zagueiro de série A manda uma tesoura daquelas dentro da área e quando o Romarinho já estava sem ângulo?

      É muita ruindade! Inclusive para um time, o Grêmio, eterno exportador de zagueiros.

      Mas no lance do Danilo eu não tive dúvida que ele foi empurrrado (acho que pelo mesmo cara da tesoura)!

      3- Adoro o cara e acho invendável-insubstituível, mas vejo uma possível convocação do Ralf como a certeza de que a crise na seleção brasileira é na qualidade técnica dos jogadores.

      5-Tem razão, é o mesmo jeitão! Só não pegou o tornoza de ninguém ainda!

      Curtir

      • Múcio rodolfo permalink
        09/10/2012 17:19

        5- Espero que não apareça um Edilson na vida dele…..

        Curtir

  4. luis permalink
    09/10/2012 9:50

    Não vi o jogo, mas fico contente de saber que o guilherme foi bem, afinal outro edno vindo dalusa não dava mais né…

    Não sei se jogamos bem ou não, mas ao menos fizemos a obrigação… atualmente jogar bem é querer muito, temos é que ganhar e somar pontos, aumentar a auto estima e terminar esse campeonato dignamente, isso é o mínimo que podemos fazer…

    Curtir

  5. Múcio rodolfo permalink
    09/09/2012 20:44

    1) Quando se trabalha com um acontecimento, é preciso elencar os fatores que nele influiram. Assim, quando se fala de 98 devemos lembrar que o time estava em reconstrução após a vexatória campanha no CB de 97 – quando quase foi rebaixado (Eu me lembro de uma entrevistra do Silvinho no cartão verde exibido logo depois da conquista do CB daquele, no qual ele dizia que o time não estava preparado para ser campeão paulista), da mutreta que foi a inclusão do Raí; da arbitragem bem tendencisosa daquela tarde, deixando de marcar algumas faltas a nosso favor – lances que possibilitavam ao adversario armar seus contra-ataques….e o fator Luxemburgo que, naquele jogo, não foi o Luxemburgo, no sentido de que armou o time sem uma opção ofensiva- conforme relatou o volante Romeu ao diário Lance na época. Além disso, vamos lembrar que sentadinho no banco por conta de rusgas com o treinador estava o Edilson.
    2) Se a diferença a favor dos bambis fosse razoavelmente grande, não teríamos vencido a primeira partida. E olha que se não me engano, perdemos naquele jogo a chance de conseguir um placar mais dilatado.

    Curtir

  6. Bruno Pereira permalink
    09/09/2012 14:28

    Tivemos um bom começo, e voltamos ao futebol horrível de ultimamente na segunda etapa. No geral, porém, fomos superiores, e eu não senti que perderíamos esse jogo em nenhum momento da partida.

    – Martinez joga muito, tem que ser titular dessa equipe. E o Guilherme, que eu achei que não iria dar em nada depois da enorme novela da transferência, fez mais uma boa partida.
    – Depois do 2×0, o time deu uma relaxada (o que eu vejo como normal), e o Luxa entrou em ação fazendo substituição logo no primeiro tempo. Uma atitude corajosa, e que obrigou o Corinthians, aí sim, a tomar uma postura defensiva de verdade.
    – A nossa zaga não comprometeu, apesar do ataque do Grêmio não ser lá essas coisas.

    São jogos como esse em que eu me pergunto: se tivéssemos nos empenhado assim desde o começo do campeonato, não daria pra buscar o título?

    Curtir

    • 09/09/2012 19:57

      O Guilherme tem muita movimentação e com ele a gente não perde o nível no meio de campo.

      Eu estou vendo Galo x SEP. Um horror! Ninguém acerta passe, cruzamente, chute. Só o R10 que mete algumas bolas com maestria.

      O resto não deveria ser titular em equipe da série A.

      Curtir

      • Bruno Pereira permalink
        09/09/2012 21:24

        Eu acho o Bernard um bom jogador, o Victor é um bom goleiro e o Leonardo Silva também não é tão ruim assim. Mas o reso, concordo, não se encaixaria fácil em outros times da série A.

        Curtir

        • 09/09/2012 21:30

          Concordo com o Bernard e o Vitor com ressalvas.

          O Bernard acho que pode vir a ser um jogador bom para cima. O goleiro é na média dos melhores atuais (o que não é lá muita coisa).

          O Leonardo Silva acho que caiu na pasmaceira do resto.

          Viu o tanto de chute/passe torto? Uma falta de categoria assombrosa.

          Curtir

  7. Cesar Augusto permalink
    09/09/2012 11:44

    Gostei do time.

    Edenílson e Guilherme dão um toque de qualidade ao meio-campo e o Martinez não pode ser reserva deste time, de jeito nenhum.

    Mas, no esquema do Adenor talvez JH seja o titular, tendo em vista que o Martinez não tem, neste momento, e talvez nunca terá pulmão para correr atrás de laterais, como faz o maior segundo lateral direito ou esquerdo do mundo, o JH. Se Martinez for o titular, talvez Tite saque o Douglas para mantermos o esquema de dois laterais. Do meio para frente, no meu entender, teráimos que jogar com Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Martinez e Emerson. O time perderia em marcação, mas ganharia em qualidade técnica e não teria dois atacantes laterais, como são, hoje, JH e Romarinho.

    >>>

    Fale-se o que quiser de Vanderlei Luxemburgo, o que quiser, mas este time do Grêmio na mão de qualquer outro tecnico, no máximo, disputaria uma vaga na Sul-Americana. O time do meio para frente até que é razoável, tem um bom meio-campo, mas envelhecido, mas do meio para trás tem um time tenebroso, com laterais ruins e uma zaga bem lenta. O goleiro é bom. O ataque é mais ou menos, exceto o Moreno. O Kléber é aquilo, briga muito, mas tecnicamente é fraco e jamais resolve. E o André Lima é uma tragédia.

    O Luxemburgo está fazendo milagre com este time. E não é medroso. Longe disso. Perdeu, no Pacamebu, como é comum, mas não foi covarde. Com 20 minutos, tirou um volante marcador e colocou um meia e com 10 minutos do segundo tempo, tirou todos os volantes e acuou o Corinthians.

    Quantos técnicos teriam essa ousadia ao enfrentar o Corinthians, no Pacaembu?

    Ele tem todos os defeitos do mundo, mas no meu entender foi o melhor técnico brasileiro dos últimos 20 anos. Disparado. O problema é a sua vaidade, o seu desejo de ser um Alex Fergusson Tupiniquim e não se curvar aos poderosos da mídia esportiva brasileira, que formam opinião, em regra, desfavorável ao Luxa.

    DE todos os técnicos do Brasil, ninguém conhece mais futebol que o Luxa, desde que ele esteja focado 100% no futebol e esquecer o carteado. Ninguém é de ferro.

    O Luxa seria uma opção muito mais saudável para a Seleção Brasileira. Mas a mídia quer Muricy ou Felipão, dois retranqueiros de carteirinha, principalmente porque neste país não se analisa trabalho, se analisa pessoas. O Luxa e o Mano fazem parte da turma do mal. Felipão e Muricy são da turma do bem. E esta classificação não tem qualquer embasamento, nem provas concretas, a turma do mal é simplesmente a turma do mal, porque não são amigos dos reis da mídia, diferentemente da turma do bem.

    É o jornalismo de juízo de valor a desserviço da informação.

    Curtir

    • Múcio rodolfo permalink
      09/09/2012 15:11

      1- O ano passado em algumas partidas do CB, o Jorge Henrique foi sacado e a nossa linha ofensiva passou a ser formada por Danilo, Alex, Liedson e Emerson. Então, eu não vejo este apego do Adenor em torno do JH.
      2- O grande problema do Luxemburgo é quando ele deixa de ser Luxemburgo. Exemplifico com a decisão do paulistão de 98, e quando ele “inventou” o 3-5-2 num jogo do Corinthians frente ao Flamengo (foi 4×1 para eles)……O cara no Corinthians abandonou a sua natureza justo nos momentos mais inoportunos. Evidente que reconheço sua capacidade, seus méritos em suas passagens pelo timão.
      3- Eu acho que em geral esta mídia esportiva baba-ovo para quem está por cima da carne seca. Quando brilhava no Chiqueirense da Parmaladra o Luxemburgo era paparicado. Só que ele caiu em desgraça a partir de 2001 e depois da passagem dele pela seleção.
      4- Eu não vou propor o Adenor para a seleção porque estou cansado de ver o meu time cedendo técnicos para o selecionado do país vizinho.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        09/09/2012 16:01

        2) O Luxa foi mal naquela final, mas reconheçamos que naquele momento o SPFC estava melhor, sem contar a inscrição absurda do Raí, que fez a diferença na decisão. E não podemos esquecer, também, que em 1997, o Corinthians quase foi rebaixado. Logo, esse vice-campeonato serviu de aprendizado para uma equipe que, após este campeonato, ganhou quase tudo. A maioria dos jogadores, inclusive, ressaltaram que o Corinthians não estava pronto no Paulista.

        Reconheçamos, também, que esse jogo contra o Flamengo, um sábado à tarde esquecível para nós, foi a quarta derrota em 5 jogos da equipe numa sequência que teve SFC, Palmeiras, Cruzeiro e um empate, em casa, com o Goiás. Depois dessa derrota, a crise era iminente, mas o time se recuperou, ficou em primeiro na classificação geral e foi campeão, merecidamente e indiscutivelmente.

        3) A imprensa pegou no pé do Luxa, em 2000, fizeram uma baita pressão, inventaram que ele traficava cocaína dentro das bolas de futebol e, após a sua saída, verdade seja dita, não se provou absolutamente nada, a não ser meros problemas com à Receita Federal. Foi uma grande sacanagem o que fizeram com o Vanderlei naquela ocasião. Aliás, o “modus operandi”, agora, é o mesmo. Acusações sem provas, ironias de péssima qualidade e matérias encomendadas que demonstram apenas ilações no intuito de tirar o Mano da Seleção. O Mano é o Luxa do Século XXI e o ônus da prova, mais uma vez, é de quem é acusado. Aliás, apergunta que fica é a seguinte:

        Será que se o Romário não tivesse imunidade parlamentar, ele acusaria o Mano sem apresentar provas?

        4) O Tite, hoje, é melhor que o Muricy e o Felipão. Não será o técnico do Brasil, neste momento, mas trata-se, atualmente, do técnico mais valorizado do Brasil. Um título no Corinthians tem à importância de 3 títulos conquistados por times do RS ou MG. Dois títulos importantes e um deles inédito, tem peso 10. Hoje, o Tite, gostemos ou não, tem o apoio da massa, como poucos tiveram ao longo de toda a história do Corinthians. Mas, ainda, não chegou a sua hora. A tendência é Muricy ou Felipão, razão pela qual torcerei, tranquilamente, pela Argentina, hehehe

        Curtir

        • 09/09/2012 19:53

          2) Concordo, aquele 1º semestre foi utilizado para montar a equipe campeã no final do ano. A diferença do SPFC era razoavelmente grande.

          3,4) Não duvido que o Romario seja massa de manobra no caso, pois não tem ninguém em condições de pegar a seleção. Principalmente nessa fase de ressaca técnica.

          Fora que eu duvido que o Tite manteria o Titenaccio na seleção. DUVIDO.
          O que é um paradoxo meu e dele: sem qualidade técnica para resolver as partidas, é sim um sistema de muito recuo a única alternativa do Brasil.

          Se Mano, com as peças que tem à disposição chegar na Copa com uma seleção forte, vai ser mítico. Mas eu duvido.

          Nem volante a gente tem!!

          Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/09/2012 16:04

      É fato que o Corinthians tem nos dado alguma esperança nos jogos em casa. Até contra o SP, diga-se. Afinal, os 10 minutos iniciais de ontem foram o sucesso que não tivemos nos 20 contra eles.
      Só acho que isso não forma um time.


      Sobre o Luxa, eu concordo. Difícil é ele manter o foco.

      Parece que ele precisa estar por baixo – muito baixo mesmo – para voltar o foco para o time.

      O currículo dele é cheio de grandes equipes, memoráveis até. Com um pouco mais de estudo e experiência internacional, acho que seria um técnico top no mundo.

      Curtir

    • Andre.T permalink
      09/10/2012 13:20

      JH é reserva do Romarinho. Virou opção defensiva e não ofensiva.

      Curtir

  8. Múcio rodolfo permalink
    09/09/2012 0:14

    1- Enquanto o jogo estava rolando, eu estava na estrada voltando de São Bernardo. Só fiquei sabendo que o Corinthians tinha abrido 2×0 e depois o Grêmio havia diminuido. Chegando em Pinda, pedi para o meu menino verificar quanto que estava o jogo. Ele sintonizou no momento em que o Giovani marcava o terceiro gol e liquidava a fatura. Fiquei feliz. Há quanto tempo um garoto da base não balançava as redes adversárias? Acho que o ultimo foi o Boquita em 2009. As poupadas do Adenor estão servindo para isso. Para que o garoto mostre seu valor. Serve para que outros também tenham tempo de mostrar o seu valor também. Casos do Edenilson, do Martinez, do Guilherme……
    2- Precisamos avisar a juizada que estamos jogando de “má vontade”. Dessa forma ela não precisa dar aquela força para os adversários. Hoje teve mais um erro de arbitragem. Segundo se apurou recentemente foram 15 erros cometidos contra o atual campeão brasileiro e o atual campeão da cucaracha.
    3- Empatamos contra o time do convenio. Ganhamos do Atlético Mineiro. Ganhamos do Grêmio. Ou seja tiramos pontos dos líderes do campeonato. Em todos esses jogos atuamos desfalcados. O Corinthians tem interferido na briga lá em cima. Mas será que o Corinthians fará o papel de Robin Wood: roubando dos ricos (Grêmio e Galo) e distribuindo aos pobres (Figueirense)?

    Curtir

    • Mano Corinthiano permalink
      09/09/2012 0:56

      3 – Desde que não seja proposital e que não nos prejudique na classificação final, não ficarei tão incomodado com isso, principalmente se esses pobres pra quem a gente vier a perder pontos terminarem na frente do SEP e Fla.

      Curtir

    • 09/09/2012 9:49

      2- Hoje teve +uma arbitragem totalmente pró visitante. Nem falo dos erros pontuais em dois penaltis, por que são lances interpretativos (no do Romarinho, fica a dúvida se o cara chegou na bola ou não).

      Só que, no “cotidiano” do jogo, era sempre para eles: lateral, faltelha etc.

      Aliás, como é um juiz reconhecidamente fraco, todo lance, ABSOLUTAMENTE TODO LANCE, o time inteiro do Grêmio fazia pressão no cara.

      3- O problema é que em 2007 também vencemos líderes…

      Curtir

  9. Mano Corinthiano permalink
    09/08/2012 23:54

    Porra, depois de várias partidas ruins, finalmente o Edenílson voltou a jogar bem. Tava na hora já. Nossa melhor opção do banco de 2011 voltou!

    Gostei do Guilherme, embora ainda não tenha certeza de que ele é tão bom assim na marcação. Fica claro que o cara sabe o que fazer com a bola no pé e tem boa movimentação. Já o Martinez, mais uma vez, mostrou que tem que ser titular mesmo. Cara, imagina o Émerson e ele juntos na frente, com a habilidade que os dois têm. Sei não, mas tá na hora de dar um tempo com o Romarinho pra ele treinar finalização e testar essa dupla de ataque ai.

    Tava escutando a band agora pouco e fiquei impressionado com uma pergunta feita pelo Alexandre Preatzel para o Martinez. Acho que ele quis enaltecer a habilidade do argentino e ao mesmo tempo estabelecer uma relação de contraste entre ela e o fato de o nosso jogo privilegiar o conjunto ao invés da individualidade. Soltou algo assim: “Vc acha que a sua qualidade técnica fica muita acima do que é esse time do Corinthians?” Nem consegui entender qual foi a resposta, mas foi sucinta. O que será que esse cara bebe antes de trabalhar pra fazer uma pergunta tão sem nexo como essa?

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/09/2012 0:01

      Ele não sabe perguntar e não é de hoje. O cara encasqueta com uma “tese” e foda-se a inteligência do ouvinte.

      Mas gostei também da volta do Edenilson. Só não pode jogar como na 4a…

      Curtir

Deixe um comentário