Pular para o conteúdo

Corinthians 1×0, pay the B

11/11/2013

Se de alguma coisa valeu a morridão de ontem, foi pela possibilidade do Fluminense pagar a série B.

Contudo, seja para o torcedor, seja para o secador, esse campeonato tem sido uma frustração só. Não me espantarei se eles escaparem mais uma vez e se o SPFC chegar ao G4. Campeonatinho irritante esse, hein?

Com Tite e seu clube exclusivo, não perco mais tempo. Só noto que o pênalti – eu não marcaria nem no basquete – virou moda na última semana e pode indicar uma tendência entre a juizada.

Tem pipocado notas dando conta de algum interesse europeu por Pato. Pois eu acho que devem ser verdadeiras, por duas razões: 1) Corinthians provou que o Milan errou na preparação física dele e 2) O titenaccio reduziu muito a cotação do jogador. Ao resolver o problema físico, Timão deu valor para o jogador: ele vale mais agora do que quando o Milan o vendeu. Mas, a reserva do Titenaccio ruiu sua cotação. Assim, um Newcastle pode comprar um jogador mais valioso do que o vendido pelo Milan, por um preço menor do que o pago pelo Timão.

35 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    11/13/2013 13:53

    Apenas alguns números para análise:

    Pato jogou 2.533 minutos e fez 17 gols na temporada.
    Guerrero jogou 3.510 minutos e fez 18 gols na temporada.
    Romarinho jogou 4.338 minutos e fez 6 gols na temporada.
    Emerson jogou 3.960 minutos e fez 5 gols na temporada.

    Pato faz 1 gol a cada 149 minutos.
    Guerrero faz 1 gol a cada 195 minutos.
    Romarinho faz 1 gol a cada 723 minutos.
    Emerson faz 1 gol a cada 792 minutos.

    Pato é, de longe, o atacante mais eficiente do Corinthians, mas Tite insistiu, a temporada inteira, em colocá-lo no banco de reservas para proteger as suas ovelhinhas e, por consequência, prejudicar o Corinthians.

    O #ForaTite é justo, é muito justo, é justíssimo.

    Curtir

    • 11/13/2013 13:56

      Independente dos números do Emerson e do Romarinho piores, a questão é que o modelo de jogo manda um foda-se para o ataque. São números muito ruins.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        11/13/2013 14:15

        Os atacantes, juntos, jogaram 14.431 minutos e fizeram míseros 46 gols, o que dá uma média de 1 gol a cada 313 minutos, ou seja, o ataque precisa de 3 jogos e meio para balançar as redes adversárias, o que demonstra, sim, sem dúvida, que o esquema tático ofensivo é calamitoso e, obviamente, não tem como eximir Tite desta culpa.

        Curtir

  2. Morgana permalink
    11/12/2013 14:09

    Como o Corinthians tá igual ao slogan do Tiririca “Pior que tá não fica” faria o pacto por vitoria contra o Coritiba e com essa sendo concretizada já daria logo ferias oficiais as ovelhas. Botaria os reservas dos reservas pra jogar, ultima chance ao China carisma, daria os últimos jogos do Julio Cesar e jogava o resto do campeonato. Pior que o 4×0 pra Portuguesa acho que não tem.
    Tentaria assim fazer igual em 2008/09, quando os jogadores saíram da B cedo e voltaram antes do Natal para pre temporada. Matava o Paulista, empurrava a Copa do Brasil com a barriga e arrancava no BR até a folga da Copa.
    Ah, os lindões teriam os 30 dias de ferias e na folga da Copa nada de folga, poderiam ir pro CT da Nike nos USA fazer uns amistosos com os times da MSL, ou vai à China,ou vai à Inglaterra visitar o estadio King James do Corintian-Casuals, sei lá, menos folga.

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      11/12/2013 22:09

      Concordo, folga o cazzo! Manda essa cambada pra qualquer lugar menos pra casa!

      Curtir

    • Morgana permalink
      11/12/2013 22:34

      Estádio do Corinthian-Casuals é o King George’s Field.

      Curtir

  3. Max permalink
    11/12/2013 9:49

    Cenário 1: Tite fica, Pato sai, segue a empatança, RA de centroavante (ou Paulo André), Sheik titular absoluto (só não joga quando estiver de folga por cartão), Mano acaba indo pro time verde.

    Cenário 2: Tite sai, Pato fica, Mano vem, adota esquema em função do Pato, Edu e Douglas saem, veteranos protegidos perdem regalias, Sheik perde as regalias, elenco é reformulado, Tite acaba indo pro time verde.

    Eu prefiro o cenário 2 mesmo sabendo do risco de RACHA no elenco. Inclusive prefiro qualquer cenário em que Emerson Sheik NUNCA MAIS vista a camisa do Corinthians.

    Curtir

    • 11/12/2013 11:15

      Acho bem provável.

      Para o Tite mudar de parque não tem problema algum, ele já tem experiência saltitante no grenal.

      Haha, pensei aqui: você coloca um parágrafo inicial: “o blogue apurou que…” e já vira post do cara do UOL!

      Curtir

    • Morgana permalink
      11/12/2013 13:40

      Alguém (vi no tuiter ontem a noite, quando o sono ja me consumia) já “furou” dizendo que o Osvaldo Oliveira vai pro outro Parque.

      Curtir

  4. manuel permalink
    11/11/2013 17:59

    E o pior é que o flu vai se salvar. O vasco caiu quando contrataram el loco batista.

    Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    11/11/2013 14:52

    Pato, pela primeira vez, desafiou o Tite. Não era o escolhido para bater a penalidade. Emerson bateria. Cobrou a penalidade com enorme precisão e coragem. Na entrevista pós-jogo disse o óbvio “Os números contam. Toda vez que fui titular eu fiz gol. Só deixo que os números falem”.

    O Texto abaixo escancara a tese de Pato:

    http://esportes.terra.com.br/corinthians/numeros-dao-razao-a-pato-em-cobranca-por-vaga-no-corinthians-da-secura,2be78bafa3742410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

    Pato é o artilheiro do time no campeonato. Fez o gol decisivo nas últimas 2 vitórias do Corinthians. E está empatado com Guerrero 17 x 17, na temporada.

    E isso, meus amigos, sem um Treinador que propicie um esquema tático ofensivo que se adeque ao seu estilo. Isso, com um Treinador que jamais lhe deu sequência de jogos. Pato é reserva de Emerson e Romarinho, sempre. Na próxima rodada, Tite não sabe se Pato será o titular. É o fim.

    Ou seja, o jogo de ontem foi Pato, nada além disso. O resto foi o de sempre. Tite preferiu Renato Augusto, improvisado e sem mobilidade alguma, durante 65 minutos em detrimento do Pato numa equipe com problemas crônicas em fazer gol. Tite é um “Jênio”.

    Quanto ao Flu, embora torça pelo rebaixamento, a tabela do Vasco é mais complicada. Acho que se safarão, desde que consigam ao menos 4 pontos nos próximos 2 jogos, Náutico e SPFC, em casa. Caso contrário, complica. O Vasco, por exemplo, perdeu uma grande chance ontem. Nas próximas 2 rodadas, pega Grêmio e Corinthians, fora de casa. O Vasco continua favorito para o rebaixamento, embora seja possível que caia os 2 cariocas, desde que o Criciúma consiga fazer o dever de casa.

    Enfim, o campeonato é uma bosta. A graça é a zona de rebaixamento. Muito pouco.

    Para nós, corintianos, o campeonato não foi diferente. A campanha do Corinthians foi um fiasco e se considerarmos a equação elenco/resultado, certamente, chegaremos a clara conclusão de que o time de Tite é a maior decepção do certame.

    Aliás, uma das frases mais utilizadas nos pontos corridos é que os times campeões, em regra, tem grandes elencos. Tite conseguiu uma proeza: Está em 12º lugar com um dos 3 melhores elencos do Brasil.

    Se ele ficar, em 2014, assistirei apenas Copa do Mundo e o Tênis, com o final de Federer, Nadal e Djokovic. A minha dose de sadomasoquismo ultrapassou todos os limites do tolerável em 2013. Culpa de Tite.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      11/11/2013 16:30

      1- Até bem pouco tempo, o esquema tático se mostrava bastante eficiente: o time sofria muitos pouco gols e não era tão inofensivo assim. Estão olhando apenas uma fase, que pode ser revertida lá na frente.
      2- TEm umas imprecisões ai. O Pato não marcou gols em todas as partidas em que saiu como titular e não foi sempre o reserva do Emerson e do Romarinho.
      3- O Pato marcou gols decisivos nas duas ultimas partidas. Fato que o coloca no hall do Didi que,em 98 entrou em algumas partidas, e salvou o Timão de derrotas que eram tidas como certas. O Pato é o nosso artilheiro, mesmo sendo reserva! Fato que o coloca no hall do Geraldão- que em 79 também foi artilheiro mesmo sendo reserva também! Ontem Pato fez gol de pênalti. Não foi depois de uma jogada individual, como um dia fez Viola, por exemplo! Não estou aqui minimizando os méritos do moço, mas menos…. Não é para tanto. Como eu disse, anteriormente vai ter que carregar muito saco de cimento para ser alguém no Timão. Tem plenas condições de sê-lo.

      Curtir

      • Gabriel permalink
        11/11/2013 17:40

        1- Fase? Se desconsiderar a final do mundial não jogamos nada há um ano e meio, pós libertadores. O brasileiro12 foi tão ruim como este ano, ano em que tivemos um ou outro jogo bom, como a recopa contra o são paulo.
        É só ver os números da temporada até aqui:
        28 Vitórias
        29 Empates
        13 Derrotas
        81 Gols Pró
        44 Gols Contra
        Média de 1,15 gols marcados por partida!! Mais empates que vitórias. Destaque para média de 0,6% gols sofridos/jogo. Isso são estatísticas de time pequeno, provando que o Tite faz o corinthians jogar como tal.
        2-Leia o artigo do terra referenciado pelo Cesar. Não marcou em todas, mas os números com Pato ou sem são no mínimo notáveis.
        3-Teve o enTúlio 1000 gols também. Na época do excel, era artilheiro e reserva. Concordo que o pato ainda precisa amassar muito barro.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          11/11/2013 20:17

          Gabriel.
          1- No campeonato de 2012, o time alternou boas e más partidas. Tanto que nossa campanha a esta altura era bem melhor do que a atual, a ponto da gente chegar no final com chances de levar aquele troféu simbólico de vencedor do segundo turno. E não se esqueça que o ano passado fomos o time mais prejudicado por erros de arbitragem, o que mostra que o time não foi tão inoperante assim.
          2- Eu não vou aqui repetir que o primeiro semestre foi muito bom. Campeonato paulista conquistado. Eliminados daquela forma por aquele paraguaio sofrido. No campeonato brasileiro, apesar de não exibir um futebol de primeira qualidade -muito pelo contrário- o time vinha relativamente bem. Fechou o primeiro turno em quinto a poucos pontos do líder, uma diferença que poderia ser revertida se não fossem um monte de fatores, que passam pela suposta incompetência do treinador, mas não se resumem a ela.
          3- Eu sei que se não fosse o Pato o que já é ruim poderia ser pior, mas quando ele faz tal declarações ele se coloca mais do que realmente é.

          Curtir

      • Raphael permalink
        11/11/2013 18:59

        1 – “bem pouco tempo” tu forçou a amizade, Múcio! O time não joga bem desde o final da Libertadores-12, salvo raras exceções.

        Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        11/11/2013 21:03

        1. Gabriel fez uma defesa boa do que escrevi. O Corinthians jogou, no máximo, 5 bons jogos em 2013. O time é um fiasco, Múcio.

        2. Em regra, Pato tem números superiores a todos os atacantes do Corinthians quando entra jogando. Os números são bons. Em regra, Emerson e Romarinho, sempre são titulares. Pato, em regra, é reserva. Em regra, Tite sempre tem uma desculpa para escalar alguém no lugar do Pato, mesmo que isso não resulte a melhora da equipe. Isto é evidente e não é, em regra, é sempre. Ademais, em regra, Pato só entra quando a situação é complicada. A estreia contra o Oeste não foi regra e, sim, exceção.

        3) Sem os gols do Pato no Brasileiro, o Corinthians estaria na luta pelo rebaixamento. Resolveu contra Bahia, Flamengo, Criciúma e Fluminense e fez o gol de empate contra o CAP. O desempenho é muito melhor que o de seus concorrentes. Incomparavelmente melhor. Só Tite, não vê isso. Ou vê, mas prefere manter suas ovelhinhas. Tite é o carrasco de Pato.

        4. O maior erro de Pato no Corinthians, além do pênalti grotesco, foi sua alienação. Pato é tão infantil quanto meu filho de 12 anos. O seu maior problema, portanto, é de postura, que não agrada a torcida e os companheiros. Dentro do campo, o seu desempenho foi razoável. Emerson, Romarinho e Guerrero não chegaram ao nível do razoável.

        Curtir

      • Márcio permalink
        11/11/2013 22:18

        Múcio, me desculpe, mas não consigo apostar em fase que pode ser revertida lá na frente. Não deixo de assistir aos jogos do Corinthians, mas há tempos o cidadão que tenho o desprazer de ver comandar nosso time é responsável com que eu não sinta prazer ao assistir nossos jogos.

        E o pior é ver a imprensa debater o Pato e não ver onde está nosso problema: no “comando”. Coloco entre aspas porque é claro, é óbvio, é gritante que comando proveniente do treinador é algo inexistente em nosso time. Não merece meus respeitos quem improvisa Renato Augusto de centroavante ao invés de escalar o Pato no comando do ataque.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          11/11/2013 23:55

          Ai é questão de gosto…. De fato os jogos deste ano, em sua grande maioria, tem sido duros de assistir. Mas o que me refiro é sobre a possibilidade de no ano que vem a gente ter um time a imagem e semelhança de 2011-2012. Eu penso que as mudanças radicais serão mais realizáveis no começo de 2014. Fazer isso durante o campeonato, na circunstância em que nos encontramos é um tanto quanto que temerário. Esta raiva toda (e quando digo isso não estou me referindo a vc) a ponto de chamarem o Tite de canalha, mau caráter, além do tradicional incompetente só tem adquirido esta força toda por causa da sequencia com raríssimas vitórias. Tem coisas que eu me permito afirmar. Por exemplo: colocar o Pato em campo e tirar o Renato Augusto soa como burrice, visto que entre os melhores jogos do time estão aqueles em que os dois estiveram em campo. Guardada as devidas proporções seria como colocar o Palhinha e tirar o Sócrates. Outras eu só posso dizer que sejam especulação. Essa tal falta de comando é uma delas. Mesmo porque isto vem contradizer uma outra acusação feita ao Adenor que é a de ser o presidente de fato do clube (foi ele quem negociou o Marquinho, foi ele quem renovou o contrato do Emerson, foi ele quem vetou a contratação do Elias). Eu penso que esse ódio devotado ao Adenor (ódio que eu considero inexplicável e injusto) de boa parte da torcida o torna um personagem bastante controverso. Um cara que pega um Corinthians na pindaíba que estava é chamado de covarde! Que bate de frente com o Kia e diz que o batedor é o Coelho é chamado de banana. Tem coisa errada aí! E sobre o Renato no lugar do Pato, com a palavra o próprio Renato:

          “Não é colocar ele (Pato) na reserva. Aconteceram algumas coisas durante a temporada e ele acabou precisando de alguém na frente. Já fiz essa função várias vezes e não vejo problema. Estou aqui para ajudar e não penso se coloquei um ou outro no banco”, disse Renato.

          Curtir

    • Raphael permalink
      11/11/2013 19:00

      O maior problema do Tite é tático: ele insiste num esquema que deu certo enquanto o time aguentou fisicamente, tecnicamente e mais até psicologicamente. Dá pra ver que ninguém ali joga mais por prazer, o próprio Tite tá no modo zumbi faz tempo.

      O Pato chegou na hora errada, quando o time já estava esgotado, e para jogar num esquema onde não rende: ele não é nem o tal centro-avante grandalhão que o Titenaccio pede (o tal Pivô) nem jogador de beirada de campo com obrigação extrema de marcação. Se é pra culpar alguém, é quem trouxe um jogador sem nenhuma sinergia com o esquema (imutável) do treinador (que deve ter aprovado ou indicado a contratação, visto que têm em comum o empresário).

      E é bem isso aí: se não trocar esse pulha, em 2014 teremos mais um ano de inhaca e jogos intermináááveis, sem graça e sem disputarmos nada…

      Curtir

    • 11/12/2013 9:34

      Acho que agora não dá mais para o Tite esconder, os números do Pato são explosivos: num time sem nenhuma vocação ofensiva ele é artilheiro jogando no banco.

      Curtir

  6. cesar cachaça permalink
    11/11/2013 13:03

    Nos últimos 15 dias jogamos 2 jogos, isso é, uma semana para treinar antes de cada jogo, com apenas 2 desfalques relevantes, Tite pôde escalar o time como quis, e não vimos quase nada de evolução. Um time que tem uma dificuldade hercúlea para atacar. A única explicação que me parece razoável é que a diretoria quer manter a pose e, em vez de mandar Tite embora no meio da temporada, “queimando-o”, que fazer a troca no final dela para dar aquele ar de “fim de ciclo”. Só isso explica…

    Curtir

    • 11/12/2013 9:39

      Isso é verdade. Parece que ele prefere empatar todas a correr algum risco de cair para a série B. Afinal, se esse time cai para a ZR, não sai mais.

      Daí fica a dúvida: ele quer sair do clube sem a vergonha da ZR ou ele trama ficar ano que vem fazendo uma mega reformulação?

      Não me parece que ele seja um bom reformulador de equipes.

      Curtir

  7. Múcio Rodolfo permalink
    11/11/2013 12:53

    Adenor odeia Pato!
    Mas
    1) Porque ele aceitou a contratação do jogador, visto que teoricamente ele se encaixaria em seus conceitos futebolísticos? Ficar correndo os 90 minutos atrás de zagueiro, de volante não é a especialidade do Pato! E o Adenor é um verdadeiro deus no PSJ. Tem poderes para fazer a torcida se desfazer do Marquinhos estipulando o preço num valor que qualquer time meia boca da Europa pudesse comprar e revendê-lo, para determinar quem deve ter seu contrato renovado ou não…. Na verdade quem manda no PSJ não é o Gobbi, mas sim o Adenor! E depois de ontem suspeita-se que o presidente de verdade é o Alessandro! O Adenor poderia ter vetado a contratação do Pato, cujo perfil não combinava com o resto da equipe – uma estrelinha num time de operários.
    2) Meu amigo Zé Carlos disse que o Adenor só coloca o Pato, ou na maioria das vezes em frias. Bom a estreia dele foi contra o Oeste de Itapolis – partida que vencíamos por 4×0 (e só não estava 5×0 porque o Emerson se encarregou de perder um pênalti). Não me parece que isso seja exemplo de atirar o cara numa “roubada”. Na Cucaracha ele começou como titular em duas partidas em que o time jogou bem pra caramba. Pelo menos foram uma das poucas em que se viu um futebol nível 2011-2012. Acho que isso prova que não existe uma perseguição sistemática ao jogador.
    3) Ah colocam no coitado do Pato a responsabilidade de resolver uma partida! Guardada às devidas proporções, lembremos que durante muito tempo jogávamos nas costas do Tupãzinho a responsabilidade para tornar uma derrota em empate, um empate em vitória…Até mesmo o Didi -aquele centroavante que veio do Sport- teve essa fase. Então por que o Pato não pode ser assim?
    4) O Pato tem tratamento diferenciado! Se tem, apenas quem vive lá dentro pode informar. Eu sei que o Adenor usou com os mesmos critérios usados em relação a outros jogadores- com as devidas exceções. O Emerson -tão citado como líder da panela- não entrou no time de imediato – mesmo tendo mais nome do que o Willian Xororó. Com o Alex aconteceu a mesma coisa.
    5) O Pato deveria ser o titular. Esta é a minha opinião também porque o Pato tem muitas qualidades. Bem ou mal foi o cara que mais marcou gols nesta temporada. Com ele o time fica teoricamente mais forte ofensivamente. Mas não vamos nos esquecer que ele ainda precisa comer muito arroz e feijão para chegar a um nível que lhe permita jogar a camisa no chão é dizer “ou ele ou eu”.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      11/11/2013 12:54

      correção lá em cima do texto: “visto que ele não se encaixaria…”

      Curtir

    • 11/11/2013 19:56

      1 – Você está totalmente equivocado. O Pato é um excelente jogador. O Messi em ótima fase é capaz de fazer um gol a cada 4 chutes. E ele joga no Barça que é muito melhor que o Corinthians individualmente. Então não dá pra cobrar do Pato acertar a ÚNICA oportunidade que ele tem por jogo, que nem mesmo o Messi conseguiria.

      Não sei quem manda no Clube, o Gobbi não parece ter poder. Mas a diretoria está cheia de urubus querendo ganhar seus trocados. E é muito estranha a venda do Marquinhos. Mas não é totalmente culpa do Tite.

      O Pato é um jogador que não marca tanto, mas é bom no que faz, que é atacar. O Corinthians faz muito mais gol com ele jogando a pesar de tudo.

      4 – O Emerson não entrou rapidamente, porém até hoje não saiu. Isso que ele está jogando mal desde Abril. O Ibson é igual, demorou pra sair. E não fazem nada todo jogo.

      Curtir

      • Correa Leonardo permalink
        11/11/2013 20:21

        4 – É exatamente o que pensei. Quando o Emerson vai sair do time, hein?

        Curtir

    • 11/12/2013 9:42

      1) Acho que a contratação do Pato foi um “negócio”: compraram um cara desvalorizado pelo problema físico e imaginaram que com isso resolvido eles poderiam faturar mais.

      Tite teve de aceitar a decisão do clube.

      O problema é que eles esqueceram que Tite não monta equipes ofensivas e que Pato seria prejudicado pelo sistema.

      Curtir

  8. 11/11/2013 11:13

    Poxa, o que é legal é a enxurrada de conjecturas, ontem já contrataram o Mano de novo.

    E vai a minha: se não foi penal, foi digno, bateu contra a vontade do tilt, que queria Romarinho (o caba pegou a bola , botou debaixo do braço, antes de ouvir o banco, e nem deu a cara para o Alessandro).

    E digno quer dizer de nota, só lendo nas entrelinhas, quase foi frito ao tentar derrubar o treinador, reabilitou o treinador quando quiz e jogou a camisa no chão (Ralf aturdido tentando fazê-lo vestí-la).

    Siniguifica: o Tite ou eu.

    Curtir

  9. Luís permalink
    11/11/2013 10:34

    Um Viva ao Corinthians!!!!! o time superou a meta 2 rodadas antes do previsto… estava tudo ocorrendo dentro do planejado, até acontecer o penal aos 44 do segundo tempo e, VIVA!!!!! Poderemos descansar 5 rodadas antes do previsto…

    Nosso elenco ta com a vida mais mansa que a do cruzeiro… ganham melhor e terão férias uma rodada antes que o time que deve ser campeão já na próxima partida!!!

    Curtir

  10. 11/11/2013 9:39

    Assino embaixo!

    Olha, acho que é notória a falta de simPATIA de Pato, sua incapacidade de despertar emPATIA 😉 Acho que ele tem, como a grande parte dos jogadores brasileiros, a maturidade emocional de um menino de 15 anos. Mal assessorado, mal aconselhado, tudo de mal.. (os que se dão bem são apenas maliciosos, mais malandros, não necessariamente mais maduros). Mas ontem eu só não torci por mais um empate pra não sobrecarregar ainda mais os ombros do garoto. Porque Tite e essa diretoria ridícula, que parece ter assimilado a mentalidade teimosa da escola gaúcha de football, tem conseguido drenar quase todo o gosto e a vontade de assistir jogos do Corinthians.

    Não tenho acompanhado, mas será que ainda há defensores de Tite por aqui? Ricardo, onde está você?

    Curtir

Deixar mensagem para Álvaro de Campos Cancelar resposta